Página Correio Esportes

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Assembleia Legislativa homenageia 30 anos do Karatê-dô em Fraiburgo

Trabalho que formou campeões mundiais nas periferias do Meio Oeste une esporte e transformação social.
            Poucas organizações alcançam 30 anos de história. Mais raro ainda é que, em três décadas, elas permaneçam com a mesma força transformadora. Criada em 1989, em Fraiburgo, a Associação Hayashi-há Vital de Karatê-dô tem campeões mundiais, medalhas e ótimos resultados no esporte. Mas, para além disso, a entidade mudou milhares de vidas com um trabalho de inserção social que é exemplo no interior catarinense. 
           Esta história da Associação Hayashi-há Vital de Karatê-dô foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que na próxima sexta-feira (20) realiza Sessão Solene em homenagem ao grupo e a alguns dos personagens dessa caminhada de respeito ao esporte e à vida dos(as) jovens. O ato inicia às 19h, na Câmara de Vereadores de Fraiburgo, e além dos 30 anos do Karatê-dô Fraiburguense, destaca a trajetória de 20 Anos do Estilo Hayashi-há no Estado.
            “É um reconhecimento a um projeto que nasceu na comunidade, permanece vinculado a ela e que mostra como o esporte pode ser uma ferramenta num processo de educação realmente libertadora. O esporte é um veículo de transformação social e de vida em comunidade”, destaca o deputado Padre Pedro Baldissera, que propôs a homenagem aprovada por todo Plenário da Assembleia Legislativa.
            Durante a Sessão serão homenageadas 45 entidades, pessoas e apoiadores(as) do Karatê-dô de Fraiburgo e Região. Entre eles, Shihan Paulo Mota, presidente da entidade Sulamericana Hayashi-ha Shito Ryu. 

Três décadas de caminhada
            A história tratou de ser dolorosa para os pobres da região do Contestado. Dos caboclos e camponesas do passado, até as periferias de muitas cidades, não faltam exemplos para mostrar o quanto a vida pode ser dura neste chão rico, porém repleto de injustiça e desigualdade. 
            No bairro São Miguel, o mais populoso e também um dos mais carentes de Fraiburgo, muitos jovens, todos os dias, encontram uma porta aberta para outra realidade no Projeto Cidadão do Futuro, organizado pela Associação Hayashi-há Vital de Karatê-dô.
            O trabalho teve iniciou em 2003, segue recebendo centenas de crianças e jovens e alcançou, em 2010, um de seus maiores resultados esportivo. Naquele ano, Anderson Gomes da Silva, Leticia dos Santos Varela, Luan Esganzela, Marcelo Pires Ribeiro e Tatiana Monfroi, todos alunos do projeto e moradores do Bairro São Miguel, foram campeões mundiais na Argentina. Juntos com eles, naquele ano, subiram ao pódio todos herdeiros do Contestado!
Participação em competição em Videira etapa do campeonato estadual
            Em parceria foi construído o Dojô Cidadão do Futuro e também a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, aberta em todos os dias de treino dos jovens. O local abriga uma das maiores bibliotecas comunitárias do interior do Estado.
            Esta é apenas uma das vitórias de uma caminhada iniciada em abril de 1989, com a criação da Associação Vital de Karatê-dô. Na época, o Sensei pioneiro foi Eloi da Fontoura Bastos, que teve como primeiro estudante matriculado Leonir José Dalazen. Entre os 10 primeiros jovens matriculados estava o hoje professor Luiz Antônio Laudelino Coelho, que a partir de meados da década de 90 também assumiu como um dos coordenadores da Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô.
            O trabalho da Associação mudou de rumo há 20 anos, quando adotou o estilo Hayashi-ha Shito Ryu, um dos quatro oficialmente reconhecidos pela World Karate Federation. Nesse tempo, além de cinco campeões mundiais, foram 27 campeões brasileiros, mais de 180 campeões estaduais, três vice-campeões dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), 37 faixas pretas formados, uma vice-campeã mundial do Estilo Hayashi-ha Shito Ryu (Bianca Scolaro, na Suécia, em 2003) e 185 participações em competições Regionais, Estaduais, Nacionais e Internacionais, com 4.677 Medalhas conquistadas (1.634 Ouros; 1.562 Pratas; e 1.481 Bronzes).

Atualmente  
            Hoje o Projeto Cidadão do Futuro se divide em quatro núcleos, Núcleo São Miguel, no Dojô Cidadão do Futuro, Núcleo Centro, sediado no Dojô Pablo Henrique do Nascimento, em Lebon Regis, Núcleo Rio Doce, em parceria com a Paróquia de Lebon Régis, a Ação Social do Contestado e a Cáritas, e o Núcleo Santa Cecília, sediado em uma Escola Estadual daquele município.
Curso Assistente Administrativo Karate-dô um dos organizadores da iniciativa  
            O grupo mantém a mesma lógica há três décadas, de olhar para o esporte muito além de uma prática de competição que envolve técnica e força física. Baseada no método do pedagogo e educador Paulo Freire, um dos mais respeitados pensadores brasileiros em todo mundo, a Associação busca no esporte uma contribuição para a formação integral das crianças, jovens e adultos, que estimule seu equilíbrio emocional, espiritual e físico. A competição é uma estratégia para motivar os meninos e meninas a participarem dos treinamentos diários e se envolverem numa ação comunitária que é coletiva.           

Números da Associação Hayashi-há Vital de Karatê-dô
-37 faixas pretas formados.
-5 Campeões Mundiais (Argentina 2010): Anderson Gomes da Silva; Leticia dos Santos Varela; Luan Esganzela; Marcelo Pires Ribeiro; e Tatiana Monfroi.
-1 Vice-Campeã Mundial do Estilo Hayashi-ha Shito Ryu (Suécia 2003): Bianca Scolaro.
-27 Campeões Brasileiros.
-185 participações em Competições: Microrregionais, Regionais, Estaduais, Nacionais e Internacionais.
-4.677 Medalhas conquistadas, nos 185 eventos participados sendo:
- 1.634 Ouros
- 1.562 Pratas
- 1.481 Bronzes
-3 Medalhas nos JASC - Jogos Abertos de Santa Catarina:
(2018 Caçador - Karine Aparecida França dos Santos – Vice-Campeã);
(2012 Caçador - Anderson Gomes da Silva e Jeferson Buffon – Vice-Campeões).

Por Cássio Giovani Turra – jornalista Imprensa Deputado Estadual Padre Pedro.   
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!