Página Correio Esportes

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Convite para Festa de 09 anos da APAFEC

A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – Apafec, vai realizar no próximo sábado 12/11, no pátio da igreja do bairro São Miguel, a partir das 14h00min, a Festa de 09 anos da Apafec! Você e tua família estão convidados!

A Festa terá transmissão ao Vivo pela Rádio Fraiburgo, com a cobertura feita pelo comunicador Julio Santos. Além disso, a Festa terá completo Serviço de Bar (bebidas em geral) e Cozinha (maça do amor, pastel, cachorro quente...). Todo o lucro da festa será revertido aos projetos sociais, desenvolvidos pela APAFEC.

A APAFEC preparou várias apresentações culturais, também terá o sorteio da Ação Solidária Entre Amigos com cinco prêmios, entre eles uma motocicleta. No final da Festa de 09 anos da APAFEC, será cortado um bolo de nove metros. Confira abaixo a programação completa:



Fonte: APAFEC
Contatos: apafec@apafec.org.br
Visite: www.apafec.org.br

OLESC e o Brasileirão 2011


Olhando a tabela de classificação do brasileiro 2011 e comparando com a tabela de classificação das 11 edições da OLESC que vi nos blogs: www.esporteemdebate.blogspot.com e www.sapucaesportes.blogspot.com um fato me chamou a atenção, por isso, traço um pequeno paralelo. Nas primeiras posições do brasileirão 2011, encontramos clubes que ou estiveram perto da zona de rebaixamento ou estiveram disputando as séries B e C em anos anteriores. Mas a OLESC tem séries B e C? Pode perguntar o amigo leitor, tem sim! A OLESC tem um sistema de classificação, os chamados microrregionais e regionais onde somente as melhores equipes do estado tornam-se aptas a disputarem a Fase Estadual da OLESC. Em modalidades em que antes Fraiburgo dominava no cenário regional e por conseqüência tinha condições de brigar por medalha, em algumas edições alcançou o lugar mais alto do pódio.

Infelizmente, o que aconteceu em anos anteriores hoje não acontece mais, podemos afirmar sem medo de errar que a grande maioria das modalidades da terra da maçã vive nas séries B e C, pois lamentavelmente não consegue nem passar da fase microrregional. Sim, o cenário esportivo fraiburguense é triste, e a muito a luz já se apagou no fim túnel, restam apenas ações isoladas de alguns abnegados que insistem e teimam em continuar lutando pelo esporte da terra da maçã.

Ainda que o cenário seja trágico, seguindo o paralelo do brasileirão 2011, apontamos uma solução, e é a mesma encontrada pelos clubes profissionais e não tem nada de inovação, não precisamos reinventar a roda. A solução é simples, o esporte amador fraiburguense precisa de um choque na gestão. O esporte amador fraiburguense, necessita de ações coordenadas entre as modalidades esportivas, para a busca coletiva de soluções de seus problemas.

Em primeiro lugar montar uma equipe competente a partir de critérios técnicos e não políticos partidários como tem acontecido nas ultimas gestões. (E leia-se: equipe competente não quer dizer grande numero de pessoas com altos salários e critério técnico não pode ser apenas um professor formado de Educação Física ou cidadão que possua CREF).

Em segundo lugar criar parcerias com as escolas e associações esportivas. Em todos os municípios em que o esporte amador deu certo neste estado tem sempre uma escola e/ou associação esportiva dando suporte.

Em terceiro criar um conselho municipal de esporte, o qual teria a função de democratizar a gestão esportiva e fiscalizar as ações da FME.


Por Emerson Souza educador físico, técnico de voleibol, integrante fundador da APAFEC.

Apafec comemora nove anos, com atividades culturais


A 2ª Sessão Cultural Popular, um dos eventos comemorativo dos nove anos da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Apafec aconteceu neste ano em parceria com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. As duas entidades uniram-se mais uma vez para organizarem programações gratuitas, voltadas às comunidades dos Bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão.

Na sexta-feira 04/11, mais de 120 pessoas participaram no Dojô da Associação Vital Fraiburgo de karatê-dô, do Projeto Cinema Para Todos. A atividade consiste em oferecer a oportunidade das pessoas assistirem filmes gratuitamente. Nessa primeira edição, foi exibido o filme, “Desafiando Gigantes”, que conta a história de um técnico de futebol americano de uma Universidade que nunca havia conseguido levar seu time a uma temporada vitoriosa. O filme relata como o professor conseguiu dar a volta por cima superando os desafios através da fé.

Um dos coordenadores do projeto, professor Luiz Coelho, explica que o Projeto Cinema para Todos, é possível graças a parcerias, a partir de agora a cada dois meses, deverá ser exibido um filme. A idéia foi aprovada, especialmente pela estudante Flávia Goes, ela afirmou que na próxima oportunidade vai convidar toda a família para participar. “Eu adorei o filme, ganhamos pipoca e suco, da próxima vez vou convidar meus pais também”.

Já na noite do sábado 05/11, aconteceu a 2ª Sessão Cultural Popular no Pavilhão da Igreja Católica do São Miguel. Mais de 200 pessoas acompanharam as apresentações, que neste ano teve como eixo central a dança. Durante a noite, muitas surpresas aconteceram, como por exemplo, o lançamento do Grupo de Dança “Pense e Dance” formado por meninas e meninos do Projeto Esporte Bemlegal e do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô.

A coordenadora da Apafec, Carolina dos Santos, comenta: “A 2ª Sessão Cultural Popular foi aberta pela Associação Cultural e Departamento de Cultura de Salto Veloso que apresentou de forma brilhante o espetáculo “O Exercito Encantado de São Sebastião”, misturando teatro, dança e música. Logo em seguida foi à vez do Grupo de Arte Gaúcha “Giuseppe Garibaldi” de Fraiburgo, apresentar danças gauchas. A terceira apresentação da noite ficou por conta da Associação Vital, que brindou os presentes com os fundamentos do karatê-dô”.

Carol (como é conhecida a educadora), ainda salientou. “O grande final foi à apresentação dos adolescentes e das crianças do Grupo de Dança Pense e Dance. Deixamos as duas apresentações para finalizar a noite, e nossas meninas e meninos não decepcionaram. As duas coreografias: Mistura Fina, dançada pelos adolescentes e Rock para Sempre interpretada pelas crianças, foram muito bem apresentadas, fruto de muitos ensaios, realizados em mais de 50 dias de trabalho”.

No próximo sábado 12/11 a Apafec vai realizar no pátio da igreja do bairro São Miguel a partir das 14h00min, a Festa de 09 anos da Apafec! Com várias apresentações culturais, com o sorteio da Ação Solidária Entre Amigos com cinco prêmios, entre eles uma motocicleta. Para concluir os festejos de 09 anos da Apafec, será feito o corte de um bolo de nove metros.





Fonte: APAFEC
Contatos: apafec@apafec.org.br
Visite: www.apafec.org.br
Com informações do blog da Jornalista Juciele Baldissarelli

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resultados de Fraiburgo na OLESC de 2001 a 2011

Tenho acompanhado, através de jornais e de alguns blogs esportivos, o importante debate sobre os resultados (como consequência de trabalho) de Fraiburgo na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc). Essa competição é destinada a estudantes de 13 a 16 anos, matriculados nas redes, estadual e municipal de ensino e também em escolas particulares.

Para ver os resultados de 2001, 2002 e 2003, acesse: http://www.fesporte.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1073&Itemid=534 e para visualizar os resultados de 2004 até 2011, organizei o quadro abaixo:

Tendo como base o quadro acima, podemos perceber que, de 2004 em diante, Fraiburgo vem despencando no quadro de pontos, ou seja, na classificação geral. A partir disso, podemos nos perguntar? Quais são os fatores para que isso esteja ocorrendo?

Pergunto-me também:
Será que profissionais de educação física como Luiz Carlos (handebol), Sapuca (futsal masculino), Emerson Souza (voleibol), Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, o Tico-tico (futsal feminino), Everton Locatelli, o Jamanta (handebol), entre outros, estão fazendo falta?

Será que os gestores do esporte amador local, que estiveram à frente da Fundação Municipal de Esportes no período, estavam e/ou estão preparados para ocuparem esses cargos?

Os investimentos feitos na formação de equipes de base e na qualificação das equipes de rendimentos foram suficientes?

Houve um planejamento a curto, médio e longo prazo em cada modalidade esportiva que compete na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina?

Não quero dizer verdades supremas com essas linhas; quero apenas colocar meu ponto de vista e ampliar o debate para que o esporte amador volte a trazer alegrias nessa categoria para o município de Fraiburgo, como fez, sobretudo nas primeiras edições da Olesc.

O debate continua aberto, somente olhando o passado, podemos compreender os erros que cometemos no presente, e assim transformar o futuro.

Fonte: Blog Esportes em Debates!