Página Correio Esportes

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Blog Esportes em Debates voltará a ser editado somente na próxima sexta-feira 17 de junho

Comunico as leitoras e leitores do Blog Esporte em Debate, que estou cumprindo agenda de trabalho em Brasília entre os dias 13 a 16 de junho, por isso, nesse período o Blog não será editado.
Peço desculpas aos leitores e leitoras do blog, porém a viagem se fez necessária e poderá render bons frutos à comunidade fraiburguense em especial aos moradores e moradoras de um bairro em especifico, por isso, desde já agradeço pela compreensão e quero continuar contando com os acessos e leituras nas matérias que publicarei a partir da próxima sexta-feira 17 de junho.    

Grato, direto de Brasília e com ótimas expectativas dos frutos que possam ser colhidos dessa viagem, Jilson Carlos Souza educador popular.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Apafec recebe apoio de organizações após sofrer ataques em rede social de perfil supostamente falso

A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), de Fraiburgo\SC, foi alvo nos últimos dias, de um ataque na rede social facebook. O fato aconteceu após o Jornalista Wilson Cesar Malinoski, realizar a postagem em seu perfil pessoal, divulgando a colocação de uma propaganda em um outdoor, comercializado pela Apafec e pela Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô. A venda de espaços publicitários nos outdoors situados na Rod. Airton Senna entrada do bairro São Miguel é mais uma das práticas efetivadas pelas Associações, para arrecadação de fundos, que são destinados aos mais de dez projetos que envolvem crianças, jovens e adultos, durante os quase 14 anos de existência da Apafec e dos mais de 20 anos de vivências do karate-dô fraiburguenses.
Ao perceber a postagem, uma pessoa de nome “Gedson Pedroso”, escreveu um comentário a respeito: “Não compro mais rifa da apafec, com toda a mídia e tecnologia de hj em dia, as duas últimas ação entre "amigos" sequer divulgaram o resultado e nome dos ganhadores”.
Depois disso, pessoas ligadas à diversas organizações sociais, movimentos populares, pastorais, representantes de Sindicatos, Jornalistas, Advogados demonstraram apoio a Apafec e a todos os anos de comprometimento com os projetos sociais que incluem diversas necessidades das comunidades Fraiburguenses. O Jornalista autor da postagem, Wilson Cesar Malinoski, destacou: “Ao ler a opinião dada por "Gedson Pedroso" onde afirma não comprar mais rifa acusando a entidade de não divulgar os resultados, fiquei assustado. Afirmo que sendo Jornalista sempre me foi solicitado publicar esses resultados e o fiz em Jornais, Blog e pagina de Facebook... Gedsom me manda teu endereço que faço chegar exemplares das publicações”, disse ele.
O Jornalista Cássio Giovani Turra, também ressaltou seu apoio a Apafec. “Há 10 anos acompanho a história da APAFEC e me emociono em cada encontro. Os resultados positivos são claros e eu mesmo, há 400 km de distância, acompanhei os resultados”, defendeu.
Representantes do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), também escreveram comentários onde reafirmam a defesa e a aliança com a Apafec. Tayson Bedin, militante desse coletivo, acrescentou: “Eu mesmo conheço dois ganhadores aqui da Região Extremo-oeste, e estou na torcida pelo povo que comprou os números que eu vendi também nesta edição da “Ação Entre Amigos”. Há muitos anos temos construído essa importante aliança com a Apafec, trocando experiências, e compartilhando das conquistas que os projetos desenvolvidos pela Associação proporcionam a toda a comunidade, especialmente a mais carente. Entendemos que se alguém está tentando ferir a Apafec, é porque realmente desconhece o trabalho realizado durante todos esses anos”, enfatizou.

Perfil Falso
Anderson Gomes, da coordenação da Associação Vital, ressaltou sobre o aspecto jurídico e a falta de argumentos provenientes da pessoa que buscou atacar a Associação via facebook e salientou ainda, que se trata de um perfil falso. “Descrevo o comentário crítico do perfil ‘Gedson Pedroso’ supracitado, sob um aspecto jurídico, como sendo ilegal, uma vez que a liberdade de expressão é um direito constitucional garantido a todos, entretanto de acordo com o Artigo 5°, inciso IV da Constituição em vigência, apesar de ser livre a manifestação do pensamento, é vedado o anonimato. E é exatamente isso que o perfil em questão está fazendo, na medida em que não se identifica realmente e cria um fake. Do ponto de vista pessoal, encaro está uma atitude como covarde, imoral e antiética, pois, as afirmações feitas por esta pessoa são inverídicas e não condizem com a realidade em relação à Apafec. Tenho orgulho em dizer que sou parceiro desta entidade e não apenas contribuo com as promoções como ajudo na venda das cartelas da Ação Solidaria Entre Amigos desse ano.
Conheço há anos a associação e não tenho dúvida alguma quanto a sua idoneidade, além de todos os benefícios que proporciona à inúmeras pessoas, de diversas formas”.
Uma das integrantes da coordenação da Apafec, Fabiane Aparecida Guedes, disse ainda que todos os resultados das rifas feitas pela Associação foram anunciados. “Divulgamos em redes sociais, via rádio e jornais. Quem faz esse comentário usando um perfil falso quer apenas denegrir a imagem de uma associação séria, comprometida com a verdade e que faz enfrentamento em defesa da vida e contra a opressão”, argumentou.
Carol Santos, que também integra a coordenação da entidade, disse que todos os links são disponibilizados para a consulta da comunidade, no que se refere ao resultado das “Ações Entre Amigos” e demais promoções realizadas. “Penso que não há nenhum problema para nós passarmos mais informações sobre as “Ações Entre Amigos” anteriores, apesar das mesmas já terem sido divulgadas em vários meios de comunicação. Também acho que seria importante não somente ao sr. ‘Gedson’, mas a todos que tem alguma dúvida ou até mesmo uma sugestão de melhoria que nos procurem, coloquem suas propostas e venha conhece melhor nosso trabalho”, finalizou.
Os links para possíveis consultas dos resultados das “Ações Entre Amigos” podem ser conferidas também, além das provas documentais oferecidas nos jornais impressos, pelos endereços:


Por Claudia Weinman - Jornalista Popular do coletivo PJMP/PJR e do Portal Desacato


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate