Página Correio Esportes

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Fraiburguense estreia neste sábado no Brasileirão Série A

O Kindermann/Avaí (SC) e Vitória (BA) abrem o Brasileirão de Futebol Feminino neste sábado, 8 e fevereiro. As equipes se enfrentam às 15h00min no Estádio Municipal Carlos Alberto da Costa Neves, em Caçador. É o primeiro jogo da rodada inicial do campeonato.
Arte: lm14design
A Fraiburguense Letícia Bussatto, fará sua reestreia na equipe caçadorense, ela começou sua carreira em 2011, também no Kindermann.

Leia também:
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

IFC Videira sediará 2º Congresso Nacional do Contestado

O Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, será sede da segunda edição do Congresso Nacional do Contestado que será realizado de 23 a 26 de junho de 2020. O evento tem caráter científico-cultural e objetiva reunir pesquisadores, estudantes e interessados em conhecer e manter a memória da Guerra do Contestado – conflito ocorrido no Oeste Catarinense entre 1912 e 1916.
A 2ª edição do evento contará com apresentações de trabalhos científicos de pesquisadores de todo o país, conferências, mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas às regiões do Contestado, feiras de produtos caboclos e apresentações culturais.
De acordo com a servidora Juciara Ramos Cordeiro, integrante da comissão organizadora do Congresso, a programação está sendo preparada com apoio de uma equipe composta por integrantes de diversas instituições. “Estamos trabalhando na elaboração da programação e em breve divulgaremos o site do evento com todas as informações”. Ela explica que a submissão de trabalhos deve iniciar já no mês de abril em data a ser definida.
A primeira edição do Congresso ocorreu de 12 a 15 de junho em Caçador e foi realizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com um resultado considerado excelente o 1ª Congresso teve 80 trabalhos científicos apresentados e cerca de 1.200 participantes.
A ideia do evento resultou de uma parceria entre o IFSC e o Museu do Contestado. Juntas as instituições conseguiram fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Congresso é parte de um extenso projeto que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento acerca da história da região.
O 2ª Congresso conta com a organização do IFC, do Núcleo de Estudos do Contestado do IFC (NEC), do IFSC, do Museu do Contestado, da Universidade do Oeste Catarinense (Unoesc) e da Prefeitura de Videira

Texto: Cecom/Videra – Juliana B. Motta Peretti | Jornalista
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

9º Gashuku acontece este ano em Fraiburgo, de 21 a 23 de fevereiro!

Lançado em fevereiro de 2012, o Gashuku (treinamento intensivo), tem por objetivo à atualização técnica dos Karatecas de Fraiburgo e da Região do Vale do Contestado, além disso, o Gashuku visa preparar os adeptos da modalidade, para melhor representarem seus municípios nos diversos eventos do calendário esportivo da modalidade em 2020.
Este ano o 9º Gashuku acontece em Fraiburgo, de 21 a 23 de fevereiro. Para coordenar o evento Fraiburgo receberá, o Shihan Paulo Miguel da Mota Junior – 7 Dan e a Sensei Simone Hatsumi Yonamine Mota – 6. Dan, técnica da seleção brasileira de Karatê-dô. Confira abaixo a programação completa do 9º Gashuku:
Outras informações pelo fone/whatssap: (49) 9.9952-4410
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Paulo Freire tem estátua na Suécia ao lado de Neruda e Angela Davis

Quem não nasceu ontem por aqui sabe que o Brasil ama odiar seus mais importantes filhos da pátria. São diversos os exemplos de grandes brasileiros reconhecidos e celebrados em todo o mundo – menos por aqui. E nenhum outro nome é tão celebrado no mundo e, ao mesmo tempo, tão perseguido em seu próprio país como o educador Paulo Freire.
Além de ser reconhecido por lei como o Patrono da Educação Brasileira e de ser o terceiro teórico mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo, Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado e laureado em todos os tempos, com mais de 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades em todo o planeta. Por acreditar que as populações mais pobres e oprimidas poderiam e deveriam recuperar sua humanidade através da educação, em seu próprio país ele vem cada vez mais sendo retratado como um mero doutrinador.
A estátua em Estocolmo; Paulo é o segundo da esquerda para a direita
Um exemplo de tal reconhecimento internacional é a simbólica estátua de Paulo Freire em uma praça em Estocolmo, na Suécia. A estátua o localiza junto de outros seis nomes, reconhecidos como alguns dos mais importantes pensadores do século 20.
Estão ao lado de Freire na homenagem a feminista e sexóloga sueca Elise Ottesen-Jensen, a escritora sueca Sara Lidman, a intelectual e ativista pelos direitos negros norte-americana Angela Davis, o cientista e ecologista sueco Georg Borgström, o poeta chileno Pablo Neruda e o ditador chinês Mao Tsé-Tung.
A presença de Mao na estátua é evidentemente controversa e deslocada, e já houve intensos debates pela retirada do ditador da homenagem. A justificativa é o fato de seu “Livro Vermelho” ser, na prática, um dos mais influentes e vendidos trabalhos de teoria política do século.
Ainda assim, e especialmente diante da forte tradição democrática e progressista de um país como a Suécia, o significado da estátua é saber da importância do trabalho de Paulo Freire, que com sua “Pedagogia do Oprimido”, transformou e fundamentou um processo de transformação social em diversos lugares do mundo, como um dos mais importantes educadores da história.

Por: Vitor Paiva - Fonte: hypeness
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Araucária a árvore brasileira do Período Jurássico

A árvore chamada comumente de pinheiro-brasileiro, pinheiro-do-paraná ou simplesmente Araucária (Araucária angustifolia) é uma espécie que ocorre em áreas de floresta ombrófila mista (floresta de araucárias), principalmente, na região sul do Brasil e também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em especial, na Serra da Mantiqueira.
Araucária (Araucária angustifolia) - foto divulgação
Estudos afirmam que a espécie Araucária angustifolia está presente no planeta desde o Período Jurássico, isso é, aproximadamente 200 milhões de anos. Apesar de ser encontrada há tanto tempo na Terra e de ter uma vida longa que é em média 700 anos, esta espécie arbórea, que chega atingir 50 metros de altura e mais de dois metros de diâmetro de tronco, está sob grande risco de extinção.
O desmatamento é uma das principais razões para a redução das áreas de florestas de pinheiros. É bom destacar que a redução de florestas põe em risco outras espécies como a Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus). Este pássaro é o principal dispersor de sementes dos pinheiros. Ele os coleta e para armazená-los os enterra, acabando por germinar e dar origem a novos pinheiros.
Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) - foto divulgação
Por ser característica do pinheiro-brasileiro atrair aves dispersoras, é de grande importância em processos de recuperação de áreas degradadas. Programas de restauração ecológica e de manejo sustentável, que primam pela utilização de espécies nativas.

Usos do pinheiro
A semente, também conhecida por pinhão, é uma rica reserva energética, constituída principalmente por amido, proteínas e lipídios. Ela é muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos. Além disso, ela é usada tradicionalmente para combater a azia e anemia. As folhas e a casca também são muito utilizadas na medicina popular.
Pinhão delicioso e controla a ásia - foto divulgação 
A madeira apresenta coloração amarelada e o cerne não se diferencia basicamente do alburno. Ela é usada principalmente para fabricar caixas/caixotes, ripas, lápis, compensados, pranchas, palitos de fósforo, tábua de ressonância dos pianos, entre outros.
Além dessas utilizações, a araucária também pode ser usada na produção de papel, e os nós de pinho (segmento de galho embutido no tronco) servem como substituinte do carvão mineral. A resina dessa árvore também é muito utilizada na indústria por fornecer alcatrão, óleos e outras substâncias. A araucária também pode ser usada no reflorestamento e no paisagismo.
As sementes podem ser obtida após a sua queda de árvores femininas, deve ser recolhida no chão as sementes dentre no máximo 120 idas.
Pinha - foto divulgação
Para se obter a muda, as sementes devem ser escolhidas após a colheita, colocá-las para germinação em recipientes individuais. A emergência ocorre em alguns dias e a taxa de germinação é alta com sementes novas. O crescimento das mudas e plantas é lento.

Fonte: Blog de Geografia
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Pesquisa aponta que pessoas pobres no Brasil, doam três vezes mais que ricos

Imagem divulgação
Não é de hoje que a época do Natal e outras datas comemorativas ao longo do ano estimulam uma onda de solidariedade por todos os cantos do país. Muita gente aproveita essas ocasiões para ajudar pessoas e instituições com doações variadas, que podem ser tanto em forma de dinheiro quanto em ações de voluntariado, que fazem a diferença para quem precisa.
Entretanto, uma pesquisa recente do World Giving Index (o Ranking Global de Solidariedade), mostrou que o Brasil está longe de ser o país mais solidário do mundo - e que a maior parte das ações solidárias realizadas por aqui não são, necessariamente, feitas pela parcela mais rica da população.
De acordo com o levantamento da organização, que aqui é representada pelo Instituto para o Desenvolvimento e do Investimento Social (Idis), o Brasil consta apenas na 74º posição da lista dos países mais solidários, atrás de nações como México, Peru, Senegal e Zimbábue.
Além disso, a pesquisa também apontou que os pobres doam, proporcionalmente, três vezes mais que os ricos no Brasil e que os brasileiros não são muito ativos no cotidiano, agindo mais em situações de emergências, como em tragédias naturais.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Equipe de haitiano participa de competição Regional de futebol

O Campeonato Regional da Liga Atlética Caçadorense, começou no domingo 29 de janeiro, a principal novidade na edição 2020, é a participação de uma equipe 100% de haitianos. O Dynamo Futebol Clube, que foi fundado em 2017, na cidade de Herval d'Oeste.
A participação de equipes de haitianos em competições na Região do Contestado não é novidade, o Quisqueya Futebol Clube, time dos Haitianos de Videira, já participou 2 vezes no campeonato municipal.
Dynamo FC - foto divulgação
Outra experiência semelhante aconteceu em Criciúma, nos anos de 2016, 17 e 18, o campeonato municipal contou com a participação da equipe do COGACRI (Associação Comunidade de Ganeses de Criciúma) formada por atletas oriundos de Gana.
O futebol deve contribuir para acabar com a xenofobia na Região do Contestado e em todo nosso país continental, além de colaborar para debelar de vez o racismo, machismo, a homofobia e a misoginia.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Data palíndromo deste domingo é a penúltima do século 21 com apenas dois números

Se existe algo que está longe de ser comum é a combinação numérica deste domingo 02 de fevereiro, (02/02/2020). Algo como o que ocorre neste fim de semana é tão incomum que só acontecerá, dessa forma, mais uma vez neste século. Trata-se de uma data capicua, ou um palíndromo numérico – neste caso, de oito dígitos, com a variação de apenas dois números. Ficou claro? Não?
Então, vamos lá. Palíndromos são combinações numéricas, ou de letras, que tanto podem ser lidas da esquerda para a direita como da direita para a esquerda sem alteração de seu significado. Assim como ovo, Ana e arara são palavras palíndromo escritas com apenas duas letras, a data deste domingo também é. Ela usa só dois números para expressar a data inteira.
Capicua é palavra de origem catalã para esse fenômeno (cap i cua, ou em português: cabeça e cauda).
Algumas pessoas podem se lembrar da última vez em que uma data capicua exatamente como a deste domingo, com variação de apenas dois números, ocorreu. Foi no dia 20 de fevereiro de 2002 (20/02/2002).
A próxima data capicua como essas será no dia 22 de fevereiro de 2022 (22/02/2022). Depois disso, no entanto, se algum leitor deste texto viver para contar será uma pessoa de sorte.
Imagem divulgação
Isso porque ela ocorrerá apenas quando 90 anos se passarem, no próximo século, no dia 21 de dezembro de 2112 (21/12/2112). Isso se repetirá dez anos depois, no dia 22 de dezembro de 2122 (22/12/2122). Depois disso, só em 30 de março de 3003 (30/03/3003), no próximo milênio.
Palíndromos numéricos assim são tão raros que se agrupam no início de cada milênio. Antes dessa data do início deste século, tivemos os dias 10 de janeiro de 1001 (10/01/1001) e 1 de janeiro de 1010 (01/01/1010).
Vale lembrar que mesmo em países como os Estados Unidos e a Inglaterra, este domingo também é uma data capicua, o que o torna ainda mais raro pois a regra valerá para todos os países que seguem o calendário gregoriano.
Nos EUA, grafa-se o mês antes do dia. Assim, por exemplo, o dia 02 de dezembro de 2020 lá é representado por 12/02/2020 e no Brasil 02/12/2020. Como este domingo é dia 2 de fevereiro (ou dia 02 do mês 02), a inversão não altera o palíndromo.
Palíndromos numéricos de sete dígitos e com alternância de três ou mais números são mais comuns. O último deles ocorreu no ano passado, no dia 9 de outubro (9/10/2019).
Datas palíndromo com oito dígitos e variação de mais de dois números ainda terão muitas neste século. Algumas delas: 13/02/2031, 14/02/2041, 15/02/2051, 16/02/2061, 17/02/2071, 18/02/2081, 19/02/2091, 23/02/2032, 24/02/2042, 25/02/2052, 26/02/2062, 27/02/2072,  28/02/2082 e 29/02/2092.

Fonte: Folhapress
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!