Página Correio Esportes

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ATO ECUMÊNICO POR PAZ E JUSTIÇA!

Pablo Henrique do Nascimento, fazia parte do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, era colecionador de títulos, entre eles o de campeão brasileiro de karatê. Ele foi brutalmente assassinado no dia 29/11/2011. Os assassinos do eterno campeão brasileiro de karatê-dô irão a julgamento no dia 09/10/2013. A comunidade fraiburguense realizará neste dia, ATO ECUMÊNICO POR PAZ E JUSTIÇA!

O encontro acontecerá em frente ao Fórum da Comarca de Fraiburgo. Com a seguinte programação: 8h20min – Inicio da concentração; 8h40min – Momento Ecumênico de Oração, com a presença de padres e pastores! O ato tem o mesmo objetivo da Caminhada pela Paz, realizada em março de 2012, quando aproximadamente duas centenas de pessoas caminharam do bairro São Miguel até o centro de Fraiburgo, exigindo justiça e buscando paz.

O objetivo dos familiares do Pablo, bem como das entidades das quais o jovem participava, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), é exigir justiça e promover a paz, para que outros homicídios não aconteçam em Fraiburgo.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Definida nova data para realização do 1º Festival de Bets da APAFEC


Os integrantes do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, desenvolvido pela APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) desde abril de 2003, definiram no ultimo domingo (29/09) que o 1º Festival de Bets da APAFEC, acontecerá no domingo 20/10, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, das 7h00min as 12h00min.  O festival deveria ter ocorrido em setembro, e foi adiado em função das chuvas. Poderão participar somente meninos e meninas que fazem parte do PEB.

As disputas serão nos naipes masculino, feminino e também misto, as duplas serão organizadas na hora por idade, para promover uma maior integração entre as meninas e meninos do PEB. Haverá premiação, para os três primeiros colocados de cada categoria e naipe.

Na semana que antecede a data de realização do Festival, será realizado encontro com as mães, pais, responsáveis, crianças e adolescentes do PEB, para a retirada das autorizações e demais orientações pertinentes sobre a atividade.

Curiosidades do Bets
O bets, também é conhecido como jogo de taco, ou bete-ombro é praticando geralmente na rua por crianças e adolescentes. Existem várias versões sobre a origem dessa brincadeira. Uma delas é que foi criada por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII, outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam taco nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos.

Em Minas Gerais o jogo de bets é conhecido como ‘bete-altas’, a expressão seria derivada de ‘bats out’, já em Belém do Pará o jogo é conhecido como castelo ou casinha.

Para praticar o bets, são necessários dois tacos de tamanho médio, dois alvos (podem ser garrafas plásticas, latas de refrigerante ou pedaços de madeira apoiados em forma de tripé; tradicionalmente eram três ramos sem folhas de cerca de 30 cm) e uma bola pequena de borracha, uma bola feita de meias, ou até mesmo uma bola de tênis.

Por se tratar de um jogo típico de cidades do interior do Brasil, praticado em campos abertos, descampados e até mesmo na rua, não há utilização de equipamento de segurança, mas podem ocorrer acidentes, principalmente com os tacos. O lançador fica atrás do rebatedor, por isso, deve ficar um pouco afastado, pois, pode ser atingido pelo manejo do taco.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Corrida da Primavera acontece no próximo domingo 06/10

Estão abertas as inscrições para a Corrida da Primavera, que acontecerá no domingo, às 9h00min, na av. Beira Lago, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas e pelo Sindicato do Comércio de Fraiburgo, com apoio da Prefeitura de Fraiburgo, uma das atividades do Projeto Temporada das Flores.

Os fraiburguenses e visitantes podem participar das nove categorias, que abrangem desde crianças com 6 anos até a Melhor Idade. Para as categorias livre, masculino e feminino, são 3,5 e 4,5 km. O primeiro lugar de cada categoria vai receber um prêmio de R$ 100,00 (cem reais) além de medalhas e certificados de participação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 04/10 e podem ser realizadas mediante entrega da ficha de inscrição, com cópia do RG e do CPF, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O endereço é av. Curitibanos, nº 366, Centro, Fraiburgo, em horário comercial. Crianças e jovens com menos de 18 anos devem apresentação autorização dos responsáveis. 

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Halloween ou Dia do Saci: o que comemorar em 31 de outubro?


A Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci) luta para que os mitos brasileiros não sejam esquecidos. Para isso, celebram o Dia do Saci em 31 de outubro como uma forma de resistência ao Halloween, elemento da cultura estadunidense. Vale a pena clicar no link abaixo e conhecer mais sobre a Sosaci: 
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EC5oKgBBZME


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Biblioteca Comunitária Alisson Zonta será palco do lançamento de mais um livro


A Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, foi inaugurada no dia 17/05 desse ano, e já realizou o lançamento de duas obras, os livros: "Biversos – A união de dois universos poéticos!" e "Nem Fanáticos, nem Jagunços – Reflexões sobre o Contestado (1912 - 2012)".  O próximo lançamento acontecerá no dia 22/10, às 20h00min no Dojô Cidadão do Futuro, bairro São Miguel – Fraiburgo. Na oportunidade será apresentada a obra, Juventude: Protagonismo e Religiosidade de autoria do doutor em Ciências da Religião Gilberto Tomazi.

Sobre o livro
A obra Juventude: protagonismo e religiosidade foi pensada a partir do pulsar juvenil do Contestado (1912-1916), uma região do estado de Santa Catarina, campo de conflitos no começo do século XX. Na sua versão de mística e resistência popular, o Contestado é resgatado como uma referência importante daquela significativa parcela da juventude, outrora violentada e silenciada, que, aos poucos, nos seus descendentes jovens, volta a sonhar, a se organizar e a se mobilizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis para o seu cotidiano e à sociedade. A obra procura desvendar heranças culturais e religiosas, incorporar mitos, aspectos históricos, religiosos, existenciais e identitários dos jovens de outras épocas e nações cuja herança se faz, de alguma forma, presente hoje na realidade dos jovens.

Sobre o Autor
Gilberto Tomazi, natural de Salto Veloso (SC), é pedagogo, teólogo, doutor em Ciências da Religião. Foi reitor do Seminário de Teologia, coordenador de Pastoral e ecônomo da Diocese de Caçador (SC). Foi assessor das Pastorais da Juventude do Regional Sul IV. É professor universitário desde 2001. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Juventude da FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina). Sacerdote católico atua em Pinheiro Preto (SC) e em Caçador (SC). Com uma centena de artigos em jornais e revistas, é autor de três peças de teatro e dos livros: Mística do Contestado e Caminhos de esperança (organizador).

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate