Página Correio Esportes

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Padre Pedro usa tribuna da Alesc para criticar a mudança de nome do Vale do Contestado

A mudança do nome da Região do Contestado, que abrange parte do Vale do Rio do Peixe e do Planalto Norte, para região dos Imigrantes gerou críticas na sessão de quarta-feira 13 de novembro da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - ALESC.

VEJA TAMBÉM:





Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Mudança de nome da região do Contestado gera críticas na Assembleia

Padre Pedro contra a mudança - foto Alesc 
A mudança do nome da região do Contestado, que abrange parte do Vale do Rio do Peixe e do Planalto Norte, para região dos Imigrantes gerou críticas na sessão de quarta-feira 13 de novembro da Assembleia Legislativa.
“Infelizmente, se estabeleceu a partir de 4 de julho a mudança do nome da região do Contestado para região dos Imigrantes. Isso tem causado profunda indignação por parte de pesquisadores, entidades, comunidades e toda a região do Contestado”, relatou Padre Pedro Baldissera (PT).
Segundo o deputado, a decisão foi tomada em uma reunião da governança regional.
“Uma questão de identidade, memória e história, os imigrantes vieram muito tempo depois dos caboclos, caboclas e negros que lá habitavam. Não houve debate, não houve consulta”, reprovou o parlamentar, acrescentando que as entidades contrárias à mudança recorreram ao Ministério Público Estadual.
“Um tanto quanto instigante essa revelação, é desconhecer a história do Contestado para Santa Catarina e para o Brasil. É descabida esta proposta de nomenclatura”, avaliou Ismael dos Santos (PSD), que ponderou a condição de descendentes de imigrantes dos cerca de 7 milhões de catarinenses.


Fonte: Alesc
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates: 

08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

IFC Campus de Fraiburgo oferece vagas para cursos técnicos subsequentes em Administração e Segurança do Trabalho

De 23 de setembro até 10 de dezembro, serão aceitas as inscrições para o Processo de Seleção 2020 do Instituto Federal Catarinense (IFC). São oferecidas 585* vagas em cursos técnicos subsequentes (pra quem já terminou o ensino médio). Os interessados devem se inscrever pela internet, no Portal de Ingresso do IFC. Todos os cursos são totalmente gratuitos e isentos da taxa de inscrição.
Neste processo são oferecidos cursos* de Administração, Agrimensura, Agropecuária, Automação Industrial, Cervejaria, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Segurança do Trabalho. As vagas são distribuídas entre os campi do IFC em Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Fraiburgo, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul e Videira.
No IFC Campus de Fraiburgo, são oferecidas vagas para os cursos de Administração e Segurança do Trabalho.  
A seleção será feita por meio de sorteio público programado para 10 de janeiro, às 15h30min, na Reitoria do IFC, em Blumenau. E a divulgação do resultado final do sorteio está prevista para 24 de janeiro de 2020. As matrículas dos aprovados em primeira chamada serão de 27 a 30 de janeiro.

Serviço
Processo de Seleção IFC 2020
Vagas para cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio)
Inscrições: até 10 de dezembro de 2019
Seleção por sorteio público: dia 10 de janeiro, às 15h30min.
Taxa de inscrição: não há
Edital e demais informações no PORTAL DE INGRESSO

Com informações do Portal do IFC
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Cinco fraiburguenses participam do JASC’s 2019 e conquistam duas pratas e um bronze para outros municípios

A 59ª Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, foi realizada em conjunto pelos município de Indaial, Pomerode e Timbó. A abertura oficial aconteceu na noite da sexta-feira, 1º de novembro, os JASC’s são a competição amadora mais importante do estado.
Enxadristas Fraiburguenses nos JASC's 2019 - foto ACXF 
Foram cinco fraiburguenses, que participaram da edição 2019 dos JASC’s: Bruna Favero e Thiago Reichert por Timbó; Juliano Zonta e Ruan Gonçalves por Concórdia e Eduardo Peroza por Lages.
Juliano Zonta, popularmente conhecido como Pena, foi vice-Campeão no tabuleiro 2, nos torneios Blitz e Rápido, já o enxadrista Eduardo Peroza foi medalha de Bronze no tabuleiro 3, no torneio Rápido.
Pena no pódio conquistando medalhas para Concórdia - foto ACXF 
“É importante destacar que os atletas fraiburguenses jogaram por outros municípios, pois em competições da FESPORTE não é possível representarem a Associação Clube de Xadrez Fraiburgo, tendo infelizmente que buscar apoio em outros municípios”, explica Pena.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

terça-feira, 12 de novembro de 2019

CABOCLADA RESISTEM!

Assista o Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, nº 88 e acompanhe como os Caboclos e Caboclas do Contestado estão resistindo a tentativa de destruição da nome da região do Contestado. Clique no vídeo abaixo e assista:
 
-Pesquisadores e comunidade questionam alteração de nome do “Vale do Contestado” para “Vale do Imigrante”;

-Organizações sociais lançam o Fórum Regional em Defesa da Civilização e Cultura Cabocla;

-Artistas Populares contra o apagamento da cultura cabocla, artistas se manifestam;

-Docentes são demitidos da Unochapecó e estudantes repudiam ação.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

domingo, 10 de novembro de 2019

1º Desafio Frequência do Bem Rádio Fraiburgo.

Dia 01 de dezembro, as 09h00min na Praça Maria Frey, acontece o Primeiro Desafio Frequência do Bem Rádio Fraiburgo, outras informações clique aqui.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

Boxeadores fraiburguense participam do JASC’s sem apoio da municipalidade!

Imagem de divulgação disponível na Internet 
Fraiburgo foi representada em evento estadual de Boxe, realizado em Indaial nos dias 7, 8 e 9 de novembro. A organização do evento foi Federação Catarinense de Boxe, e foi desenvolvido durante os Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC’s, e foi um teste para uma possível inserção da modalidade na maior competição amadora de Santa Catarina.
Cauê Matheus de Oliveira Stefanes, participou na categoria até 52kg, já o atleta Samuel Spohr, na categoria até 69kg. De acordo com informações repassadas ao Blog Esportes em Debates, por amigos e familiares dos atletas, os lutadores obtiveram ótimos resultados e participaram da competição sem apoio do municipalidade e investiram recursos próprios para representar o município.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

Crianças de Brunópolis do Polo da Chapecoense participarão de jogo na Arena Condá

Polo da Chape na Região do Contestado - Arquivo Pessoal  
No próximo dia 17 de novembro, os estudantes/atletas da Escolinha Chapecoense Polo de Brunópolis, estarão viajando para Chapecó, para assistir o jogo entre, Chapecoense e Ceará, na Arena Condá, válido pela 33ª rodada do brasileirão.
Quatro crianças da Escolinha de Brunópolis, irão entrar em campo com os jogadores da Chape, para participar do protocolo da CBF e cantar o hino nacional.
O professor responsável pelo polo da escolinha em Brunópolis, Vanderlei Ribeiro, destaca a importância e a responsabilidade em representar a bandeira da Chape. 
“É um clube muito importante, com uma história muito bonita, referência em nosso estado, com certeza nossos alunos tem uma energia a mais quando vestem a camisa verde e branca”. finaliza o professor.

Com informações da Rádio Fraiburgo
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

PT Fraiburguense, realiza plenária para empossar novo diretório, demonstra força e organização

Mais de 150 participantes na Plenária Municipal do PT, erlizada neste domingo
Na manhã desse domingo 10 de novembro, no Salão Comunitário do Assentamento Chico Mendes, foi realizada a Plenária Municipal do Partido dos Trabalhadores, na oportunidade foi empossado o novo diretório do PT Fraiburguense.
Participaram mais de 150 filiados/as, militantes e simpatizantes, também estiveram presentes, o vice-prefeito de Tangará Valmor Vivian, o vereador de Timbó Grande, Carlos A. Konig, popularmente conhecido como Carlão e Francielly S. Caldas assessora do Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, que representou o parlamentar.
Destruição do nome Vale do Contestado foi tema da plenária  
O educador popular Jilson Carlos Souza, fui convidado para em nome do Fórum Regional em Defesa da Civilização e Cultura Cabocla, explanar aos presentes sobre a tentativa de retirada do nome de REGIÃO DO CONTESTADO, proposta pela Instância de Governança Regional (IGR) – espécie de “braço” turístico do Governo do Estado em cada região catarinense que congrega gestores municipais do setor. Para pesquisadores do Conflito Contestado e lideranças comunitárias, a iniciativa do IGR é mais uma tentativa de marginalização e silenciamento da CABOCLADA DO CONTESTADO.
Novo diretório do PT Fraiburguense 
Durante o encontro também foi apresentada a nominata de pré-candidatos a prefeito, vice e a vereadores/as. Conforme alguns presentes a plenária é uma demonstração de força e organização do PT Fraiburguense, tendo em vista toda a onda conservadora que assola o país, e porque o partido vem discutindo um novo projeto para Fraiburgo e por já ter uma boa nominata como pré-candidatos/as a majoritária e ao legislativo. O evento partidário foi encerrado com o almoço, que foi servido delicioso entrevero.

Fotos:
Wilson Cesar Malinoski e Francielly S. Caldas
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!