Página Correio Esportes

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Em fevereiro acontece a 5ª edição do Gashuku em Fraiburgo

A 5ª edição do Gashuku (Treinamento Intensivo) de Carnaval, acontece entre os dias 05 a 08 de fevereiro, e terá dois palcos o Dojô Cidadão do Futuro, situado na rua Angelim Grigolo s/nº, bairro São Miguel – Fraiburgo – SC, espaço  considerado por especialista em karatê como um dos melhores locais para a pratica da modalidade no Brasil e Dojô Macieirão em anexo ao Estádio Municipal Edir Prestes Valin, carinhosamente conhecido como Macieirão.  
O Gashuku 2016 tem por objetivo o fortalecimento técnico dos praticantes da modalidade na Região do contestado e também a atualização dos mesmos com as novas regras da modalidade.
O 5º Gashuku será coordenado pelo Shihan Paulo Miguel da Mota Junior 7º Dan, um dos diretores nacional do estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai. No ultimo mês de novembro, Mota esteve no Japão durante 20 dias se aperfeiçoando, com isso, poderá trazer novas informações do estilo e da modalidade aos estudantes e demais participantes do evento.
Estão convidados karatecas da Região do Contestado em especial os moradores de Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Tangará e Timbó Grande, também estão convidados atletas/karatecas das outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e Paraná.
O evento é organizado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer é uma das parceiras do evento, forneceu as passagens de ónibus ao Shihan Paulo Mota. O evento também conta com o apoio de Empresas e do Comercio local, Caritas Diocesana de Caçador, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Blog Esportes em Debates, e dos pais, mães e responsáveis dos karatecas menores de idade.
Além dos treinos estão programados exames de graduação conforme programação abaixo:
Dia 05/02 – Sexta-feira:
14h00min às 16h00min – Treino Aberto Escolinha Centro;
19h00min – Exame de Graduação Escolinha Centro.

                               Dia 06/02 – Sábado:
09h00min – Exame de Graduação com estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro dos Núcleos: São Miguel, Escola Agrícola, Rio Doce/Lebon Régis e Timbó Grande;
14h00min às 15h15min – Treino todas as graduações;
15h30min às 17h00min – Treino faixa verde acima.

Dia 07/02 – Domingo:
09h00min às 11h30min – Treino todas as graduações;
14h00min às 16h00min – Treino todas as graduações;
16h30min – Confraternização e Futebol.

Dia 08/02 – Segunda-Feira:
09h00min às 11h30min – Treino todas as graduações.

Mais informações podem ser obtidas com o educador marcial Luiz Coelho pelos fones: (0**49) 9952 – 4410 (tim) e 9113-2959 (vivo), ou ainda pelo e-mail: luizcoelhoshitoryu2000@yahoo.com.br.



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Coluna Toque de Letra na Revista Le Sete Sports edição de dezembro

Abaixo você pode acompanhar a edição de dezembro de 2015, da Coluna Toque de Letra nas páginas da Revista Le Sete Sports. A Coluna Toque de Letra é destaque na página 18.

Compre a sua Le Sete Sports por R$ 5.00 (cinco reais) e colabore com esse importante instrumento de divulgação do esporte de Fraiburgo e região.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Livros foram doados para Biblioteca Comunitária na favela

Os livros foram doados para uma biblioteca comunitária, construída em uma das favelas de São Miguel do Oeste\SC. Menina de 12 anos é a responsável pelo espaço


Já eram 18h30 de terça-feira, dia 12 de janeiro, quando os livros foram levados até uma biblioteca comunitária, em uma das favelas de São Miguel do Oeste\SC, na Vila nova II. Há tanta vida naquele lugar, onde a pequena Sabrina Crescêncio Cardoso, de 12 anos, mantém uma biblioteca, idealizada pelo avô da menina, Adriano Crescêncio, 71 anos e assumida por ela. “Às vezes eu aprendo mais nos livros. A mesma coisa que aprendo aqui aprendo na escola”, diz ela.  
O lugar hoje utilizado para a biblioteca já está pequeno demais, mediante as doações de livros que chegam a cada dia. Algumas estantes foram colocadas em uma pequena sala, utilizada também para realização dos populares ‘cultos’, encontros da pastoral da criança e também festas da comunidade e aniversários. “Seria necessário um lugar maior. Agora não tem dinheiro para fazer, mas mais tarde quero ampliar o espaço só para a biblioteca daí”, preocupa-se o padrasto de Sabrina, Vanderlei dos Santos, 38 anos.


O Avô, Adriano Crescêncio, conta que a pequena sala foi construída inicialmente para ser uma igreja, mas que a comunidade precisou adaptar o espaço para suas várias necessidades. “A gente não tinha nenhum lugar pra fazer um velório quando morria alguém, daí fizemos essa igreja, o padre Reneu é quem vem rezar a missa uma vez por mês e hoje, virou biblioteca também”, conta ele.
Embora a estrutura seja pequena e já não comporte mais a quantidade de livros, Sabrina tenta organizar da melhor maneira possível todos os exemplares, que são emprestados aos moradores, os quais, tem o compromisso de cuidar do material e devolvê-lo para que outras pessoas possam fazer a mesma leitura posteriormente.


A mãe de Sabrina, Selvina Crescêncio, 49 anos, preocupa-se com a tarefa assumida pela filha. “Eu sempre disse para ela que isso não iria dar certo aqui, e que ela teria que conseguir os livros sozinha e ela conseguiu. As crianças vem aqui e pedem para ela ajudar a fazer o tema, contar histórias e as vezes eu acho a tarefa ‘puxada’ demais para ela que é tão nova. Mas se ela gosta, a gente ajuda”, respondeu.
Já era noite quando alguns jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), despediram-se dos moradores após realizar a entrega dos livros que foram doados por populares. É de entendimento de todos\as que a estrutura seja ampliada e melhorada, para que esta comunidade possa continuar com o trabalho que envolve o que Paulo Freire já afirmava, quanto à necessidade de entender a Educação Popular e sua origem, que está figurada nestas ‘pequenas grandes’ ações de uma comunidade, que enfrenta muitos problemas, um deles o preconceito, mas que está disposta, mesmo com pouco incentivo, em consolidar a educação por meio desta biblioteca, para libertar estes “pequenos”.


 “Não esqueçam da gente”. Foi à última frase dita naquele dia. Agora, novos livros preencherão o acervo e as mentes daquelas pessoas que alimentam o sonho de liberdade e paz.   

Texto: Claudia Weinman

Fotos: Claudia Weinman e Paulo Fortes (PJMP\PJR – SC)

Fonte: Portal Desacato


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Coletivo PJMP\PJR - SC denunciam ameaças, discursos de ódio, desrespeito, difamação, insultos e calúnias...

São Miguel do Oeste, 09 de janeiro de 2016.

O Coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR), do estado de Santa Catarina, vem a público denunciar as mazelas, perturbações, ameaças, discursos de ódio, desrespeito, difamação, insultos, calúnias, pelas quais, frequentemente as pessoas ligadas a este coletivo têm passado. Desde que essas duas pastorais assumiram a luta de classes na região e a luta pela vida dos povos, a exemplo dos indígenas, caboclos\as, negros\as, brancos\as, pardos\as, quilombolas, perseguições têm ocorrido. No entanto, é inconcebível aceitar a hostilidade, a repugnância e odiosidade aos nossos companheiros\as.
É inadmissível aceitar a atemorização. Como um coletivo valente, que se propõe a dialogar e construir pautas concretas em defesa da vida, somos difamados ao nos pronunciarmos em favor dos explorados\as e lascados\as da sociedade, especialmente  nas sessões realizadas na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e de outros municípios, sendo este coletivo intitulado de ‘baderneiro’ e ‘tumultuador’. Dentro das universidades, nossos companheiros\as têm sofrido ataques e processos por estimularem a democracia e a participação dos estudantes na defesa de seus direitos.
Nas escolas municipais, onde parte deste coletivo ainda se faz presente, também há preconceitos e as discrepâncias de pensamentos acabam refletindo em ódio profundo contra as organizações onde estamos inseridos\as. Em outros espaços públicos e mobilizações como o Grito dos Excluídos\as, durante o sete de setembro, no município de São Miguel do Oeste, onde denunciamos a mídia golpista e as atrocidades cometidas contra os jovens negros\as e pobres, somos insultados\as, perseguidos\as, fotografados\as, filmados\as. Nas redes sociais, ao divulgarmos a desinformação e o descompromisso dos governos e das mídias com o povo, o coletivo também é atacado fortemente com discursos fascistas, que remetem ao ódio e estimulam a violência, até a morte. Há poucos dias, também recebemos ameaças e intimidações de advogados por meio de ligações telefônicas e via rede social, após denunciarmos a expulsão de indígenas da rodoviária deste município. Nesta semana, outras ameaças foram proferidas aos nossos\as companheiros\as com dizeres como: “Conhecemos quem é, onde mora e número de residência”.
Diante de tudo isso, reafirmamos coletivamente nosso compromisso com a vida dos povos, com a vida e luta de nossos\as companheiros\as, que na sua consistência em combater a miséria herdada dos Capitalistas,  enfrentam com firmeza na sua opção, o terror que tem se disseminado por toda América Latina e mais próximo, nas suas regiões de atuação. Portanto, denegamos tais amedrontamentos e garantimos nossa defesa, inclusive judicialmente, caso essas situações persistam.

Assinam este documento:
Adriano Prates – PJR – Fraiburgo-SC;
Agência Comunidade – Tangará e região;
Aline Sulzbach – PJR – Paraíso;
Amanda Bonamigo – PJMP – São Miguel do Oeste
Amanda Provenci Bonamigo – PJMP – São Miguel do Oeste;
Anderson Rodrigo Baugardt – PJMP – São Miguel do Oeste;
Andressa Graziola – PJR – Bandeirante;
Angélica Cavasin – PJR – Barra Bonita
Associação Comunitária e Cultura herdeiros do Contestado – ACECON;
Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangara – ACCAT;
Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Apafec;
Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô com atuação em Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande;
Augusto Henrique Menchik Mello – PJR – São Miguel do Oeste;
Blog Esportes em Debates – Fraiburgo e região;
Blog Palavras Insurgentes – Florianópolis;
Camila Beatriz – PJMP – São Miguel do Oeste;
Carlos Pinheiro – Desgarrados Grupo de Arte e Cultura;
Cássio Giovani Turra – Jornalista;
Claudia Baumgardt – PJMP – São Miguel do Oeste;
Claudia Ciconet – PJR – Descanso;
Claudia Weinman- PJMP- São Miguel do Oeste;
Claudiane Ludwig – PJR – Paraíso;
Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura – CPCC – Florianópolis;
Daiana Debona – MST – São Miguel do Oeste;
Daniele Casagranda – PJR – Descanso;
Diego Mülh – PJMP – Guaraciaba;
Direção Geral do Portal Desacato;
Eduarda Roman – PJR – Barra Bonita;
Elaine Tavares – Jornalista Popular, com atuação no Instituto de estudos Latinoamericanos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina);
Eliezer Antunes de Oliveira – PJMP – São Miguel do Oeste;
Eliza Balbinot – PJR – São Miguel do Oeste;
Emerson Souza – Educador Físico efetivo na rede municipal de educação de São Bento do Sul;
Fabiane Aparecida Guedes – Educadora efetiva da rede estadual de ensino com atuação em Fraiburgo;
Fabiano Baldo – MPA/SC;
Fabiula Fergutz – PJMP – São Miguel do Oeste;
Frederico Idalcir Colombelli – Professor de Língua Portuguesa efetivo da rede municipal de ensino de Fraiburgo;
Gabrieli Westphal – Desgarrados Grupo de Arte e Cultur;
Grupo de Base Antônio Conselheiro – PJMP – São Miguel do Oeste;
Grupo de Base Chica Pelega – PJMP – São Miguel do Oeste;
Grupo de Base Oziel Alves – PJMP – São Miguel do Oeste;
Grupo de Base Sepé Tiarajú – PJMP - São Miguel do Oeste;
Grupo Tribo da Perifa – PJMP – São Miguel do Oeste;
Henrique Xavier – PJMP – São Miguel do Oeste;
Hérica Leiria – PJMP – Guaraciaba;
Ingridi de Oliveira – PJMP – Guaraciaba;
Janaína Aruna Hagemann – PJMP – São Miguel do Oeste;
Jean Carlos Carlesso – Advogad;o
Jilson Carlos Souza – Educador Popular de Fraiburgo;
João Carlos Rodrigues – Diretor da Apafec – Fraiburgo;
Jocemir de Souza Belusso – Estudante secundarista e da coordenação da Apafec – Fraiburgo;
Jociani Pinheiro Hammes – PJR – São Miguel do Oeste;
Jornal Vitória – Tangará e região;
Juliana Cruz – Estudante de Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e integrante da Apafec;
Juliane Demark – PJR – São Miguel do Oeste;
Leonardo Lucas Vilanova – PJR – Barra Bonita;
Lorenice Bianchini – PJR – Paraíso;
Luana Carla Casagranda – MPA/SC;
Luis Alves Pequeno – Educador Popular – Curitiba/PR;
Luiz Coelho – Educador Marcial – Fraiburgo;
Maiara Cristina Gaiardo – PJR – São Miguel do Oeste;
Maicon Perdersseti – PJR e MPA – Bandeirante;
Maire Hoffmann – PJMP – São Miguel do Oeste;
Mariza Aparecida Fidelis Ribeiro Rodrigues – Diretora da Apafec – Fraiburgo;
Mateus Felipe de Deus e Silva – PJR – Barra Bonita;
Matheus Fernando Mohr – Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim – RS;
Maura Letícia Tesser – PJMP – Guaraciaba;
Mylena Rocha de Souza – Estudante secundarista de Santa Cecilia;
Naira Estela Roesler Mohr – Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim – RS;
Padre Celso Carlos P. dos Santos, vigário da Paróquia Imaculada Conceição – Fraiburgo;
Padre Reneu Zortea – Paróquia São Miguel Arcanjo;
Padre Vilmar Gazaniga, pároco da Paróquia Imaculada Conceição – Fraiburgo;
Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo;
Paulo César Hoffmann – PJMP – São Miguel do Oeste;
Paulo Eduardo Goncalves da Silva – educador físico efetivo na rede municipal de educação de Salto Veloso;
Paulo Fortes – PJMP – São Miguel do Oeste;
Paulo Pinheiro Machado – Professor pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona, diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH, Leciona no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC;
Pedro Alves Pinheiro – PJMP – São Miguel do Oeste
PJMP\PJR Caçador;
PJMP\PJR- Descanso;
PJMP\PJR- Guaraciaba;
Rafael Fernando Lewer – PJMP – São Miguel do Oeste;
Revista Pobres e Nojentas – Florianópolis;
Roberto Bohnenberger – diretor financeiro da Cresol Tangará;
Sabrina Bender – PJR – Barra Bonita;
Salete Bedin – MMC – Barra Bonita;
Sidimar Borges – PJR - Barra Bonita;
Sidimar Borges – PJR – Barra Bonita;
Sofia Hermes – estudante secundarista e da coordenação da Apafec – Fraiburgo;
Tayson Bedin – PJR – Barra Bonita;
Vanessa Sandri – PJR – Paraíso;
Vinícios Czarnobay – PJMP – Balneário Camboriú;
...

Fonte: Portal Desacato

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Trabalhos do Blog Esportes em Debates estão sendo retomados hoje

Depois do recesso que aconteceu entre o dia 23/12/15 e 10/01/16, nesta segunda-feira estão sendo retomados os trabalhos do Blog Esportes em Debates, serão várias as novidades, teremos novos parceiros, anunciantes e colunistas.
A linha editorial continuará sendo a mesma, ou seja, o blog segue sendo um espaço para debater o esporte amador de Fraiburgo e região, além de continuar sendo um espaço para divulgar as modalidades e ações esportivas que não são divulgadas em outros meios de comunicação.
As denuncias contra os desmandos nos grandes eventos esportivos e dos barões dos esportes seguirão sendo uma das tônicas do blog, a sociologia e a filosofia do esporte também segue tendo espaço, vamos que vamos, ótimo 2016 a todos e todas.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate