Página Correio Esportes

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Não terá coluna este final de semana!


Comunicamos que por solicitação do setor de diagramação do Jornal a Coluna, este final de semana não será publicada a Coluna Esportes em Debate! Confira o comunicado recebido: “Comunicamos que vamos precisar da sua página inteira. Então não é necessário encaminhar sua coluna para a edição neste final de semana. Para a próxima semana continua normal”. Grato setor de diagramação.


Siga pelo twitter: @Esportes_Debate 

Fundação Municipal de Esportes ilegal!? E no município em que vives? Qual a lei das Fundações publicas?

Nos próximos dias o Blog e a Coluna Esportes em Debate trarão informações sobre este assunto!


Siga pelo twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Abrigo de ônibus sendo concluído no bairro São Miguel, depois de pressão popular!


Fiz o comentário abaixo no dia (20/09) em uma postagem sobre abrigos de ônibus no bairro São Miguel em Fraiburgo, em uma rede social virtual:

“Penso que ao invés de substituírem mal os abrigos de ônibus existentes (como o da foto a esquerda que ilustra a postagem no link acima), a municipalidade deveria se preocupar em construir novos abrigos para proteger os passageiros nas paradas de ônibus! Explico-me! Um exemplo é a própria av. Michelli Simonetti, local onde foi registrada a foto acima! Próximo ao posto de saúde do bairro São Miguel, tem um ponto de ônibus sem abrigo. Perguntas que não querem calar: Porque destruir um abrigo que existia, se na mesma avenida tem um ponto de ônibus sem abrigo? Isso não é desperdiçar dinheiro publico? Com a palavra os “iluminados” que tiveram a “brilhante” ideia de promover a substituição fotografada!”.

Para minha surpresa, dias depois do comentário começou a ser construindo um abrigo no local onde citei na av. Michelli Simonetti no bairro São Miguel e o mesmo já encontrasse em fase de conclusão, quero parabenizar a administração municipal pela iniciativa.

Porém não posso deixar de perguntar: Já havia um planejamento para executar a obra, ou foi à pressão popular feita por uma rede social virtual que surtiu efeito?


Siga pelo twitter: @Esportes_Debate 

Esporte e política... Eleições 2014!


Sempre ouvimos a frase: “Meu negócio não é política. Gosto mesmo é de esporte em especial o futebol!” A dita frase inevitavelmente remete-me a poesia do Bertold Brecht, O Analfabeto Político. Evidente que a frase supracitada não tem a mesma força do “eu odeio política”, tão comumente ouvida e a qual o Brecht faz a crítica, mas não deixa de ser uma posição analfabeta sobre o quanto a política interfere no esporte e em outros aspectos de nossa vida cotidiana. 

Exemplos da relação entre esporte e política não faltam na história. O mais famoso data de 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, quando Adolfo Hitler queria demonstrar a superioridade da raça ariana através do esporte. No seu livro Sociologia e Educação Física de Maurício Murad, são apresentados exemplos explícitos de dominação da política e do aproveitamento ideológico dos esportes, entres os quais os campeonatos mundiais de futebol de 1934, na Itália, e de 1938, na França e o já citado Jogos Olímpicos de Berlim.

Foi grande o número de esportistas que se candidataram nas ultimas eleições a cargos como senador, deputado estadual e federal, alguns alcançaram êxito e outros não, entre quais: 
Romário, que já deputado federal do PSB foi eleito senador pelo Rio de Janeiro com 4,6 milhões de votos.  
Danrlei, ex-goleiro do Grêmio ficou entre os candidatos a deputado federal com mais votos no Rio Grande do Sul, obteve 158.520 votos e foi reeleito. 
Roberto Dinamite, o ex-jogador e atual presidente do Vasco conquistou 9.452 votos para deputado estadual no Rio de Janeiro. Ele não conseguiu ser eleito.  
Bebeto, que usou o nome Bebeto Tetra, o ex-atacante da seleção brasileira foi votado por 61.079 eleitores. Ele foi eleito deputado estadual pelo partido Solidariedade. 
Jardel, ex-camisa 9 do Grêmio teve 41.227 votos no Rio Grande do Sul e conseguiu ser eleito deputado estadual. 
Bobô, ou Raimundo Tavares, o ex-jogador do Fluminense, São Paulo, Corinthians e Bahia, teve 25.892 votos para deputado estadual na Bahia. 
Washington Coração Valente,  o ex-centroavante do Atlético-PR, Grêmio, Ponte Preta, Fluminense e São Paulo, entre outros, Washington Stecanela Cerqueira, disputou cargo de deputado federal pelo PDT do Rio Grande do Sul. Obteve 33.492 votos, mas não conseguiu se eleger.

Querendo ou não os números citados, comprovam uma relação direta entre esporte e política!



Siga pelo twitter: @Esportes_Debate