Página Correio Esportes

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Adolescentes são explorados por “olheiro” e clube no Campeonato Paulista

A Justiça condenou o clube de futebol Portuguesa Santista e o “olheiro” Ronildo Borges de Souza por manterem 12 adolescentes alojados em condições precárias, sem alimentação e em meio à falta de higiene. Os jovens foram trazidos do interior do Pará até a cidade de Santos (SP), sob a promessa de que iriam disputar campeonatos sub-15 e sub-17 no estado.

A agência de notícias Pública investigou que os adolescentes foram “agenciados” por Ronildo ainda no Pará. Já em São Paulo, os meninos foram inscritos no campeonato infantil da Federação Paulista de Futebol pela Portuguesa Santista.
Muitas crianças e adolescentes são explorados
por olheiros e cartolas no futebol brasileiro.
Em maio do ano passado, o caso foi denunciado ao Conselho Tutelar. Uma ação civil pública contra o clube e o “olheiro” foi ajuizada. Em fevereiro deste ano, saiu a sentença que fixou multa de R$ 50 mil por atleta em formação alojado de forma precária. Os réus ainda ficaram proibidos de inscrever adolescentes vindos de outros estados em campeonatos, caso sua situação na Baixada Santista não estivesse regular. A exigência é que eles frequentem a escola e recebam assistência à saúde.

O sonho de se tornar jogador de futebol leva milhares de adolescentes a deixarem suas casas e seguirem as promessas de clubes e “olheiros” pelo país. Somente no Santos Futebol Clube, cerca de 30 mil garotos realizaram testes técnicos no ano de 2011.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

*Com informações da Agência Pública.

Imagem:

Mais de mil pessoas fizeram parte das comemorações da APAFEC e Associação Vital


As ações desenvolvidas pela Associação Vital Fraiburgo e Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec) em comemoração a primeira década de existência do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e do Projeto Esporte Bemlegal (PEB), estiveram dentro do esperado. A avaliação foi feita pela coordenação das ações que foram desenvolvidas ao longo das duas últimas semanas.
 
Para a coordenadoria todas as atividades alcançaram os objetivos traçados e tiveram boa participação de publico, no total mais de mil pessoas participaram de forma direta das atividades. “Resta-nos agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a viabilizar as atividades e também a todos os pais, mães, crianças, adolescentes, jovens e adultos que participaram”, afirma Jilson Carlos Souza, coordenador da Apafec.
 
Entre as ações de comemoração, aconteceu à palestra “As organizações sociais e a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos como cidadãos plenos”, ministrada pelo mestre em História da Educação, João Ademir Cancilier. Outra palestra orientativa contou com a presença do presidente da subseção da OAB Fraiburgo, João Rudinei Belotto que falou sobre “Direitos dos Cidadãos”.
 
Ainda no sábado dia 28 de abril ocorreu à apresentação do Programa de Entrevista da Rádio Fraiburgo, da Sala de Inclusão Digital no bairro São Miguel. Outro momento que marcou a comemoração foi a 1ª Mateada da Solidariedade onde aconteceu o lançamento da Ação Solidária Entre Amigos da Apafec, a qual irá arrecadar fundos para a entidade nesse ano.
 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fraiburgo participa da XVII – Taça Santa Catarina de Karatê-dô

Acontece neste sábado (12/05), na cidade de Blumenau, a XVII Taça Santa Catarina de Karatê-dô. Os estudantes do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô/ Escolinhas Centro da FME/Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, irão representar o município de Fraiburgo, neste importante evento da F.C.K. – Federação Catarinense de Karatê-dô. Fraiburgo será representado por 45 pessoas, entre atletas, pais, responsáveis e dirigentes.

Queremos agradecer o empenho e a dedicação de todos, no objetivo de bem representar o município de Fraiburgo. Nosso carinho e respeito aos estudantes, pais, responsáveis, empresas, supermercados e lojas que apoiam os projetos da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a todos os sinceros agradecimentos do Karatê-dô Fraiburguense. Em especial queremos agradecer a diretoria da APAFEC – Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo, pela parceria de 10 anos, completados no mês de abril, que resultou em eventos fantásticos para as comemorações de aniversário, no último final de semana. Sem esta parceria ficaria inviável a participação de Fraiburgo neste evento”. Comenta Luiz Coelho.

A coordenação da APAFEC, intermediou a liberação do transporte junto à conceituada empresa Schumacher Tur, pois os estudantes/karatecas, seus pais e responsáveis pagarão  todas as despesas com transporte, alimentação, inscrições e anuidades, para a efetiva participação no evento.

"A disciplina, educação e respeito, filosofia básica da modalidade de Karatê-dô, faz com que estejamos motivados cada vez mais, em mantermos os projetos sociais, para fortalecer o esporte amador em Fraiburgo. Temos ainda muito o que fazer para melhorar o esporte em nosso município, a participação em eventos competitivos utilizamos para motivar a união de uma equipe vencedora, que já representou o município em diversos eventos de nível regional, estadual, nacional e internacional, buscando sempre a divulgação deste importante município catarinense. Reiteramos os agradecimentos a todos que de uma forma ou outra, apoiam diretamente e indiretamene o Karatê-dô fraiburguense”. Concluiu Luiz Coelho

Fonte: Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Encerradas as atividades alusivas aos 10 anos do Projeto Cidadão do Futuro e PEB


Aconteceram de sábado 28/04 a domingo 06/05, várias atividades para comemorar os 10 anos do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô da Associação Vital Fraiburgo e do Projeto Esporte Bemlegal – PEB da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC. Estes dois projetos esportivos sociais fazem parte do portfólio de ações dessas duas entidades.

Foram várias atividades culturais, esportivas, educativas e religiosas. Todas com bom comparecimento de público, entre integrantes das entidades e convidados. No sábado 28/04, o Programa de Entrevista da Rádio Fraiburgo, apresentado pela jornalista Juciele Baldissarelli aconteceu ao vivo da Sala de Inclusão Digital da APAFEC, localizada no bairro São Miguel.
Programa de Entrevista ao vivo da Sala de Inclusão Digital da APAFEC,
abertura das comemorações dos 10 anos dos dois Projetos Esportivos Sociais.
Sexta-feira 04/05 aconteceu no dojo da Associação Vital no bairro São Miguel, a palestra: “As organizações sociais e a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos como cidadãos plenos”, ministrada pelo mestre em História da Educação, João Ademir Cancilier, que desafiou os integrantes das duas entidades a seguir superando as dificuldades e conscientizando mais pessoas para se juntarem ao trabalho que vem sendo mantido.

Dando continuidade à programação no sábado 05/05, foram feitos 03 atos, das 8h30min as 12h00min, ocorreu a 1ª Mateada da Solidariedade no terminal urbano, com apresentações musicais, dança e lançamento da Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012. Em pouco mais de 45 minutos os integrantes da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, venderam 32 cartelas. As 19h00min aconteceu na igreja católica do bairro São Miguel, celebração de missa pelos 10 anos dos dois projetos e também pelo 5º mês do desaparecimento físico do karateca Pablo Henrique do Nascimento. Para concluiu a programação do sábado, logo após a missa foi exibido o filme Mãos Habilidosas.  
1ª Mateada da Solidariedade
Exibição do filme: Mãos Talentosas
O domingo 06/05, marcou o encerramento das comemorações dos 10 anos dos projetos. No dojo da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô foi organizada a 3ª Sessão Cultural Popular, com apresentação dos fundamentos do karatê-dô, coreografias do Grupo de Dança Pense e Dance, exposição de artesanatos produzidos pela mulheres do Projeto Artesanato Cidadão e para finalizar a sessão cultural ocorreu a palestra: “Direitos dos Cidadãos” ministrada com o advogado João Rudinei Belloto. A tarde na antiga Associação da Pomifrai aconteceu a entrega dos agasalhos da APAFEC e o jogo de futebol entre os integrantes das duas entidades e a noite celebração de culto na Igreja Batista.  
Publico presente na 3ª Sessão Cultural Popular
Entrega dos Agasalhos aos meninos e meninas
do Projeto Esporte Bemlegal
Familiares e mininas e meninos do Projeto Esporte Bemlegal
e integrantes do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô.
Algumas das meninas e mulheres das duas entidades
que fizeram o jogo de futebol
Alguns dos meninos e meninas das duas entidades
Segundo as coordenações das duas entidades: “Todas as atividades alcançaram os objetivos traçados e tiveram boa participação de publico, foram mais de 1100 pessoas que participaram de forma direta das ações desenvolvidas. Resta-nos agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a viabilizar as atividades e também a todos os pais, mães, crianças, adolescentes, jovens e adultos que participaram”.


Fonte: Blog Esportes em Debate

ADRC Fraiburgo realiza reunião e convida APAFEC

Membros das duas entidades
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural – ADRC Fraiburgo realizou na ultima quinta-feira (03/05) uma reunião de sua coordenação e convidou membros da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC para participarem.

Estiveram representando a APAFEC os coordenadores João Carlos Rodrigues e Jilson Carlos Souza. Durante o encontro foi firmado parceria entre a APAFEC e a ADRC Fraiburgo, para a venda de cartelas da Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012.
João Carlos (APAFEC) fazendo uso da palavra.
A parceria consiste no seguinte: Os membros da ADRC – Fraiburgo venderão as cartelas da Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012 e de cada cartela vendida ficaram com um percentual, a ser investido no trabalho da entidade. Esse tipo de parceria a APAFEC já realiza há mais de cinco anos com várias entidades sem fins lucrativos de Fraiburgo e região.

A reunião teve outro objetivo, os dois integrantes da APAFEC, também explanaram aos membros da ADRC – Fraiburgo, o modelo de gestão adotado pela entidade e como são conduzidos os projetos da APAFEC, que em outubro deste ano completam 10 anos de existência.

Fonte: Blog Visão Esportiva

1ª Mateada da Solidariedade foi sucesso (Nota de agradecimento)

Mais de 250 pessoas estiveram presentes na
1ª Mateada da Solidariedade
A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo - APAFEC agradece as mais de 250 pessoas que se fizeram presentes na 1ª Mateada da Solidariedade, que aconteceu no ultimo sábado 05/05 no terminal urbano de Fraiburgo. Agradecemos de forma muito especial os parceiros que contribuíram de forma decisiva para que a Mateada fosse realizada, são eles:
Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, (uma das organizadoras do evento);
Artistas da Florada da Canção (realizaram apresentações culturais);
Artistas do Espaço Caboclo (cederam o som e a estrutura física);
Cesar Malinoski do Jornal Informe (cobertura fotográfica);
Churrascaria Polo (emprestou mesas onde foram acomodadas as garrafas térmicas e a erva mate);
Erva Mate Viola de Ouro (doou a erva mate);
Grupo de Dança Pense e Dance (realizou apresentações de dança);
Igreja Batista (realizou apresentações musicais); 
Julio Santos (apresentação);
Lojas Benoit (doou 15 aventais e 15 cuias personalizadas distribuídas em forma de sorteio aos presentes);
Meninos, meninas, pais, mães e coordenadores da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô; 
Rádio Fraiburgo (Flashes ao vivo e divulgação do evento);
Rádio Vida Feliz FM Comunitária (divulgação e cobertura do evento);
Schumacher Tur (realizou o transporte dos integrantes da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô).

Meninas do Gupo de Dança Pense e Dance,
uma das atividades culturais da Mateada

Durante a 1ª Mateada da Solidariedade, foi lançando a Ação Solidaria Entre Amigos da APAFEC 2012. Das 11h00min às 11h45min, quando foi encerrada a atividade foram vendidas 32 cartelas. Abaixo o educador Jilson da coordenação da APAFEC, vende as três primeiras cartelas a Vanderlei Gonçalves.



Abaixo outras fotos da 1ª Mateada da Solidariedade
Karatecas tomando chimarrão

Vista parcial de alguns participantes

Outra apresentação do Grupo de Dança Pense e Dance

Confira abaixo prêmios da Ação Solidária Entre Amigos 2012:

Fonte: APAFEC