Página Correio Esportes

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Emoções, aprendizados e experiência de um fraiburguense na Serie A do Campeonato Catarinense de Futebol

O 1º turno do Campeonato Catarinense de futebol 2016, esta chegando ao fim. Um fraiburguense estreou na narração dos jogos da Primeira Divisão do Catarinão, para fazer um balanço dos jogos narrados, emoções e experiências vividas o Blog Esportes em Debate, fez uma entrevista especial e exclusiva com o comunicador Jonatam Cordeiro (foto ao lado).

Blog: Como tem sido para você um comunicador vindo do interior do estado, integrar/coordenar a equipe de esportes da Rádio Clube de São João Batista? Quem faz parte da equipe esportiva?
Jonatam: Olá aos leitores e leitoras do Blog Esportes em Debate, primeiramente quero dizer que é uma honra estar participando deste canal da internet, ao qual tenho um carinho e respeito muito grande pelo belo trabalho que faz junto à sociedade, divulgando e levando a informação séria daquilo que realmente interessa para a comunidade. Fico feliz em poder contar um pouco deste desafio, mas ao mesmo tempo um sonho que está se realizando em minha vida, no começo confesso que não foi fácil, pois agora é futebol profissional e a dedicação começa já dias antes, pois
Parte da equipe esportiva da Radio Clube
precisamos estudar e buscar informações na história e também atuais sobre as equipes, estádio e arbitragem, depois vem o cuidado com a concentração durante a partida, a adaptação de conviver em espaços reduzidos com grandes nomes de emissoras famosas no começo isso me deixou um pouco acanhado, mas graças a DEUS tenho uma equipe dedicada que me auxilia em tudo. Hoje a equipe de esportes da Rádio Clube é composta pelo experiente repórter esportivo José Hoffmann, com profunda experiência no meio esportivo, nos comentários tenho ao meu lado o ex árbitro da CBF Sérgio Roberto Machado, nossa equipe também conta com o talento do técnico Romualdo Barão, nosso coordenador esportivo é o Jardel Laurenttino e temos a direção de Camilla Klein e Silvio Eccel além é claro de mim nas narrações.

Blog: Que emoções foram vividas nas narrações dos jogos da Serie A do Campeonato Catarinense? Quais os jogos que você narrou neste primeiro turno?
Jonatam: Olha as emoções são muitas mesmo, haja visto que este ano o Catarinense está muito equilibrado, nas suas primeiras rodadas e isso faz com que cada jogo seja disputado como uma verdadeira final, pois as equipes sabem da importância de vencer e com os placares geralmente muito apertados sem dúvida estamos vivendo grandes emoções neste primeiro turno. Nós pela proximidade com a cidade de Brusque temos acompanhado o Brusque Futebol Clube e estamos cobrindo todos os jogos dentro e fora de casa, já passamos por Florianópolis em jogo contra o Figueirense na primeira rodada quando fiz minha estreia na serie A, depois em casa no estádio Augusto Bauer contra o Criciúma e daí  viajamos até Jaraguá do Sul, quando o Brusque enfrentou o Metropolitano no jogo da estreia do jogador ex-Flamengo Léo Moura, posteriormente o Brusque voltou a jogar em seus domínios agora contra o Camboriú e agora na ultima partida contra a Chapecoense, claro que é certo falarmos que ainda temos para encerrar o turno o jogo contra o Avaí neste sábado dia 20, dia 24 em casa contra o Guarani de Palhoça, depois no dia 28 o Brusque enfrenta em Lages o Internacional e dia 02 fecha o primeiro turno em casa frente ao Joinville.

Final da 2ª Divisão do Catarinense 2015
Blog: Ano passado você narrou os jogos da segunda divisão do Catarinão, inclusive narrado a final vencida pelo Brusque. Das partidas narradas até o momento na primeira e segunda divisão, qual a mais emocionante? Por quê?
Jonatam: Olha sem sombra de dúvidas, o jogo da decisão da segunda divisão do Catarinense vendo o estádio Augusto Bauer totalmente lotado, com capacidade total, o torcedor gritando é campeão foi algo que será simplesmente inesquecível, mas a estreia no catarinense 2016 quando coloquei a planta dos meus pés na Orlando Scarpelli e vi toda a paisagem do estádio fiquei por alguns minutos em silêncio na cabine apenas observando e vendo a grandiosidade do estádio, que para mim era algo novo visto antes só por fotos, certamente foi e será algo que não esquecerei, me ver no meio da crônica esportiva conversando, trocando ideia com narradores, repórteres de rádios e TV’s que antes só conhecia pela voz ou pela tela de televisores, agora estavam ali juntos ao meu lado, saber que em meio a tantos profissionais de qualidade sou um privilegiado por DEUS para fazer aquilo que mais gosto, e isso certamente faz com que a figuração da série A seja melhor pela divulgação e pelos jogos que envolvem times de série A do Brasileirão e com investimentos muito grandes em jogadores, o que eleva e muito no nível técnico dos jogos, por isso estou gostando da série A, pelo brilho e destaque que existe.

Blog: Quais são as experiências vividas e aprendizados conquistados, narrando os jogos do futebol profissional catarinense?
Jonatam: Sabe, hoje creio que estou num grande momento da minha vida, mas isso se deve a uma grande oportunidade que recebi da Rádio Clube de São João Batista, através dos seus diretores Silvio Eccel e Camila Klein e o nosso coordenador Jardel Laurenttino para acompanhar o campeonato catarinense, aqui o esporte é tratado de uma forma lúdica, nos divertimos um pouco com os acontecimentos, sem perder o lado jornalístico. Acredito que tive um avanço super legal do ponto de vista profissional, nossa convivência no dia a dia ajuda muito, pois hoje fazendo a cobertura profissional temos mais obrigações, mais responsabilidades e é nesses momentos que observamos o quanto podemos evoluir. Posso dizer que está sendo muito gratificante viver essa experiência. Sinto-me muito à vontade nas transmissões, mantendo meu estilo e, obviamente, buscando aliá-lo ao que a emissora propõe. Agora o que fiquei muito feliz foi quando percebi a repercussão positiva desse primeiro trabalho no catarinense e creio que esse se deu ao bom trabalho que fiz no passado em Fraiburgo. E talvez o maior aprendizado, foi saber que tenho bons amigos e isso só motiva a permanecer sempre em busca de evolução e novos desafios.

Fraiburguense nascido no Faxinal dos Carvalhos
Blog: Quais os desafios de sua carreira de narrador esportivo para 2016 e para os próximos anos?
Jonatam: Olha o projeto que a Rádio Clube tem é muito bom, e graças ao empenho de toda a equipe temos conseguido atingir o objetivo da emissora, temos ganhado uma proporção muito grande na região e pelo estado com o catarinense e é claro, sinto-me orgulhoso de estar junto com essa equipe campeã, por isso agora nosso empenho é continuar firmes no campeonato todo, é importante destacar o esporte amador aqui onde fazemos a cobertura total de toda a região que engloba mais de 4 municípios e como sempre falei sou um apaixonado pelo esporte amador, mas a emissora tem um planejamento de darmos continuidade com o projeto das transmissões acompanhando as equipes catarinenses do campeonato brasileiro e isso é claro que empolga e nos deixa feliz, em ser um colaborador de uma empresa que acredita em seus profissionais, e quer mostrar sua marca não só ao estado, mas também a todo o país. Sobre o futuro tenho vários sonhos, mas também gosto muito de reconhecimento e amizade, e hoje estou muito feliz onde estou, acho que isso é o que realmente importa, então faço no presente, sem pensar no futuro e deixo que DEUS cuide dele pra mim.

Jonatam Cordeiro e Sergio Roberto comentarista
Blog: Espaço aberto para suas considerações finais...

Jonatam: Agradeço o espaço dado pelos editores do Blog Esportes em Debate. Parabéns pelo trabalho de divulgar o nosso esporte seja amador ou profissional, e é claro divulgar os mais diversos assuntos que bem informam nossa comunidade. A minha mensagem é a de ter perseverança e nunca desistir de lutar de forma honesta pelos seus sonhos, por mais obstáculos que possam aparecer. Superar cada um deles nos torna maior, como pessoa principalmente. E na vida, sempre foi em momentos difíceis, de incertezas, que apareceram pessoas que me faz acreditar em anjos. Pessoas especiais, evoluídas e com a missão neste plano de sempre ajudar. Hoje, mais do que nunca, tenho orgulho de falar da terra de onde nasci, falar aos meus amigos e contar histórias do meu Faxinal dos Carvalhos, da Macieira, Liberata e do bairro São Luís onde cresci. Se parar por aqui já valeu a pena, mas sei que muito mais vem pela frente, é bom poder dizer que venho de uma terra abençoada que tem vários talentos, que precisa ser mais valorizados, a todas e todos que estão na torcida por mim, deixo o meu: Muito Obrigado e até uma próxima! Ah, e nunca esqueçam: “Esporte é vida, droga é morte, você é quem decide”. Abraço a todos e todas!

Fotos: Arquivo Pessol

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Raimundo Colombo ‘esquece’ da construção do prédio próprio da Escola Estadual no bairro São Miguel em Fraiburgo/SC

Governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, preferiu falar sobre a colheita da maça do que tratar sobre os assuntos relacionados às promessas que havia feito, quando disse que “acompanharia de perto” a construção da Escola Estadual do bairro São Miguel, em Fraiburgo/SC, uma das principais reivindicações da comunidade.

Governador e seu staff em Fraiburgo nesta quinta-feira 18/02  


O governador Raimundo Colombo e seu staff estiveram nesta quinta-feira (18/02), em Fraiburgo, para celebrar a abertura da colheita de maça e também para inaugurar alguns asfaltos, construídos com recursos públicos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
O governante ‘esqueceu-se’ de tratar um dos assuntos mais importantes para a comunidade fraiburguense, a construção do prédio próprio da Escola Estadual no bairro São Miguel. A comunidade fraiburguense esta mobilizada desde abril 2011, quando lançou uma campanha pela construção do prédio próprio do educandário (acompanhe pelo link: www.escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br).
Governador celebrando a colheita da maça sem se importar com as reivindicações da comunidade 
No dia 07 de abril de 2014 (portanto, há quase dois anos), o governador recebeu, o presidente interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, deputado Padre Pedro Baldissera (foto abaixo), na oportunidade Colombo disse: “A partir de agora essa obra é uma das prioridades da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e garanto que existem recursos financeiros para construir essa escola, conheço o bairro São Miguel de Fraiburgo, sei que é preciso uma escola estadual lá e vamos seguir acompanhando de perto esta questão”.
“Continuaremos mobilizados e organizados para pressionar o governo do estado, as demais autoridades municipais e regionais, até o prédio próprio da escola estadual ser construído no bairro São Miguel, pois acesso a educação é um direito nosso”. Comenta Mariza Aparecida Fidelis Ribeiro Rodrigues uma das coordenadoras da campanha.

Leia também:






Fotos: James Tavares/Secom; Setor de Jornalismo da Rádio Fraiburgo; e Cássio Turra.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Grupo da PJMP e PJR de Descanso/SC se reúne para falar sobre Comunicação Popular

Descanso/SC
 
Dinâmicas de comunicação popular
“Às vezes a gente comunica mesmo sabendo que está errado”. Essa foi uma das primeiras afirmações apresentadas durante o encontro de base da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), do município de Descanso/SC, no final da tarde de quinta-feira, dia 11. Falar sobre Comunicação Popular foi à sugestão do próprio grupo, que tem percebido a importância das palavras na vida do coletivo e a necessidade de rever algumas condutas quanto a comunicação em suas comunidades e nas redes de internet.
Em um cartaz, os jovens escreveram sobre o que querem comunicar. Também refletiram sobre como têm se comunicado nas redes sociais, conteúdos que costumam ler e quais sites de notícias acompanham. Uma das pessoas do coletivo perguntou sobre quem havia lido alguma notícia relacionada ao menino Vitor, Kaingang, de dois anos, que fora degolado em Imbituba/SC. Dos 15 jovens presentes no encontro, três responderam que não acompanharam e não ouviram comentários sobre a notícia. Os demais leram-na em redes sociais ou então, ouviram ‘alguma coisa’ pela rádio de sua cidade.
Mediante esta constatação, o grupo entende que fatos como este precisam receber maior atenção e que a juventude tem papel fundamental na divulgação em resistência a crimes como esse, ocorrido contra uma criança indígena.

Quem tem o poder da comunicação?
Dinâmicas de comunicação popular
“Nós temos. Podemos falar, nos expressar. Mas muitas vezes falamos sobre comunicação sem saber exatamente o que ela é, o que a gente faz com ela”. As dificuldades existem neste processo de fazer com que a comunicação seja colocada em pauta nos grupos de base de movimentos e pastorais sociais. A fala acima, dita pela jovem Claudia Ciconet, de 17 anos, mostra como uma parcela da juventude tem se sentido quando questionadas sobre o ato de comunicar, a quem comunicar e o que, necessariamente é importante comunicar.
Claudia salienta que a PJR de Descanso/SC quer poder falar para a sociedade o que pensa a organização da Pastoral da Juventude Rural, suas pautas, reivindicações. “Queremos comunicar quem somos, o que a gente faz. O respeito, a vida das gentes, a música, poesia, as dores, os esquecidos, luz, nossas lutas, verdade e justiça, nossa união, os esquecidos. Como foi colocado no cartaz”, disse ela.
A jovem também citou a marcha do Grito dos Excluídos\as realizada no ano passado, durante o sete de setembro em São Miguel do Oeste/SC. Para ela, ainda falta muita comunicação entre sociedade, movimentos populares e pastorais sociais. “As pessoas olhavam para a gente como se fôssemos desmontar a cidade. Achavam que a gente era baderneiro e mandaram inclusive a gente tirar a tinta que cobria o nosso rosto. A gente é diferente do que a mídia fala”.
Jovens escreveram em um cartaz o que desejam comunicar
O Jovem da PJMP, Vinícius Czarnobay, de 18 anos, complementou ainda dizendo que é preciso que as juventudes trabalhem com a contrainformação. “No grupo de base que é onde temos mais aproximação com nossos amigos e companheiros\as da PJMP e PJR, precisamos falar sobre essa forma de comunicação diferente. É este o espaço onde todo mundo pode colaborar”, defendeu ele.
Para Vinícius, é preciso começar de alguma maneira a encontrar formas de contrapor o que a mídia tradicional fala a respeito das juventudes e organizações populares. “Temos que mostrar o nosso lado e também despertar o senso crítico”.

Acompanhe:
Jovem da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Keila Jaine Wronski, 18 anos, do município de Descanso/SC, falando sobre a importância da comunicação na vida coletiva do grupo de base da PJMP e da Pastoral da Juventude Rural (PJR).

Por Claudia Weinman - jornalista popular do coletivo da PJR-PJMP/SC


Fonte: Portal Desacato

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

3º Festival de Vôlei de Areia em Duplas de Tangará

Participantes do 3º Festival de Vôlei de Areia em Duplas de Tangará
A quadra de areia da AABB-Tangará, foi placo neste domingo (14/02), para a 3ª Edição do Festival de Vôlei em Duplas (naipe masculino), segundo os organizadores o forte calor no período da manhã e a chuva no período da tarde, não foram empecilhos para as duplas realizarem partidas com ótimo nível técnico.
"Este é um evento tradicional, e o objetivo foi alcançado, serviu para dar início às atividades da modalidade de voleibol em 2016 no município, neste ano Olímpico, onde a modalidade de Vôlei de Praia é uma das principais do Brasil, já tendo conquistado muitas medalhas em Olimpíadas", comenta Enigir Ceron, um dos coordenadores do evento.
As quatro duplas vencedoras conforme classificação ao lado
A classificação final da etapa masculina do 3º Festival de Vôlei em Duplas foi a seguinte: 1º lugar: Jorge/Daniel; 2º lugar: Lucas/Eduardo; 3º lugar: Emerson/Negi; e 4º lugar: Adriano/Samuel.
No próximo final de semana (20 e 21/02), acontece à etapa feminina do Festival, também na quadra da AABB, o início está previsto para as 13h30min, quando será realizado o congresso técnico e sorteio das chaves.
As duplas interessadas em participar da segunda etapa do Festival de Vôlei de Areia em Duplas de Tangará, podem fazer sua inscrição, pelo fone: (0**49) 9114 – 2554 com Negi.


Com fotos e informações da Agência Comunidade

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Com atuação épica, Linha Baldissera/Mercado Bassani é campeão municipal de 2015

Registro oficial da equipe campeã antes do jogo
Com uma atuação épica a Linha Baldissera/Mercado Bassani sagrou-se campeão municipal de futebol de campo em Fraiburgo de 2015, o campeonato do ano anterior acabou somente no domingo 14/02/2016, por uma serie de motivos entre os quais os climáticos.
A Linha Baldissera/Mercado Bassani empatou em 1 a 1, no tempo regulamentar, com um jogador a menos e com um goleiro ‘tampão’, pois o arqueiro titular teve uma contusão no quadril e precisou ser substituído, e a equipe não tinha reserva da posição no banco de suplentes.
Jogadores e familiares festejam a conquista épica
Nos pênaltis a Linha Baldissera/Mercado Bassani venceu por 4 a 3, cada time desperdiçou uma cobrança e o goleiro improvisado defendeu outra, o que deu o titulo a equipe.
Os elementos citados acima e a valentia dos jogadores da Linha Baldissera/Mercado Bassani, tornaram a conquista lendária, a qual certamente entrará para os anais da história do futebol amador de Fraiburgo, parabéns aos jogadores e dirigentes.


Fotos: Arquivo da Fundação Municipal de Esportes de Fraiburgo e Página pessoal no Facebook de Marcel Rodrigo de Lemos.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Associação Vital e a Apafec iniciam preparativos para a terceira etapa do Curso Realidade Brasileira

 Juventude e experiencia é uma das marcas do coletivo que esta fazendo o curso 
Os integrantes da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) que estão participando do Curso de Educação do Campo com Ênfase nos Estudos da Realidade Brasileira, iniciaram neste domingo (14/02) a preparação para a terceira etapa do curso que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de março.
Diversos assuntos foram tratados, entre os quais os momentos de estudos entre uma etapa e outra, a logística de transporte e foi agendado para o próximo domingo 21/02 um encontro de estudo, o qual terá inicio as 10h00min da manhã até às 16h30min.
Preparação para terceira etapa do curso 
 O curso foi iniciado em novembro passado e se estenderá até agosto de 2017, todas as atividades acadêmicas são promovidas e estão previstas para acontecerem na Universidade Federal da Fronteira Sul de Chapecó, com o apoio da Via Campesina e de outras organizações sociais e populares., e tem por objetivo fortalecer o conhecimento sobre a Realidade Brasileira, e é destinado a integrantes dos movimentos sociais, sindicais e populares, do campo e das cidades, com atuação em escolas de áreas da reforma agrária, e junto a crianças, jovens e adultos dos conjuntos urbanos.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate