Página Correio Esportes

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Breve reflexão sobre os resultados do Brasil no Pan


O Brasil terminou os Jogos Pan Americanos, em Guadalajara, no México, com 48 medalhas de ouro, dentro de 141 no total. Chegamos em terceiro lugar, resultado pífio se comparado com nosso tamanho: sétima economia mais rica, 8 milhões de quilômetros quadrados e 191 milhões de habitantes!

Cuba, uma pequena ilha de 110.861 km2 e 11 milhões de habitantes, fechou os jogos com 58 medalhas de ouro, em segundo lugar, somando 136 medalhas. Perdendo apenas para a potência econômica do império Estadunidense. E ganhando de todos os demais, incluindo o Canadá.

Como uma ilha do tamanho do estado de Pernambuco e com o número de habitantes do Rio Grande do Sul pode ganhar mais medalhas de ouro que o Brasil e ficar apenas atrás dos Estados Unidos no Pan?

Ademais, das 48 medalhas de ouro brasileiras, 30, repito, 30 foram ganhas por atletas militares, que chegaram tinindo da ultima olimpíada mundial dos militares, realizada em julho/2011 no Rio de janeiro.

Já a medalha de ouro conquistada na Maratona, foi obtida por um jovem que até dois anos atrás era gari. Ou seja, prática corrida todos os dias para recolher o lixo, numa cidade do interior de São Paulo.

Ou seja, no Brasil o esporte é tão desrespeitado, que somente que tem a profissão relacionada com exercícios físicos é que consegue alguma vitória, como resultado de sua dedicação, pois falta uma política verdadeira de estimulo a pratica de esportes na escola e entre a juventude, e de suporte do governo e do estado aos esportistas profissionais.

*Por Igor Felippe

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

APAFEC promove 2ª Sessão Cultural Popular


Para celebrar 09 anos de atividades, A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, juntamente com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, promove a 2ª Sessão Cultural Popular que acontecerá no sábado dia 05/11/2011, com inicio as 20h00min, no Dojô da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, do bairro São Miguel, situado a rua Angelim Grigolo, cruzamento com a avenida Pedro Gianello,em frente a Sala de Inclusão Digital da APAFEC.

Durante a abertura, será feito o lançamento do Grupo de Dança Pense e Dance, integrado por meninas e meninos do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, o qual apresentará duas coreografias, sob a coordenação da professora Carolina dos Santos.

Ainda durante a abertura, será apresentado o espetáculo “O Exercito Encantado de São Sebastião”, que é realizado pela Associação Cultural Salto Veloso em parceria com o Departamento de Cultura de Salto Veloso, processo de criação do espetáculo e a formação de atores foi coordenado pela atriz Bárbara Biscaro e o cenógrafo Roberto Gorgati. Atualmente a peça é um projeto do Departamento de Cultura da prefeitura de Salto Veloso, fazendo parte das atividades da Oficina de Teatro que é coordenada pela Professora Kátia Raquel Dotta. Outras atrações confirmadas são o Grupo de Arte Gaucha Giuseppe Garibaldi, de Fraiburgo, coordenados pela professora Karine Machado e a apresentação dos fundamentos das artes marciais e apresentações musicais.

No intervalo das apresentações, serão sorteados 30 prêmios, entre camisetas, CD’s e uma sanduicheira, o sorteio será para todas as pessoas que contribuírem com 1 kg de alimentos de alimentos não perecíveis, em especial: açúcar, farinha de trigo, azeite ou ovos ou leite longa vida. Cada quilo de alimento doado dá direito a um cupom para concorrer aos prêmios.

No sábado dia 12/11/2011, será realizado a Festa de 09 anos da APAFEC, com várias atrações artísticas e culturais, com serviço de bar, cozinha e o sorteio da Ação Solidária Entre Amigos 2011, a festa será transmitida ao vivo pela Rádio Fraiburgo e acontecerá a partir das 14h15min, no pátio da igreja católica do bairro São Miguel. Todo o lucro da festa será investido nos projetos sociais da APAFEC.

Confira abaixo, programação completa:


Fonte: APAFEC
Contatos: apafec@apafec.org.br
Visite: www.apafec.org.br

Festival de Karate-dô de Fraiburgo foi sucesso


A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, realizou no ultimo domingo (30/10), o Festival de Karatê-dô de Fraiburgo, que contou com a presença de mais 111 (cento e onze) karatecas, representando os municípios de Fraiburgo, Capinzal, Ouro, Tangara e Videira.

Os festivais, podem ser de muitos tipos, servem para satisfazer necessidades específicas de uma comunidade ou grupo social, bem como fornecer o entretenimento. Outros aspectos importantes de um festival, são: a celebração da cultura, a partilha de conhecimentos, ou seja, também é um momento de encontro e de troca, nesse sentido o Festival de Karatê-dô de Fraiburgo, pois, estudantes, pais, responsáveis e apoiadores da mais nobre das artes marciais, puderam desfrutar de bons momentos, apesar do frio intenso, que fez na terra da maçã.

O realce especial do Festival, aconteceu pela participação dos estudantes de Tangara e Videira, coordenados pela Sensei Mariane Santos, faixa preta 2ºDan, que mostram um nível técnico muito bom, equiparando-se em algumas categorias aos estudantes de Fraiburgo e da equipe da Associação Amigos do Karatê-dô (Capinzal e Ouro), coordenados pelo sensei Saretta.

Sem dúvida alguma o grande destaque foi a Karateca Dona Letícia (EMUV/Videira) de 72 anos, participou no Kata Individual, e ainda torceu pela filha e dois netos, que competiram no kata e Kumite Individual, comprovando que o Karatê-dô pode ser praticado por toda a família brasileira.

“Nós do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô de Fraiburgo, agradecemos a todas as instituições, empresas, estudantes, pais e responsáveis, que trabalharam na organização, do festival, não vamos citar os nomes, para não esquecer ninguém, fica o nosso muito obrigado incondicional a todos” OOOSSS!!! Concluiu Luiz Coelho, sensei coordenador da modalidade em Fraiburgo.

Fonte Blog Esportes em Debate

Karatê de Fraiburgo é vice-campeão na OLESC 2011



O Karatê-do de Fraiburgo, representado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, esteve participando no sábado (29/10), da Olimpíada Estudantil de Santa Catarina – OLESC, competição realizada em Chapecó para estudantes de até 16 anos.

Deslocaram-se até Chapecó os estudantes/karatecas Marcelo Pires Ribeiro e Bruna Padilha da Silva, acompanhados pelo sensei Luiz Laudelino Coelho e do Sr. Alcedir Bonato, técnico da modalidade e coordenador da Associação Vital respectivamente.

A OLESC é organizada pela FESPORTE, e coordenado pela F.C.K. – Federação Catarinense de Karatê, este ano quase 290 estudantes/karatecas participaram, representando 32 municípios de todas as regiões catarinenses.

A estudante Bruna Padilha da Silva, conquistou o quinto lugar, no Kata Individual Feminino, obtendo vitoria de 3X2, contra Videira, 3X2 contra Florianópolis e perdendo de 5X0 para Tubarão e 4X1 contra Içara. Já o estudante Marcelo Pires Ribeiro, Faixa Preta, Campeão Mundial na Argentina em 2010, conquistou a medalha de prata, sagrando-se vice-campeão no Kata Individual Masculino, com os seguintes resultados: vitorias sobre Campos Novos 4X1, Criciúma 3x2, Florianópolis 5x0, Joinville 3x2, e derrota na final para Tubarão por 4X1.

“Essa conquista nos motiva a seguir trabalhando, pois, significa que estamos no caminho certo, fazendo inclusão social através do Karatê. Além disso, com essa conquista temos a certeza que precisamos seguir ampliando o número de meninos e meninas praticando karatê, ou seja, ampliando a inclusão social a partir do esporte, expandiremos conquistas como essas em todas as modalidades esportivas de nosso município”. Finaliza o sensei Luiz Coelho.

Fonte: Blog Esportes em Debates

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Quadro Final de Medalhas

Neste domingo, dia 30 de outubro, chegou ao fim os Jogos Panamericanos de Guadalajara 2011. Nos próximos dias farei comentários sobre o resultado final do Pan 2011. Confira abaixo como ficou o quadro final de medalhas: