Página Correio Esportes

sábado, 6 de julho de 2013

Karatê-dô fraiburguense participa de Festival de Esportes de Combate em Caçador!

Aconteceu neste sábado (06/07), no Centro Multiuso da UNIARP – Caçador, o 3º Festival de Esportes de Combate, promovido pelos acadêmicos da 9ª fase do Curso Educação Física com a participação de praticantes de artes marciais de Fraiburgo, Lebon Régis e Caçador.

Participaram seis coletivos: Academia Corpo Ativo, Academia Lebon Régis, Academia Tigre, Academia Zenshin Dojô, Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô e Grupo Capoeira Brasil. Estes apresentaram as seguintes artes marciais: Aikidô, Jiu Jitsu, Judô, Karatê, Muay Tahay e Taekwondo. Também aconteceu uma apresentação de Capoeira.


Fraiburgo foi representado, por 37 (trinta e sete) estudantes/karatecas, da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, integrantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro/Escolinhas da F.M.E. (Fundação Municipal de Esportes e Lazer). Também prestigiaram o evento vários pais, mães e responsáveis, que acompanharam seus filhos e filhas.

A FME pagou as despesas do transporte dos estudantes e alguns familiares. O blog Esportes em Debates esteve presente, fazendo a cobertura do evento. A APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) foi representada pelos educadores Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (o Tico-tico que também é acadêmico da 9ª fase do Curso Educação Física) e Fabiane Aparecida Guedes, os coordenadores da instituição, estiveram presentes pela parceria existente há mais de 11 anos com a Associação Vital.


O sensei Luiz Coelho fraiburguense, foi à personalidade das artes marciais homenageada nessa edição do festival (foto acima), pelos esforços que o mesmo empreende para o fortalecimento e divulgação do karatê-dô em Fraiburgo e região. Ele entra para a galeria de homenageados do Festival, junto com o lutador Junior Cigano entre outros. 

Imagens no link abaixo:

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Apafec protocolou documentação para convênio com a prefeitura!


Hoje (05/07) à tarde a APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) protocolou na secretaria executiva da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, toda a documentação que o decreto nº 20 de 26/01/2007, exige para que seja formalizando convênio entre a municipalidade e entidades sem fins lucrativos, que prestem serviços relevantes à comunidade fraiburguense.

Os documentos foram entregues somente agora, em função da APAFEC, ter passado por processo de escolha da nova direção, isso demandou mais de 45 dias, pois além da organização da Assembleia Geral, conforme as normas estatutárias. Também foi necessário, tempo para registro e demais providências em cartório, para o assento da ata de posse da nova diretoria.


Superado essa fase, agora os integrantes da APAFEC, aguardam providências do chefe do poder executivo, que deverá encaminhar projeto de lei a câmara municipal de vereadores nos próximos dias, informando o valor e o período do convênio, que deverá ser de julho a dezembro de 2013, conforme decisão do prefeito tomada em reunião que aconteceu no dia 15/05.


Esporte e leitura!

Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças e adolescentes, apenas nas escolas. Precisam acompanhá-los por toda a vida e em vários espaços. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário. Outra vantagem da leitura é a melhora na produção escrita. Felizmente, alguns educadores, já despertaram para isso, e desenvolvem projetos para incentivar a leitura com os pequenos/as. 

Pesquisas demonstram que houve crescimento nos índices de leitura no Brasil, entre pessoas com mais de 15 anos. Em 2000 eram 26 milhões de leitores/as, que liam por ano 1,8 livros per capito. Em 2011, tínhamos 71,9 milhões de ledores/as, com 3,1 livros lidos por ano/pessoa. 


O exemplo e o gosto pela leitura precisam vir dos pais, mães, demais familiares, educadores, professores e técnicos esportivos. Para se ter ideia, 87% dos considerados não leitores/as nunca foram presenteados com livros na infância e 63% deles nunca viram a mãe lendo, a porcentagem vai para 68% quando se trata do exemplo paterno e de outras pessoas próximas. (Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011).

Como os professores e técnicos das escolinhas esportivas, são e estão muito próximos das crianças e adolescentes, tendo contato direto de duas a três vezes por semana com os mesmos, poderiam ser disseminadores de leitura. Por isso, os técnicos e professores que trabalham qualquer modalidade esportiva, precisam dar o exemplo e incentivar a leitura, e também promover visitas a bibliotecas das escolas, comunitárias ou públicas.

Imagem:

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Últimos dias para encomendar o Blusão da APAFEC

Aos amigos, amigas, coordenadores/as e integrantes dos projetos sociais da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação Cultura Popular), que quiserem ter o Blusão da APAFEC, ainda há tempo! As encomendas podem ser feitas até sábado 06/07/2013, até as 12h00min.


O Blusão da APAFEC será confeccionado, em malha “adidas” peluciada, personalizado com o nome de cada pessoa (arte acima). A Malharia Pegoraro repassará as blusas a preço de custo! Cada integrante dos projetos sociais ou amigos e amigas da APAFEC poderá adquirir a sua divulgar a entidade e ajudar a construir o CECAP.

São três faixas de valores:
Tamanhos: 06, 08 e 10 – R$ 44,90;
Tamanhos: 12, 14, 16 – R$ 54,90;
Tamanhos: P, M, G, GG e XGG: 64,90.


Para encomendar o seu Blusão da APAFEC personalizado, faça contatos pelos fones: (0**49) 9111 – 6453 (vivo), 8418 – 3450 (oi) ou 9931 – 6598 (tim) e também pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

Rápidas do Esporte Fraiburguense...

Segundo entrevista radiofônica do presidente do FEC (Fraiburgo Esporte Clube), ocorreram mudanças no comando técnico da equipe. Só o tempo para dizer, se as mudanças surtiram efeito!


Muito boa à repercussão na mídia regional (jornais, blogs, sites, rádios...) da visita do mestre japonês Kenichiro Nagatomo, que coordenou seminário internacional de karatê-dô em Fraiburgo nos dias 24 e 25/06.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Oficina de leitura no PEB

Primeira parte da oficina (Auditório do Caic)
Ocorreu na manhã do domingo (30/06), oficina de leitura com integrantes do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, a oficina foi realizada, com crianças que participam e ajudam construir este projeto social, desenvolvido pela APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) há aproximadamente 11 anos.

A oficina foi dividida em dois momentos, primeiro os meninos e meninas fizeram leitura com o Jornal Vitória (circula em Fraiburgo, Tangará e região), no auditório do CAIC. A segunda parte da oficina aconteceu na Biblioteca Comunitária Alisson Zonta com leitura de livros infantis. O objetivo é despertar nas crianças a fantasia e a imaginação, bem como o gosto e o prazer pela leitura.

Segunda parte da oficina (Cantinho da Leitura
Biblioteca Comunitária Alisson Zonta) 
Outras informações:
Ação: Projeto Esporte Bemlegal;
Público alvo: Crianças e adolescentes de 04 a 17 anos;
Dia e horário: Domingos das 9h00min as 12h00min;
Local: Auditório e Ginásio do Caic (bairro São Miguel – Fraiburgo);
Tempo de funcionamento: 11 anos.

Clique no link abaixo para ver as fotos:

Mais de 80 participantes na Assembleia Geral da APAFEC

Aconteceu sábado (29/06), no Dojô Cidadão do Futuro – bairro São Miguel, a Assembleia Geral da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular). Mais de oitenta integrantes dos projetos sociais e ações desenvolvidas pela APAFEC estiveram presentes. Alguns amigos e parceiros também prestigiaram a assembleia, entre os quais: Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Rádio Comunitária Tangaraense, Jornal Vitória, Cresol Tangará e Agência Comunidade. Foram discutidos assuntos como prestação de contas, eleição e posse da nova direção da APAFEC.

A APAFEC é um coletivo de educadores, crianças, adolescentes, jovens e adultos que através da educação popular, buscam a geração de cidadania e formação plena de cada cidadão, por meio de projetos sociais a mais de 11 anos em Fraiburgo. São várias atividades e ações, tais como: Projeto Esporte Bemlegal, Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, Projeto Artesanato Cidadão, Biblioteca Comunitária Alisson Zonta entre outros.


A APAFEC vem incluindo socialmente, moradores e moradoras dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida e de outros bairros de Fraiburgo com seus projetos e ações sociais. O destaque da assembleia foi à eleição e posse da nova direção sendo eles 12 pessoas integrantes dos projetos e ações sociais na APAFEC.

“Queremos agradecer a presença dos nossos parceiros, a Associação Vital de Fraiburgo de Karatê-dô (que cedeu o espaço para realizar a assembleia), Cresol Tangará, Rádio Comunitária Tangaraense, Jornal Vitória, e Agência Comunidade essas três ultimas organizações, vem construído comunicação em mutirão em nossa região e dando espaço para que a APAFEC possa divulgar seu trabalho”, disse João Carlos Rodrigues da direção da APAFEC.

Fotos pelo link abaixo:


Com informações do site da Rádio Comunitária Tangaraense

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Campanha pela Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel!

Outra bandeira de luta, dos manifestantes do AGORA, deveria ser a Campanha pela Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel!



O BLOG ESPORTES EM DEBATES QUER E LUTA PELA, CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO BAIRRO SÃO MIGUEL! E VOCÊ?

Lançada Campanha pela Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel!
Aconteceu no dia 20/04/2011, na sede da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, situada no bairro São Miguel, o lançamento da Campanha pela Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel. Mais de 250 estudantes e trabalhadores estiveram presentes. Além de moradores dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, estiveram presentes trabalhadores e estudantes residentes em vários bairros de Fraiburgo entre eles: Jardim América, São Cristóvão, São José, Santo Antonio, Nações, Santa Mônica, Bela Vista entre outros.
http://escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br/2011/04/lancada-campanha-pela-construcao-da.html

Apoie essa iniciativa você também!

O blog Esportes em Debates apoia essa iniciativa, vamos todos no dia 07/07, no Centro da Melhor Idade Flor de Maça, ser solidário com o Márcio Carvalho e ainda concorrer a vários prêmios, entre os quais um fuscão lindaço! Participe, faça a sua parte seja solidário!