Página Correio Esportes

sexta-feira, 7 de março de 2014

08 de março

Para muitos, pouco é o significado. Talvez por desconhecerem a sua própria história. Outros, por negarem um passado de sofrimento, de violência física e psicológica. Outros ainda, por apenas, se “esquecerem” desta data. O 08 de março, é comemorado por algumas pessoas, na verdade, a data deveria ser mesmo lembrada, estudada nas escolas e ser refletida politicamente em todos os espaços. Dia Internacional da Mulher, o 08 de março.

Tudo bem, mulheres são mães também. Mas não se limitam a isso. Dizer que temos a função de “reproduzir”, é coisa de uma sociedade machista que insiste em impregnar esse pensamento ultrapassado. As 129 mulheres que morreram em 1857, queimadas em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque foram mortas porque indiscutivelmente, formaram corpo e estavam sendo decisivas no processo de movimentação das massas.

Algumas considerações de Lênin se fazem relevantes neste momento histórico. Defendia ele, a criação de um poderoso movimento feminino sobre uma base teórica, clara e precisa, conciliando a teoria marxista com a prática, conquistando para a luta revolucionária, as massas femininas, que já se movimentavam e oferecia perigo à “ordem” patriarcal. É claro que este pensamento feria muita gente, principalmente o mundo das excelências machistas, dos mandantes estupradores de “escravas”, dos queimadores de bruxas na época da inquisição na Idade Média.

Algumas pesquisas mais recentes mostram que a “ordem” patriarcal se mantém e se reproduz de maneira intensa. Na verdade, nem precisaríamos de pesquisa para saber que a sociedade capitalista gera o machismo em diversos canais e com uma frequência espantadora. Li artigos nesta semana, onde, seres “iluminados” defendiam que “A vida da mulher sempre foi mais fácil”. Imagine você ter sido estuprada a vida inteira, tendo que servir aos senhores o tempo todo e sendo excluída de todos os direitos. Mais fácil?

Embora nós mulheres e homens tenhamos conseguido por meio de MUITA LUTA e ORGANIZAÇÃO POPULAR muitos direitos, ainda somos “objeto” para reprodução de músicas que ridicularizam nossa essência. O sertanojo universitário é um dos gêneros musicais que mais prolifera essa idiotice machista, que fala de nosso corpo como se fosse mercadoria, sem consciência de classe nenhuma. Poderíamos falar sobre isso em muitas páginas, mas faltaria espaço para descrever o quanto a educação é machista ao reproduzir uma falsa ideologia sobre a nossa vida, a nossa história.

Quero neste 08 de março, destacar a todas as mulheres e homens, que a luta feminista é histórica, e ela está embasada em direitos equânimes, para que mulheres e homens possam viver dignamente, resistindo a hipocrisia machista e a sociedade capitalista que reproduz uma imagem distorcida do ser mulher. Viva o 08 de março, viva as mulheres e homens, lutadoras e lutadores da história!

Por Claudia Weinman

Publicado originalmente na coluna Oeste de Fato


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.