Página Correio Esportes

sábado, 16 de julho de 2016

A desconstrução da Cultura Camponesa pela mídia monopólica é tema de Oficina

Roda de conversa sobre o papel da mídia monopólica na
destruição da cultura camponesa 
Compreender a realidade, as vivências das pessoas para entender o que a comunicação tem a ver com a vida de cada um\a, foi o ponto de partida de mais uma oficina de Comunicação realizada durante o Seminário da Terra, na quinta-feira, dia 14 de julho, na linha Treze de Maio, no município de Barra Bonita-SC.
Oficina de comunicação realizada na tarde desta quinta-feira, em Barra Bonita-SC.
Entre as diversas oficinas realizadas, uma delas oportunizou o debate envolvendo os meios de comunicação de massa, que foi mediado pelo Educador Popular, Jilson Carlos Souza, da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec) de Fraiburgo/SC. Em uma roda de conversa, Jilson iniciou a oficina levantando alguns questionamentos sobre o que as pessoas entendiam sobre mídias, redes sociais, soberania comunicacional, entre outros elementos importantes para este diálogo.
Debate sobre comunicação 
Como o tema da oficina era direcionado a compreensão de como a mídia monopólica desconstrói a cultura, a identidade camponesa, Souza trouxe para a conversa qual é o grande interesse dos proprietários dos meios de comunicação, em promoverem uma comunicação voltada à propaganda, à espetacularização, a persuasão, ao convencimento forçado.Um dos exemplos citados para exemplificar esse interesse, foi a desconstrução da grande mídia para com a campanha contra o uso de agrotóxicos, que surgiu no ano de 2010 pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e assumida pelos movimentos populares\Via Campesina. Um pouco depois do lançamento desta campanha, empresas que dominam a produção de fertilizantes e outros produtos transgênicos, lançaram uma forte campanha, utilizando-se de ‘personalidades’ famosas, para dizer que a produção de alimento não poderia sobreviver sem a utilização do veneno.

Mídia e a manipulação da história
Um dos exemplos citados para exemplificar esse interesse, foi a desconstrução da grande mídia para com a campanha contra o uso de agrotóxicos, que surgiu no ano de 2010 pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e assumida pelos movimentos populares\Via Campesina. Um pouco depois do lançamento desta campanha, empresas que dominam a produção de fertilizantes e outros produtos transgênicos, lançaram uma forte campanha, utilizando-se de ‘personalidades’ famosas, para dizer que a produção de alimento não poderia sobreviver sem a utilização do veneno.
Outros exemplos como o caso do rompimento da Barragem em Mariana, Minas Gerais, alguns mais locais também, foram discutidos no intuito de mostrar que a mídia tradicional está à serviço do grande capital e jamais defenderá os interesses da classe trabalhadora, operária e camponesa.
Jovens participaram da Oficina para entender a história e os meios de comunicação.
Para Nilva Baú Boss, que participou da oficina, discutir sobre o fortalecimento de meios de comunicação que estejam à serviço dos\as trabalhadores\as é urgente e necessário. “Uma informação pode acabar com a vida de uma pessoa. E a gente precisa pensar outra forma de comunicar”, disse ela.
Jovens como Samara Mulinari e Sidimar Borges de Freitas, militantes da Pastoral da Juventude Rural (PJR), também participaram da oficina e falaram sobre a importância da comunicação e de fortalecer meios populares para comunicar o povo. “Chegamos à conclusão que a mídia esconde totalmente a verdade do povo. A solução é criar novos meios de comunicação que expressem a verdadeira notícia e que não iludam o povo”.
Militantes de diversas organizações populares participaram do Seminário da Terra.
Além do tema comunicação, assuntos envolvendo Apicultura, Produção e Comercialização de alimentos e agroecologia foram trabalhados, com a contribuição de companheiros\as do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e da Epagri em uma das oficinas. Outras organizações e movimentos populares também têm ajudado a construir o Seminário da Terra junto da Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste-SC, nos municípios do Oeste Catarinense. Os próximos encontros do Seminário da Terra acontecerão nos dias 27 de julho em Bandeirante e no dia 28 de julho, no município de Paraíso.


Por Claudia Weinman, para Portal Desacato


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Atletas da Região do Contestado conquistam 09 medalhas em competição nacional


Delegação da Região do Contestado na competição de karatê-dô em
Porto Alegre 
Karatecas de Fraiburgo e Lebon Regis estiveram em Porto Alegre/RS, entre os dias 07 a 09 de julho para participar no Campeonato Sul Brasileiro 2016 – Classificatório para a etapa nacional. A delegação foi composta por 12 atletas que conquistaram 09 medalhas no total, sendo 03 de ouro com Jhonatan William Ventz Funini e Karine Aparecida Franca dos Santos (2). 01 medalha de prata conquistada por Raphael Krupzack e outras 05 de bronze alcançadas por Alice Filippi Santos, Carlos Pimentel, Gabriel Krupzack e Luiz Antônio Laudelino Coelho (2).
Com esses resultados os atletas estão classificados para as finais do Campeonato Brasileiro 2016, que acontecerá no mês de Outubro em São Paulo / SP. Também estiveram em Porto Alegre os seguintes atletas: Adrian Gabriel Julio Ribeiro, Gabriel Alves de Souza, Henrique Carlos Pereira, Jonathan William de Oliveira Moreira e Leonardo Jorge Lazzaretti.
Karatecas da Região do Contestado integraram a Seleção Catarinense de
karate-dô em competição nacional 
O Blog Esporte em Debates, a sociedade fraiburguense e regional parabeniza os karatecas pelas conquistas/empenho que tornaram possíveis a participação n a etapa nacional do certame.



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Mestre Cubano de Xadrez esteve em Fraiburgo

Cubano durante simultânea com 16 enxadristas fraiburguenses
Gerardo Lebredo, cubano e Mestre Internacional de Xadrez esteve novamente em Fraiburgo, em sua quinta passagem pelo município (2004, 05, 08, 12 e 16).  Nessa oportunidade, Lebredo deu curso para 18 estudantes da equipe de Fraiburgo durante três dias (11 a 13 de julho) e ministrou uma partida simultânea, enfrentando 16 enxadristas ao mesmo tempo.
Os fraiburguenses, conseguiram arrancar 1 vitória e 3 empates do mestre cubano! A vitória foi de Waldir Inácio e empates de Valesca Hoeckler, João Dalanhol e João Félix.

Gerardo chegou início de julho onde já realizou algumas atividades em Concórdia e agora segue rumo a Brasília e depois São Paulo. Ficará três meses apenas no Brasil. Segundo a coordenação ACXF – Associação Clube de Xadrez Fraiburgo, é uma honra receber em nossa cidade esse mestre internacional.

Com informações e foto da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo (ACXF)

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate