Página Correio Esportes

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Desabafo contra o preconceito de uma 'autoridade' fraiburguense!







Antes de tudo, quero dizer que tenho orgulho de minhas origens! Meus avos paternos são: um negro (seu Zezinho) e uma índia (dona Tomazia) curandeira, benzedeira e parteira que ajudou a trazer ao mundo muitos fraiburguenses da geração do meu pai (quem tem entre 60 a 80 anos e nasceu em Fraiburgo certamente teve como parteira minha vó). Os avos maternos eram brancos pobres, Chico Melo (bisavô) esteve nos Redutos Santos durante a Guerra do Contestado.

Falo de minhas origens, para deixar claro a uma ‘autoridade’ de nosso município que tenho clareza de quem eu sou e ainda sou muito feliz de ser quem sou, ou seja, sou preto, índio, branco pobre, portando sou CABOCLO com muita satisfação.

Essa ‘autoridade’ em um determinado local e com um grau etílico elevado, disse em alto e bom tom: ‘Quem o professor Jilson pensa que é? Para fazer criticas as minhas ações... Ele não passa de um professorzinho de meia pataca e de um negro sujo’.

Não vou processar essa ‘autoridade’ por injuria racial, porque a pessoa que me contou o fato, disse que para evitar perseguições a ela e sua família, não serviria como testemunha, caso eu apresentasse denuncia contra este vivente preconceituoso.

Quem quiser fazer criticas ou desconstruir conceitos sobre religião, tipo de sociedade, esporte, educação, administração publica (municipal, estadual ou federal), politica sentido amplo da palavra ou de qualquer outro assunto que defendo, o façam com argumentos claros e bem fundamentados, parem de tentar menosprezar minhas origens ou atacar-me no campo pessoal, pois sempre que faço alguma crítica, procuro ter os referidos cuidados.

Dar nossa opinião é um direito que a constituição de nosso país continental nos assegura, porém destilar ódio e preconceito é crime previsto no código civil!

Tenho pena de ‘pessoas como essa autoridade’, pois ela sofre do próprio preconceito!


Fraternamente, Jilson Carlos Souza – educador popular.  


 Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 7 de abril de 2015

História de Fraiburgo nos Jasc


Mais de 50 atletas fizeram parte da delegação fraiburguense que participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina de Concórdia em 1970. Na foto acima são 33 fraiburguenses, sendo 32 homens e apenas uma mulher (informações dão conta que ela participou das disputas de natação).


Nosso município participou no bolão, futsal, natação entre outros esportes. O prefeito e o delegado da época faziam parte do time de bolão. Na foto acima, o prefeito é o primeiro da esquerda para a direita e o delegado esta na outra extremidade.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Estudo comprova que refrigerante diet favorece aumento da gordura abdominal


A ingestão de refrigerante diet está ligado ao aumento da gordura abdominal em adultos com 65 anos ou mais. O dado foram comprovado por uma pesquisa realizada pelo Centro de Saúde da Universidade do Texas e publicada no Journal of the American Geriatrics Society.


Aumentar a ingestão de refrigerante diet está associado ao aumento da gordura abdominal e de riscos cardiometabólicos em pessoas mais velhas.

Durante nove anos, os pesquisadores acompanharam 749 pessoas com 65 anos ou mais. Até o final das pesquisas haviam sobrevivido 375 pessoas. Os resultados comprovaram que a circunferência da cintura daqueles que apreciam o refrigerante diet ficou quase três vezes maior do que a de pessoas que não consumiam a bebida: 2,11 com contra 0,77 cm.

Além do aumento abdominal, o consumo regular do refrigerante diet pode diminuir a função renal, aumentar a vontade de comer doce (favorecendo a obesidade), além de alterar a formação óssea e dos dentes.

Com base nestes resultados, os pesquisadores concluiriam que os indivíduos mais velhos que bebem refrigerante diet diariamente devem diminuir o consumo diário o consumo de bebidas adoçadas diariamente.

Conheça alguns motivos para crianças, jovens e adultos evitarem o Refrigerante
O refrigerante engorda e pode ser considerado o vilão da dieta de muitas pessoas. Ele pode causar a perda de nutrientes e minerais importantes, como o cálcio, além de ser uma bebida altamente doce. Por copo, o refrigerante possui em média 9 colheres de chá de açúcar.

Essas bebidas à base de cola utilizam o ácido fosfórico como acidulante, que faz com que o organismo não sinta tanto esse doce. O ácido pode causar osteoporose.

Outro problema é a dose de sódio muito alta, que pode causar hipertensão arterial, cáries, glicose e diabetes. O consumo dessa bebida não traz nenhum benefício para o corpo e é viciante, pois possui cafeína.

Componentes do refrigerante
Corante caramelo – Possui altos níveis de uma substância cancerígena;

Ácido fosfórico – A substância causa acidez no sangue e o corpo usa o cálcio dos ossos para neutralizar o organismo;

Adoçantes artificiais – Em excesso podem ser nocivos à saúde e pode ser relacionado ao surgimento de câncer;

Xarope de milho – Forma açúcar que aumenta a gordura, colesterol e nível de triglicerídeos;

Benzoato de potássio – Conservante quebrado em benzeno, que exposto ao sol se torna cancerígeno;

Corantes alimentares – Em excesso pode causar danos nas atividades cerebrais, comportamento, hiperativismo, dificuldade de concentração e descontrole de impulsos.

Dica
Para as amantes de refrigerante, a dica é substituir a bebida por 2 litros de água ao longo do dia. Sucos naturais também são uma boa pedida.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate