Página Correio Esportes

sexta-feira, 21 de março de 2014

Mais de 30 pessoas acompanham o lançamento das aulas de violão da Apafec.

Mães, pais, avós, responsáveis e os estudantes totalizando mais de 30 pessoas participaram ontem (20/03), da aula inaugural da Oficina de Violão e Musica promovida pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).
 
Olhares atentos para apresentação do professor Robson
São (20) vinte estudantes entre crianças, jovens e adultos divididos em 4 (quatro) turmas que aprenderam em 2014 as técnicas para tocar violão e algumas noções de canto. As aulas acontecerão uma vez por semana nas terças e quintas, no período noturno e serão coordenadas pelo músico Robson Ribeiro da Dual Rock.
 
Estudantes da Oficina de Violão e familiares 
As Oficinas de Violão e Música são oferecidas através do Projeto de Culturas Itinerante Mário Lago, desenvolvido pela Apafec desde agosto de 2005. As aulas pilotos aconteceram nos três últimos meses do ano anterior e neste ano acontecerão até o mês de dezembro.

Fotos:

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 20 de março de 2014

Começam hoje as aulas de violão da Apafec!

Nesta quinta-feira 20/03, tem inicio as aulas de música da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) as matriculas e aulas são gratuitas. As aulas acontecerão uma vez por semana nas terças e quintas, no período noturno e serão coordenadas pelo músico Robson Ribeiro da Dual Rock.


A primeira aula acontece hoje a partir das 18h00min com todos os matriculados, os menores de idade devem estar acompanhados dos pais, mães ou responsáveis. As matriculas foram realizadas nos dias 17, 18 e 19 de março, na Sala de Inclusão Digital da Apafec das 15h00min as 19h00min, foram definidas por ordem de chegada. Os matriculados são:

Turma 01, terça – feira das 18h00min às 19h30min:
Guilherme Corduva Kraus;
Keila de Oliveira Novais;
Maria Luísa de Souza Albuquerque;
Vinicius Eduardo Ramos de Oliveira;
Vitor Augusto Farias.

Turma 02, terça – feira das 19h30min às 21h00min:
Alexandre Batista dos Santos;
Bruna de Fátima Rodrigues;
Melânia de Fátima S. Oliveira Bairros;
Pollyana Caroline de Bairros.

Turma 03, quinta –feira das 18h00min às 19h30min:
Camila Oliveira da Silva;
Daniele de Souza Pires;
Elis Regina Souza;
Victor Oliveira da Silva;
Willian Matheus da Veiga.

Turma 04, quinta – feira das 19h30min às 21h00min:
Cristian Luiz Tomaz;
Eduardo Santos Ribeiro;
Eduardo Tomaz e Oliveira;
Marcelo Melo Caralho;
Nathan Neujhoz Ramos.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 18 de março de 2014

Esporte de base: Quais as mudanças em sua cidade nos últimos 15 meses?

Segundo Joaquim Cruz "Não houve nenhuma reforma para colocar o esporte nas escolas, nos últimos 5 anos. Sem essa reforma não vai, é como garimpar em mina que não tem diamante. Nós temos de corrigir o problema do esporte de base para tirar talentos de qualidade para 2020 e 2024. Precisamos introduzir o esporte na escola ontem, pois não conseguiremos de outra forma ter renovação. É muito difícil um programa funcionar em cinco anos. Eu esperava alguma mudança já no ano passado (após a escolha do Rio como sede olímpica, ocorrida em 2009), mas não houve e vamos ficar nessa briga até não sei quando".  O ex-atleta, está há quase três décadas fora do País, cita como exemplo a dificuldade para se encontrar novos nomes no atletismo. Lembra que Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, e Jadel Gregório, do salto triplo, eles estão na reta final da carreira e não têm tantos anos mais pela frente.

Notoriedade
Prestigiado nos Estados Unidos, Joaquim foi promovido de consultor do Comitê Olímpico Norte-Americano a técnico em período integral. Os estadunidenses não querem perder o dedicado profissional que dá expediente no Centro Olímpico de Chula Vista, perto de San Diego (Califórnia). "Na verdade, os EUA não entendem por que eu ainda estou aqui com eles (e não foi chamado para trabalhar no Brasil)", disse o brasiliense de 47 anos.  Joaquim Cruz, foi campeão olímpico dos 800 metros em Los Aneles/1984 e um dos maiores nomes do atletismo tupiniquim.  Essas informações foram publicadas, pelo Estadão em 25/01/2011. Mostra um quadro geral da falta de investimentos no esporte de base no Brasil!

Na região
Trazendo esse debate para nossa região, os gestores que assumiram as Fundações ou Departamentos Municipais de Esporte e Lazer há mais de 15 meses.
O que fizeram?
Quais as mudanças implantadas?
Houve mudanças?
O esporte de base recebeu investimentos?

As perguntas acima não podem ser respondidas, com a participação em campeonatos, conquistas e organização de eventos esportivos. A comunidade de cada município de nossa região quer respostas para as perguntas acima, tendo como base os investimentos e melhorias no esporte de base.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

domingo, 16 de março de 2014

Apafec é uma das sorteadas no Concurso da Rainha da Festa da Comunidade São José!

Imagem meramente ilustrativa
Aconteceu neste domingo 16/03, a Festa da Comunidade São José, a título de contribuição solidária a Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), adquiriu 10 cartelas (no valor de R$ 2,00 cada) do concurso para rainha da Festa.   

Ao adquirir cartelas, as pessoas e entidades contribuíam com uma das 7 candidatas  a rainha da festa e com a manutenção da Igreja Católica do bairro São José, além de concorrer a um tablet (1º prêmio), uma bicicleta(2º prêmio) e um forno micro-ondas(3º prêmio). A Apafec foi sorteada como terceiro prêmio, um forno micro-ondas Electrolux no valor de R$ 279,00 (duzentos e setenta e nove reais).

Este prêmio será utilizado na Ação Solidária Entre Amigos 2014, que será a 11ª edição dessa atividade que tem por finalidade arrecadar recursos financeiros para a manutenção dos projetos e ações desenvolvidas pela entidade há 12 anos.

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Integrantes do Projeto Artesanato Cidadão buscam qualificação em gestão

Cinco integrantes do Projeto Artesanato Cidadão, desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), participaram no sábado 15/03, da segunda etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica em Empreendimentos de Economia Solidária – EES.

O curso é oferecido através do Projeto FORTEES (Fortalecendo Economia Solidária), executado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Este espaço de formação tem como objetivo qualificar os EES, aprimorando a gestão e a viabilidade econômica para aumentar a renda gerada e contou com a participação de 06 grupos da Região do Contestado, estiveram presentes representantes de Cooperativas, Associações e Grupos Informais dos municípios de Caçador, Canoinhas, Fraiburgo, Lebon Regis, Três Barras entre outros.

A Economia Solidária tem com objetivo central resgatar a luta histórica dos(as) trabalhadores(as), contra a exploração do trabalho humano. A economia solidária, também pode ser chamada de economia social, socioeconômia solidária, economia popular e solidária, economia de proximidade, economia de comunhão.

Este tipo de economia é fundamentada em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, em vez da acumulação privada de riqueza em geral e de capital em particular.

Imagens do curso clique no link abaixo:

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Meninos e meninas do PEB definem programação para março e abril!

No domingo 16/03, foi realizada mais uma atividade do Projeto Esporte Bemlegal – PEB. Este projeto é desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), desde abril de 2003.

Durante a Oficina de Cidadania e Organização, foram realizadas várias atividades entre as quais: Apresentação do relatório e a avaliação da participação da Apafec no espaço de formação de coordenadores e coordenadoras da Pastoral da Juventude Rural – PJR e Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, ocorrida nos dias 01 e 02 de março. Segundo os integrantes que estiveram em São Miguel do Oeste a avaliação é positiva e serviu para fortalecer os vínculos entre as duas pastorais e a Apafec.
 
Oficina de Cidadania e Organização do PEB
Logo em seguida foi apresentada a proposta da nova camiseta da Apafec para 2014 e realizado debate sobre o assunto, houve sugestões de mudanças que serão incluídas no projeto inicial e apresentadas no próximo domingo 23/03, para aprovação do coletivo.

Também foram definidas mais duas ações para ocorrerem neste mês e no próximo, são dois passeio, o primeiro para o Pico do Agudo em Tangará, que acontecerá no dia 30/03/2014 e o segundo para á Cidade da Criança em Videira que será no último domingo de abril.

“Os dois passeios tem por objetivo motivar os meninos e meninas que participavam do PEB em 2013 a continuar compartilhando e contribuindo na construção desse projeto de esporte comunitário, que é um dos mais antigos de Fraiburgo, além disso, integrar pais, mães e responsáveis das crianças e adolescentes as ações e projetos da Apafec” Comenta a coordenação.  

Fotos da atividade clique no link abaixo:

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate