Página Correio Esportes

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Apafec e Associação Vital iniciam nesta sexta-feira curso de especialização e extensão sobre a Realidade Brasileira na UFFS de Chapecó

Começam nesta sexta-feira (13/11) e se estenderá até agosto de 2017, as atividades acadêmicas do Curso de Educação do Campo com Ênfase nos Estudos da Realidade Brasileira na Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS Campus de Chapecó, o ato de abertura acontecerá no auditório do Bloco dos Professores.
13 integrantes dos projetos sociais e das coordenações da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) e da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô participarão do curso e terão a oportunidade de qualificarem-se.  
O Curso de Educação do Campo com Ênfase na Realidade Brasileira é organizado e promovido pela UFFS Campus de Chapecó e conta com o apoio da Via Campesina e de outras organizações sociais e populares.
Tem por objetivo fortalecer a formação sobre a Realidade Brasileira, e é destinado a integrantes dos movimentos sociais, sindicais e populares, do campo e das cidades do sul do Brasil, com atuação em escolas de áreas da reforma agrária, e junto a crianças, jovens e adultos dos aglomerados urbanos.
“Sem dúvida alguma com os estudos sociais, políticos, econômicos, culturais e socioambientais que faremos nesse curso, potencializaremos a atuação da Apafec e do Karatê-dô na Região do Contestado. Além disso, fortaleceremos a relação entre organizações sociais do campo e cidade do sul do país, também teremos acesso à universidade pública, gratuita e popular”. Finaliza Fabiane Guedes da coordenação da Apafec.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pentacampeã mundial máster faz faxina e distribui panfletos para continuar no judô

Fátima Belboni, judoca máster, foi campeã mundial em 2010
Suficientes ou não, os investimentos em atletas olímpicos no Brasil nunca foram tão altos como hoje. Seja por meio de clubes, patrocínios ou auxílio do governo, os salários podem chegar às centenas de milhares de reais para as estrelas de algumas modalidades, mesmo fora do futebol. Mas se manter exclusivamente como um esportista máster (categoria para veteranos) é uma história bem diferente. É um desafio quase impossível no país.
A judoca Fátima Belboni representa bem essa realidade. Apesar dos cinco títulos mundiais máster, a atleta de 54 anos precisa dividir os treinos com uma série de atividades longe dos tatames, que vão desde trabalhos como faxineira até bicos como panfleteira e passeadora de cachorros. Esta é a única maneira que a lutadora consegue arrecadar fundos para manter treinamentos e pagar campeonatos.
“A categoria máster é muito reconhecida em países como Itália, Alemanha e Japão. Eles incentivam os bons resultados e ajudam os atletas a se manter, mas aqui não temos nada disso. Só se pensa em Olimpíadas. O preconceito com os mais velhos é muito grande no esporte também. Não existem incentivos para nós, mesmo trazendo títulos e bons resultados lá de fora para o Brasil”, lamentou a judoca em conversa com o Esporte Final.

Fátima Belboni, 54 anos, disputou o último mundial máster de judô
Natural de São Carlos, Fátima não teve a oportunidade de representar a seleção em uma Olimpíada. Ainda assim, atingiu grande destaque quando ascendeu à classe dos atletas mais velhos. No judô, o máster pode ser disputado a partir dos 30, sempre dividido em categorias de cinco em cinco anos: dos 30 aos 34; dos 35 aos 39; dos 40 aos 44; e por aí vai. Assim como a classe sênior (onde figuram os atletas olímpicos, por exemplo), o máster também conta com torneios estaduais, nacionais, mundiais, entre outros.
Para boa parte dos atletas desta categoria, as competições servem apenas como um complemento ou até mesmo um hobby paralelo às suas atividades profissionais. Mas alguns esportistas, como Fátima, mantêm o sonho da profissionalização da classe no país.
É por isso que a judoca paulista se dedica aos torneios de judô como atividade prioritária da sua vida. O problema é que esse sonho tem um custo que impediu Fátima de buscar uma carreira fixa por muito tempo.
Os trabalhos da pentacampeã mundial variam de fazer faxinas, carregar entulhos, entregar panfletos para divulgar um salão de beleza no bairro de Perdizes, passear com cães de um Pet Shop, entre outras atividades. Qualquer bico que puder encontrar. Desta forma, Fátima consegue pagar as contas da pensão onde mora e, principalmente, poupar dinheiro para ter condições de competir mundo afora pelo Brasil.
Fátima cumprimenta adversária que a derrotou no mundial em Amsterdã
Foi assim que a judoca pagou as despesas da sua viagem para o Mundial de Veteranos em Amsterdã, há pouco mais de um mês. Além dos salários dos bicos, ela precisou fazer uma rifa de um de seus poucos pertences de valor: uma bicicleta usada.
Quando chegou na Holanda, Fátima não teve a mesma sorte de outras ocasiões em cima do tatame. Inscrita na categoria até 70kg F-5 (de 50 a 54 anos), ela acabou eliminada após derrotas para rivais da França e Grã-Bretanha. Mas o resultado importou pouco para a faixa preta. “Dessa vez não foi o que eu queria. Tudo bem, é só levantar a cabeça para a próxima”.
Apesar da derrota no último Mundial, Fátima tem uma conquista recente para celebrar, que pode mudar sua vida. Ela acabou de concluir a graduação em Educação Física graças a uma bolsa de estudos da Faculdade Flamingo e agora poderá construir uma nova carreira ligada ao esporte. Entre um bico e outro, ela também dá aulas de judô quando consegue, mas agora tem a chance de se aprofundar como uma mestra da arte marcial que tanto ama.
“Seria um sonho ver os atletas veteranos serem mais reconhecidos por aqui. Também temos técnica e podemos competir no alto rendimento se nos dedicarmos. Um dia todos vão ver”, desejou a judoca, emocionada.

POR RODRIGO FARAH



Fotos: Arquivo pessoal da judoca

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 
    

Coluna Toque de Letra voltou a ser editada na Revista Le Sete Sports em outubro

Depois de um período de dois meses sem ser publicada, na edição de outubro a Coluna Toque de Letra volta às páginas da Revista Le Sete Sports. Nessa edição a Coluna Toque de Letra encontra-se na página 18 (confira abaixo). 


Compre a sua Le Sete Sports por R$ 5.00 (cinco reais) e colabore com esse importante instrumento de divulgação do esporte de Fraiburgo e região.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Estudante do IFC Fraiburgo disputará JIF-2015 em Goiânia-GO.

Estudante que representará o IFC Campus Fraiburgo 
O fraiburguense João Henrique Ziegler estudante do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Fraiburgo participará entre os dias 10 a 15 de novembro, em Goiânia-GO dos Jogos dos Institutos Federais etapa nacional. João Henrique garantiu sua classificação na modalidade de tênis de mesa, na etapa regional sul na cidade de Novo Hamburgo-RS no mês passado.
O JIF promove e estimula a prática esportiva como instrumento de inclusão social, proporciona também a integração de estudantes dos diversos campus dos institutos federais espalhados pelo país e possibilita ainda a interação entre estudantes e professores.
“Os jogos movimentam toda a comunidade acadêmica e contribuem para o desenvolvimento dos estudantes, pois se divide em etapa local, estadual, regional sul e nacional”, destaca o professor Marcelo Silva do IFC Campus Fraiburgo, que acompanhou a delegação fraiburguense na etapa sul brasileira realizada no mês de outubro.
Em 2015 o JIF é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).

Com informações do Grupo Mais Fraiburgo

Foto: Facebook

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

55 medalhas são conquistadas em Itajaí, por karatecas da Região do Contestado

Karatecas e familaires da Região do Contestado em Itajaí (07/11) 
Foi realizado no ultimo sábado (07/11) em Itajaí a 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô serie B, participaram 368 estudantes/karatecas, de 18 associações ou clubes, representando 14 municípios catarinenses. A Região do Contestado esteve presente com 40 praticantes do karate-dô, dos munícipios de: Lebon Régis, Timbó Grande e Fraiburgo, os quais conquistaram 55 Medalhas, sendo: 06 de Ouros, 15 de Pratas e 34 de Bronzes.
A classificação geral na modalidade de Kata (simulação da luta) ficou assim:
Campeão: Associação Yokohama de Joinville;
Vice-Campeão: Associação Itoupava Central de Blumenau;
Terceiro Lugar: Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô;
Quarto Lugar: Associação Servidores Públicos Joinville;
Quinto Lugar: FME Navegantes.

Ao final da competição karatecas fazem avaliação da participação no evento 
Em 2015, os karatecas da Região do Contestado conquistaram 57 (cinquenta e sete) medalhas de ouro nos eventos que participaram representando a região. As medalhas (ouro, prata e bronze) conquistadas são fruto do trabalho técnico de excelência realizado nos tatames do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô, porém elas não são o mais importante, pois a maior importância da modalidade de karatê-dô em Fraiburgo é evitar que crianças, jovens e adultos estejam a mercê das drogas e rompam com o sedentarismo.
Além disso, a participação em competição tem por objetivos manter os/as karatecas motivados/as para treinar, promover o intercâmbio entre as associações e clubes que fazem karatê-dô em Santa Catarina, contribuindo assim para incentivar a prática do esporte e o intercâmbio social dos participantes valorizando a prática esportiva saudável.


Informações e fotos: Luiz Coelho


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate