Página Correio Esportes

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Segurança Publica e Educação, Urgências dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida!

Precisamos pensar para além de uma base da policia militar no bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, se faz necessário um conjunto de medidas na área de segurança publica no bairro São Miguel, composto por uma Delegacia de Policia e uma Base do Corpo de Bombeiro, estes dois órgãos são mais urgentes e importantes, por isso a mobilização da comunidade deve ser direcionada para isso!

Segundo informações não oficiais, em termos populacionais os bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, são maiores que 143 municípios catarinenses.

Outro fato inadmissível nos bairros é não ter uma Escola Estadual com prédio próprio, funcionando nos três períodos! A escola de ensino médio que tem atualmente no bairro São Miguel funciona em um prédio cedido pelo município, que não oferece as condições ideais e funciona apenas no período noturno.
Vista panorâmica do bairro São Miguel
Para podermos refletir vou citar apenas um exemplo, o município de Guaraciaba no extremo oeste, segundo o IBGE tem 10.604 (dez mil, seiscentos e quatro) habitantes e possui 04 escolas estaduais construídas e em pleno funcionamento. 

Por que os bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida com a população que tem, não possuem uma única escola estadual construída? Com a palavra as autoridades estaduais e municipais!

A comunidade vem se mobilizando desde abril de 2011, e colocou em pratica a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, para conhecer mais sobre a Campanha acesse: http://escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br

Atenciosamente – Jilson educador popular.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Feridas da comunidade fraiburguense começam a ser saturadas!

Finalmente as feridas de uma comunidade, que sangraram lentamente por quase dois anos, começaram a ser suturadas ontem. No julgamento pelo Tribunal do Júri, os Acusados e agora Condenados pela prematura morte de Pablo Henrique Nascimento, do nosso campeão de karatê-dô, formado na rigorosa disciplina do karatê-dô (educação disciplina e respeito), terminou com uma condenação com pena de mais de 18 anos de prisão.

No dia 29 de novembro de 2011, as encetadas fatais tiraram a vida de Pablo e um pouco da vida de cada um de nós. O julgamento foi rápido, pois não me lembro de nenhum homicídio, em Fraiburgo, cujo Júri tenha ocorrido em menos de dois anos do fato e os assassinos presos antes mesmo do julgamento. 

Isto tudo porque a comunidade do Bairro São Miguel foi mobilizada por lideranças ASSOCIAÇÃO VITAL FRAIBURGO DE KARATÊ-DÔ e da APAFEC (ASSOCIAÇÃO PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR), que captaram a sede de justiça daqueles moradores.  As autoridades, entrincheiradas pela sede de justiça do povo, alimento vital para toda mobilização justa, sentiram o vicejar nas veias e nas vozes, das palavras de ordem de uma sociedade de pessoas bem: Queremos Justiça!

O exemplar trabalho da Polícia Civil, nas mãos dos Delegados de Polícia, na corajosa e insuspeita Delegada Beatriz Ribas Dias dos Reis, dessa safra nova de cidadãos, investigou exaustivamente o crime e obtiveram provas inequívocas, seguras, imparciais, a fim de garantir um julgamento justo.

O crime foi chocante! Não somente pela preparação, friamente planejada, como pela brutalidade da execução. Mas, efetivamente, o que mais impressionou foi à torpeza dos motivos.  Tudo isso, angustiou uma comunidade inteira, todo esse tempo. O choro da mãe que teve seu filho carinhoso – o mais generoso dos seus filhos, dizia ela – abatido no meio da rua, depois de ser atropelado pelo veículo e, em seguida, imobilizado por uma súcia espúria de assassinos, que encetaram-lhe estocadas da lâmina gelada de uma adaga.

Mas, a Justiça, ainda não foi feita totalmente. É preciso que o Poder Judiciário entregue a prestação jurisdicional completa, julgando os outros Acusados. É direito dos acusados ter um julgamento justo e um direito da sociedade ter um julgamento rápido. 

Por isso, é imperiosa a mobilização de todos nós para que o julgamento dos demais acusados seja rápido. Façamos nossa parte, exigindo esse julgamento no Facebook, campo de batalha de muitas lutas e nas ruas espaço legitimo das reivindicações.

Em 29 de novembro de 2011, a morte não levou apenas Pablo. Levou também o irmão, o filho, o amigo leal, seu inconfundível sorriso e a esperança.

Devolvam nossa esperança: Agilidade no julgamento dos demais assassinos de Pablo.

Por Mário Henrique Vicente – Advogado fraiburguense radicado em Florianópolis por motivos profissionais.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dois dos quatro assassinos do Pablo foram condenados ha quase 40 anos de prisão!

Terminou por volta das 22h00min de hoje (09/10) no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Fraiburgo, um dos julgamentos mais aguardados. Luiz Carlos Santetti foi condenado há 18 anos, 1 mês e 20 dias de reclusão e sua esposa Mariluci da Cruz Santetti foi condenada a 19 anos e 6 meses de reclusão.

O casal Santetti, juntamente com mais duas pessoas executaram a golpes de faca o campeão brasileiro de karatê-dô, Pablo Henrique do Nascimento, o crime aconteceu na noite de 29 de novembro de 2011, no bairro São Miguel.


Com pedidos de justiça os familiares e amigos do lutador lotaram o plenário do Tribunal do Júri, e depois da leitura da sentença saíram todos juntos e no pátio do poder judiciário fizeram um momento de oração, após isso o silêncio da noite foi quebrado com uma salva de palmas e o clamor de que a "justiça foi feita".

A Polícia Militar desenvolveu um esquema especial de segurança aos arredores do fórum de Fraiburgo, reforçando seu efetivo durante as 12 horas de trabalho, da sessão do júri e na área externa sinalizando com cones a av. Curitibanos, a principal via de acesso ao fórum da comarca de Fraiburgo.

Fonte: Rádio Fraiburgo

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Julgamento dos assassinos do campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique é marcado por Ato Ecumênico.

Acontece hoje (09/10) no Fórum de Fraiburgo o julgamento de Luiz Carlos Santetti e Marilucí da Cruz Santetti, assassinos de Pablo Henrique do Nascimento campeão brasileiro de Karatê-dô. Mais de 30 pessoas entre religiosos, familiares e amigos de Pablo, realizaram ato ecumênico antes do inicio dos trabalhos da sessão do júri.

As orações foram conduzidas pelo pastor Jhonatan Krupzack da Igreja Batista e pelo padre Zezinho da Paroquia Imaculada Conceição. A expectativa da família, dos amigos e de toda a comunidade fraiburguense é que os assassinos sejam condenados com a pena máxima prevista para crimes dessa natureza. Confira abaixo fotos do ato ecumênico, registradas pelo repórter Flavio Furtado do setor de jornalismo da Rádio Fraiburgo:

Foto: Flavio Furtado

Foto: Flavio Furtado

Foto: Flavio Furtado


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel recolhe novas assinaturas de apoio!

Aconteceu hoje (08/10), o lançamento do novo abaixo assinado de apoio a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel em Fraiburgo – SC. As assinaturas serão recolhidas até dia 23/10. As firmas coletas serão entregues aos deputados estaduais durante audiência pública em Curitibanos, para debater a criação do conselho estadual de jovens, agendada para acontecer no dia 24/10, às 19h00min, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura (Rua Marcos Gonçalves de Farias, Bairro São José).

A Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel foi lançada em 20/04/11, mais de 250 estudantes e trabalhadores estiveram presentes. Nestes quase dois anos e meios de caminhada, várias atividades foram desenvolvidas pelas entidades promotoras da campanha. Para saber mais sobre as ações realizadas acesse: http://escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br

Página principal do blog: Campanha em Prol da Construção da
Escola Estadual no bairro São Miguel  

O abaixo assinado e a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, contam com o apoio de diversas entidades: Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Paroquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, Igreja Batista entre outras. O objetivo do novo abaixo assinado é coletar de 1000 a 1600 assinaturas.

Os interessados em assinar e coletar assinaturas para o abaixo assinado podem fazer contatos pelos fones: (0**49) 8826 – 9082 com João Ademir, 9113 – 2959 com Luiz Coelho e 9931 – 6598 com Jilson.

Leia também:
Lançada Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Associação Vital e Apafec participaram da 1ª Corrida da Primavera

Mais de 50 integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) participaram da 1ª Corrida da Primavera, que aconteceu domingo (06/10), na av. Beira Lago.

Entre os meninos, meninas e adultos participantes das provas nas diversas categorias o destaque ficou para Willian Antunes e Thalia Renata, que ao perceberem o tropeço de um integrante do coletivo, voltaram e ajudaram-no levantar e correram os três lado a lado até o final da prova.
 
Foto: Fabiane Guedes 
Sobre as conquistas, todos os participantes foram vencedores, pois ganharam em qualidade de vida e em saúde de modo geral. Cinco integrantes das duas entidades além dos benefícios a saúde conquistaram medalhas, foram eles:
Emily Vitória Albuquerque Menção Honrosa na categoria infantil A;
Felipe Hermes 1º colocado na categoria infantil B;
Daniela de Souza Pires e Guilherme Augusto Fernandes da Silva 1ª e 2º colocado na categoria infantil C respetivamente; e
Altamiro Santos 1º colocado na categoria melhor idade masculino.

Parabéns aos participantes das duas entidades e também aos organizadores, esperamos que essa tenha sido a primeira de muitas edições da Corrida da Primeira, para o próximo ano torcemos e queremos que essa atividade física seja ampliada, com a participação das meninas e meninos das escolinhas/equipes de rendimento da Fundação Municipal de Esportes – FME, além do incentivo dos educadores físicos das Escolas Municipais e Estaduais para que estudantes desses educandários participem.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Comunidade Fraiburguense se mobiliza por PAZ e JUSTIÇA!

O objetivo dos familiares do Pablo, bem como das entidades das quais o jovem participava, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), é exigir justiça e promover a paz, para que outros homicídios não aconteçam em Fraiburgo.

O encontro acontecerá em frente ao Fórum da Comarca de Fraiburgo. Com a seguinte programação: 8h20min – Inicio da concentração; 8h40min – Momento Ecumênico de Oração, com a presença de padres e pastores! O ato tem o mesmo objetivo da Caminhada pela Paz, realizada em março de 2012, quando aproximadamente duas centenas de pessoas caminharam do bairro São Miguel até o centro de Fraiburgo, exigindo justiça e buscando paz.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate