Página Correio Esportes

sábado, 23 de agosto de 2014

“A estrutura do nosso futebol é reacionária, corrupta e corruptora”.


Juca Kfouri é uma referência de jornalismo esportivo comprometido com os fatos e o crescimento do esporte no Brasil. Tal postura, por si só, o fez romper com os círculos de poder dos dirigentes. Nesta entrevista, ele analisa a situação do futebol brasileiro e o futuro após a votação da Lei de Responsabilidade Fiscal no esporte.

Brasil de Fato – Às vésperas da votação do Proforte na Câmara, a presidenta Dilma se reuniu com o Bom Senso numa semana e na outra com os clubes. O que está em jogo?
Juca Kfouri – Aprovando como os clubes querem, ao invés de mudar o modelo de gestão do futebol brasileiro, teremos mais uma maneira de disfarçar os problemas dele. Eles vão fingir de novo que vão pagar as dívidas e não vão ser responsabilizados se não pagarem. A contrapartida a isso é que se aprove aquilo que o Bom Senso quer: que a cada benefício para os clubes na renegociação da dívida, haja uma responsabilidade correspondente. Foi o compromisso que a Dilma assumiu com o Bom Senso.

Brasil de Fato – As eleições de Belluzzo (Palmeiras), Dinamite (Vasco), Bandeira de Mello (Flamengo) e Bebeto de Freitas (Botafogo) representavam uma “esperança”. Por que fracassaram?
Juca Kfouri – O problema estrutural é tão grande, a estrutura do nosso futebol é tão reacionária, tão corrupta e corruptora, que a questão não se altera com nomes. As pessoas acabam tragadas por ela. Houve uma inversão. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que deveria ser uma entidade a serviço dos clubes, virou uma entidade a serviço de si mesma. As federações, que deviam ser meios, viraram fins. E os clubes acabam se submetendo a isso de maneira subserviente. Os clubes deveriam virar sociedades empresariais. Não como na Inglaterra, que permite a um sheik ou um milionário russo comprar um clube, mas como na Alemanha, que se garanta 51% para os sócios, permitindo uma gestão profissional.

Brasil de Fato – A primeira edição da Copa Verde entre clubes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo acabou decidida no “tapetão”. O que acha disso?
Juca Kfouri – A primeira questão é a criação de paliativos. Por exemplo, um bom paliativo é a Copa do Nordeste, mas dura menos tempo do que deveria. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), como é, vira um instrumento de poder. Ele tem a mesma eficácia da escala de árbitros, que permanece sob o jugo das entidades. Tanto a arbitragem como a justiça desportiva deveriam ser instituições absolutamente independentes das federações e dos clubes. Na verdade, as federações não fazem mais nenhum sentido, é como jabuticaba, só tem no Brasil. Tem que ser como na COPA DO MUNDO, o chamado rito sumário. Você tem o regulamento, as faltas, o que equivale a cada falta em termos de punição e simplesmente se aplica. Não essa palhaçada bacharelesca que a gente tem aqui. Mas é muito difícil porque faz parte dessa estrutura podre do nosso futebol.
 
Juca Kfouri
Brasil de Fato – A CBF é uma entidade privada, o que dificulta as mudanças. Como democratizá-la e qual o papel do governo e da sociedade nisso?
Juca Kfouri – O torcedor, por enquanto, se restringe à questão dos resultados dentro de campo e a sua indignação não passa disso, porque ele não vê a questão estrutural. A CBF é privada, mas de óbvio interesse público. O futebol é patrimônio cultural do povo brasileiro, submetido à fiscalização do MP (Ministério Publico). O hino e as cores do uniforme da seleção não são da CBF, são do Brasil. O artigo 217da CF (Constituição Federal), que fala da autonomia das entidades, é o escudo que a CBF usa por não usar dinheiro público, diferentemente dos esportes olímpicos. Há uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), aprovada por unanimidade, no sentido de que autonomia não equivale à soberania. A universidade pública no Brasil é autônoma, e deve ser, mas isso não dá a uma faculdade o direito de estabelecer o currículo que ela queira. Quem estabelece é o Ministério da Educação. A autonomia deveria ter este limite. Não tem porque estamos no país dos bacharéis que gostam da ambiguidade e quando as entidades se defendem falando em nome da autonomia, boa parte dos juízes desconhece essa decisão da STF. Então o caminho é uma PEC, que o governo deveria propor para eliminar essa dúvida.

Brasil de Fato – Dunga estaria envolvido com agenciamento de atletas e Gilmar era empresário até a noite anterior ao anúncio de seu cargo. O que aponta a CBF com essas nomeações?
Juca Kfouri – O passadismo, a mercantilização, a pouca transparência... A pouca vergonha, ela é responsável por transformar a seleção na grande grife do nosso futebol, em detrimento dos clubes. Sou de uma época em que uma excursão do Santos era paga com valores comparáveis a um amistoso da seleção. O calendário impede os nossos clubes de jogarem durante o período de pré-temporada na Europa. Ela vende a sua camisa em todas as lojas esportivas do mundo e você não encontra uma camisa de clube brasileiro nelas. Essa é uma política deliberada de uma entidade que vê o nosso futebol como mero exportador de pé de obra. Não exportarmos o espetáculo, mas os artistas.

Por Bruno Porpetta - do Rio de Janeiro (RJ)

Tomado do portal Brasil de Fato:

Sessenta mil! O que você tem haver com isso?!


A semana que passou, foi especial para o coletivo do Blog Esporte em Debates, temos muito a comemorar, completamos 60.000 acessos! O blog nasceu pela sugestão de leitores e leitoras da coluna Esportes em Debate, publicada semanalmente no Jornal A Coluna.

A você que lê o Blog e a Coluna Esportes em Debate e a todos os envolvidos na construção das matérias e artigos publicados, nosso muito obrigado. São 60 mil acessos, a primeira postagem foi realizada em 19/06/11, desde então foram 842 postagens, abordando vários assuntos relacionados com o esporte fraiburguense, regional, estadual e nacional.

Neste blog não publicamos tabelas de jogos ou de competições, tampouco serve para promover essa ou aquela pessoa, também não fazemos proselitismos de nenhum tipo ou publicamos matérias, notas e ou artigos sensacionalistas. O objetivo central do blog é ser um espaço amplo e plural de debate sobre esporte e suas nuances e outros temas, além disso, ser ambiente de divulgação de matérias, noticias, artigos que geralmente não são publicados em outros meios de comunicação dirigidos ao esporte.

A marca de 60.000 acessos é extremamente importante para nossa história, por isso, somos gratos por mais essa conquista e devemos isso aos nossos leitores/as, críticos/as e incentivadores. Continuem conosco, pois vocês fazem parte da nossa história!

Imagem:


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Locais para adquirir cartelas da Ação Solidária Entre Amigos 2014!


A Apafec (Associação Paulo Freire de Educação, Cultura Popular) e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô promovem neste ano a 11ª Ação Solidária Entre Amigos! São cinco super prêmios: 1º prêmio: Palio Fire Economy 2014 zero km; 2º prêmio: Tablet Multilaser; 3º prêmio: Bicicleta Houston; 4º prêmio: Forno Micro-ondas Eletrolux e o 5º prêmio: Relógio Masculino Condor.

Comprando uma cartela você tem quatro chances de concorrer aos prêmios, e colabora com duas entidades que atuam em Fraiburgo há mais de 12 anos, valor de cada cartela é apenas R$ 5,00 (cinco reais)! Sorteio pela loteria federal do dia 27/12/2014.

Você pode adquirir suas cartelas nos seguintes locais:
  • Cresol Fraiburgo, situada na rua: Nadarci Brandt – centro, fone: 3246 – 1192;
  • Sala de Inclusão Digital da Apafec, situada na av. Pedro Gianello s/nº – bairro São Miguel, nos seguintes dias e horários: quartas, quintas e sábado (manhas), segunda, quintas e sábados à tarde e segundas e quartas (noites);
  • Dojô Cidadão do Futuro, situado na rua: Angelim Grigolo s/nº - bairro São Miguel, nos seguintes dias e horários: terça, quintas, sábados (tardes e noites), também aos domingos pela manhã;
  • Dojô do Centro, situado na av. Adalberto Schmidt Burda, próximo ao Estádio Macieirão – bairro São José, nos seguintes dias e horários: segundas, quartas e sextas (tardes e noites);
  • Com os integrantes dos projetos sociais da Apafec e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô ou pelos fones: (0**49) 9952 – 4410(tim) e ou 9113 – 2959(vivo) com Luiz Coelho  e também (0**49) 9931 – 6598(tim) e ou 9111 – 6453(vivo) com Jilson.

Seja solidário, com os projetos sociais/esportivos das duas entidades! Ajude a gerar cidadania através do esporte!

Tomado do Portal da Apafec:


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

60.000 (sessenta mil) te dizem algo?

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Continuam a venda as cartelas da Ação Solidaria Entre Amigos 2014


A Apafec e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô promovem a 11ª Ação Solidária Entre Amigos, edição 2014! Neste ano são cinco super prêmios: 1º prêmio: Palio Fire Economy 2014 zero km; 2º prêmio: Tablet Multilaser; 3º prêmio: Bicicleta Houston; 4º prêmio: Forno Micro-ondas Eletrolux e o 5º prêmio: Relógio Masculino Condor.

Comprando uma cartela você tem quatro chances de concorrer a todos os prêmios, valor de cada cartela é apenas R$ 5,00 (cinco reais)! Sorteio pela loteria federal do dia 27/12/2014.

Para adquirir suas cartelas, entre em contatos pelos fones: (0**49) 9952 – 4410(tim) e ou 9113 – 2959(vivo) com Luiz Coelho  e também (0**49) 9931 – 6598(tim) e ou 9111 – 6453(vivo) com Jilson.

SEJA SOLIDÁRIO! AJUDE A GERAR CIDADANIA!

Clique no link abaixo e ouça a chamada:


Tomado do Portal da Apafec: www.apafec.org.br

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Segunda Rodada do Campeonato Municipal de Macieira

Aconteceu no domingo dia 17 de agosto a segunda rodada do 8º Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Macieira. A competição contou com quatro jogos, envolvendo todas as equipes participantes do certame.

Com o gramado do campo municipal muito pesado em decorrência das chuvas, os jogos tiveram uma grande quantidade de gols em comparação à primeira rodada, a média de gols por partida na primeira rodada foi de 2,75; já neste final de semana a média foi de 5,75 gols por jogo, valor maior que o dobro em comparação à rodada de inicio do evento.

Na primeira partida de domingo a equipe do Baixo Santo Antônio conseguiu sua primeira vitória na competição, frente à equipe do Corinthians por 6 a 4. Na sequencia da rodada em um jogo cheio de emoção empate em 3 a 3 entre Real City e Aparecida.

Pela “chave da morte”, a equipe do AGM Marques garantiu a 1ª colocação da chave com uma rodada de antecipação ao vencer o Internacional por 3 a 0. Também pela temida chave enfrentaram-se Real Maci e Carmo Trintense, em partida muito equilibrada aonde os detalhes realmente fizeram a diferença, ao final vitória do Carmo Trintense por 3 a 1.

No próximo domingo dia 24 de agosto, acontece a ultima rodada da primeira fase, a competição está recheada de indefinições, a única certeza é que sete das oito equipes ainda brigam por três vagas para a fase semifinal da 8ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Macieira.

Acompanhe abaixo alguma imagens da segunda rodada:

Equipe: AGM Marques
Equipe: Aparecida
Equipe: Carmo Trintense
Equipe: Corinthians 
Matéria e fotos: Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico)


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

Esporte versus drogas! E os investimentos?


O tema esporte versus drogas é muito interessante, pois o esporte é um fator poderoso no que diz respeito ao combate as drogas licitas (álcool e cigarro) e ilícitas. Atualmente infelizmente percebemos avanços no uso das drogas e um consumo cada vez mais abusivo e exacerbado.

O esporte funciona como um dos canais viáveis para trabalhar a questão da conscientização do indivíduo em relação aos malefícios que as drogas trazem a si e a sociedade, os quais às vezes são irreparáveis, o esporte é um mecanismo de prevenção e também de recuperação de dependentes químicos.

São vários os motivos pelos quais podemos nos espantar! Entre eles se o esporte é um bom mecanismo de prevenção e combate às drogas porque os investimentos, ainda estão longe do ideal?

Como maneira de potencializar e incentivar pessoas a se exercitarem, propusemos em janeiro do corrente ano que a Fundação Municipal de Esportes – FME e o Departamento de Turismo de Fraiburgo organizassem, uma Corrida Rústica, com várias categorias e diferentes percursos, assim como a Corrida da Primavera, realizada no ano de 2013.

Além do objetivo de fazer o maior número possível de pessoas se movimentar e estar longe das drogas, o evento esportivo poderia se chamar, “Corrida Rústica Pedro Alindo Germano”, ou seja, prestaria uma justa homenagem a um dos desportistas fraiburguenses que defendeu nosso município, em várias corridas de rua por todo o Brasil, inclusive participando de algumas edições da Corrida de São Silvestre.

Porém, até o momento a FME não se pronunciou sobre a essa possibilidade.

Imagem:
http://www.itribuna.com.br/media/webmedia/files/DIGA_N%C3%83O_AS_DROGAS.jpg 


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate