Página Correio Esportes

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Carta para a Comunidade Fraiburguense: Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel uma conquista coletiva!

A coordenação da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel, vem através desta manifestar sua alegria e satisfação, pois, o dia 07 de abril de 2014 tornou-se um dia histórico para toda a comunidade fraiburguense, em especial aos moradores e moradoras dos bairros e localidades da parte sul do município, finalmente na tarde desse dia (três anos depois do lançamento da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel) o Governador do Estado João Raimundo Colombo, determinou que fossem tomadas as providencias para a construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel, que funcionará nos três períodos com ensino médio integral e integrado, com toda a infraestrutura necessária para o bom andamento pedagógico do futuro educandário.

A ordem foi dada durante audiência com o presidente interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, deputado estadual Padre Pedro Baldissera, para que o Secretário Estadual de Educação Eduardo Deschamps, tome todas as providências necessárias, com o objetivo de construir o mais rápido possível a Escola Estadual no bairro São Miguel, por sua importância e abrangência.

Essa conquista da comunidade fraiburguense, é fruto do esforço de muitas pessoas e entidades, os legisladores municipais aprovaram duas moções de apoio, o atual chefe do poder executivo municipal, comprometeu-se recentemente em doar o terreno e a comunidade através das seguintes entidades: Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC, Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Coletivo de Educadores da Escola Agrícola 25 de Maio, Conselho Pastoral da Comunidade – CPC do bairro São Miguel; Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária – CRESOL, Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz, Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Sindicato dos Servidores Municipais de Fraiburgo – SINTSER e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE, que mobilizaram a comunidade colhendo assinaturas, esclarecendo e fomentando sobre a importância da construção do prédio próprio da Escola Estadual no bairro São Miguel.

Parabéns as entidades que tiveram a frente do processo e ao deputado Padre Pedro (que colocou a estrutura do seu gabinete a disposição da Campanha, desde abril de 2011), parabéns ainda as demais autoridades municipais que se envolveram na campanha, porém as principais felicitações vão aos mais de 6000 cidadãos/cidadãs fraiburguenses que assinaram os dois abaixo-assinados em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.



Atenciosamente, coordenação da Campanha em
Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel.

Tomado do Blog da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel: http://escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Lançada etapa 2014 da Campanha para Construção do Cecap!

O Centro de Educação, Cultura e Arte Popular – Cecap, será construído a partir de 2015, pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), para alcançar esse objetivo foi lançada em 2012 a Campanha para Construção do Cecap.

O Cecap será um espaço destinado ao desenvolvimento da educação, arte e cultura popular. Em 2012 e 2013 foram desenvolvidas diversas atividades de captação de recursos e recebidas várias doações.


Com a etapa 2014, lançada no dia (16/04) a Campanha para Construção do Cecap entra no seu terceiro ano e visa arrecadar recursos financeiros e materiais a serem utilizados no pagamento do empréstimo para aquisição do imóvel onde será construindo o Cecap, situado na av. Pedro Gianello, cruzamento com a Arcindo Hass nº 1422, bairro São Miguel.

A Campanha para Construção do Cecap tem dois eixos. O primeiro composto por atividades coletivas de captação de recursos, tais como: venda de produtos em festas; pedágios, ação solidária entre amigos entre outras.

A outra linha de atuação é a estimulação para doações de pessoas físicas e jurídicas que podem ser realizadas através de depósito no Banco do Brasil, conta corrente: 198.994 – 4, agência: 1387 – 0, ou ainda no Banco HSBC,  conta corrente: 00087-39, agência: 1505 instituições bancárias localizados  em Fraiburgo.


A partir desse ano as doações também podem acontecer pela Internet no PagSeguro da Apafec, disponível no link: www.apafec.org.br/apoio-a-apafec/#.

Todas as doações identificadas ou não, serão divulgadas no site: www.apafec.org.br em jornais de circulação municipal e regional, proporcionando assim total transparência sobre os valores recebidos e como estão sendo investidos.

Para maiores informações sobre a Campanha para Construção do Cecap, entre em contato pelos fones: (0**49) 9931 – 6598 e (0**49) 9111 – 6453, ou também pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Vencer e a “Lei de Gerson”.

Ao saber que Márcio Araújo estava impedido no lance, o goleiro Felipe do Flamengo debochou do rival. – Estava impedido, né? Roubado é mais gostoso – disse o arqueiro ao Jornal O Globo. Ficamos perplexos ao ler essa declaração. Vencer a qualquer custo, vale a pena? Quais são os limites para vitórias no esporte e na vida? Vale tudo? Roubar, trapacear são inerentes ao futebol?

A hesitação a essa declaração se dá, porque Felipe, como outros jogadores profissionais são ídolos para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com afirmações dessa natureza, o que ensinamos sobretudo as crianças e adolescentes? 

Que na cultura futebolística brasileira, infelizmente a "Lei de Gérson", vem tornando-se um princípio! Ou seja, obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais passou a “ser normal”.


A "Lei de Gérson" dissemina a corrupção e o desrespeito às regras de convívio social. A chamada “Lei de Gerson” surgiu em uma propaganda em 1976 dos cigarros Vila Rica. O ponto alto do comercial, era quando o jogador Gerson campeão na Copa de 1970 dizia: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!". 

Gerson o canhotinha de ouro, se arrependeu por ter associado sua imagem ao referido anúncio, pois seu nome acabou batizando a Lei mais salafrária do país e ficou no imaginário popular.  Será que o goleiro Felipe, terá a grandeza do ex-jogador Gerson e se arrependerá de tal declaração? Ou esse episódio entrará para os anais do futebol brasileiro como uma das afirmações mais equivocadas e medíocres? E a grande mídia o que diz a respeito? São adeptos a lei de Gerson? Por isso, não repercutiram tal afirmação?

Perguntas, perguntas elas movem a humanidade...

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Apafec realizou terceiro passeio ao Pico do Agudo.

Durante o ultimo domingo (13/04) mais de 40 (quarenta) integrantes da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê – dô estiveram em Tangará e subiram o Pico do Agudo por uma das trilhas. O morro tem altitude de 1.142, esta localizado no Vale do Rio do Peixe, o que torna o município uma das cidades de Santa Catarina, propiciais para a pratica do voo livre.
 
Orientações e preparativos para da caminhada

O passeio foi planejado e organizado pela Apafec com apoio da Associação Vital, Schumaker Tur e Supermercado Zabloski, a preparação com exercícios de aquecimento e alongamento, a instalação das cordas durante o percurso (pelo menos seis trechos) para a subida até o cume do Pico do Agudo foi coordenada pelos educadores físicos Emerson Souza (Mam) e Paulo  Eduardo Gonçalves da Silva (Tico-tico).
 
Inicio da caminhada ao Pico do Agudo
Essa foi à terceira viagem efetivada pela Apafec a Tangará, para subir o Pico do Agudo utilizando uma das trilhas, as duas primeiras aconteceram em maio de 2007 e setembro de 2009 respectivamente.

Embreados na trilha, rumo ao cume do Pico do Agudo.
O objetivo desse passeio é trabalhar o condicionamento físico e momento de lazer aos participantes, e também conhecer e absorver a energia que a natureza tão próxima pode nos oferecer. Além disso, valores como cuidado com a natureza, companheirismo e solidariedade são trabalhados durante a trilha.
 
Participantes do 3º passeio ao Pico do Agudo da Apafec.
Segundo organizadores, a subida ao Pico do Agudo desse ano serviu também para celebrar uma das principais conquistas da comunidade fraiburguense nos últimos dias, que foi a garantia do Governador do Estado Raimundo Colombo de apoio à construção da Escola Estadual no Bairro São Miguel, obtida dia (07/04) durante audiência do governador com o Deputado Padre Pedro Baldissera.

Veja as 82 fotos clicando no link abaixo:

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate