Página Correio Esportes

sábado, 15 de junho de 2013

Começaram as aulas da 2ª Turma de Instrutores em Informática

Começou no dia (08/06) e acontecem até final de março de 2014, as aulas da 2ª Turma de Instrutores em Informática, oferecidas através do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, mantido pela APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).

O curso é dirigido a adolescentes e jovens, integrantes dos projetos sociais da Associação Vital e da APAFEC, 25 estudantes estão matriculados. Já foram desenvolvidas várias atividades entre elas, curso sobre comunicação para organizações sociais, sessão de cultura popular, lançamento do livro sobre o Contestado entre outras.

As aulas acontecem nos finais de semana, na Sala de Inclusão Digital da APAFEC (bairro São Miguel – Fraiburgo SC), são ministradas por educadores do coletivo da instituição e por professores convidados. O curso tem por objetivos preparar os adolescentes para atuarem como multiplicadores de informática no Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes e também contribuir com a formação integral dos matriculados. 



Obs. Matéria produzida coletivamente pelos estudantes, durante a aula do dia 15/06.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Neymar e a espetacularização do nada!

Apesar do tempo que já passou, vale a pena ler o artigo abaixo, pois o considero este artigo atemporal, por isso resolvi publicá-lo. Boa leitura!

Não era o homem pisando na Lua; era Neymar irrompendo o Camp Nou na apresentação oficial do Barcelona. Mas, para a imprensa brasileira, que nos últimos anos se dividiu em endeusar ou criticar severamente o jogador, era necessário ir além. Criou a editoria “Apresentação de Neymar”, em que cada detalhe ganhou uma comoção desmedida: a chegada ao aeroporto, a roupa do jogador, as Neymarzetes espanholas, as caras e bocas da namorada global, as imagens exclusivas do exame médico.

Os portais exibiram uma espécie de “tempo real” para cobrir o insignificante. Neymar almoçando na concentração, funcionários do estádio entregando copos de água aos torcedores, imagens incríveis do placar eletrônico. Em alguns momentos, parecia que estávamos diante de um conclave futebolístico. A cada minuto, uma atualização qualquer, desprovida de qualquer relevância.


Em um programa de TV, um debate acalorado sobre o número da camisa que usará o “astro brasileiro”. Só faltou consultarem um numerólogo para engrandecer a discussão. Em outro, o descritivo completo da primeira refeição de Neymar em Barcelona. Outro portal cobrava a participação das fãs no Twitter, pedindo a elas que registrassem em fotos a paixão pelo ídolo.

É possível notar ainda que a espetacularização não é exclusividade nossa. Os próprios veículos espanhóis exploraram a chegada de Neymar como o acontecimento do ano. Mas do lado de cá, a impressão é de que estamos apresentando para a Europa nossa melhor mercadoria, o menino dos gols de ouro, o jovem talento que precisou ultrapassar os limites sul-americanos. A imprensa brasileira adotou a postura de uma mãe orgulhosa, com lágrimas nos olhos, acompanhando os últimos passos do filhote sob a sua tutela.

Neymar não é só o maior jogador brasileiro da atualidade, mas também o de maior exposição e retorno publicitário. E a sua trajetória no Brasil muitas vezes se assemelhou a um comercial sem fim, sempre em busca do gol decisivo, do drible perfeito e do holofote mais bem posicionado. Agora, em solo europeu, surge a dúvida inevitável: será só mais um, ou o maior de todos? E aqui estaremos sedentos por curiosidades que virarão notícia. O que come por lá? Com quem divide o quarto na concentração? Como a namorada está se adaptando ao clima? Um boletim periódico sobre o nada. Um nada absoluto capaz de promover a paixão por algo que nem o torcedor sabe ao certo o que vem a ser.

Tomado do Blog:



Imagem:

Copas e as mazelas sociais do Povo Brasileiro!


Neste final de semana começa a Copa das Confederações 2013, com 8 seleções, entre as quais a nossa seleção canário. Seis Estádios serão utilizados! A Fédération Internationale de Football Association – FIFA e os grandes meios de comunicação vêm forçando a barra, para que chamemos os Estádios de “Arenas”!

Entre os Estádios utilizados estão: 
Mané Garrincha (em Brasília), com capacidade para 62.547 espectadores, custo da obra 1,015 bilhão de reais; 
Castelão (em Fortaleza) que consegue acolher até 64.846 pessoas, o custo das obras 518,6 milhões de reais; 
Fonte Nova (em Salvador) com capacidade para receber 55 mil torcedores, o custo das obras 591 milhões de reais; 
Mineirão  (em Belo Horizonte) pode receber 70 mil espectadores, é o segundo maior estádio do Brasil, custo das obras 666,3 milhões de reais;
Pernambuco (em Recife) tem capacidade para 46 mil torcedores, custo das obras 529,5 milhões de reais;
E o Maracanã  que é o maior estádio do Brasil, com capacidade para 76.935 torcedores e custou mais de 1,120 bilhão segundo fontes extraoficiais.


Os investimentos realizados nos 6 estádios da competição com inicio nesse final de semana, totaliza  4,440 bilhões de reais, 100% desse dinheiro é publico, ou seja, de todos nós! Por isso, torna-se impossível não nos perguntarmos: E se esses mais de 4 bilhões de reais, fossem investidos em saúde? Quem sabe em educação? Ou ainda em um profundo plano de urbanização das favelas espalhadas por esse país continental? Qual o custo benefício da Copa das Confederações e do Mundo, para a grande maioria da população brasileira?

Podemos concluir então, dinheiro existe, o que falta é vontade política, no poder executivo e no legislativo (nos municípios, estados e na união) para resolver as mazelas sociais que assolam a população brasileira!

Imagem 1:

Imagem 2:

Você também pode adquirir o seu Blusão da APAFEC personalizado!

A Malharia Pegoraro e a APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) fecharam mais uma parceria! Agora para a confecção do Blusão da APAFEC (arte abaixo), a parceria tem dois objetivos, divulgar as ações e projetos da APAFEC e também arrecadar recursos financeiros para o CECAP (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular).

O dinheiro arrecadado com a venda de cada Blusão da APAFEC será investido da seguinte maneira: Pagamento das despesas junto a Malharia Pegoraro, e as sobras no pagamento do empréstimo realizado junto a CRESOL Fraiburgo, em agosto de 2010 para a aquisição do imóvel onde será instalado o CECAP, situado na av. Pedro Gianello nº 1422, em frente ao portão principal do CAIC.  


O Blusão da APAFEC será confeccionado em malha “adidas” peluciada, personalizado com o nome de cada pessoa (arte acima). A Malharia Pegoraro repassará as blusas a preço de custo! Cada integrante dos projetos sociais ou amigos e amigas da APAFEC poderá adquirir a sua divulgar a entidade e ajudar a construir o CECAP. São três faixas de valores:
Tamanhos: 06, 08 e 10 – R$ 44,90;
Tamanhos: 12, 14, 16 – R$ 54,90;
Tamanhos: P, M, G, GG e XGG: 64,90.


Para encomendar o seu Blusão da APAFEC personalizado, faça contatos pelos fones: (0**49) 9111 – 6453 (vivo), 8418 – 3450 (oi) ou 9931 – 6598 (tim) e também pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rápidas do Esporte Fraiburguense!

O FEC deixou escapar a vitória sobre a Copercampos, no ultimo domingo em casa. Vencia por 1 x 0, até os 43 minutos etapa final. Em pouco mais de 5 minutos sofreu dois gols, e agora contabilizada duas derrotas e uma vitória no certame estadual de amadores!

“No esporte profissional, no esporte amador de alto rendimento e no de médio/baixo praticado na região, é fundamental o planejamento para se obter conquistas”, ouvi essa palavras do educador físico Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (popular Tico-tico).

Raio-X dos investimento nos Estádios da Copa 2014!


O objetivo dessa matéria é oferecer aos Leitores/as do Blog Esportes em Debates dados para fazermos um raio X da situação e dos investimentos realizados nos 12 estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014. Os dados são oficiais, estão no Portal de Internet, do governo brasileiro para a Copa-2014.

RIO DE JANEIRO: Após inúmeros atrasos nas obras, iniciadas em agosto de 2010, o novo Maracanã foi entregue com o primeiro evento teste, realizado em 27 de abril, quando deveria ter ficado pronto em 31 de dezembro 2012, como os outros cinco estádios usados na Copa das Confederações. Após um imbróglio administrativo e jurídico, a inauguração oficial pôde finalmente acontecer, com a realização do amistoso entre Brasil e Inglaterra. Mas, se as obras foram concluídas dentro do estádio, os arredores ainda são um grande canteiro.
Custo das obras: 1,120 bilhão de acordo com o governo.

BRASÍLIA: O Estádio Mané Garrincha, que receberá o jogo de abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, em 15/06, foi inaugurado apenas no dia 18 de maio. É o estádio mais 'verde', com uma série de recursos que vão permitir gerar mais energia do que a consumida. Ele vai também recuperar a água da chuva para satisfazer 80% do uso próprio. O objetivo é fazer este estádio conquistar o certificado LEED Platinium, maior reconhecimento no quesito desenvolvimento sustentável, algo inédito no mundo.
Custo das obras: 1,015 bilhão de reais.

BELO HORIZONTE: O Estádio Mineirão, reformado para as Copas das Confederações e do Mundo, foi inaugurado em 21/12/2012. Ele já acolheu um amistoso da seleção brasileira contra o Chile (2-2), em 24/04.
Custo das obras: 666,3 milhões de reais.

FORTALEZA: O Estádio Castelão, também reformado para as Copas das Confederações e do Mundo, foi o primeiro a ficar pronto e inaugurado pela presidente Dilma Rousseff, em 17/12/2012.
Custo das obras: 518,6 milhões de reais.

RECIFE: Novo em folha, o Estádio Pernambuco, construído para as Copas das Confederações e do Mundo, também foi entregue com atraso, e inaugurada em 20/05.
Custo das obras: 529,5 milhões de reais.

SALVADOR: O Estádio da Fonte Nova foi vítima de um acidente sério em 27/05, com a desabamento de uma parte da lona de plástico que recobre o teto após um chuva torrencial sobre a capital da Bahia. Ele foi inaugurado em 05/04.
Custo das obras: 591 milhões de reais.

CUIABÁ: O Estádio Pantanal na capital do Mato Grosso do Sul ficará pronto em outubro desse ano, de acordo com previsões do governo.
Custo das obras: 519,4 milhões.

CURITIBA: As obras do Estádio da Baixada estão concluídas em 68,3%, segundo os últimos números divulgados pelo governo, em junho do ano corrente.
Custo das obras: 234 milhões de reais.

MANAUS: 58% das obras do Estádio Amazônia estavam concluídas em abril, de acordo com os últimos números disponíveis. Cerca de 1.700 operários trabalham em dois turnos para concluir até dezembro as obras do estádio da capital da Amazônia.
Custo das obras: 515 milhões de reais.

NATAL: O Estádio das Dunas está com 66% das obras acabadas, de acordo com o consórcio responsável.
Custo das obras: 350 milhões de reais.

PORTO ALEGRE: As reformas do Estádio Beira-Rio estavam 70% terminadas em maio ultimo.
Custo das obras: 330 milhões de reais.

SÃO PAULO: Estádio do Corinthians, estava com 75% das obras concluída em abril, após 23 meses de trabalho, deve ficar pronta em dezembro de 2013, segundo a Fifa.
Custo das obras: 820 milhões de reais.

terça-feira, 11 de junho de 2013

3ª Sessão de Cultura Popular empolgou participantes!


Foi organizada no domingo 09/06, tendo como palco o Dojô Cidadão do Futuro a 3ª Sessão de Cultura Popular, com o tema: Cultura para a Paz! A Sessão de Cultura Popular é uma promoção da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).   

A 3ª Sessão de Cultura Popular foi destinada a música e contou com apresentações de: Elis Regina e Jackson Pires, Jeferson Buffon e Jackson Pires, Dual Rock (Robson Ribeiro e Edimar Gonçalves) e dos músicos populares Pedro Pinheiro, Wesley Padilha e Diego Bido, integrantes da Pastoral da Juventude Rural – PJR e Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP de São Miguel do Oeste, que encerraram o evento.

O trio empolgou os participantes, em vários momentos fazendo todos dançarem ao som da boa música brasileira, deixando claro aos participantes que podemos dançar, divertir-se e viver bons momentos, sem precisar ouvir o lixo comercial imposto pelo mercado fonográfico brasileiro.

“É importante registrar que todas as atividades referentes à paz estando enraizadas em um processo de transformação, são efetivamente importantes para o surgimento e concretização da mesma. A 3ª Sessão de Cultura Popular foi uma experiência de sentir que estamos marchando por um caminho certo, que nossa música seja transformadora, assim como a própria atividade cultural.” Comenta Pedro Pinheiro.

Veja algumas imagens:

Elis Regina e Jackson Pires
Jackson Pires e Jeferson Buffon
Dual Rock
Diego, Wesley e Pedro
Parte do público presente

Lançamento do livro sobre o Contestado em Fraiburgo e Tangará foi sucesso!

No sábado (08/06), esteve na região do Contestado, precisamente em Fraiburgo e Tangará, o professor doutor Paulo Pinheiro Machado, um dos maiores especialistas do conflito do Contestado, para o lançamento do livro "Nem Fanáticos, nem Jagunços – Reflexões sobre o Contestado (1912 - 2012)".

Foto: arquivo pessoal Paulo Pinheiro Machado

Em Fraiburgo o lançamento foi promovido pela Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, aconteceu no Dojô Cidadão do Futuro e foi prestigiado por mais de 220 pessoas, entre quais os poetas Eduardo Bechi e Douglas Mateus Melo.

Em Tangará o evento foi organizado pela Associação Cultural, Comunitária Amigos de Tangará – ACCAT, mantenedora da FM Comunitária Tangaraense, ocorreu na Pousada Sitio São Pedro na Comunidade de Bracatinga. Participaram mais de 50 pessoas, logo após o lançamento do livro, foi servido jantar com cardápio caboclo (quirera, virado de feijão, paçoca de pinhão...) e comida italiana uma das especialidades do Sitio São Pedro.

Foto: FM Comunitária Tangaraense

Paulo Pinheiro Machado comenta: “No dia 8 de junho de 2013 tive a felicidade de visitar a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e o Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes no bairro São Miguel de Fraiburgo. Estes projetos são desenvolvidos com crianças e jovens do bairro e da região, num verdadeiro processo integral de educação, feito com cuidado, reflexão e contínuo esforço, o cimento e os tijolos para a construção de uma cidadania autônoma e saudável. O resultado deste processo são jovens que possuem identidade, caráter e objetivos próprios, que dão valor ao estudo e ao esforço aplicado a longo prazo. Me senti agradavelmente acolhido neste ambiente de camaradagem e solidariedade. Em Tangará, fomos recebidos pelos amigos da FM Comunitária Tangaraense, que foram muito gentis na recepção e no saboroso jantar oferecido na Pousada São Pedro, na Bracatinga. Nos dois ambientes senti que minhas falas sobre a história do movimento do Contestado encontraram recepção e identificação. Tratam-se de projetos que buscam a construção de uma sociedade onde "quem tem, moi, quem não tem, também moi e no final ficam todos iguais", como diziam os sertanejos do Contestado sobre suas "Cidades Santas".

Nos dois eventos os participantes foram brindados, com músicas do Contestado, apresentada pelos músicos populares Pedro Pinheiro, Wesley Padilha e Diego Bido, integrantes da Pastoral da Juventude Rural – PJR e Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP de São Miguel do Oeste. Em Tangará também se apresentaram a dupla Kleber e Helder. 

Foto: Fabiane Aparecida Guedes

Rede Cáritas esteve em Fraiburgo

Momento de estudo I - Dojô Cidadão do Futuro
Aconteceu no sábado (08/06), o encontro da Rede Cáritas da Diocese de Caçador, esse foi o segundo de uma série de 4 encontros previstos para acontecerem em 2013. Mais de 50 participantes de 14 municípios estiveram em Fraiburgo.

O tema do encontro foi “Comunicação para Organizações Sociais”, os momentos de estudo foram coordenados pelo jornalista Cássio Turra, e divididos em duas partes, a evolução e organização dos meios de comunicação no Brasil e uma oficina de produção de textos jornalísticos.

Momento de estudo II - Dojô Cidadão do Futuro
O espaço de estudos foi organizado pela Cáritas da Diocese de Caçador, e teve como anfitriãs a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular). Foram utilizados três espaços; Dojô Cidadão do Futuro, Sala de Inclusão Digital da APAFEC e o Pavilhão Comunitário.

Ao final do dia, os membros da Cáritas Diocesana participaram do lançamento do Livro "Nem Fanáticos, nem Jagunços – Reflexões sobre o Contestado (1912 - 2012)", com a participação do professor doutor Paulo Pinheiro Machado, um dos organizadores do livro e dos músicos populares Pedro Pinheiro, Wesley Padilha e Diego Bido, integrantes da Pastoral da Juventude Rural – PJR e Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP de São Miguel do Oeste.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Biblioteca Comunitária Alisson Zonta: Espaço de cultura, educação, leitura e lazer!


Em 22 dias de funcionamento a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, já promoveu o lançamento de dois livros. O Primeiro aconteceu no dia 17/05, durante a inauguração, o poeta Eduardo Bechi, lançou o livro: Biversos: Encontro de Dois Universos Poético! Escrito por ele em parceria com o poeta Douglas Mateus.

O segundo aconteceu no ultimo sábado (08/06), nessa oportunidade esteve no Dojô Cidadão do Futuro, bairro São Miguel em Fraiburgo – SC (local onde a biblioteca funciona), o professor doutor Paulo Pinheiro Machado, que lançou a obra: “Nem fanáticos, nem jagunços: reflexões sobre o Contestado (1912-2012)".


O lançamento do livro foi abrilhantado pelos músicos: Pedro Pinheiro, Wesley e Diego (integrante da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP e da Pastoral da Juventude Rural – PJR de São Miguel do Oeste – SC) que cantaram músicas com a temática do Contestado. Dessa forma a Biblioteca Comunitária Alisson Zonta, concretiza-se como um espaço alternativo de cultura, educação, leitura e lazer aberto a toda a comunidade fraiburguense. 

Leia também: