Página Correio Esportes

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Apafec e CRAS proporcionam curso gratuito de informática a crianças adolescentes do bairro São Miguel

Grupo de estudantes organizados pelo CRAS bairro São Miguel 
Começou hoje (08/10) e se estenderá até dezembro as aulas do Curso de Introdução a Informática totalizando 40 horas aulas. O curso é oferecido pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, mantido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) desde outubro de 2006.

São 14 crianças e adolescentes que terão acesso a informática sem custo para as famílias, isso foi possível devido a parceria estabelecida entre o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do bairro São Miguel e a Apafec.

As aulas acontecerão na Sala de Inclusão Digital da Apafec todas as quartas-feiras das 14h30min às 17h30min. (foto abaixo)


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE INCLUSÃO DIGITAL DA APAFEC EM 2014:
Quintas e sextas-feiras (manhãs):
Curso de Informática básica, das 8h30min às 11h30min, responsável: Jilson Carlos Souza;

Segundas, quartas e quintas-feiras (tarde):
Curso de Informática básica, das 14h30min às 17h30min, responsável: Jilson Carlos Souza;
Curso de Introdução a Informática, das 14h30min às 17h30min, responsável: Jilson Carlos Souza;

Segundas e quartas-feiras (noites):
Curso de Informática básica, das 19h00min às 22h00min, responsável: Carolina dos Santos;

Terças e quintas-feiras:
Oficina de violão, das 19h00min as 21h00min, responsável: Rafael Carlos Rodrigues;

Sábados (manhãs e tarde):
Curso de Informática Avançada – manhãs das 9h00min as 12h00min, tardes das 14h00min as 17h00min, responsável: Jesié da Rosa.


Contatos: (0**49) 9931 – 6598 e 9111-6453 ou pelo e-mail: apafec@apafec.org.br. Mais informações acesse o Portal da Apafec: www.apafec.org.br

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

domingo, 5 de outubro de 2014

150 pessoas acompanham abertura da visita Pastoral de Dom Severino

Dom Severino falando aos presentes na abertura da
Jornal Pastoral realizada em Fraiburgo
Aconteceu na quarta-feira (01/10), a abertura da visita pastoral de Dom Frei Severino Clasen (bispo da diocese de Caçador) e do Secretariado Diocesano de Pastoral. A Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô foram às entidades escolhidas para abrir as visitas, encontros e reuniões que Dom Severino participará em Fraiburgo até sexta-feira 03/10.

O encontro aconteceu no Dojô Cidadão do Futuro de Karatê-dô, foi acompanhado por 150 pessoas entre crianças, adolescentes jovens e adultos integrantes e coordenadores dos projetos sociais desenvolvidos pelas duas instituições anfitriãs.

Também estiveram presentes lideranças comunitárias e educadores de outras instituições entre as quais: Marcia Almeida Miglioli, gerente do banco HSBC; Roberto Bohnenberger, assessor do deputado estadual Padre Pedro Baldissera, Antônio Luiz Vian, diretor presidente da Cresol Tangará, Fabio José Rodrigues Pinheiro e Tiago Lopes Gonçalves diretor geral e diretor de ensino respetivamente do Campus Fraiburgo do Instituto Federal Catarinense – IFC.
 
Radio Fraiburgo fazendo a cobertura da abertura da Visita Pastoral
O Grupo Pense, Dance e Balance (mantido e organizado pela Apafec e Associação Vital), fez apresentação de três coreografias. Meninas e meninos que participam do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô apresentaram os fundamentos do karatê-dô. Ambas as apresentações foram bastante elogiadas pelo bispo diocesano.

Dom Severino, destacou a importância do trabalho da Apafec e da Associação Vital. “Estou muito feliz em fazer essa jornada pastoral em Fraiburgo e muito satisfeito por começar junto a crianças e adolescentes que ajudam a construir esse trabalho maravilhoso”. Finalizou o bispo diocesano.

A visita pastoral tem por objetivo, promover a identidade missionária da igreja, anunciando a fé, não só com palavras, mas principalmente com o modo de viver e encarar a existência humana, tão marcada por desafios.

A visita a Apafec e a Associação Vital foi proposta pelos padres da Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, tendo em vista a histórica parceria existente entre as Pastorais, Cáritas, Fundo Diocesano de Solidariedade e as duas organizações fraiburguenses.

Veja outras fotos clicando:

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

IFC Fraiburgo divulga cursos para integrantes da Apafec e da Associação Vital

Fabio e Tiago do IFC divulgando a entidade e os cursos
Nesta quarta-feira (01/10), os educadores Fabio José Rodrigues Pinheiro e Tiago Lopes Gonçalves diretor geral e diretor de ensino respetivamente do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus de Fraiburgo estiveram divulgando as matriculas dos cursos técnicos que serão oferecidos em 2015, para integrantes da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

Os cursos são gratuitos e serão ofertados seguintes cursos e vagas: Curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio, 80 vagas em período integral; Curso Técnico em Informática e Curso Técnico em Segurança do Trabalho, ambos na modalidade subsequente para quem tenha concluído o Ensino Médio no período noturno com 40 vagas.


As matriculas podem ser feitas até 14/10, os interessados podem ir diretamente ao IFC Fraiburgo na rua João Vescovi, nº 230, bairro Jardim América enquanto a sede do IFC Fraiburgo estiver em reformas  ou pela internet nos links: http://ingresso.ifc.edu.br  e http://exame2015.ifc.edu.br/inscricao

Mais informações acesse: http://www.fraiburgo.ifc.edu.br


Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Biblioteca Comunitária recebe 2ª parcela de recursos do Instituto HSBC

Integrantes da Associação Vital, junto com o dom Severino, Márcia e
Marcelo do HSBC de Fraiburgo 
Nesta quarta-feira (01/10), a coordenação da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta recebeu da gerente da agência do HSBC de Fraiburgo Marcia Almeida Miglioli a segunda parcela do projeto aprovado junto ao Instituto HSBC Solidariedade em 2012 no valor de R$ 40.000,00, a serem investidos durante os próximos 12 meses na aquisição de novos livros, material de consumo e pagamento da ajuda de custo da coordenação pedagógica.

A Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec), está instalada no bairro São Miguel em uma sala do Dojô Cidadão do Futuro, situado à rua Angelim Grigolo, cruzamento com a av. Pedro Gianello.

Em 2013 e 2014, o Instituto HSBC Solidariedade, foi o patrocinador principal, liberando recursos financeiros para aquisição dos moveis (mesas, estantes e bancada para computadores), contratação de um coordenador pedagógico por 20 horas semanais, 5 computadores, divulgação e manutenção da “Campanha a Importância do Ato de Ler”, além da compra livros novos.

Os interessados em conhecer, doar livros e outros materiais a serem utilizados na Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, podem fazer contatos pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 com o educador marcial Luiz Coelho e (0**49) 9931 – 6598 com o professor Jilson.

Clique no link abaixo e leia também: Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, foi inaugurada na ultima sexta-feira 17/05!

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate