Página Correio Esportes

sexta-feira, 21 de junho de 2013

APAFEC em LUTO!!!


APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) está de luto e não terá atividade amanhã 22/06 do Curso de Instrutor em Informática e no domingo 23/06 do Projeto Esporte Bemlegal! Em virtude do falecimento da Sra. Oracelia Subtil, ocorrido ontem! Ela é avó dos companheir@s: Camila, Vitor, Cleiton e Bruninha. 


A ATIVIDADE DO CURSO DE INSTRUTOR EM INFORMÁTICA, PREVISTA PARA OCORRER AMANHÃ À TARDE, ACONTECERÁ NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 27/06, DAS 18H00MIN ÀS 20H30MIN, NA SALA DE INCLUSÃO DIGITAL!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Esporte e cidadania com Pelé e Ronaldo!

É momento para refletirmos sobre o papel do esporte de maneira geral, na formação integral dos seres humanos. Essa semana, tivermos o desprazer de ver e ouvir às declarações do Ronaldo e Pelé, sobre as manifestações que pipocaram por todo o Brasil nos últimos dias, reivindicando transporte coletivo, educação e saúde de qualidade, além, de exigir o fim da corrupção publica e privada que corroem nosso país, desde a vinda dos portugueses em 1500.

Não é necessário, discutir o talento de ambos com a bola, não tive o prazer de ver Pelé jogando, nos relatos dos mais experientes fica evidente que era um gênio com a bola no pé. Ronaldo Fenômeno é um dos maiores centroavantes, que já atuou com a camisa da seleção brasileira. Porém, fora de campo ambos comprovaram um despreparo enorme, não conseguindo compreender o momento histórico pelo qual nosso país passa, perderam uma oportunidade de ouro de ficaram calados. Ou seja, os dois foram ótimos jogadores, porém não chegaram a ser atletas! Pois, o atleta tem claro o seu papel dentro e fora do campo ou da quadra.

É preciso os pais e mães, conhecerem os professores/as que estão trabalhando com seus filhos/as nas escolinhas esportivas, nas mais diversas modalidades oferecidas pela municipalidade. É importante saber quais são os conhecimentos técnicos desses profissionais, entretanto é muito mais salutar ter ciência, de quais valores estão sendo trabalhados com as nossas crianças e adolescentes durante as horas que estão com estes profissionais.


O esporte precisa trabalhar valores como: companheirismo, respeito ao próximo, cidadania plena, incentivo a leitura e aos estudos, estes devem ser a base pedagógica das escolinhas. Caso não sejam, é muito perigoso e preocupante, pois estes professores/as querem formar apenas um bom jogador ou jogadora, não estão preocupados com a formação integral de seus filhos/as, e estes poderão ser muito bons em uma determinada modalidade esportiva e um cidadão desconectado da realidade, assim como o Pelé e o Ronaldo deixaram claro que são.

Imagem:

domingo, 16 de junho de 2013

Programação do Evento Internacional de Karatê em Fraiburgo!

Acontece em Fraiburgo na próxima segunda e terça-feira, 24 e 25/06, o Seminário Internacional de Karatê-do, do estilo Shito Ryu Kai, está  confirmada a vinda do supervisor técnico mundial do estilo, o Shihan Kenichiro Nagatomo. O evento é promovido/organizado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e conta com o apoio da municipalidade. As oficinas, exames de faixa e clinicas ministrados pelo Shihan Nagatomo, ocorrerão no Dojo Cidadão do Futuro, bairro São Miguel e no Hotel Renar, confira abaixo a programação completa e telefones de contatos para mais informações.  


PENSANDO ALTO – Reforma da Lei Orgânica!

A Lei Orgânica de Fraiburgo foi promulgada em 05 de abril de 1990! Qual era a população fraiburguense nessa época! Quais eram as demandas daqueles moradores e moradoras? Qual era o PIB fraiburguense em 1990? Quanto Fraiburgo arrecadava em impostos? Com qual orçamento anual o prefeito da época trabalhava? Quantas eram as entidades sem fins lucrativos?  

23 anos se passaram...
Quantos somos hoje? Quais as demandas dos atuais 34.769 habitantes (dados do IBGE) fraiburguense? Quanto Fraiburgo arrecada com impostos hoje? Quantas são as instituições sem fins lucrativos? ...

Sempre que posso, acompanho as sessões da câmara de vereadores, percebo o esforço dos vereadores no que tange a elaborar indicações ao executivo e votações de projetos de lei que vem do executivo, porém tenho me perguntado, e o trabalho de criar leis, que deveria ser prioridade para os vereadores, pois são eles os legisladores por natureza.

Então passei a perguntar-me, será que a Lei Orgânica Municipal não está defasada? Não seria hora de fazer uma ampla revisão da Lei Orgânica Municipal? Proponho isso, porque a Fraiburgo de hoje não é a mesma de 23 anos atrás!

Sugiro ainda que essa revisão e possíveis mudanças na Lei Orgânica Municipal, sejam aprovadas por referendum/plebiscito, vou um pouquinho mais além, para a formulação dos novos artigos que integrarão essa possível Lei Orgânica Municipal reformada, sejam realizadas reuniões nas escolas, entidades, associações de moradores, ou seja, um processo amplamente democrático e participativo...


Dialeticamente Jilson Carlos Souza – educador popular integrante da coordenação da APAFEC!