Página Correio Esportes

terça-feira, 17 de novembro de 2015

II Seminário da Consciência Negra inicia nesta sexta-feira 20/11

A atividade carrega em seu contexto o dia 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra. Inicia as 18h30 de sexta-feira, dia 20 e segue até o sábado, dia 21, com a realização de mesa de debates e oficinas culturais.
      A Associação dos Afrodescendentes de São Miguel do Oeste (Afrodesmo), vai realizar na próxima sexta-feira, dia 20, o Segundo Seminário da Consciência Negra, no salão paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Oeste\SC. A atividade que tem início as 18h30 de sexta-feira, segue até o sábado, dia 21, com a realização de mesa de debates e oficinas culturais.
      Uma das integrantes da Afrodesmo, Isete Carmen Lourenço, detalha que a intenção do seminário é reforçar as leis federais e municipais existentes. “A Afrodesmo percebe que não se cumpre integralmente as leis, mesmo tendo a urgência em se trabalhar a questão da história da África, dos africanos, afrodescendência, indígena e a violência gerada pelo racismo e reflexos recorrentes”.  


     Ao fazer a reflexão, memória e resistência aos povos excluídos da história, Isete comenta que o seminário também carrega a tarefa de provocar para a conscientização de que o currículo é o documento que orienta a prática escolar e não há como excluir situações fundamentais na construção de uma sociedade justa. Segundo ela, é importante que a comunidade se mobilize e participe desta atividade. “Todas as pessoas que buscam uma sociedade com equidade de direitos, que se identificam com esta luta que não é só nossa, mas de toda a sociedade que se quer livre, devem participar, contribuir”.

Importância
      Embora uma parcela da sociedade acredite não ser necessário construir a semana da Consciência Negra, que tem como simbolismo o dia 20 de novembro, Isete reforça a existência de uma dívida com quem historicamente foi ‘usado’ como massa de manobra para construir cidades inteiras e sofrer com o preconceito. “As atitudes embora não pareçam, ferem não só uma pessoa, mas a história de um povo, que lhe foi negada, roubada. Por isso reforçamos a importância de todas as pessoas participarem deste momento”.  
      Isete acrescenta que a atividade conta também com a contribuição da secretaria de Educação e Fundação Cultural (Funcultura) do município.

Texto: Claudia Weinman

Foto\Legenda: Programação completa do II Seminário da Consciência Negra

Fonte: Blog da PJMP/PJR
Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Festival Videira de Karatê-dô aconteceu na segunda-feira 16/11

Abertura do Festival Videira de Karate-dô 2015
O Pavilhão Comunitário do bairro São Cristóvão de Videira, foi palco na segunda-feira (16/11) á tarde, do Festival Videira de Karatê-dô edição 2015, participaram estudantes/karatecas de 03 municípios: Videira (anfitriã), Fraiburgo e Lebon Régis, todos iniciantes e faixas brancas.
O Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, núcleos de Fraiburgo e Lebon Régis, esteve presente com 34 atletas, que conquistaram 21 medalhas, sendo: 07 Ouros, 08 pratas e 06 bronzes.

Karatecas de Videira com a equipe da Unimed
Um dos objetivos do festival era a integração dos estudantes que praticam o Estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai do Brasil, na Região do Contestado, segundo Luiz Coelho esse e outros objetivos foram cumpridos.
A Sensei Mariane Santos Ribeiro, 3º Dan, pós-graduada em Educação Física, coordenadora dos núcleos de Videira, contou com o apoio de Alessandra Scopel, e toda a equipe Unimed de Videira.

Karatecas de Fraiburgo e Lebon Régis
As seguintes pessoas: Atair e Daniele Pires de Souza, Gabriel Alves de Souza, Henrique Carlos Pereira, Jocimar Subtil, Jonathan William de Oliveira Moreira e Paola Andressa Mergareffo dispuseram do seu tempo para trabalhar no evento, os quais foram fundamentais para o sucesso do mesmo.
A Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô, agradece o apoio dos Pais; Mães; Responsáveis; Apafec; Blog Esportes em Debate; Castel Frutas; Cleidimar Costenaro Brandes; Professora Katia do programa mais educação da Escola Antônio Porto Burda (por acompanhar os estudantes fraiburguenses); Professores de Videira (pelo convite); Roberto Caetano Moraes; Schumacher Tur; Vanderlei Rodrigues (Motorista) e todos/as os torcedores e torcedoras do Karatê-dô Fraiburguense.


Informações e fotos Luiz Coelho

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Inicia quarta turma do Curso ‘Realidade Brasileira’

No Brasil, mais de 100 cursos com a denominação ‘Realidade Brasileira’ acontecem e reúnem militantes de movimentos, organizações populares e pastorais sociais. Prioritariamente está o ideal de formação de quadros para a militância da esquerda no país

UFFS de Chapecó foi ocupada por movimentos, pastorais sociais
e organizações populares
A sede da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó\SC, foi ocupada na sexta-feira, dia 13, por militantes representando mais de dez organizações, movimentos populares e pastorais sociais, para dar início a quarta turma do Curso denominado historicamente como ‘Realidade Brasileira’. A UFFS, parceira neste projeto, mostra que está cumprindo com a sua tarefa, já que, é um espaço coletivo por ter sido construída prioritariamente a partir da luta das organizações e pastorais sociais.
O Curso Realidade Brasileira é pensado segundo o militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e membro da Coordenação Política Pedagógica do curso (CPP), Tairi Zambenedetti, com o ideal de fortalecer as alianças entre os movimentos\pastorais sociais, com base no estudo sobre a realidade brasileira, suas nuances e necessidades de transformação.  Zambenedetti que também contribuiu com a coordenação do ato de abertura do curso na sexta-feira, deixa claro que o ‘Realidade Brasileira’ tem intencionalidade política e militante de reelaboração da prática da revolução brasileira.

UFFS de Chapecó foi ocupada por movimentos, pastorais sociais
e organizações populares
Com a preocupação de manter a linha política e ideológica original, Nauro José Velho que historicamente vem acompanhando o curso, afirma que é preciso estabelecer um rumo para a quarta turma do Realidade Brasileira, bem como foi feito no ano de 1997, com a primeira realização deste curso a nível nacional, ainda quando a Consulta Popular era criada e ajudou nesta construção. Segundo Nauro, atualmente no Brasil, são mais de 100 cursos CRB’s acontecendo, um deles agora, no Extremo-oeste Catarinense.
A Militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) mas que no ato de abertura do curso falou em nome da Via Campesina, Letícia Pereira, ressaltou ainda a necessidade de fazer com que a quarta turma do curso CRB seja efetivamente construída a partir do ideal revolucionário, inclusive, que o curso segundo ela, eleve a discussão em defesa da expansão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e seus cursos, luta que acontece e que confronta diretamente interesses de partidos políticos da região.

UFFS de Chapecó foi ocupada por movimentos, pastorais sociais
e organizações populares
O Vice-reitor da UFFS, Antonio Andrioli, salienta ainda que este curso assume o desafio de fazer com que a Educação no Campo seja de fato efetivada dentro do espaço da universidade, que encontra-se presa ainda aos parâmetros e vícios de uma academia tradicional. Segundo ele, a UFFS não é uma ilha, encontra-se em disputas internas e necessita, conforme ele, provocar para este enfrentamento.

Especialização
Prioritariamente, as organizações defendem o compromisso militante de estudar a realidade brasileira para transformá-la. Somado a isso, o Curso Realidade Brasileira será implementado no currículo acadêmico dos educandos como pós-graduação, isto é, parte dos militantes que já concluíram o curso superior somarão o CRB como curso de pós-graduação em Educação no Campo com Ênfase no Estudo da Realidade Brasileira, enquanto a outra parte dos militantes o farão como extensão.

Ao final do curso os militantes receberão certificados de extensão
e ou de pós-graduação
Compromisso com a luta
O Realidade Brasileira traz em seu contexto os mais de 515 anos em que a realidade dos povos da classe trabalhadora brasileira é ferida pelas negociatas do capital estrangeiro e os sócios criados a partir de ‘acordos’. Na primeira aula que aconteceu no sábado, dia 14, o assessor Jorge Moreno, colocou que assim também, a dizimação dos povos ocorreu e segue sendo deturpada em consequência de uma sociedade Capitalista que sintetiza a vida a partir do lucro. Compreender esse contexto e assumir a tarefa revolucionária de transformação necessita sobretudo, segundo ele, de conhecimento histórico sobre o território que se quer mudar.

UFFS de Chapecó foi ocupada por movimentos, pastorais sociais 
e organizações populares
E assim, se dá início à quarta turma do curso de Extensão e Pós-graduação em Educação no Campo com Ênfase no Estudo da Realidade Brasileira, construído pelos movimentos populares, pastorais sociais e organizações populares em parceria com a UFFS. A compreensão que se tem neste curso, é de que a rua é o grande espaço de enfrentamento, mas para se chegar a ela, conhecer a realidade que se vive é fundamental. O Curso Realidade Brasileira tem como tarefa formar quadros para a militância, fazendo entender o porquê a luta se faz.

Texto: Claudia Weinman

Fotos: Coletivo PJMP\PJR

Fonte: Blog da PJMP/PJR
https://pjrpjmp.wordpress.com


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

domingo, 15 de novembro de 2015

APAE’s de Fraiburgo e Videira realizam amistoso de bocha masculina e feminina

Aconteceu na sexta-feira (13/11), amistoso de bocha feminina e masculina entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Fraiburgo e Videira, o encontro esportivo foi realizado na cidade Videira/SC e esteve sob a orientação dos educadores físicos Gustavo Costenaro Brandalise e Fabiano Suami.
A equipe masculina de Videira foi à vencedora com a pontuação 24 a 16, já no feminino a vitória foi da equipe Fraiburguense pelo placar 24 a 22. O amistoso terminou empatado e todos foram vencedores, pois segundo os educadores, durante os jogos foi possível perceber o desenvolvimento cultural, físico e social dos atletas, é muito importante também proporcionar a troca de experiência entre os nossos estudantes, o amistoso serviu ainda para a interação entre as APAE’s da região”. Comentam os educadores. 
                                            
Confira abaixo fotos do encontro esportivo:

Equipes masculina e feminina das duas APAE's com educadores/as
Equipes feminias das duas APAE's com educadores físicos
Equipes masculinas das duas APAE's com educadores físicos

Com informações e fotos contidas em redes sociais.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate