Página Correio Esportes

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Estudantes do IFC e seus familiares serão prejudicados pelo prefeito e pela secretária de educação

      
Está circulando desde sexta-feira (29/01) em grupo intitulado Somos Fraiburgo, Somos Brasil de uma rede social virtual, uma serie de reclamações e desabafos referente ao cancelamento do transporte para os estudantes do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus de Videira e acadêmicos da Unoesc que desenvolvem suas atividades no período matutino.
Segundo consta na postagem, no final de dezembro de 2015 os estudantes e acadêmicos foram informados que a secretária da educação juntamente com o prefeito, cancelariam o transporte escolar matutino em 2016, pelo simples fato de ter sido “aberto” um campus do IFC em Fraiburgo, assim sendo segundo os gestores não existe mais necessidade de transportar estudantes secundaristas até Videira.
O Blog Esportes em Debate levantou que são 12 estudantes do IFC-Videira que serão prejudicado com tal decisão. O blog também pesquisou que a maioria dos estudantes estão no 3º ano do ensino médio, caso dos estudantes que estão cursando o técnico em informática na modalidade integral, ou seja, em um período o estudante faz o ensino médio e em outro o curso técnico.
Modalidade que não era oferecida em 2014 pelo IFC-Fraiburgo, portanto a justificativa usada pelos gestores públicos (secretária e prefeito) não tem fundamento jurídico ou constitucional, pois na época que estes estudantes iniciaram seus estudos não tinha o referido curso em Fraiburgo.
Conforme informações do site do IFC-Fraiburgo, apenas em 2015 começou a ser oferecido à modalidade integral para o curso técnico em informática, assim os estudantes que iniciaram seus estudos no ano passado neste curso, agora em 2015 ingressarão no 2º do curso. E os estudantes que fazem o mesmo curso no IFC-Videira iniciaram suas atividades estudantis em 2014, portando estão um ano a frente do curso oferecido em Fraiburgo na mesma modalidade.
No desabafo dos secundaristas e acadêmicos, os mesmos relatam que tentaram conversar com o prefeito e com a secretária de educação e demais responsáveis pela questão do transporte, mas não foram ouvidos!
Por ser obrigação do município e um direito dos estudantes o pessoal que estuda no IFC não pagou o transporte em 2014 e 2015. E se essa intransigência do prefeito e da secretária da educação persistir, 12 famílias fraiburguenses serão prejudicadas, pois terão que retirar do orçamento familiar recursos financeiros para pagar o transporte para seus filhos e filhas estudarem, ou seja, terão que pagar por um transporte que é um direto constitucional dos adolescentes.
As discussões sobre o tema podem ser acompanhadas pelo link: www.facebook.com/groups/fraiburgo
O Blog Esportes em Debates se solidariza com os estudantes secundaristas acadêmicos do período matutino e seus familiares, colocamo-nos a disposição para seguir divulgando e lutando junto pelos direto ao transporte para que possam seguir estudando.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Fortaleça os braços para correr mais

Nem só de pernas potentes se faz um corredor veloz. Construir braços e costas fortes faz muita diferença para a segurança e a performance no esporte. Como se trata da base de sustentação e estabilização do corpo, desenvolver um tronco resistente (com trabalho de força para costas e núcleo) se reflete em uma postura alinhada no dia a dia e durante a corrida, com menos risco de desenvolver dores.
A lombar auxilia na movimentação dos quadris em deslocamentos no plano e em subidas e é chave na hora de imprimir velocidade. Já a parte superior das costas contribui para a movimentação dos braços, importante para manter o equilíbrio e ganhar impulso. “Fortalecer os membros superiores garante movimentos coordenados com as passadas e permite que o corredor gaste menos energia para ganhar velocidade”, diz Damaris Dias, professora de educação física da rede de academias Smart Fit.
Negligenciar o trabalho dessa musculatura e malhar apenas as pernas, já que são elas que fazem o esforço maior na corrida leva a desequilíbrios musculares, que podem custar a desempenho e a saúde do atleta. “Isso aumenta o risco de dores e lesão”, avisa Damaris.
Peça ajuda a um profissional de educação física para incluir exercícios para costas e braços no seu treino de força que deve ser intercalado com as sessões de corrida e acontecer de duas a três vezes por semana. “Puxadas e remadas são indispensáveis para a musculatura dorsal”, sugere Damaris. “Pranchas reforçam o núcleo corporal (que inclui a região lombar) e não exigem movimento articular, o que contribui para preservar a saúde do atleta.” Desenvolvimentos e elevações frontal e lateral de ombros são opções para completar o trabalho de força necessário.

Por: Olavo Guerra



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Hoje (28/01) acontece primeira reunião da coordenação da Apafec

Nesta quinta-feira (28/01), às 20h15min na sala de reuniões do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP), acontece o primeiro encontro de 2016 da coordenação da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), estão convidados para o encontro os coordenadores, coordenadoras e os integrantes dos projetos e ações desenvolvidas pela entidade no ano anterior.
O encontro marca o inicio das atividades abertas ao publico, tendo em vista que desde 10 de janeiro o setor administrativo da instituição vem funcionando, no encontro também serão realizadas as tratativas para o início das oficinas de violão oferecidas pelo Projeto de Cultura Itinerante Mário Lago, do Projeto Artesanato Cidadão, Projeto Esporte Bemlegal e Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Novidade no Blog Esportes em Debates

A partir da quarta-feira (27/01) os leitores e leitoras do Blog Esportes em Debates contam com uma novidade. Trata-se do espaço Postagem em Destaque, localizado na parte superior, no lado direito da pagina principal.

O espaço serve para ressaltar uma determinada postagem, é uma sugestão de matéria a ser lida pelos internautas que acessam o Blog Esportes em Debates.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Treine no calor para melhorar o desempenho

Estudo aponta ganho de performance após alguns dias correndo sob temperaturas mais elevadas
Com a chegada do verão, os treinos ao ar livre começam a ficar mais difíceis. O calor acaba aumentando o cansaço e, por isso, muita gente opta por horários alternativos para os exercícios mais cedo ou mais tarde do que o normal ou aposta na academia para manter a forma.
Um novo estudo, desenvolvido por especialistas do Hospital Aspetar, no Catar e publicado no periódico científico Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, traz um ponto de vista positivo sobre atividades físicas em dias mais quentes.
De acordo com os pesquisadores, duas corridas por semana no calor são suficientes para aumentar o volume de plasma no sangue, o que resulta na melhora do desempenho. Para uma adaptação completa, no entanto, é preciso algum tempo nessa rotina e o verão é a época ideal para fazer isso.
Logo nos primeiros treinos, os cientistas indicam que a temperatura do corpo na região do coração cai um indício de aclimatação. Com o passar das semanas, o suor diminui e o preparo físico para encarar o calor melhora. Isso representa que, para voltar a se cansar tanto quanto nos primeiros dias, será preciso correr mais.
O volume de plasma atinge um platô após duas semanas. Para os pesquisadores, isso ocorre a partir do momento em que o corpo se adapta às mudanças climáticas. Correr por uma hora, em um determinado ritmo e uma temperatura padrão, no início, é algo estressante para o organismo, mas ele acaba se acostumando.
A solução para manter o volume de plasma sempre elevado, segundo os cientistas, é tentar manter a temperatura do corpo sempre um grau mais alto do que a média básica. Ou seja, independentemente do calor externo ou da velocidade imposta durante o treino, o caminho é tentar controlar a temperatura corporal.
É claro que você não encontrará ninguém correndo com um termômetro nas axilas. Por isso, a sugestão dos autores do estudo é que você mantenha uma frequência cardíaca durante o treino. Dessa forma, vai perceber que consegue correr mais rápido mesmo mantendo uma mesma quantidade de batimentos por minuto (BPM).

Por: Olavo Guerra - São Paulo


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Vitral Latino-Americano lança livro sobre Esporte Educacional

Já está circulando o livro “Esporte Educacional: a experiência do Centro de Referência Esportiva Rio Grande”, um produção coletiva de educadores, estudante, artista gráfico e jornalista que participaram do processo de construção do Centro de Referência Esportiva na cidade gaúcha de Rio Grande, em parceria com a Petrobrás e com o Instituto Esporte Educação. O trabalho iniciado em 2013 teve como objetivo formar educadores na área de educação física dentro dos princípios do esporte educacional. Essa proposta se diferencia radicalmente da lógica do esporte de rendimento que visa formar atletas para competição. No esporte educacional a ideia é trabalhar a educação física como prazer e brincadeira.
O livro reuniu todo o grupo que atuou no projeto e cada um explica como conduziu o processo dando subsídios para que outras pessoas possam trabalhar o esporte nessa perspectiva. Durante os dois anos que durou o projeto foram capacitados professores da rede pública de nove municípios do Rio Grande do Sul em módulos de formação que trabalharam não apenas os conceitos do esporte educacional, como também ajudaram os educadores a construir eles mesmos os instrumentos que serviriam para trabalhar a proposta nas escolas. Com isso, a educação física, bem mais do que um rito, passou a ser encarada como um momento privilegiado de criação, movimento e educação para a vida.
O centro, criado em Rio Grande a partir da ação e do trabalho do professor Paulo Capela (Vitral Latino-Americano/UFSC), fez parte de um projeto maior chamado Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que justamente teve por objetivo fomentar a organização de Centros de Referência de Esporte Educacional. Além do que funcionou em Rio grande também foram criados centros nos estados do Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Alagoas, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Durante dois anos, além de centenas de professores da rede pública da região, mais de 900 crianças e adolescentes da cidade de Rio grande tiveram a oportunidade de vivenciar semanalmente a experiência do esporte educacional no campo do futebol, basquete, boxe, taekwondo, natação e voleibol. Cada uma dessas práticas é discutida nos artigos que conformam o livro e servem de caminho para os educadores que optarem por trabalhar o esporte a partir de uma concepção que prioriza o prazer em vez do rendimento. “A ideia do esporte educacional é mostrar que as aulas de educação física e mesmo as atividades esportivas podem ser realizadas por qualquer pessoa. Ninguém precisa ser excluído do voleibol porque é baixinho, por exemplo. O professor que atua com o esporte educacional tem os instrumentos que garantem a possibilidade da inclusão de todos os alunos e alunas porque a intenção não é formar atletas de rendimento. O objetivo é o movimento corporal, a saúde, a brincadeira, e os educadores oferecem práticas que garantem tudo isso, incentivando a participação, a alegria e o esporte saudável”, diz Paulo Capela, que foi o organizador do livro. “Nossa intenção, contando a experiência de Rio Grande, é oferecer um bom material para outros professores de educação física, permitindo que o esporte educacional seja praticado em qualquer escola e em qualquer lugar”.
O livro, produzido dentro do projeto, foi financiado pela Petrobras e está á disposição de todos os que tiverem interesse no tema. Para conseguir o seu exemplar, entre em contato com Paulo Capela, no endereço pcapelasc@gmail.com
O lançamento oficial será realizado durante as Jornadas Bolivarianas, de 25 a 27 de abril de 2016.

Por Elaine Tavares



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Xadrez Fraiburguense abre temporada em Floripa com excelentes resultados!

A equipe da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo (ACXF), iniciou o ano com tudo, 18 enxadristas competiram na 2ª Edição do Floripa Open Chess. Segundo coordenadores da ACFX, Fraiburgo foi à cidade com maior número de representantes! O torneio é considerado um dos maiores do Brasil, com a participação de quase 300 xadrezistas vindos de todos os cantos do Brasil e de 7 países.
A competição foi aberta, por isso, muitos mestres foram atraídos pela premiação de R$ 18.000,00, elevando muito o nível da competição e oferecendo uma ótima experiência e treinamento para os enxadristas fraiburguenses, que em geral disputaram partidas contra adversários mais fortes e experientes, vários adultos, entre brasileiros e estrangeiros.
O campeão geral foi o Grande Mestre Peruano Julio Granda, uma lenda do xadrez sul-americanos, com o GM Paraguaio Neuris Delgado em 2º e o GM Brasileiro Felipe El Debs em 3º lugar. O melhor fraiburguense na competição foi o MF-Mestre FIDE Lucas Aguiar Cunha que alcançou a 33ª colocação.
“Destacamos e parabenizamos a participação e apoio dos pais e mães, que arcaram com todas as despesas de cada atleta, investindo de R$500,00 a R$ 600,00 para que seus filhos ou filhas pudessem participar da competição, por isso, podemos afirmar que temos uma super equipe de atletas, pais e mães”. Comentam Juliano e Tais Zonta coordenadores da modalidade em Fraiburgo. 
Os enxadristas de todas as idades jogarem juntos, porém houve premiação separada por categorias. Confira o resultados dos atletas fraiburguenses:
João Vitor Dalanhol: Vice-Campeão Sub 18 de rating – 95º lugar geral (trouxe para casa R$ 300,00 e mais 111 pontos de rating FIDE);
Nathan Straginski Dias: 3º lugar Sub 16 de rating – 156º lugar geral (trouxe para casa R$ 200,00 e mais 43 pontos de rating FIDE);
Ruan Lucas Alves Gonçalves: 3º lugar Sub 18 anos – 56º lugar geral
(trouxe para casa 98 pontos de rating FIDE);
Nathalia Recalcatti Crestani: Vice-Campeã Sub 16 anos fem – 233º lugar geral;
Bruna Francescato Favero: Vice-Campeã Sub 14 anos fem – 194º lugar geral;
Heloísa Borges Lopes: Campeã sub 10 anos fem – 292º lugar geral;
Leonardo Borges Lopes: Vice-Campeão sub 12 anos – 261º lugar geral;
Gustavo Santos Rohling: 3º lugar sub 10 anos – 283º lugar geral.


Com informações e fotos da Fanpage do Xadrez Fraiburguense

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate