Página Correio Esportes

sexta-feira, 1 de março de 2013

Reunião de trabalho da Associação Vital e APAFEC com o prefeito municipal.

Aconteceu na sexta-feira (01/03), com inicio às 17h45min nas dependências do Paço Municipal, precisamente na sala de reuniões do gabinete do prefeito municipal, uma importante reunião de trabalho, entre as coordenações da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC com o prefeito municipal Ivo Biazzolo.

As coordenações das duas entidades agradecem ao padre Celso, ao Sr. Cláudio Melo (Trombini) e a Sra. Márcia A. Miglioli (HSBC Fraiburgo), por estarem presentes na reunião e ao chefe do poder executivo por receber integrantes das duas entidades. Em breve, será divulgada nota sobre as solicitações apresentadas e os encaminhamentos dado pelo prefeito Ivo Biazzolo.

Veja algumas fotos abaixo:

Coordenadores/as das duas entidades, com Padre Celso, Claudio Melo e
Márcia  a. Miglioli no rol de entrada da prefeitura municipal

Prefeito Municipal fazendo uso da palavra

Integrantes das entidades apresentados as solicitações

Veja outras fotos clicando no link abaixo:


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Clubes de futebol têm 90 dias para regularizar trabalho de adolescentes.

Todos os clubes de futebol do país inscritos em federações oficiais terão 90 dias para regularizar a contratação de atletas com mais de 14 anos de idade, garantindo que eles atuem como aprendizes e recebam pelo menos um salário mínimo, seguindo normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei Pelé e da Lei de Aprendizagem.


O prazo começa a contar a partir do recebimento da notificação do Ministério Publico do Trabalho, que será entregue até amanhã (28). Passado o período de adaptação, o MPT começará a fiscalizar as agremiações, que poderão ser multadas e sofrer ações judiciais, caso sejam encontradas irregularidades.

Os clubes deverão garantir que os adolescentes frequentem escola e também estão obrigados a fornecer alojamentos seguros e limpos, acompanhamento médico permanente e testes e peneiras gratuitos, que só poderão ser realizados com apresentação de um exame clínico do candidato.

Os aprendizes devem ter os pais como seus únicos representantes, sem o intermédio de empresários. Menores de 14 anos não poderão jogar profissionalmente nos chamados desportos de rendimento, mas apenas de maneira lúdica e pedagógica.



“O Ministério Público resolveu desencadear uma ação nacional para verificar as condições de formação desses adolescentes que querem se formar atletas, pois há clubes que não observam se as crianças estão indo à escola e não têm acompanhamento médico”, conta o procurador do Trabalho Rafael Dias Marqueso, coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do órgão.

Marqueso explica que estes adolescentes muitas vezes mudam de cidade para jogar e ficam longe da família. “Os clubes formadores lucram uma quantidade enorme de dinheiro com eles e não se preocupam em assegurar direitos, como acesso à educação, saúde e alimentação”, afirma. “Não é incomum eles perderem o ano na escola ou ficarem em repúblicas e alojamentos precários. É preciso preservar sua proteção integral.”

Para o coordenador do Instituto Brasileiro de Direito Esportivo (IBDD), Gustavo Lopes, os clubes grandes, em geral, cumprem as recomendações. A atenção deverá ser redobrada nas agremiações pequenas e médias, das cidades do interior, que têm como objetivo a formação de atletas para negociar os passes.

“Há uma escassez muito grande de recursos, tanto por parte das famílias dos jovens quanto dos clubes”, avalia Lopes. “Eles têm a obrigação de fiscalizar a frequência e o rendimento escolar dos meninos, pois eles podem não vingar no esporte e precisarão desenvolver uma vida profissional. Os clubes devem garantir que nada prejudique o desenvolvimento físico e psíquico destes jovens”, completa.

Por Sarah Fernandes.



Congresso técnico do municipal de futebol suíço 2013.

Aconteceu ontem (26/02), na Câmara de Vereadores de Fraiburgo, o congresso técnico para o Campeonato Municipal de Futebol Suíço 2013, organizado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FME. Foram apresentadas aos dirigentes e atletas presentes, as regras do campeonato, a fórmula de disputa e também abordados outros assuntos relevantes para o bom andamento da competição, entre os quais a arbitragem.

Dirigentes e atletas de algumas das equipes que participaram
do congresso técnico
O campeonato terá a participação de 38 times, na categoria livre masculino, divididos em 8 chaves, tem como patrocinadora oficial a Montana Agricultura. As primeiras disputas estão previstas para os dias 16 e 17/03 e poderão acontecer em três locais: Estádio Macieirão, no campo do bairro Mirassol e na Liberata.

Com Informações do Blog da FME

Protege nova parceira da Apafec

Desde segunda-feira (25/02), a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC tem uma nova parceira, a empresa Protege Monitoramentos Eletrônicos, com sede no bairro São Miguel. A Protege fará o monitoramento e rondas na Sala de Inclusão Digital da APAFEC, situada na av. Pedro Gianello s/nº em anexo ao Pavilhão da Igreja Católica.


A parceria consiste em rondas no local e demais serviços prestados pela empresa. Como o escritório da Protege é no bairro São Miguel, isso permite respostas muito mais rápidas e agis, a possíveis arrombamentos que a Sala de Inclusão Digital da APAFEC vem a ser alvo.

Para orçamentos e contatos com a Protege Monitoramentos Eletrônicos, ligue: (0**49) 3246 – 6044. Segundo Jonatam Cordeiro, sócio-proprietário da empresa, “A parceria com a APAFEC é de grande valia, para a nossa empresa. A APAFEC é uma das entidades sociais do município que presta relevante trabalho a comunidade fraiburguense, por isso, para a Protege é motivo de satisfação ser parceira dessa entidade”.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Depositado recursos financeiros do Projeto da Biblioteca Comunitária

Na tarde de hoje (26/02), a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC foi informada pela Sra. Márcia A. Miglioli gerente do HSBC da Agência de Fraiburgo, sobre o depósito da primeira parcela dos recursos financeiros, para a instalação da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, repassados pelo Instituto HSBC Solidariedade. 


Com essa primeira parcela, será adquirido o mobiliário (estantes, mesas, cadeiras, bancada para computadores todos sob medida), 5 computadores, contratação de um profissional da área de educação que estará a disposição 20 horas semanais e o lançamento da Campanha a Importância do Ato de Ler.


Com a liberação dos recursos, as coordenações da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da APAFEC mantenedoras da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta correm contra o tempo, para apressar os preparativos para a inauguração que deve ocorrer no dia 22/03/2013.  


A Biblioteca Comunitária funcionará no bairro São Miguel, na rua: Angelim Grigolo em anexo ao Dojô da Associação Vital, conta com o patrocínio do Instituto HSBC Solidariedade – IHS e tem o apoio da Atiaia Materiais de Construção, Móveis Anderson, Cresol Fraiburgo, Cáritas Diocesana e Hollobyte Informática.


Os interessados em conhecer, doar livros e outros materiais a serem utilizados na Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, podem fazer contatos pelos fones: (0**49) 9113 – 2959 com o educador marcial Luiz Coelho e (0**49) 8418 – 3450 com o professor Jilson.

Novidades para o esporte fraiburguense!


APAFEC classificada para próxima etapa do Programa Inspira

Na segunda-feira (25/02), a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC foi comunicada oficialmente sobre a classificação da instituição para a terceira etapa do Programa Inspira. Durante o mês de março, a APAFEC entregará a documentação necessária e assinará o contrato de parceria.


Essa é a primeira edição do Programa Inspira, desenvolvido pelo Instituto BRF em parceria com o Instituto FICAS. A terceira etapa começa nos dias 09 e 10 de abril, quando acontece a primeira capacitação, de um total de cinco previstas. O Programa terá capacitação (presencial e a distância) de dois membros das organizações sociais escolhidas, da regional de Videira farão parte as seguintes entidades: APAE – Videira, Comunidade Terapêutica São Francisco, e a APAFEC. A quarta etapa, prevê investimentos financeiros a serem utilizados na gestão e organização da entidade.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Curso de arbitragem promovido pela Federação Catarinense de Karatê

Aconteceu no sábado (23/02), no Centro Social Urbano Itaum, em Joinville, o Curso de Reciclagem e Arbitragem, atualização das novas regras do Karatê para 2013. A participação dos estudantes, técnicos, árbitros e atletas, proporcionou o esclarecimento, de dúvidas e o credenciamento para alguns, poderem atuar nos Eventos Oficiais da Federação Catarinense de Karatê – FCK, e nos Eventos da FESPORTE, com os demais Árbitros já credenciados. Além disso, poderão participar dos eventos nacionais 2013, podendo representar o país, nos eventos internacionais do Karatê.

A coordenação geral do curso foi do sensei Cilton Kessely – Diretor de Arbitragem FCK, que trabalhou de forma clara as dúvidas dos participantes, primeiro de forma teórica, e depois de maneira pratica com a realização da prova de arbitragem com inicio às 11h15min.

À tarde foram realizadas os esclarecimentos das características de cada estilo, com os Professores, sendo, o sensei Eurico Schopchack/Itajaí, do Estilo Goju Ryu, sensei Durci da Silva Nascimento/ Presidente da Federação Catarinense/Joinville, da Shito Ryu e os Sensei´s Célio Dávila/Joinville e Eduardo Porchat/Florianópolis, da Shotokan.

Participantes do cursos de arbitragem promovido pela FCK em Joinville 
Em seguida, foram realizadas as atividades práticas da arbitragem de Shiai – Kumite. Várias discussões foram realizadas, engrandecendo ainda mais o evento, que será realizado sempre no mês de fevereiro, preparando assim todos os praticantes de karatê, para as atividades oficiais de cada ano.

O sensei Sandro Pereira/Joinville, diretor financeiro da FCK, também prestigiou o evento, participando do mesmo. Para finalizar o sensei Durci, divulgou que a partir de 01 de Junho de 2013, será obrigatório o uso de coletes, em todos os eventos oficiais, realizados no estado, com isso teremos uma maior segurança de todos os praticantes da modalidade.

A Prefeitura Municipal de Fraiburgo liberou uma diária para pagamento de parte das despesas com passagens, hospedagem, taxa de inscrição no curso e alimentação.

Parabéns e obrigado a todos que participaram.

Por Luiz Coelho – Diretor de Marketing F.C.K.

Inclusão esportiva e social para evitar tragédias

Pablo Henrique do Nascimento, brutalmente assassinado no dia 29 de novembro de 2011. O jovem fazia parte do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô, era colecionador de títulos, entre os quais o de Campeão Brasileiro de Karatê. Filho de João Nascimento e Maria Nascimento, moradores do bairro São Miguel. Permitir a inclusão de outras crianças, adolescentes, jovens e adultos, torna-se imprescindível para evitar que outros jovens tenham morte trágica como a citada.


Acontece hoje reunião com o prefeito Ivo Biazzolo

Acontece hoje segunda-feira 25/02 às 17h30min, audiência entre o Prefeito de Fraiburgo Ivo Biazzolo, com coordenadores e coordenadoras da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC.

As duas entidades são independentes, com estatutos, diretorias e atividades próprias, porém são parceiras, atuam em Fraiburgo, há mais de 10 anos, e executam alguns projetos sociais em conjunto entre os quais: Projeto Artesanato Cidadão; Grupo de Dança Pense e Dance; Biblioteca Comunitária Alisson Zonta e a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel. A reunião conjunta tem como propósito, facilitar o trabalho e aproveitar o tempo do prefeito e seus assessores, pois, caso fossem recebidas separadamente seria necessário marcar duas audiências.

Juliano (vice-prefeito) e Ivo (prefeito)
Em 10 anos de atividades, é a segunda vez que um chefe do poder executivo municipal, recebe a APAFEC, a primeira foi aproximadamente há 8 anos atrás, ainda no primeiro ano do mandato do prefeito anterior. Apesar de vários ofícios protocolados a entidade não foi recebida nos outros 7 anos do governo municipal, encerrado em dezembro de 2012.

 O encontro tornasse ainda mais importante e histórico, pois, é a primeira vez em mais de 10 anos de ações que as duas instituições serão recebidas pelo chefe do poder executivo juntas. A reunião tem várias finalidades, entre as quais a Associação Vital e a APAFEC, buscam apoio da municipalidade para a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.

Rápidas do Esporte Fraiburguense...

Linha Baldissera, representante de Fraiburgo, na 3ª Copa Regional dos Campeões, infelizmente perdeu mais uma, contra o Cruzmaltina de Arroio Trinta de 3 a 2 de virada. A equipe fraiburguense, já coleciona duas derrotas, o próximo jogo é domingo 03/03 no estádio Macieirão.

Foi com grande êxito que começaram as atividades do xadrez fraiburguense, no sábado (16/02) com o Torneio Abertura.

Parabéns, Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Tico-tico, por mais uma conquista em sua carreira de educador físico. 



Mais de 50 integrantes do Projeto Esporte Bemlegal (crianças, adolescentes, avós, mães, pais...), participaram do lançamento do filme documentário 1º Assalto ao Trem Pagador, na quarta-feira 20/02.

O educador marcial, Luiz Coelho, esteve no dia 23/02, em Joinville fazendo curso de árbitros da modalidade de Karatê, promovido pela Federação Catarinense de Karatê – FCK, para o deslocamento contou com o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FME. 


Siga no twitter: @esportesemdebates