Página Correio Esportes

quinta-feira, 5 de março de 2015

Muita movimentação ainda vai acontecer...


Estranhamente a semana termina como se não tivesse começado. Embora a greve dos caminhoneiros tenha sessado, existe um ar de estranheza que circula por todos os lados. Foram mais de duas semanas de reivindicações, de muita gente saindo para rua, de enfrentamentos, e também de algumas atitudes incoerentes. Me senti estranha para escrever também, porque muita coisa tem se misturado em nossa sociedade, grupos têm se criado e têm ido para as ruas falar sobre tantas coisas e ao mesmo tempo, sobre nada.

Digo isso, porque muitas pautas são vagas, quanto muito unificadas. Todos falam em acabar com a corrupção, mas na primeira oportunidade, promovem atos corruptos, menores do que vemos no congresso, mas, são corruptos. Não interessa o quanto se rouba, o quanto se é corrupto, importa que se estamos exigindo o fim desta prática, não podemos ser levianos praticando-a.

Me parece que o mês de março já nos apresenta visíveis características de que muita coisa está por vir. Organizada ou não, dia 15, a massa pelo Impeachment promovida pelos setores da direita, sairão às ruas. Antes disso, no dia 13, trabalhadores\as explorados\as sairão às ruas reivindicando a demarcação das terras indígenas, reforma agrária, e outras pautas mais abrangentes e também específicas dos movimentos populares e sindicatos envolvidos. Temos aí, duas realidades e que nos mostra dois interesses muito distintos, sendo que, a falta desta leitura é perigosa.

Trago aqui uma preocupação também da Jornalista Elaine Tavares ao falar sobre a dificuldade de distinguir o que é direita e o que é esquerda. Historicamente e nos dias atuais é importante esclarecermos que essas duas correntes jamais estiveram juntas, muito ao contrário. De um lado, temos os empresários, os donos da imprensa conservadora e todos os seus aliados, de outro, a classe trabalhadora explorada, que sustenta essa elite, mas que luta pelos seus direitos, quer mudanças significativas no sistema político, econômico e social brasileiro.

Porém, existe uma diferenciação, ser de esquerda não é ser “do PT”, ser de esquerda é lutar contra tudo aquilo que fere a dignidade humana, é não acreditar nos acordos e alianças feitos inclusive pela presidenta Dilma Rousseff. É ter consciência de classe e dizer que, embora votando nela no segundo turno, por não querer a substituição de um governo por um velho plano da direita na presidência, temos nossas insatisfações e nos fortalecemos em unidade para falar sobre isso, criticar e dizer, que sim, acreditamos em algo muito diferente do que está ai.
Portanto, ser de esquerda significa que nunca fechamos nossos olhos para a realidade e que permanecemos atentos. Se por um lado criticamos a ação feita por muitas pessoas durante a greve dos caminhoneiros, por outro também analisamos quem sempre esteve interessado nas conquistas e benefícios da classe. E não são poucos os oportunistas e interesseiros. Nossa região têm enfrentado um prejuízo imenso com a paralização, principalmente os pequenos agricultores que não produzem em grande escala, mas o pouco que recebem, sempre é bem vindo para ajudar a família. Enquanto isso, os grandes produtores têm seu encosto nos sindicatos e bancos, um sustenta o outro e por aí vai. 

Ainda neste espaço, quero dizer que a semana que vem está carregada de muita atividade. Movimentos, pastorais sociais de toda a região, estado e país, encontram-se articulados para sua Jornada de Luta, fortalecendo pautas concretas e movimentando-se nas ruas de nossos municípios. Adianto isso, no mais, poderão acompanhar durante os próximos dias. Com isso também, deixo meu apoio aos trabalhadores professores\as de Santa Catarina, muitos dos quais foram chamados de “bagunceiros”. Digo, pois, que se faça a “bagunça” então!!! Boa luta camaradas!

Por Claudia Weinman


Tomado da Coluna Oeste de Fato, publicada Jornal Expresso d' Oeste de Palmitos\SC. 

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Organizações realizam reunião com o presidente do legislativo fraiburguenses


Instituições de Fraiburgo realizaram na quarta-feira (04/03), um encontro com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores. A reunião teve como objetivo entregar a pauta de reivindicações composta por 6 (seis) itens.
 
Participaram da reunião, 14 representantes da Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) e do Coletivo de Educadores da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz.

Na ocasião, foi solicitado ao chefe do poder legislativo municipal a apresentação e aprovação de moções de apoio para as seguintes ações: Campanha pela Construção da Praça de Esportes, Cultura e Lazer no São Miguel; Campanha pela Redução de Salários do 1º Escalão da Prefeitura de Fraiburgo em 50%; Apoio às entidades que ainda não foram contempladas com convênios com o município em 2015; Apoio solicitando que o município promova estudos para viabilizar a doação de um terreno para a Associação Vital Fraiburgo de Karatê para construção do Centro Esportivo Pablo Henrique do Nascimento (Cepen). 

A principal solicitação foi para que a câmara de vereadores apresente e aprove requerimento, sobre quais as medidas tomadas até o momento pela secretaria estadual de Educação, para construir a Escola Estadual no bairro São Miguel, tendo em vista o compromisso assumido pelo secretário estadual de educação Eduardo Deschamps em 30/04/14, a ser enviado para todas as estruturas do poder executivo estadual envolvidas com o projeto.


A sexta solicitação realizada é para que o legislativo municipal promova estudos para alterar a lei orgânica municipal, para tornar claro os benefícios que as entidades declaradas de utilidade pública municipal possam ter ao conquistar esse título. 

O presidente do legislativo municipal comprometeu-se em encaminhar para as comissões e assessores pertinentes as seis reivindicações, para que os mesmos realizem os estudos necessários e façam os encaminhamentos devidos para que as mesmas sejam atendidas.

A coordenação das campanhas cidadãs avalia como positiva a reunião, pela atenção destinada pelo presidente da câmara de vereadores e também pelos compromissos assumidos pelo vereador em fazer os encaminhamentos o mais rápido possível.

Fotos: Fabiane Aparecida Guedes

Tomado do blog da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 3 de março de 2015

Chega de hipocrisia! Eu apoio a luta dos educadores catarinenses!


As ações dos caminhoneiros realizadas nos últimos dias em Santa Catarina e em todo o Brasil, para o Grupo RBS, para a Globo e também para os veículos da grande e da pequena mídia (rádio, jornais, sites, blogs de noticia locais e regionais) eram MANIFESTAÇÃO ou MOVIMENTO, já para as ações dos professores realizadas hoje (03/03) na Alesc, o adjetivo usado no JA (Jornal do Almoço) foi BAGUNÇA!

Quero ver quantos integrantes desse grupo, também chamaram os educadores catarinenses que lutam contra o achatamento de seus salários e perdas salariais consideráveis para os professores ACT (Admitido por Contrato Temporário), de BAGUNCEIROS e VAGABUNDOS.

Quero ver ainda, quantos desse grupo apoiaram uma possível greve dos professores contra essas medidas ridículas do governador Raimundo Colombo e seus comparsas... Quantos irão para a rua fortalecer as manifestações dos professores e professoras

Abaixo a hipocrisia!


EU APOIO OS PROFESSORES DE SANTA CATARINA!

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Prática de fazer exercício físico em jejum é maléfica para a saúde

Enjoo e mal estar são duas características que a maioria das pessoas, que praticam exercício físico logo cedo, sentem após tomar café da manhã. Alguns optam por trocar a dieta por alimentos mais leves, outros escolhem o jejum completo. De acordo com o Dr. Ricardo Nahas, médico do esporte e especialista do site Minha Vida, a prática de não comer nada pela manhã e praticar um exercício físico é extremamente maléfica para a saúde.

Em tese, acordar e praticar exercício físico de estômago vazio, faz com que o corpo utilize gordura, em vez da glicose, para manter os níveis de energia adequados.

Hábito ainda pode prejudicar os rins e o fígado a longo prazo. Para aqueles que desejam perder peso, a prática pode funcionar por um curto período de tempo: com o estoque reduzido de glicogênio (principal reserva energética nas células animais) pelo longo tempo sem comer, as reservas energias em conjunto com o tecido gordurosos, são acionadas para fazer a reposição.

Há longo prazo, o corpo começa a poupar a gordura do corpo e recrutar as proteínas e os músculos para o processo de produção de energia. Em resumo, o músculo do indivíduo é queimado enquanto as gorduras são preservadas.

Para quem deseja emagrecer de uma forma saudável, tudo não passa pelo bom senso. Uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares é o caminho para o sucesso. 

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 2 de março de 2015

Homens e mulheres públicos devem ser comprometidos com a verdade

Nesta segunda-feira (02/03) no Jornal do Meio Dia da Radio Fraiburgo, o atual chefe do poder executivo de Fraiburgo disse: “Quando eu era vice-prefeito trouxe para Fraiburgo o IFC (Instituto Federal Catarinense), preocupado com a formação técnica de nossos jovens”.

Ao ouvir a frase acima me perguntei, durante o primeiro trimestre de 2009 quando um conjunto de 21 entidades organizaram e lutaram pela federalização do Ceproff (Centro de Educação Profissional de Fraiburgo), o atual prefeito não estava na prefeitura, o vice-prefeito era outra pessoa.

Não satisfeito com essa lembrança, coloquei-me a pesquisar noticias de janeiro, fevereiro e março de 2009 (leia quatro noticias clicando nos links abaixo), nenhuma delas fazem referencias ao papel desenvolvido pelo atual prefeito na época. 

Audiência pública debate possível federalização do Centro de Educação Profissional de Fraiburgo

Coletivo de 21 Organizações Sociais do Contestado Apoiam a Federalização do CEPROFF

Assinatura deve definir federalização do CEPROFF

Federalização do CEPROFF

Por isso, conclui homens e mulheres públicos devem ser comprometidos com a verdade, custe o que custar! Jamais podem tomar como suas, conquistas que são da comunidade, fruto da organização popular como é o caso da federalização do Ceproff e a construção do IFC em Fraiburgo.

Nenhuma pessoa pode dizer eu federalizei o Ceproff, eu trouxe o IFC para Fraiburgo, essa conquista é da comunidade fraiburguense que participou com mais de 400 pessoas na audiência publica realizada em 19/03/2009.


Por Jilson Carlos Souza - educador popular.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

domingo, 1 de março de 2015

Corrida e Caminhada 5 km BRF: Mais uma etapa concluída com êxito!


Participei neste domingo (01/03) em Videira da prova de Corrida e Caminhada 5 km BRF, o primeiro objetivo é cuidar da saúde, o segundo devido aos treinos realizados nos últimos dias era concluir o percurso abaixo dos 28 minutos.

Conclui a prova em 27’10” (vinte e sete minutos e dez segundos), um ótimo tempo, pois a ultima prova de 5 km realizada em dezembro do ano passado, o tempo conquistado foi de 31’38” (trinta e um minutos e trinta e oito segundos), ou seja, foram menos 4’28” (quatro minutos e vinte e oito segundos) em relação a prova de dezembro para o mesmo percurso.


Novo desafio
Lembrando a prova concluída neste domingo, tinha um terceiro objetivo, serviu de preparação para a primeira meia maratona (21 km) que farei em minha história de corredor amador, a prova acontecerá no dia 15/03 na cidade de Joinville, para este grande desafio restam 15 dias, portando os treinos serão intensificados.

Obrigado às pessoas que contribuíram para o êxito da jornada concluída neste domingo: Emerson Souza educador físico que construiu um plano de treinos que estou realizando a risca nos últimos 35 dias, Valcir Alves pelas sessões de Pilates realizadas em janeiro, dezembro e novembro de 2014, Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico) pelos conselhos, dicas e estimulo, também agradeço ao João Leandro parceiro em vários treinos.

Histórico:
Acompanhe abaixo quadro de corridas realizadas até fevereiro de 2015:
Data
Nome da Prova e local
Tamanho do percurso
Tempo realizado
Setembro de 2013
Corrida da Primavera – Fraiburgo.
3,5km
32’22’’
Fevereiro de 2014
Corrida Rustica de Tangará.
4,5km
27,40’’
Outubro de 2014
Circuito Unimed etapa de Fraiburgo.
5,0km
31’38”
Dezembro de 2014
Circuito Unimed etapa de Rio do Sul.
10km
64’20’’
Fevereiro de 2015
Corrida e Caminhada 5 km BRF – Videira
5km
27’10”
Total de provas realizadas: 05.
Total de quilômetros percorridos: 28 km.

As provas são utilizadas como meros instrumentos de motivação, para seguir fazendo exercícios físicos e cuidando da saúde, ou seja, a participação nas mesmas, não tem nenhum objetivo competitivo, a única ‘competição’ é comigo mesmo, busco em cada prova a superação de limites individuais.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate