Página Correio Esportes

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Corrida e Caminhada 5 km BRF vai ser no dia primeiro de março

No dia 01/03 acontecerá em Videira, a Corrida e Caminhada 5 km BRF. O lançamento do evento aconteceu na quinta-feira (05/02). O percurso desse ano será o mesmo dos dois últimos anos.

A largada acontece em frente à prefeitura, passando pelas ruas Alberto Zoller, Lauro Müller, Avenida Dom Pedro II, Saul Brandalise, Pedro Andreazza, Avenida Nicolau Cavon e rua XV de Novembro, retornando pela Praça Nereu Ramos, Avenida Dom Pedro II e José Formigheri, até chegar a frente à Prefeitura.

Serão disponibilizadas mil 1000 vagas, sendo 60 % destinadas aos trabalhos da BRF unidade de Videira e 40% ao público em geral.

O custo da inscrição será de RS 8,00 (oito reais) e podem ser feitas na Academia Cuore & Gyn, Academia Interna da BRF, Academia Planeta Água, Berlanda da rua XV, Dalmolin Cred, Lojas Plácido e Sintricavi.

A inscrição dá direito a um kit compostos por boné, chip, camiseta e número, que serão entregues no dia da prova das 07h30min até 08h30min, a corrida começara às 9h00min.

As categorias são as mesmas do ano anterior, são elas: Categoria Master, Cadeirantes; Livre e Funcionários da BRF. Todas com premiações de primeiro a quinto lugar.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Esclarecimentos sobre corrida na areia.

Entre os dias 20/12/14 a 26/01/15 realizei treinos diários com o objetivo de preparar-me para correr 10km na areia no dia 31/01, a prova aconteceria durante a quarta edição da Night Run Costão do Santinho CAIXA, corrida noturna que acontece na Praia do Santinho, norte de Florianópolis.

Várias pessoas que acompanham meu blog têm entrado em contato por telefone, rede social ou pessoalmente perguntando: Como foi a prova? Concluiu os 10km? Porque ainda não divulgou nada no blog? Entre outros questionamentos...

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todas as pessoas que tem buscado informações sobre a prova, o carinho, o cuidado e por fim por acessar o Blog Esportes em Debate.

Esclareço que por motivos pessoais (acidente de uma pessoa próxima), não tive condições de realizar a prova, porém, o sonho e o desafio seguem vivo para 2016.


Lembrando, a prova citada acima, tinha como objetivo servir como preparação para a primeira meia maratona (21km) que farei março na cidade de Joinville, para este grande desafio restam 38 dias, portando os treinos serão intensificados.

Abaixo quadro de corridas realizadas:
Data
Nome da Prova e local
Tamanho do percurso
Tempo realizado
Setembro de 2013
Corrida da Primavera – Fraiburgo.
3,5km
32’22’’
Fevereiro de 2014
Corrida Rustica de Tangará.
4,5km
27,40’’
Outubro de 2014
Circuito Unimed etapa de Fraiburgo.
5,0km
31’38”
Dezembro de 2014
Circuito Unimed etapa de Rio do Sul.
10km
64’20’’
Janeiro de 2015
Night Run Costão do Santinho – Florianópolis.
10km
Adiado para 2016
Total de provas realizadas: 04.
Quilometragem percorrida: 23km.

Cabe ressaltar que as provas são utilizadas como meros instrumentos de motivação, para seguir fazendo exercícios físicos e cuidando da saúde, ou seja, a participação nas mesmas, não tem nenhum objetivo competitivo, a única ‘competição’ é a superação de limites individuais.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

4º Gashuko de Carnaval acontece na próxima semana

Entre os dias 13 a 16/02, acontece no Dojô Cidadão do Futuro em Fraiburgo a 4ª edição do Gashuko (Treinamento Intensivo) de Carnaval 2015, com o objetivo de fortalecimento técnico e atualização com as novas regras da modalidade.

Estão programados exames de graduação inferiores (até faixa marrom), com os estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, núcleos de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande. Também participarão estudantes de Ibiam e Tangará, que são coordenados pelo sensei Gerson Pereira – 2.Dan.

A coordenação geral do 4º Gashuko será do Shihan Paulo Miguel da Mota Junior 7º Dan, um dos diretores nacional do estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai. Este ano completa 15 (quinze) anos da prática desse estilo no município de Fraiburgo.

Estão convidados todos os karatecas interessados em fortalecer a mais nobre das artes marciais o Karatê-dô, na região meio-oeste catarinense, visando melhor representar os municípios nos diversos eventos da FCK (Federação Catarinense de Karatê-dô), bem como na OLESC (Olímpiada Estudantil Catarinense), Joguinhos e JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina).

A Fundação Municipal de Esportes e Lazer é uma das parceiras do evento, forneceu as passagens de ónibus ao Shihan Paulo Mota, no itinerário de São Paulo à Fraiburgo e o regresso a capital paulista. O 4º Gashuko, também conta com o apoio de incentivadores do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro em Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande.

Programação Gashuko:
Dia 13/02 – Sexta-feira – 14h00min as 16h00min – Treino Aberto Escolinha Centro;
            - 19h00min – Exame de Graduação Escolinha Centro.

Dia 14/02 – Sábado – 9h00min – Exame de Graduação Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro;
            - 14h00min às 15h15min – Treino todas as Graduações;
            - 15h30min às 17h00min – Treino Faixa Verde acima.

Dia 15/02 – Domingo - 9h00minas 11h30min – Treino Todas as Graduações;
            - 14h00min às 15h15min – Treino todas as Graduações;
            - 15h30min às 17h00min – Treino Faixa Verde acima.

Dia 16/02 – Segunda-Feira - 9h00minas 11h30min – Treino Todas as Graduações;

Mais informações e inscrições pelos fones: (0**49) 9952 – 4410 e ou (0**49) 9113 – 2959, ou ainda pelo e-mail: luizcoelhoshitoryu2000@yahoo.com.br 

Por Luiz Coelho – educador marcial.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Correr para enxergar melhor


Até parece exagero, mas exercícios físicos também contribuem para a saúde ocular. A conclusão foi obtida após o acompanhamento de 5 mil voluntários com idades entre 43 e 84 anos. Uma pesquisa ampla, que vem sendo conduzida há mais de 20 anos dentro do projeto Beaver Dam Eye Study – coletando informações sobre problemas oculares relacionados ao envelhecimento da população – mostra que, de 2000 até hoje, existem no mundo 4 milhões a mais de pessoas com dificuldade para enxergar.

Dados divulgados pela Academia Americana de Oftalmologia revelam que problemas de visão causados por doenças, traumas ou degenerações orgânicas que não podem ser corrigidos com óculos ou lentes de contato aumentaram 70% nos últimos 15 anos.

Além de ser importante para controlar a pressão arterial e a circulação sanguínea, a prática de atividade física aeróbica, em especial a corrida, de 3 e 5 vezes por semana contribui bastante para a saúde dos olhos. Especialistas concordam que o sedentarismo está relacionado a várias doenças, mas quem se dedica apenas a atividades em ambientes fechados, como estudar, ler, usar o computador, jogar videogame ou ver televisão, por exemplo, costuma ter mais predisposição à miopia. 


Aptos a enxergar só o que está próximo dos olhos, os míopes apresentam um alongamento do globo ocular que acaba por desalinhar a luz na retina. Ou seja: o ponto focal que deveria se formar na parte de trás da retina acaba se formando antes, fazendo com que a pessoa enxergue mal tudo o que está distante, como se houvesse um embaçamento. Daí, também, a importância de condicionar os olhos a enxergar o horizonte – e um bom jeito de ampliar horizonte é correndo ao ar livre.

Matéria publicada na ed. 18 do Jornal Corrida

Mais informações:


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Fraiburgo participa de curso técnico nacional de karatê-dô


Aconteceu nos dias 30/01 e 01/02, na cidade de Jaboticabal – SP, sede nacional do estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai, o curso técnico de Karatê-dô, com a presença de instrutores e estudantes de várias cidades de Brasil.

O município de Fraiburgo foi representado por Luiz Coelho, coordenador do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e das Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer.

O evento foi coordenado pelo Shihan Paulo Miguel da Mota Junior 7º Dan e pela sensei Simone Hatsumi Yonamine Mota 6º Dan, que ministraram os exercícios técnicos do Estilo Shito Ryu, este é um dos cinco estilos praticados no mundo, devidamente reconhecido pela Federação Mundial de Karatê-dô.

As aulas e exposição do Shiai-Kumite (luta) ficaram a cargo do karateca Vinicius Figueira, terceiro colocado no Campeonato Mundial de Karatê 2014, que ocorreu na cidade de Bremen na Alemanha.

Vinicius vive em Londrina – PR, é praticante do Estilo Shoryn Ryu, enfatizou as técnicas de braço, repassado aos participantes as atualizações das novas regras da Federação Mundial de Karatê.

A atleta da seleção brasileira Nicole Yonamine Mota, colaborou com a execução e apoio técnico na modalidade de Kata (simulação da luta), ela que é Campeã Brasileira, Sul-americana e Panamericana, juntamente com Noele Praxedes e Bruna Martins.

Por Luiz Coelho – educador marcial.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro realiza palestra

Os estudantes, pais, mães e demais responsáveis do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, participaram no ontem (03/02), no Dojô do Oeste de Santa Catarina, de palestra com a técnica em enfermagem Maria Helena Marcondes Zanella, com o tema: “A importância de bons hábitos de higiene pessoal”.

A participação com perguntas e depoimentos pessoais, animou a palestrante, que aprovou as colocações dos estudantes, pais, mães e outros responsáveis, reforçando as atitudes que os mesmos devem ter em relação aos cuidados com higiene do corpo e com a formação geral das crianças e adolescentes.

“Devemos economizar água, mas, um banho entre 5 e 10 minutos faz com que tenhamos uma saúde fortalecida, já que a higiene pessoal, junto com uma boa alimentação, é fundamental para crescermos fortes e saudáveis”, finalizou a palestrante.

A Secretaria de Ação Social e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer foram parceiras do evento, cedendo o carro para transporte da palestrante e o datashow utilizado na palestra.


Após a palestra foram distribuídos brinquedos as crianças e adolescentes que participaram do dialogo, os mesmos foram doados por Graziela, Isabella e Maicon Brand Maciel.

Por Luiz Coelho – educador marcial.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TV Tchô genuinamente fraiburguense!


A TV Tchô, é uma web TV, e é genuinamente fraiburguense, faz a cobertura de eventos esportivos, culturais e sociais de Fraiburgo e região. Na quinta-feira (22/01), no Dojô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel, a TV Tchô acompanhou a entrega dos prêmios aos ganhadores e a prestação de contas da Ação Solidária Entre Amigos 2014.

O site da TV Tchô é diariamente alterado e constantemente aprimorando e atualizando. Esse veículo de comunicação é fruto do sonho e persistência do casal de comunicadores populares: Walter Fernando Javier Vozzi e Ana Cristina França. 


Conheça mais dos projetos sociais e esportivos desenvolvidos pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e da Ação Solidária Entre Amigos 2014, acessando a TV genuinamente fraiburguense pelo link: http://www.tvtcho.com.br/acao-entre-amigos-2014.html

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Novidades no Blog Esportes em Debate


Em 19 de junho de 2015, o Blog Esportes em Debate completará 04 anos em atividades, até o momento (16h00 de 03/02/15) foram 908 publicações e mais de 68.200 acessos.

Para celebrar esses ótimos números o Blog Esportes em Debate, tem duas novidades a seus leitores e leitoras.

A primeira é mais um canal de comunicação, uma fanpage no Facebook que pode ser acessada pelo link: www.facebook.com/blogesportesemdebate.

A segunda novidade é a mudança geral no layout, inclusive com a nova arte no cabeçalho, produzida pelo designer Rafael Carlos Rodrigues. Os contatos para trabalhos com o designer, podem ser feitos pelo e-mail: raytern@hotmail.com.

Serviço:


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Campanha contra violência no futebol em SC

Campanha pelo fim da violência no futebol em Santa Catarina, clique no endereço eletrônico a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=K_xVI3DpACQ e assista ao vídeo.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate