Página Correio Esportes

sexta-feira, 23 de março de 2012

Familiares de Pablo e entidades fazem divulgação de caminhada por Justiça e Paz

No dia 29 de março, às 16 horas, acontece um ato ecumênico na Avenida Michelli Simonetti, no bairro São Miguel. O ato será no local em que campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento, 18 anos, foi assassinando a golpes de faca no dia 29 de novembro do ano passado. Logo após, os participantes farão uma Caminhada pela Paz e Justiça, até o fórum da cidade.

A delegada de Polícia da Comarca de Fraiburgo, Beatriz Ribas Dias dos Reis, já concluiu e encaminhou no mês de janeiro para o Ministério Público o Inquérito Policial. Ela informou na oportunidade que seis pessoas teriam envolvimento no crime, sendo quatro adultos e dois menores. Todos se encontram em liberdade.

A manifestação pacifica está sendo organizada pelos familiares de Pablo juntamente com as entidades das quais o jovem fazia parte, a Associação de Karate-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (APAFEC). O manifesto recebe também o apoio de todas as entidades que estão atuando na Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel.

Lembre o caso:Pablo foi morto com golpes de facas atingidos na região do tórax quando transitava na Avenida Micheli Simonetti por volta das 22 horas do dia 29 de novembro de 2011. A vítima foi surpreendida por dois veículos, um Voyage e um Gol, os quais fugiram do local após o crime.

Três suspeitos, os pais e adolescente de 15 anos que estavam no veículo Gol se apresentaram na Delegacia de Polícia no dia 1º de dezembro, ocasião em que o menor de idade assumiu a responsabilidade pelo assassinato.

Já os outros três integrantes que estavam no interior do veículo Voyage se apresentaram no dia 5 de dezembro.

Inicialmente foi apontado pela policia que a morte do adolescente teria sido motivada por uma briga que ele teve nos dias anteriores ao crime com o menor de15 anos.
Esse desentendimento estaria relacionando a assuntos fúteis de convivência de adolescente, sem um motivo maior.

O crime causou grande comoção na comunidade local, tanto que no dia 6 de dezembro um grupo com cerca de 50 pessoas, entre eles, os pais e irmãos de Pablo, realizaram uma manifestação em frente ao Fórum quando foi entregue ao Promotor de Justiça, Átila Guastalla Lopes, um abaixo assinado.

O documento com quase 700 assinaturas solicitava que providências fossem tomadas em relação ao assassinato e que fosse decretada a prisão dos suspeitos.

O Ministério Público irá agora decidir se irá denunciar os envolvidos a justiça.

Fonte: SETOR DE JORNALISMO DA RÁDIO FRAIBURGO

Homicídios no Frai


Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (23/03)


Na próxima quinta-feira (29), às 16 horas, acontecerá ato ecumênico na Avenida Micheli Simonetti, no bairro São Miguel, local em que campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento, 18 anos, foi assassinando a golpes de faca no dia 29 de novembro. Logo após, os participantes farão uma Caminha Por Paz e Justiça, que sairá do bairro São Miguel até o Fórum da cidade. Quatro meses se passaram e até o momento ninguém foi detido pelo envolvimento nesse assassinato. (ver cartaz abaixo)
O caso do Pablo serve apenas para ilustrar o sofrimento e os problemas que um homicídio causa pelo menos na vida de duas famílias, da vítima e do assassino. Fraiburgo registrou no último ano crescimento estrondoso nos homicídios. Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (http://www.ssp.sc.gov.br/) mostram que mais que dobrou num comparativo com 2010, ano em que se registrou três assassinatos. No ano passado foram sete casos e nesse ano até o momento um.
Através dos dados da secretariam, podemos fazer um comparativo com dois municípios vizinhos que tem população maior que a nossa e vamos perceber ainda mais esses índices. Videira em 2010 teve quatro assassinatos, em 2011 três e nesse ano nenhum até o momento. Já Caçador teve em 2010 sete casos, em 2011 registrou queda significativa com três casos e nesse ano até o momento um assassinato.
Essa manifestação pacifica, na próxima semana, além de clamar por justiça, tem o objetivo de chamar a atenção para o crescimento da criminalidade que foi registrado no último ano. Tanto a Policia Militar quanto a Civil trabalham com efetivo reduzido e situações de equipamentos, como viaturas, nem sempre atendem a necessidade. Não tem faltado empenho de seus representantes em busca de melhores condições, mas sozinhos eles não conseguiram muita coisa.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Gruba revelou nessa semana em entrevista ao jornalista Rafael Martini do Diário Catarinense, que na Polícia Militar o quadro ideal é de 16.040 policiais e o existente, hoje, é de 11,6 mil. Já a Polícia Civil trabalha hoje com 52% do seu número ideal, que é de 5.997 agentes, enquanto que o existente é de 3.288. Em contrapartida, a população passou de 5.356.360 para 6.178.603 de 1999 para 2011. Em números absolutos, um salto de 822.243 habitantes.
Esses dados servem como alerta aos representantes regionais, especialmente os políticos, que precisamos de ajuda. Essas pessoas possuem condições de exercer pressão com o intuito de trazer maior efetivo. Sabemos que nesse ano novas turmas de policiais militares estarão se formando. Igualmente é válido para a Civil, que deu inicio nessa semana nas aulas de formação de 345 novos profissionais. Por isso digo, a situação é caótica em todos os municípios, porém com a ajuda dos que se dizem representantes poderemos ter boas notícias Lá No Frai.

Fonte: Blog da jornalista Jucieli Baldissarelli 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Comunidade quer Paz e Justiça!

Resultados da Copa do Brasil e Libertadores (quarta-feira 21/03/2003)

Copa do Brasil 2012
Primeira Fase
Jogos de volta
Grêmio* 3 x 1 River Plate-SE
Portuguesa* 4 x 0 Cuiabá-MT
Chapecoense* 3 x 1 São Mateus
Fortaleza* 3 x 0 Comercial-PI
Goiás* 3 x 0 Paulista
Botafogo* (3) 1 x 1 (2) Treze-PB
Ponte Preta* 5 x 2 Sapucaiense-RS
Palmeiras* 3 x 0 Coruripe-AL
ASA* 2 x 1 Santa Quitéria
*Classificados para a segunda fase
Libertadores da América 2012
Segunda Fase
Grupo 1
The Strongest 1 x 1 Internacional
Grupo 5
Vasco 2 x 0 Libertad
Grupo 6
Corinthians 1 x 0 Cruz Azul-MEX