Página Correio Esportes

sábado, 23 de janeiro de 2016

PJMP do Brasil unifica sua luta em Assembleia Nacional

Jovens de cerca de 10 estados brasileiros unem suas realidades e refletem sobre o futuro das pastorais. De Santa Catarina, representantes do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural, falam sobre a experiência em Maceió, Alagoas.

Reunindo as realidades e as caminhadas para fortalecer as lutas da Pastoral da Juventude do Meio Popular em todo o Brasil, a XVI Assembleia Nacional da PJMP teve sua abertura na quinta-feira, 21, em Maceió, Alagoas, e iniciou suas atividades com memória aos mártires que deram sua vida na luta pela terra e pela dignidade. A Assembleia tem como tema “Vida e Missão no Meio Popular” e seu lema é “O Cuidado com a Casa Comum”, com cerca de 10 estados representados por aproximadamente 60 militantes.
As atividades seguiram hoje, 22, com a apresentação das realidades da pastoral em casa estado. A Comunicadora Popular e Militante da PJMP de Santa Catarina, Claudia Weinman, conta que o grupo retratou o cenário quem têm vivenciado em 10 anos de Pastoral da Juventude Rural e 13 anos de Pastoral da Juventude do Meio Popular no Extremo-oeste Catarinense. “No que se refere à comunicação, refletimos junto ao coletivo a necessidade de ampliarmos a nossa rede, fazendo com que denúncias, atividades, notícias da PJMP do Brasil cheguem até os meios populares, para que possamos ter cada vez mais força nesse universo que os Capitalistas acreditam que pertencem apenas a eles. Ao contrário destes que usam a comunicação para desinformar as gentes, queremos construir coletivamente meios para informar o povo e articular nossas bases”, ressalta.

A militante afirma que a PJMP de Santa Catarina em comunhão com a PJR Catarinense e Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) de Fraiburgo, SC, se colocam à disposição para a construção destes canais, estas formas e jeitos de comunicar junto às organizações da PJMP do Brasil.
O Educador Popular e também Militante da PJMP de Santa Catarina, Pedro Alves Pinheiro, relata que o coletivo falou sobre as movimentações da PJMP e PJR catarinense e de suas alianças ao longo de sua história com a Apafec de Fraiburgo, o Portal Desacato, Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC) de Florianópolis, movimentos populares e demais organizações, além de situações vivenciadas pelo coletivo:  “Trouxemos presente toda violência que temos sofrido ao denunciarmos os poderosos de São Miguel do Oeste e região. Expomos nosso sofrimento, nossas angústias e temores, sugerindo a unidade para enfrentar a atemorização”. O educador ainda mencionou que foi feita, durante a manhã, a leitura da carta de denúncia elaborada pelas pastorais, a qual pode ser acessada em http://desacato.info/coletivo-pjmppjr-sc-denunciam/. Ainda durante a manhã os militantes de Santa Catarina apresentaram e distribuíram o Jornal Comunitário que é produzido pelas pastorais.
A Assembleia segue até domingo, 24, dando continuidade aos encaminhamentos e projeções da PJMP do Brasil para o próximo período e unificando as lutas.

Texto: Julia Saggioratto, PJMP\PJR- SC.


Fotos: Sandoval Barbosa- PJMP da Bahia. 


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Assembleia Nacional da PJMP inicia com celebração e memória aos mártires da história

A memória dos mártires que fizeram de suas vidas uma constante luta pela terra, pelo direito a dignidade, foram rememorados durante a abertura da XVI Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21 de janeiro em Maceió- Alagoas. Com o Tema: “Vida e Missão no Meio Popular” e Lema: “O Cuidado com a Casa Comum”, a atividade conta com a participação de aproximadamente 60 pessoas representando em média 10 estados do Brasil e deve seguir até o dia 24, com intenção de eleger a nova Coordenação Nacional desta pastoral, articular propostas e projetos para o próximo período.
Conforme um dos representantes da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Jone Braga, do Amazonas, a PJMP do Brasil busca por meio de suas assembleias e encontros, unificar as lutas, em defesa da vida, contra a criminalização das juventudes, violência contra a mulher entre outras pautas que historicamente tem movimentado as bandeiras deste coletivo.

“Pai Nosso Revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos”
Com a canção “Pai Nosso dos Mártires”, o coletivo PJMP do Brasil realizou simbolicamente uma corrente de resistência aos ataques e conflitos que tem acontecido em todo o país e fora dele também, e que afetam diretamente as juventudes, a classe trabalhadora explorada. Dom Nelson, do Rio de Janeiro, também falou sobre as perseguições aos que lutam pela vida dos povos. “Temos um contexto histórico de perseguições brandas e silenciosas. É necessário resistir e persistir na construção do reino”, disse ele.
Após a celebração que contou ainda com a participação dos Padres Helio, Antonio Gomes e Padre Tadeu, representantes da PJMP do Brasil seguiram a noite tendo em vista as orientações gerais e aprovação do regimento da XVI Assembleia Nacional da PJMP. Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, a assembleia acontece com a apresentação das realidades da PJMP dos estados, análise de conjuntura social e política, discussões acerca do fortalecimento da comunicação interna e externa entre outros pontos. Ao final da assembleia também será feita uma avaliação da atividade e encaminhamentos.

Por Claudia Weinman (PJMP\PJR-SC)

Fotos: Sandoval Barbosa (Bahia) e Carlos Medrado (Ceará).

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Enxadrista fraiburguense vence Mestre Internacional e Mestre Fide no Floripa Open

Ruan (lado direito da mesa central) duela com Vitor Carneiro 
Aconteceu domingo (17/02) o II Floripa Open, Ruan Gonçalves foi o único fraiburguense a obter três vitórias. Venceu o fortíssimo Vitor Carneiro de São Paulo (diversas vezes campeão brasileiro em várias categorias, disputou 2 mundiais em 2015, nas categorias sub 18 na Grécia e sub 20 na Turquia e tem força de Mestre Internacional (MI).
O enxadrista fraiburguense surpreendeu novamente ao venceu o carioca Mestre Fide (MF) Dirceu Viana, Ruan mostrou boa forma obtendo duas vitórias conquistadas sobre dois mestres. Destaque também para o jovem talento João Pedro Baldissera, 12 anos, que venceu a atual campeã catarinense sub 18 Mariani Nazário de Criciúma.


Foto e informações da Fanpage do Xadrez de Fraiburgo

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate