Página Correio Esportes

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Super Salários III

Em função das férias e pré-temporada dos clubes de futebol brasileiro, nas duas ultimas colunas tratamos dos super salários dos jogadores e técnicos dos clubes do Brasil. Porém os megas salários não são uma realidade para todos os jogadores.

A Pública (Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo - www.apublica.org), visitou o universo dos pequenos times e dos jogadores profissionais desempregados e subempregados que o Bom Senso F.C vem denunciando.

Abuso é pouco, de acordo com dados da própria Confederação Brasileira de futebol – CBF, em 2010, 60% dos atletas profissionais registrados ganhavam até um salário mínimo, na época, R$ 510,00 (quinhentos e dez reais).  Apenas 4,3% ganhava acima de 20 salários mínimos. Na lista dos 20 jogadores mais bem pagos no Brasil, feita pela Pluri Consultoria a pedido da revista Época Negócios, pelo menos oito fazem parte do Bom Senso FC.

Bom senso
O que é, e o que defende o Bom Senso Futebol Clube? É um movimento de jogadores profissionais, integrando por jogadores das series A e B do brasileirão.  Lutam pela redução de jogos dos times da Série A e aumento do número de jogos dos times brasileiros que integram as series B, C e D do brasileirão e series de acesso dos estaduais. Defendem que cada equipe profissional indiferente da serie (A, B, C, ou D) deve jogar de 36 partidas e no máximo 72 partidas no ano, ter uma pré-temporada maior para evitar lesões e o fim dos atrasos nos salários em todos os clubes brasileiros.

“Qualquer modelo que consiga inserir essas propostas já é muito melhor do que o que está aí. O que tem feito a CBF e as Federações Estaduais, é um assassinato contra os jogadores e clubes do interior”, diz Paulo André um dos coordenadores do movimento. “Não há necessidade de que para que o pequeno exista, ele deva jogar contra o grande, essa é uma grande mentira que tem emperrado o desenvolvimento dos pequenos”, destaca o atleta do Corinthians.

Para Pensar
Mais uma vez os grandes meios de comunicação estão “escondendo” o Bom Senso Futebol Clube e o que eles defendem, porque será?

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.