Página Correio Esportes

sexta-feira, 4 de março de 2016

Apafec sofre ataque através de página do Facebook

Publicado originalmente pelo Blog Opinião, pela importância da matéria para a Apafec, este canal de comunicação replica a mesma na íntegra.
O Blog Opinião, foi informado que um internauta usuário do facebook, utilizando o nick (FraiburgoFraiburgo) o qual pode ser acessado pelo link: www.facebook.com/tay.bonetti.5 na ultima quarta-feira (02/03), teceu comentários atacando a ampliação do Cecap (Centro de Educação Cultura e Arte Popular) um dos projetos desenvolvidos atualmente pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação Popular).
Em uma de suas postagens o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo escreve: “Para que salas? Para alugar? A APAFEC é uma Associação ou uma Imobiliária? Pois as salas da APAFEC, em vez de estarem servindo a comunidade, estão servindo para salas comerciais alugadas para terceiros. A Prefeitura e o Ministério Público precisam rever o Título de Utilidade Pública da APAFEC. Cada um cuidado do seu ramo de atividade”.
Segundo Jilson Carlos Souza fundador e da coordenação da Apafec, os comentários foram feitos em uma postagem do projeto de ampliação do Cecap, material e informações que estão disponíveis na fanpage da instituição no facebook.
Ainda segundo o coordenador, os comentários são infundados e descontextualizados, pois no local (situado na av. Pedro Gianello nº 341 – bairro São Miguel) a Apafec mantem duas salas comerciais, que estão alugadas desde outubro de 2011, e o dinheiro dos alugueis foram investidos no pagamento do empréstimo, contraído junto a uma Cooperativa de Credito, o qual já foi quitado.
Levantamos ainda, que a Apafec adquiriu mais um imóvel (situado na rua Arcindo Hass nº 337, continuo ao primeiro imóvel), e atualmente utiliza o dinheiro dos alugueis para pagar o outro empréstimo obtido para adquirir o segundo imóvel. Nesse imóvel foram realizadas pequenas reformas e já estão acontecendo as Oficinas de Violão para crianças, adolescentes e adultos, os encontros do Projeto Artesanato Cidadão, as reuniões da coordenação da Apafec e outras entidades também já utilizaram o local para fazer encontros e em breve será instalada a sala de inclusão digital da Apafec, a qual neste momento encontra-se alojada em uma sala cedida pela comunidade católica do bairro.
Além dos recursos financeiros dos alugueis a instituição contou e conta com a solidariedade e apoio de inúmeras empresas, lojas, outras instituições e pessoas nas promoções de mobilização de recursos realizadas, entre as quais: Ação Solidaria Entre Amigos (popularmente conhecida como rifa); Bingão; Bailes; Venda de camisetas e blusões; Venda de Maça do Amor, entrevero e xixo no pão; Pedágios...
Todos os recursos obtidos com as ações de mobilização de recursos financeiros, foram, são e serão investidos em nossas ações, atividades e projetos, afirma Jilson.
“Gerar cidadania, estimulando crianças, adolescentes, jovens e adultos a tornarem-se protagonistas de sua história e atores comprometidos com a transformação da realidade onde vivem. Esta é a missão da APAFEC, não ramo imobiliário”, comenta em seu próprio perfil, o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo.
Segundo Souza é bom que a pessoa que escreveu isso conheça a missão da Apafec, porém o comentário feito por essa pessoa a seguir dá a entender, que ele ou ela simplesmente leu a missão, e não conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido há quase 14 anos, pois caso conhecesse realmente, saberia que não somos uma imobiliária e tampouco faria a sugestão que nosso titulo de utilidade publica fosse revisto pelo ministério publico e pela prefeitura.
Os comentários postados geraram a indignação de várias entidades e pessoas. Naira Estela Roesler Mohr, professora universitária da UFFS comentou: “Meu respeito aos companheiros e companheiras da Apafec. Diversos projetos que atuamos juntos sempre estiveram baseados em princípios éticos, de solidariedade e na promoção da justiça social. Mas, é óbvio que isso sempre incomoda alguns setores”. Outro a fazer comentários foi Pedro Pinheiro (historiador, músico e militante do coletivo PJR-PJMP), “Quem melhor que nós para sabermos como funcionam nossas organizações! Parabéns Apafec por seu trabalho voltado a educação popular... Continuaremos crescendo e lutando juntos”!
É importante destacar que todas as contas, ações, atividades e projetos da Apafec são e estão abertos para toda a comunidade fraiburguense, queremos convidar o senhor ou senhora FraiburgoFraiburgo para tornar publica sua identidade e os reais motivos pelos quais fez os comentários, assim que a pessoa se identificar a convidaremos para participar de uma atividade ou encontro nosso. Finaliza Jilson. 

Fotos e informações: Blog Opinião

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 1 de março de 2016

Prova de Videira, outro degrau conquistado em direção a Maratona!

Felipe, Fabi e Jilson primeira prova completada pelo trio
Domingo 28/02, as ruas de Videira foram tomadas por corredores e corredoras de rua, amadores e profissionais, na oportunidade foi realizada mais uma edição da Corrida e Caminhada 5km da BRF, a prova foi uma das atividades planejadas para celebrar o 72º aniversário de emancipação politica do município.
Essa corrida foi ainda mais especial, pois participarmos e completamos a mesma: Fabi Guedes, Felipe Hermes e Eu, os registros fotográficos foram feitos pela Sofia Hermes.
Fabi aproximando-se da chegada
Com a prova realizada no ultimo domingo, são 107 quilômetros completados, divididos em 12 provas, confira todos os detalhes no quadro abaixo:
Data
Nome e local da prova
Percurso
Tempo realizado
2013 a 2015
11 provas completadas
102 quilômetros percorridos
Fevereiro de 2016
Corrida e Caminhada 5 km BRF – Videira
5 km
27’32”
Total de provas realizadas: 12
Total de quilômetros percorridos durante as provas: 107 km.
Além dos cuidados com a saúde as provas são utilizadas como elemento de motivação para superar os limites individuais, em 2016 o planejamento é continuar realizando provas de 10 e 21km, como preparação para a participação em uma maratona até meados de 2017.  


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mais dois passos dados para a concretização do projeto dos outdoors

Produção dos painéis com chapas galvanizadas sábado 27/02
Neste final de semana (27 e 28/02), a Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec) realizaram outro mutirão para colocar em pratica o projeto dos outdoors, foram dados mais dois passos, no sábado foi terminada a produção dos painéis de chapa galvanizada e no domingo pela manhã foi executado a perfuração de 07 buracos (1m de profundidade, e 40 cm de diâmetro) para fixar os palanques que sustentarão os dois outdoors.
O projeto é uma iniciativa das duas associações e tem por objetivo diversificar a mobilização de recursos financeiros a ser investido nos projetos, atividades e ações das instituições envolvidas no projeto.
Para colocar em marcha a produção e a instalação dos outdoors, a Associação Vital e a Apafec tem o apoio voluntario do jornalista Cesar Wilson Malinoski, o qual realiza a assessoria técnica e também contam com o apoio de Cesar Frey que cedeu gentilmente o terreno onde serão instalados os outdoors (Rodovia Aírton Senna, curva próxima à entrada do bairro São Miguel).
Perfurando os buracos, trabalho em coletivo – 28/02
“Quando se trabalha com pessoas comprometidas e em coletivo, fica mais fácil atingir os objetivos, já realizamos dois mutirões para concretizar esse projeto e envolvemos até o momento de forma direta mais de uma dezena de pessoas, depois de instalados os recursos financeiros oriundos do aluguel dos outdoors, beneficiarão todos os integrantes dos projetos sociais e esportivos desenvolvidos pelas duas entidades envolvidas”. Comenta João Carlos Rodrigues da coordenação da Apafec.

Serviço: Aluguel de Outdoors;
Data: A partir de março de 2016;
Local: Rodovia Aírton Senna (curva próxima à entrada do bairro São Miguel);
Finalidade: Mobilização recursos financeiros através do aluguel dos outdoors, a serem investidos nos projetos e ações da Apafec e do Karatê-dô de Fraiburgo;
Informações: (0**49) 9952 – 44109 com Luiz Coelho e 9111 – 6453 com Jilson.



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate