Página Correio Esportes

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Amanhã acontece a 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô

Acontece neste sábado (12), na cidade de Urussanga (Sul Catarinense), o Campeonato Estadual de Karatê-dô – Série “B” – III Etapa. Participarão do Evento Estudantes de todo o Estado, o Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, será representado por 34 (trinta quatro) Estudantes de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande. A Organização será da F.C.K. – Federação Catarinense de Karatê, com apoio a Prefeitura Municipal de Urussanga.

A equipe Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo/Lebon Régis/Timbó Grande, será composta pelos seguintes karatecas, pais e coordenadores: ADELCIO ALVES RIBEIRO; ADRIAN GABRIEL JULIO RIBEIRO; ALICE FILIPPI SANTOS; ANA PAULA DOS SANTOS; ANNE FRANCIELE FILIPPI; CARLOS PIMENTEL; CASSIANE SANTOS DO NASCIMENTO; ELIANE APARECIDA PRATES; EMERSON GABRIEL CARDOSO DOS PASSOS; GABRIEL ALVES DE SOUZA; GABRIEL DI DOMENICO; GABRIEL KRUPZACK; HENRIQUE CARLOS PEREIRA; JACIANE SCHREGLE DO ROSARIO; JAISON SCHREGLE DA SILVA; JHONATAN WILLIAM VENTZ FUNINI; JOÃO BATISTA BUFFON; JOÃO VITOR DOS SANTOS; JOCIMAR SUBTIL; JONATHAN WILLIAM DE OLIVEIRA MOREIRA; KARINE APARECIDA FRANÇA DOS SANTOS; LAILSON SIMÕES LOURENA; LEONARDO JORGE LAZZARETTI; LUCAS MOREIRA OLIVEIRA SANTOS FILHO; LUIZ ANTONIO LAUDELINO COELHO; LUIZ CARLOS GREGG BALDUINO; LUIZ OCTÁVIO PRATES LOPES; MARCELO AUGUSTO PRATES LONGHI; MARCIO BORBA; MARIA CECILIA RIBEIRO SUBTIL; MARILENE VIER; MATHEUS GODDOY DE LIMA COELHO; MIKE DOUGLAS DA SILVA RAMOS; NATALIE DOS SANTOS; NEIMAR SANTOS; NERI JUNIOR SOUZA PAULO; PEDRO REINALDO DE LIMA XAVIER; PEDRO VIER; RAFAEL KRUPZACK; RAISSA CRISTINA BITENCOURT; ROBERTO CAETANO MORAES; VICTOR BATISTA ZAGO RIBEIRO; e WILLIAM ANTUNES DE LIMA CAVALHEIRO.

Os karatecas estão participando da 3ª Etapa Campeonato Estadual de Karatê-dô, devido a forte construção coletiva que teve o 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade. O resultado desse trabalho em grupo foi à arrecadação líquida de R$ 8.930,06, sendo que 50% desse valor foram destinados a Associação Vital Fraiburgo de Karatê os quais foram investidos no fretamento de ônibus e parte da alimentação dos atletas.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Romaria do Centenário do Contestado acontece neste domingo

Neste domingo, dia 13/09, realiza-se na Diocese de Caçador, no município de Timbó Grande em Santa Catarina, a 23ª Romaria da Terra e da Água. Com o tema “Romaria do Centenário do Contestado” e o lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.

A Romaria é uma iniciativa da Igreja Católica, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra e das Águas. Neste ano, a Romaria foi assumida e contará com a participação de todas as dioceses e regionais do Sulão do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida.

A terra do Contestado continua marcada pelo conflito ocorrido há cem anos, que assassinou milhares de caboclos e camponeses e, também, pela resistência e esperança desse povo sofrido, esquecido e desprezado, que lutou e luta por dias melhores.


Neste sentido, a Romaria quer elevar o estímulo do povo da região e fortalecer as suas diferentes formas de organização, despertando em todos/as a sensibilidade humana, o respeito pela vida, o repúdio à opressão e à violência, e o cumprimento do mandato do Senhor para que a justiça floresça sobre a terra.

Dom Severino destaca que a Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida. “Nós, catarinenses, e, de modo todo especial e com alegria contagiante, a Diocese de Caçador com suas 25 paróquias e mais de 500 comunidades, nos ocuparemos, com determinação e alegria evangélica, para marcar presença e acolher bem a todos os visitantes. Como Igreja em comunhão, que caminha ao encontro das pessoas que fomentam a esperança e alegria no seguimento a Jesus Cristo, como discípulos missionários, não teremos outra programação em nossas comunidades no final de semana da Romaria”.

A Romaria da Terra será um grande momento de celebração, para o povo expressar seu acolhimento, sua fé, sua resistência, sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, na busca constante por uma sociedade melhor, includente, democrática, justa e respeitosa da vida em todas as suas dimensões.


Programação:
8h00min – Acolhida e concentração dos romeiros na avenida central de Timbó Grande, próximo à Igreja Matriz.
8h30min – Abertura da Romaria e mística de acolhida e memórias das Romarias na irmandade cabocla.

10h00min – Início da caminhada até o local da Romaria, entendido como um reduto místico da celebração.
Ao término da caminhada haverá o plantio da cruz de cedro, com rituais e reflexões sobre o Contestado.

12h00min – Almoço partilhado. Os romeiros são convidados a trazerem seus lanches para a partilha. No local, também, haverá barracas dos movimentos, pastorais sociais e paróquias que oferecerão gratuitamente alimentação/sucos para os romeiros. Não haverá nada comercializado na romaria, nem água, refrigerantes, ou quaisquer outros produtos.
Durante a tarde haverá diversas reflexões, apresentações culturais, etc.

15h00min – Celebração Eucarística

16h00min – Previsão de encerramento e envio dos romeiros e caravanas.


SERVIÇO:
Evento: Romaria do Centenário do Contestado em Santa Catarina
Lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.
Dia: 13 de setembro de 2015
Local: Timbó Grande - SC (Diocese de Caçador)

Outras informações com:
Setor de Comunicação – Mitra Diocesana de Caçador
Fone: (49) 3563 - 2045

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Primeiro acampamento das juventudes do campo e da cidade


O lugar não poderia ser mais simbólico: Descanso, interior de Santa Catarina. Uma pequena cidade no oeste, onde, em 1925, parou a mítica Coluna Prestes, dirigia por Luis Carlos Prestes, e que acabou dando nome ao lugar, então colonizado por poloneses. Pois foi ali que, de 05 a 07 de setembro de 2015, aconteceu o Primeiro Acampamento de Juventudes do Campo e da Cidade, organizado pela pastorais rural e do meio popular, reunindo mais de 300 jovens dispostos a estudar, conhecer, mobilizar e fazer coisas boas para mudar o mundo.

Vindos de diversas cidades do oeste do estado, de outros cantos de Santa Catarina, de outros estados e até de outros países, os jovens vivenciaram debates sobre a conjuntura política, mídia e lutas sociais. Também participaram de oficinas que trabalharam aspectos da cultura gaucha, música, capoeira, dança, comunicação, teatro, agro ecologia. Ainda vivenciaram espaços de festa, movidos a muita música e batucada. Pedro Munhoz, um dos mais importantes trovadores do Brasil, foi  a grande atração cultural e encantou a todos com suas histórias e payadas (trovas).


Nesses dias de encontro e movimento, a juventude do oeste de Santa Catarina mostrou como é possível, num espaço conservador como é aquela parte do estado, fazer brotar a semente da transformação. Cada um e cada uma teve como lugar de nascimento do pensamento crítico o locus das pastorais, da igreja católica. A boa e velha igreja de libertação, que ainda segue viva e atuante no interior do estado, por força de padres que continuam acreditando que a vida boa e bonita é para ser vivida aqui e que é papel da cristandade lutar por justiça e por riquezas repartidas. Uma igreja que se compromete com o pobre, com o caído, com o que vive sob a opressão.

"Antes de eu entrar para a pastoral e começar a refletir sobre as coisas do país, eu acreditava em tudo o que eu via na Globo. Pra mim aquilo tudo era verdade. Depois eu aprendi que não, que há um outro lado das coisas", confessa Henrique. "O trabalho que a gente faz é de formação, de libertação. Nossos encontros discutem a vida, a injustiça e buscam caminhos para mudar", diz Ezequiel. E assim, qualquer um daqueles jovens ali reunidos tinham sua história e sua própria experiência de transformação.


Nesses dias de final de inverno, sob uma fria cerração, a gurizada manteve viva uma chama forte de desejo de justiça. Nas místicas apresentadas, nas canções cantadas em uníssono, nos debates travados com conhecimento e curiosidade, vibrava a certeza de que por esses caminhos marginais, secundários, de terra batida, assoma uma juventude que está muito além dos likes do facebook. Ligada no mundo internético, mas não dominada por ele. Uma juventude ainda capaz de olhar para a realidade, se assombrar com ela, e arregaçar as mangas para transformar o mundo.


O primeiro acampamento, com toda a sua carga de crítica e proposta de transformação foi como um facho de luz a iluminar os caminhos de um tempo que parece esboroar a humanidade do mundo. Na força daqueles jovens, na certeza do compromisso, assoma a esperança. Ainda há muita gente boa nesse mundo fazendo coisas bonitas, lutando e construindo a nova sociedade.

Fui a Descanso e voltei renovada, nutrida pela lição da solidariedade e da cooperação. Esses são os momentos estelares. Quando estamos na vida mesma e sabemos que fazemos parte de um mesmo projeto de libertação.

Tomado do blog: Palavras Insurgentes

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

A comunicação comunitária


Diante de tanta força dos meios de comunicação comerciais não é coisa fácil fazer um trabalho popular e comunitário. Não há recursos, não há gente, tudo é uma grande batalha. Mas, ainda assim, nesse nosso estado de Santa Catarina temos muitos companheiros que resistem e insistem.

Um desses grupos é o que reúne a gurizada das pastorais da juventude do meio popular e rural em São Miguel do Oeste. Contra todas as perspectivas eles colocam na rua um jornal: o Comunitário. Um experiência bonita, que traz a vida das cidades, as lutas dos movimentos sociais, os temas complicados, esses sobre os quais ninguém quer falar. 


Produzido pela Comunidade de Jovens do Oeste, o jornal mostra as experiências de beleza que brotam na região, faz a crítica ao mundo capitalista e anuncia a possibilidade de um mundo diferente, solidário, amoroso e cooperativo.

O Comunitário nos toca como uma brisa fresca, uma delicada ação de amor. A gente vai lendo e pensando que ainda vale a pena acreditar na força do jornalismo, da comunicação popular. Um trabalho que se faz com o esforço de pessoas como Claudia Weinman, Pedro Pinheiro, Jô Pinheiro, Jean Carlos Carlesso, Wesley de Souza Padilha, Claudia Baumgardt, Julia Saggiorato, Eliezer Oliveira e tantos outros que se revezam a cada edição.

Parabéns a essa juventude do Oeste, que faz as coisas acontecerem, que não têm medo, que resiste e incendeia em nós uma inquebrantável esperança.


Tomado do blog: Palavras Insurgentes

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate