Página Correio Esportes

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

14º Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - 1ª etapa

Foi realizada na cidade de Lages, no dia 25 de fevereiro de 2012 a 1ª etapa do Circuito Catarinense de Xadrez "Rápido". O evento contou com a participação dos enxadristas mais fortes do estado em todas as idades. Foram 17 municípios participantes: Blumenau, Concórdia, Florianópolis, Fraiburgo, Imbituba, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Lacerdópolis, Lages, Navegantes, São Bento do Sul, Passo Fundo – RS, Porto Alegre – RS, Vacaria - RS e Aracaju - SE.

A equipe da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo – ACXF/FME - Fundação Municipal de Esportes participou da competição com 14 atletas e com os professores Thais Maira de Moraes e Juliano Zonta, obtendo excelentes resultados.
Equipe Associação Clube de Xadrez de Fraiburgo - ACXF
"Este foi o primeiro torneio da equipe no ano e já mostramos que 2012 vamos com tudo! Um grande trabalho de vários anos deixado pelo professor Alvino Junior, mas que ainda é pouco valorizado em nossa cidade. O xadrez é um esporte incrível e é preciso que as pessoas saibam de toda sua importância. É uma atividade que possui características que contribuem para formar um cidadão com o caráter que a sociedade exige e em condições adequadas para ser bem sucedido na vida".

A competição foi dividida em três torneios: Escolar, Especial e Superior. Confira abaixo as colocações dos enxadristas Fraiburguenses.

Torneio Escolar
Guilherme de Oliveira - Campeão sub 10
Gustavo Gaio - 3º colocado geral e Campeão sub 12
Érica Beatriz Carmazio - Vice-Campeã sub 10
Nathan Stranginske Dias - 3º lugar sub 10
Mariana Souza Nascimento - 3º lugar sub 14 fem.
         Mylena Rocha de Souza -  sub 14 torneio especial
Torneio Especial
João Vitor Dalanhol - 3º lugar sub 12
Herick Vinicius Piton - Campeão sub 14
Renan Serafini - Campeão sub 16
Nayele Manfioletti - 3º lugar sub 16
Mylena Rocha de Souza - 13º lugar sub 14
Matheus Lara Bardella -10º sub 14
Gabriela Carolina Frigotto - 6º lugar sub 14

Torneio Superior 
Ruan Lucas Alves Gonçalves - Campeão sub 14
Juliano Zonta - 5º lugar geral
Thais Maira de Moraes - 6º lugar fem.
Jean Willy de Souza - 18º lugar abs.

Classificação Final Torneio Superior

1º MF Haroldo Cunha - Joinville
2º MF Alfeu Varela Bueno - Lages
3º Matheus Demertine - Lages
4º José Luiz Santos - Itapema
5º Juliano Zonta - Fraiburgo
6º Lucio Amorin - São Bento do Sul
7º Geanfrascesco Pereira - Itajaí
8º Cesar Umetsubo - Florianópolis
9º Marco Cordeiro - Lages
10º Guilherme Bastos - Lages

A próxima competição que a equipe de Xadrez Fraiburgo participará, será o FESCRI - Festival Catarinense da Criança (categorias sub 8, 10, 12 e 14 anos) também na cidade de Lages nos dias 30, 31 de março e 01 de abril de 2012. Nas categorias até 14 anos o FESCRI é a competição mais importante realizada pela Federação Catarinense de Xadrez. Tem por objetivo apontar os representantes Catarinenses para o Campeonato Brasileiro de Menores.

APAFEC recebe visita de cientista social

Integrantes da APAFEC e do Projeto Artesanato Cidadão
que participaram da reunião
Na quinta-feira 23/02 à noite, o Projeto Artesanato Cidadão da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, recebeu a visita da cientista social e socióloga gaúcha Miéli Pereira Ribeiro.

A cientista social integra a equipe do Centro de Assessoria Multiprofissional CAMP desde outubro de 2011. O CAMP é uma organização não governamental com 30 anos. Mais informações pelo site: www.camp.org.br. O CAMP tem convênio com Ministério do Trabalho e Emprego, no desenvolvimento do projeto chamado Fundos Solidários, com objetivo de mapear e sistematizar as experiências de fundos solidários e empreendimentos.

A visita se deu através da Diocese da Igreja Católica de Caçador. Uma vez que o Projeto Artesanato Cidadão foi indicado pelo Fundo Diocesano de Solidariedade de Caçador, na metodologia de mapeamento dos fundos solidários, foi solicitado aos próprios fundos, indicações de empreendimentos bem sucedidos e com resultados positivos desses projetos que acessam recursos ou benefícios dos fundos solidários e por isso, o Projeto Artesanato Cidadão foi indicado.

“A reunião foi muito positiva, pois estavam presentes um ótimo número de integrantes da APAFEC e do Projeto Artesanato Cidadão. A apresentação inicial em slides foi interessante, pois pude conhecer a instituição e o trabalho desenvolvido. Em seguida, pude realizar algumas perguntas específicas sobre o projeto para o mapeamento e todas foram respondidas. Mais de um integrante participou na contribuição das respostas sobre o projeto”. Comentou Miéli 
De camiseta cor laranja cientista social,
faz anotações sobre o Projeto Artesanato Cidadão
Outro destaque feito pela socióloga, consiste na percepção que o grupo da APAFEC está unido e engajado. O Projeto Artesanato Cidadão tem aproximadamente 08 meses e já participa de feiras, mantêm oficinas regulares e consegue produzir materiais para comercialização.

Fonte: APAFEC
Visite: www.apafec.org.br