Página Correio Esportes

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Inicia no próximo domingo o Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Macieira.

Vista parcial do município de Macieira
Neste domingo dia (10/08), inicia-se a 8ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Suíço de Macieira. O evento deste ano contará com a participação de 08 equipes, sendo que as mesmas estão divididas em duas chaves.

A chave A é integrada pelas seguintes equipes:
Real Maci;
Agm Marques;
Internacional; e
Carmo Trintense.

A chave B é composta pelas equipes:
Baixo;
Santo Antônio;
Corinthians; e
Aparecida.

As equipes se enfrentarão todos contra todos dentro da própria chave, a fim de apontar as 4 melhores equipes da competição. Os jogos acontecerão somente nos domingos, sempre no período vespertino.

A realização do certame é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação com total apoio da Prefeitura Municipal de Macieira. Este é mais uma grande opção de entretenimento e lazer para população de Macieira.

Por `Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico)

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Fundo Municipal de Apoio ao Desporto Amador em Fraiburgo? Quando?

Fonte da imagem: http://www.noticiasdeitauna.com.br
As leis que tratam do esporte no Brasil são relativamente recentes, tiveram seu início em 1939, através do Decreto-Lei nº 3199 que criou o CND – Conselho Nacional de Desportos, no Ministério da Educação e Saúde destinado a orientar, fiscalizar e incentivar a prática dos esportes no país e que elaborou a primeira Lei que regulamentou o Esporte no País. Durante o golpe e a Ditadura Militar (1964 -1985), foi sancionada a Lei nº 6.251 (que substituiu o Decreto-Lei nº 3199/41), delegando ao Ministério da Educação e Cultura a tarefa de elaborar o Plano Nacional de Educação Física e Esporte, o qual definiu quatro manifestações do Esporte: Educacional, Classista, Militar e Comunitária.

A partir da promulgação da Constituição de 1988 (BRASIL, 1988), o Esporte passou a ser direito do cidadão, cabendo ao Estado (nas esferas: nacional, estadual e municipal) o dever de fomentá-lo. Em 1993 foi elaborada nova Lei para o Esporte, que substituiu a Lei 6.251/75 (BRASIL, 1975). Em 1998, através da Lei nº 9.615, o esporte foi dividido em três manifestações: Desporto Educacional, Desporto de Participação e Desporto de Rendimento.

Fundo
Uma das maneiras que diversos municípios de pequeno, médio e grande porte encontram para fortalecer o esporte em suas urbes é a concepção do Fundo Municipal de Apoio ao Desporto Amador, com a finalidade de captar e aplicar recursos em projetos, programas e eventos já existentes e que venham a ser instituídos por associações, clubes e outros coletivos, gerando assim autonomia as entidades envolvidas e proporcionando acesso ao esporte para mais pessoas.

Reconhecimento
Além de incentivar financeiramente projetos, programas, eventos e praticas esportivas o Fundo Municipal de Apoio ao Desporto Amador, pode reconhecer os feitos esportivos, com a criação da medalha e o diploma do mérito esportivo municipal, com o objetivo de premiar as pessoas físicas ou jurídicas, que tenham prestado relevantes serviços ao Município, no setor esportivo.

Situação
Em nossa região tem alguma cidade que já instituiu o Fundo Municipal de Apoio ao Desporto Amador? Em Fraiburgo, um grupo de entidades apresentou a proposta de criação do Fundo em janeiro de 2013, ao então novo superintendente da Fundação Municipal de Esporte – FME. Segundo informações repassadas por integrantes dessas instituições, até o fechamento dessa coluna, as entidades ainda não tinham recebido resposta da FME.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Apafec e Associação Vital participam da 4ª Fresol em Caçador


Acontece no município de Caçador nos dias 8 e 9 de agosto a 4ª Feira Regional de Economia Solidária (Fresol), com o objetivo de ser um espaço para troca de experiências, formação, aprendizado, construção de saberes e comercialização de produtos dos grupos de Economia Solidária da região, evento é coordenado pela Cáritas Brasileira Regional com o apoio da Prefeitura de Caçador através das Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Fundação Municipal de Cultura, além do Museu do Contestado e o Fundo Diocesano de Solidariedade, tendo ainda como patrocinadora a Petrobrás.

Projeto Artesanato Cidadão na 3ª Fresol - 2013
O evento acontece no Parque Central José Rossi Adami com solenidade de abertura na sexta-feira (08/08) às 14h00. “A 4ª Fresol terá palestras, exposição e comercialização de produtos e trabalhos dos grupos e empreendimentos de economia solidaria de toda a Região do Contestado, e também das associações, cooperativas e grupos informais acompanhadas pelo Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (Fortees). Produtos de origem animal, industrializados, panificação e artesanatos serão comercializados”, disse a articuladora do projeto, Suzana Ribeiro dos Santos.

Apresentação de fundamentos do Karatê-dô na 3ª Fresol - 2013
Na sexta-feira (08/08) três integrantes do Projeto Artesanato Cidadão, participarão da abertura e no sábado (09/08) 40 integrantes da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) farão apresentações dos fundamentos do karatê-dô e de dança, conforme programação abaixo.

Confira abaixo programação completa da 4ª Fresol:

Sexta-feira 08/08:
14h00min – Solenidade de abertura da Feira;
16h00min – Palestra para grupos e comunidade;
16h30min – Atrações culturais;
20h00min – Fechamento das barracas.

Sábado 09/08
8h00min – Roda de conversa da Ecosol e Troca Solidária;
9h00min – Abertura para comercialização;
9h30min – Sessão Cinema - Contestado – Fúria Cabocla – Museu do Contestado;
15h00min – Apresentação artística e Mateada;
Fundamentos do karate-dô – Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô;
Apresentação de Dança – Grupo Pense Dance e Balance da Apafec;
18h00min – Encerramento das atividades da Feira.

Tomado do Portal da Apafec: www.apafec.org.br


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Seleção brasileira feminina sub-20, faz treino tático em Edmonton.

Goleiras da Seleção Brasileira sub 20 - Letícia Bussatto fraiburguense (centro) 
O técnico Doriva Bueno comandou neste domingo o primeiro trabalho tático em Edmonton, no Canadá. O treino aconteceu no Claireview Park e visou à estreia da Copa do Mundo, que será nesta terça-feira, (05/08), contra a China, às 20 horas (23 horas de Brasília).

Doriva parou o treino várias vezes para orientar a movimentação e posicionamento. Depois, o técnico fez algumas jogadas de bola parada. “As jogadas de bola parada são muito importantes para que não esqueçamos nenhum detalhe durante a partida”, disse Letícia Santos.

Nesta segunda-feira, às 15h30 (18h30 de Brasília), a Seleção treinará no Estádio Commonwealth, local do jogo de estreia.

Com informações do portal da CBF: http://www.cbf.com.br/noticias





Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate