Página Correio Esportes

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô recebeu doações


Na tarde dessa quinta-feira (22/11) a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô recebeu R$ 6.950,00 em materiais esportivos para a prática de karatê da empresa Fischer, a entrega acontece no Dojô do bairro São Miguel, situado na rua: Angelim Grigolo.

Segundo a coordenação da Associação Vital, foram doados os seguintes materiais:
20 Kimonos para competição;
50 Caneleiras com protetor de pé;
50 Pares de luvas. 
Karatecas do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô
com o material doado
Luiz Coelho, um dos coordenadores da Associação Vital. “Em nome de todos os karatecas fraiburguenses, agradeço as doações, o retorno que daremos a empresa é continuar gerando cidadania através da modalidade, para isso vamos continuar construindo campeões encima e fora dos tatames”.   

Fonte:
Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. 

O estudante e poeta mirim fraiburguense se classificou para final em Brasília


O poema Um Cantinho do Brasil, do estudante e poeta mirim Pedro Augusto da Silva Morais, do Centro de Educação Municipal Arnoldo Frey, na quinta-feira (22/11) recebeu em Fortaleza, a classificação para a etapa final da Olimpíada da Língua Portuguesa que acontecerá em Brasília em data ser divulgada. Pedro é filho de Monica Gonçalves da Silva e Alcione Morais, quando compôs o poema vivia na Vila Fugi, com os pais e seus irmãos.

Pedro Augusto e Professora Salate
“Em nome de toda a nossa família quero deixar os sinceros agradecimentos à professora Salete Leite, pela dedicação com seus estudantes do Centro de Educação Municipal Arnoldo Frey, em especial com o meu filho Pedro Augusto, pois, com a contribuição dela, meu filho conseguiu passar pela fase municipal, estadual e foi a Fortaleza para participar da etapa nacional e irá a Brasília para participar da etapa final da Olimpíada da Língua Portuguesa. Também quero parabenizar meu amado filho pelo esforço e superação”. Comentou a Sra. Monica.

Leia abaixo, o poema escrito por Pedro, que garantiu a ele a classificação para etapa final da 3ª Olimpíada da Língua Portuguesa:

Um Cantinho do Brasil
Moro aqui escondidinho
Num cantinho do Brasil
Lugar que poucos aguentam
Pois aqui faz muito frio

Neste lugar não tem praia
Neste lugar não tem mar
Mas tem estrada de asfalto
Onde vejo os carros passar

Sentado na beira do asfalto
Eu e outros meninos
Ficamos contando os carros
E imaginando seus destinos

Neste lugar não tem trem
Muito menos avião
Mas não tem coisa mais linda
Quando passa um caminhão

Saio correndo atrás
Gritando "Esse é meu"
Ele some no infinito
Seguindo o destino seu

E eu volto pro meu mundo
Brincar com a minha bola
Depois desenho um caminhão
Nos bancos da minha escola

Neste lugar não tem prédio
Neste lugar não tem nada
Mas não tem coisa mais linda
Que os campos com a geada

O galo canta bem cedo
Anunciando o novo dia
Abro a janela e sinto 
A madrugada bem fria

Casa fechada quentinha
Com o fogo no fogão
Bule de café com leite
Sapecada de pinhão

Neste lugar não tem shopping
Cinema aqui é coisa vã
Mas não tem coisa mais linda
Que a florada da maçã

As flores além de lindas
Perfumam toda a cidade
E espalham pelo ar
Cheiro de felicidade

Aqui todos se conhecem
Dizem: "Boa noite, bom dia"
Com um sorriso no rosto
Como vai sua família?

O pai diz para seu filho
De benção pro teu padrinho
E ele de mãos arrumadas
Também ganha um trocadinho

Neste lugar não tem luxo
Muito menos a modinha
O costume das mulheres
É o chimarrão na vizinha

Domingo, churrasco na brasa
Deixa um cheirinho no ar
Logo chegam as visitas 
Que vem para almoçar

Os namoros por aqui
São estilo a moda antiga
O rapaz pede a mão da moça
Para não arranjar intriga

A moça arruma a casa
Tudo com muito cuidado
Faz docinho e sobremesa
Pra esperar o namorado

Passa dia e entra dia
E assim minha cidade
Todos seguem sua vida
Na maior simplicidade...

Autor: Pedro Augusto Silva Morais


Foto:
Setor de Jornalismo Rádio Fraiburgo. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comenda é o 14º prêmio na galeria da APAFEC

Comenda da Alesc é o 14º prêmio na galeria da APAFEC.
Na segunda-feira (19/11), em Florianópolis a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense. Com essa honrosa distinção, a APAFEC, completa 14 prêmios em sua galeria, que reconhecem o trabalho de educação popular e formação integral de cidadãos, que executa há 10 anos em Fraiburgo e região, confira a lista completa abaixo:
Moção de Congratulações e Reconhecimento ao Projeto Esporte Bemlegal, oferecido pela Câmara de Vereadores de Fraiburgo – março de 2004;

Moção de Reconhecimento pelo trabalho da APAFEC, oferecido pelo Jornal Fraynews – setembro de 2005;

Troféu Vital para o Esporte, edições de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, oferecidos pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô – entregue em dezembro de cada ano;

Prêmio Esporte como Fator de Inclusão Social – oferecido pela Agência Contestado de Notícias Populares AGECON – abril de 2009;

Moção de Reconhecimento, Parabenização e Agradecimento, pela Câmara de Vereadores de Fraiburgo – abril de 2009;

Prêmio desenvolvimento e Incentivo a Cultura e Esporte, edições de 2009 e 2010, oferecidos pelo Jornal vitória – abril de 2009 e 2010;

Prêmio Exemplo Voluntário, recebido em dezembro de 2011, oferecido pelo Instituto Voluntário em Ação em conjunto com a Fundação Marurício Sirotsky Sobrinho, o Serviço Social do Comércio – SESC/SC, a Secretaria de Estado da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/SC;

Comenda do Legislativo Catarinense, recebida em novembro de 2012, oferecido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Fonte: APAFEC

Apafec comemora 10 anos com jantar e entrega troféus



Na noite da quarta-feira (14), a Associação Paulo Freire de Educação Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec) realizou diversas atividades para comemorar os 10 anos de fundação. A 1ª Janta de Amigos e Amigas da instituição aconteceu no Restaurante Zezitos, onde também foi realizada a entrega da 3ª edição do Prêmio Amigos da Apafec, para pessoas e empresas, pela contribuição nesta década de existência.

Entre as autoridades presentes, estava o deputado estadual padre Pedro Baldissera. Ele afirmou que a Apafec chamou a atenção pela organização e estrutura, e pelo trabalho de inclusão social que realiza, fazendo com que crianças, adolescentes e jovens deixem de freqüentar espaços comprometedores. “É um trabalho brilhante com dimensões inimagináveis, pois, esta organização segue a metodologia de Paulo Freire que liberta as pessoas da situação de oprimidos”, declarou.



Sobre o prêmio, padre Pedro declarou que é um gesto de reconhecimento. “Precisamos valorizar as pessoas que se dedicam para este tipo de trabalho, onde predomina o espírito de doação e o resgate social. Isso nos levou a prestar homenagem na Assembléia Legislativa, pelo trabalho extraordinário que é desenvolvido no município. Esta será a primeira organização de Fraiburgo a receber a comenda”, destacou o deputado, referindo-se ao evento que acontece na segunda-feira (19) na Alesc.

O coordenador da Apafec Jilson Carlos Souza disse estar contente com a participação das pessoas que prestigiaram o evento. “Este momento é muito importante para agradecer a todos que ajudaram de maneira decisiva nesses 10 anos. O apoio e envolvimento nos preparam e dão forças para mais uma década”, ressalta Jilson. 


O evento festivo foi animado pela dupla Dual Rock com Edimar Gonçalves e Robson Ribeiro, juntamente com os coordenadores da Apafec Beatriz dos Santos e Rafael Rodrigues.

Comenda
A Apafec receberá, na segunda-feira (19), a comenda do Legislativo Catarinense, medalha que homenageia entidades e pessoas que prestam serviços relevantes à sociedade. A proposta da homenagem é do deputado Padre Pedro, que considera o trabalho da organização uma referência na região Meio Oeste. “É o reconhecimento a um grupo de jovens que ousou e construiu um belíssimo trabalho aqui na região, principalmente com a nossa juventude”, destacou o parlamentar.

Por Lilian Aparecida Ribeiro

Matéria publicada originalmente no Jornal A Coluna edição 569, de 16/11/2012.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

APAFEC recebeu Comenda do Mérito Legislativo.

Na segunda-feira (19/11), 14 fraiburguenses, sendo: 12 integrantes (05 coordenadores e 07 meninos e meninas do Projeto Esporte Bemlegal) da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC e 02 da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, estiveram na capital do estado para em nome da APAFEC receber a Comenda do Legislativo Catarinense.

Delegação fraiburguense com o deputado Padre Pedro e Pedro Uczai
A distinção expressa o reconhecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC ao compromisso social e ao empreendedorismo de pessoas e instituições que atuam fazendo história de Santa Catarina. Este prêmio é concedido anualmente e foi instituído pela Resolução 002, de 2008, que unificou as medalhas anteriormente concedidas pelo Parlamento Estadual.

Entrega da comenda
A APAFEC foi indicada pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera, a entrega da Comenda aconteceu às 19h00min no plenário Osni Régis. “Homenagear a APAFEC é, além de um reconhecimento público, um incentivo à continuidade do trabalho, um incentivo para que se reproduza o bom exemplo desse coletivo. A partir de pequenos ou grandes atos, temos exemplos de que grandes mudanças são possíveis.” Comentou Padre Pedro.  

Importância

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), parabenizou os homenageados e ressaltou a importância deste tipo de solenidade. “Esta cerimônia tem o objetivo de enaltecer os que aqui estão e incentivar tantos outros anônimos que prestam um grande serviço ao nosso estado para que possam continuar seu trabalho voluntário”, declarou.

Delegação fraiburguense com o deputado estadual Padre Pedro 
Em nome dos homenageados, José Carlos dos Santos destacou em seu pronunciamento o papel que esses atores desempenham na sociedade. “Parabenizo todos pela função que cada um exerce pelo bem-estar do povo catarinense. Desejo a todos que continuem fazendo aquilo que gostam e que eu também gosto: fazer o bem não interessa a quem”. O empresário também fez um apelo contra a violência em Santa Catarina. “Vim fazer esta reivindicação: vamos nos unir e lutar pelo nosso estado”.

Iniciativas que fazem a diferença
Representando as bancadas da Assembleia Legislativa, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) enfatizou em seu discurso que muitos dos homenageados trabalharam para suprir carências dos Poderes Públicos e outros, indiretamente, proporcionaram a diversas pessoas oportunidades de um emprego digno, de uma educação melhor, de chances para mudar uma realidade de forma positiva.“
Entrega da comenda II
É preciso reconhecer, valorizar e reproduzir ações e iniciativas que mudam nossa história para melhor. É muito importante que outras pessoas, entidades e instituições conheçam essas histórias para que multipliquem posturas como essas, pois elas fazem a diferença, elas representam o novo que nós, o tal país do futuro, sempre buscamos”, disse.


Durante a solenidade, o pianista Pablo Rossi, um dos homenageados da noite, apresentou um recital. A sessão solene reuniu diversas autoridades e contou ainda com a participação do barítono Giovani Cascaes Pacheco e do tecladista Samuel Rosa, que interpretaram os hinos Nacional e Estadual. (Ludmilla Gadotti)

Fotos e informações do Agência ALESC

Festa para escolher os melhores do municipal de futebol de campo 1ª e 2ª divisão


Acontece no próximo dia 30/11, nas dependências do restaurante Tio Bressiani o jantar de premiação dos melhores atletas, técnicos e árbitros do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2012 primeira e segunda divisão.

A escolha dos jogadores que estarão concorrendo ao título de melhor jogador por posição aconteceu depois de uma reunião entre a imprensa e algumas pessoas que acompanham de perto o nosso esporte amador.

A comissão organizadora decidiu pela escolha de três jogadores em cada posição, sendo que estes nomes estarão a partir de agora sendo escolhidos por outras pessoas conhecedores do nosso futebol, bem como também pela torcida presente na decisão do Municipal de Campo que acontece no próximo dia 25/11 no Estádio Macieirão.


Lembrando que o nome dos ganhadores só será divulgado no durante o jantar. E cada jogador, arbitro e técnico ganhador será agraciado com troféu. São esperados para essa confraternização mais de 200 pessoas entre jogadores e convidados.

A promoção é da Equipe de Esportes da Rádio Fraiburgo.


Confira a abaixo lista dos Atletas que estão concorrendo:

1ª DIVISÃO
GOLEIRO:
( ) ROBSON
( ) BABALOO
( ) BALICO
LATERAL DIREITO:
( ) FABIO
( ) BABY
( ) GIO
ZAGUEIRO CENTRAL:
( ) MACACO
( ) KIKE
( ) GEAN
QUARTO ZAGUEIRO:
( ) DIEGO
( ) ODIRLEI
( )  TICO
LATERAL ESQUERDO:
( ) MIRO
( ) TITE
( ) VILSOM
PRIMEIRO VOLANTE:
( ) TAYLOR
( ) CORPO
( ) DUDU
SEGUNDO VOLANTE:
( ) JANRIE
( ) BETO
( ) CARLINHOS
MEIO DIREITA:
( ) KLEITON
( ) MAURICIO
( ) BAZZOLA
MEIO ESQUERDA:
( ) LIPE
( ) RENATO
( ) PESQUINHO
PRIMEIRO ATACANTE:
( ) RODRIGÃO
( ) SANDRINHO
( ) DONIZETE
SEGUNDO ATACANTE:
( ) ERALDO
( ) GEOVANE
( ) TIAGO


2ª DIVISÃO
GOLEIRO:
( ) MAGRÃO
( ) MICHEL
( ) LODRIGO
LATERAL DIREITO:
( ) FELIPE
( ) PURGA
( )DUDU (Montana)
ZAGUEIRO CENTRAL:
( ) VALDECIR
( ) ANDRÉ
( ) TIANTO
QUARTO ZAGUEIRO:
( ) TATO
( ) NOEL
( ) TETÉIA
LATERAL ESQUERDO:
( )MARCELO
( ) TUNICO SCHADE
( ) EDILSO
PRIMEIRO VOLANTE:
( ) JUNIOR (LF)
( ) JULIO CESAR
( ) OTAVIO (LF)
SEGUNDO VOLANTE:
( ) NANICO
( ) ADO
( ) JAZEL
MEIO DIREITA:
( ) LUCIMAR
( ) DUDU (Atrevidos)
( ) VINI DE NARDI
MEIO ESQUERDA:
( ) AMENON
( ) ALEXANDRE
( ) PAULINHO
PRIMEIRO ATACANTE:
( ) MAIKON
( ) MAURICIO
( ) GILDO (AREF)
SEGUNDO ATACANTE:
( ) ALEMÃO
( ) CLAIR (Lau Mello)
( ) PIROLLI (LF)



CRAQUES DO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO 2012
CRAQUE DA 1º:
( ) LIPE
( ) MACACO
( ) RODRIGÃO
CRAQUE DA 2º:
( ) AMENON
( ) MAIKON MAGRÃO
( ) VITOR
ÁRBITRO:
( ) VANDE
( ) EDEGAR
( ) LUCIANO
AUXILIAR:
( ) DA PRAÇA
( ) MARCELINO
( ) NENE
( ) ROBSON



Enviado por Jornatam Cordeiro
Contatos: jonatam_cordeiro@hotmail.com