Página Correio Esportes

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Estão abertas as inscrições para a 1ª Caminhada Ecológica de Tangará

Estão abertas as inscrições para a 1ª Caminhada Ecológica e Cultural Circuito Alemão, na comunidade Lageado Grande, a caminhada acontecerá no dia 01 de março, é uma ação realizada através do projeto Anda Brasil.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da internet clicando no link: http://tangara.caminhadas.info
Outras informações podem ser obtidas no Clube União de Cantores Lageado Grande, interior de Tangará/SC, ou pelo fone: (49) 9.9152 – 9317 e ainda pelo e-mail: turismo@tangara.sc.gov.br
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Assista os Gols e Lances da Abertura do Brasileirão Feminino 2020, jogo Avaí/Kindermann 7 x Vitória 0

No jogo de abertura do Brasileirão Feminino 2020, o Avaí/Kindermann venceu o Vitória por 7 a 0, partida válida pela 1ª Rodada do Brasileirão, série A1 em Caçador-SC, assista abaixo os melhores momentos e gols da partida:   
O time catarinense lidera pelo saldo de gols. Próximo desafio do o Avaí/Kindermann é quinta-feira 13 de fevereiro contra o Corinthians em São Paulo.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

O brasileiro perseguido pela ditadura que ganhou o “Nobel da Geografia”

Milton Santos perseguido pela ditadura militar 
Milton Almeida dos Santos nasceu em Brotas de Macaúbas (BA), no dia 3 de maio de 1926, e foi um geógrafo brasileiro.
Graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Também se destacou por seus trabalhos sobre a globalização nos anos 1990. A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.
Ao terminar os estudos ginasiais, Milton Santos fez o curso pré-jurídico entre 1942 e 1943 e com 18 anos prestou o vestibular para direito na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, formando-se em 1948. Mas não deixou o interesse pela geografia de lado.
Ele também trabalhou no jornal ‘A Tarde’, primeiro como correspondente, depois como editor. Na mesma época, escreveu o livro ‘Zona do Cacau’, posteriormente incluído na Coleção Brasiliana, já com influência da escola francesa do pós-guerra.
No Congresso Internacional de Geografia, sediado no Rio de Janeiro, Milton Santos foi convidado para fazer doutorado na França. Entre 1956 e 1958, Milton concluiu seu doutorado na Universidade de Estrasburgo, com a tese ‘O Centro da Cidade de Salvador’.
Ao regressar ao Brasil, criou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais, mantendo intercâmbio com os mestres franceses. Em 1960, tornou-se livre-docente em Geografia Humana pela Universidade Federal da Bahia. Nessa época, teve presença marcante na vida acadêmica, em atividades jornalísticas e políticas de Salvador. Em 1961, viajou a Cuba, como editor do jornal ‘A Tarde’, com a comitiva de Jânio Quadros, então eleito Presidente da República. Logo após ser empossado, Jânio Quadros o convidou para ser subchefe da casa civil na Bahia, cargo que exerceu durante o curto mandato do presidente.
Em 1964, logo após o golpe militar que instituiu a ditadura no Brasil, Milton Santos foi preso. Em junho, na véspera do dia de São João, devido a um início de AVC, foi levado ao hospital e depois foi solto. Nessa época, já tinha recebido vários convites para trabalhar em universidades francesas, porém estava impedido de deixar o país.
Importantes personalidades locais, sobretudo o cônsul da França na Bahia na época, intervieram junto às autoridades militares locais para negociar sua saída do país, após ter cumprido meio ano de prisão domiciliar. Milton conseguiu deixar o Brasil, partindo para a França. Ele achou que ficaria fora do país por seis meses, mas acabou ficando 13 anos. No período, passou por universidades de diferentes países: foi pesquisador no MIT (Massachusetts Institute of Technology – EUA) e professor convidado nas universidades de Toronto (Canadá), Caracas (Venezuela), Dar-es-Salam (Tanzânia) e Columbia University (New York).
Milton Santos retornou ao Brasil em 1977 e em 1978 publicou o livro ‘Por uma Geografia Nova’, no qual criticava os parâmetros existentes e pedia pela renovação dessa ciência. Produzindo muito, antes e depois do exílio, o impacto de suas obras no Brasil foi enorme.
Milton Santos ganhou o Prêmio Vautrin Lud, em 1994, o de maior prestígio na área da geografia. O prêmio é considerado “o Nobel da Geografia”. Milton Santos foi o primeiro e é o único geógrafo da América Latina a ter ganhado o prêmio em questão. Foi também agraciado postumamente, em 2006, com o Prêmio Anísio Teixeira. Milton Santos continuou lecionando na USP até sua aposentadoria, em 1997. Milton Santos faleceu em 20 de julho de 2001, aos 75 anos, em São Paulo.
Para saber mais sobre ele, acesse www.miltonsantos.com.br O site é mantido pela família de Milton Santos e reúne informações e materiais relacionados à vida e à obra do geógrafo.

Fonte: Observatório Terceiro Setor
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Não esqueceremos: Quem eram os 10 meninos que perderam suas vidas no CT do Flamengo?

Mural em homenagem dos meninos que perderam a vida no CT do Flamengo
No sábado, 8 de fevereiro, completou 1 ano do incêndio no Ninho do Urubu, que matou 10 jovens das categorias de base do Flamengo. De lá até aqui, ainda não houveram responsabilizados pelo caso, que escandalizou o mundo inteiro, ao verem um clube de gigante porte do futebol brasileiro, que deixava meninos de 14 a 17 anos, dormindo em contêineres, sem alvará para funcionamento.
Conheça um pouco mais sobre quem eram os 10 jovens sonhadores que tiveram seus futuros cruelmente arrancados de sí naquela maldita noite de 8 de fevereiro de 2019:

Arthur Vinícius:
Arthur nasceu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e faria aniversário um dia após o incêndio. Sua posição de origem era zagueiro. Ele vivam com sua prima, sua tia e sua mãe na sua cidade natal, antes de ir para o “alojamento” no Ninho do Urubu. O início da busca pelo seu sonho de se tornar jogador profissional começou na cidade natal, na categoria de base do Volta Redonda, chegando ao Flamengo em 2017.

Athila Paixão:
Athila Paixão era atacante, goleador. Estava no Flamengo desde 2018. O garoto, sergipano da cidade de Lagarto, o orgulho da cidade, por sinal. Com apenas 14 anos, já havia se destacado em 2018 na Copa Zico, torneio organizado pelo ídolo do Flamengo, marcando 3 gols na competição. Era uma grande aposta para o futuro do futebol brasileiro.

Bernardo Pisetta:
Era goleiro, 14 anos. Nascido em Indaial, Santa Catarina, se destacou muito jovem jogando na cidade de Curitiba. Passou por Trieste, equipe amadora do Paraná, depois pelo conhecido Athletico Paranaense. Lá ganhou campeonato estadual, e foi o goleiro menos vazado em 2017. Chegou ao Flamengo em 2018.

Christian Esmério:
Bernardo, 14 anos, era goleiro. Nascido em Indaial, Santa Catarina, se destacou muto jovem jogando na cidade de Curitiba. Passou por Trieste, equipe amadora do Paraná, depois pelo conhecido Athletico Paranaense. Lá ganhou campeonato estadual, e foi o goleiro menos vazado em 2017. Chegou ao Flamengo em 2018.

Gedson Santos:
Gedson, ou Gedinho, como era conhecido pelos colegas, tinha 14 anos. Foi aprovado 2019 nas categorias de base do Flamengo, e estava no CT a apenas dois dias quando aconteceu o incêndio. Ele havia jogado pelo Athletico Paranaense e também do Trieste, de Curitiba, nas categorias de base.

Jorge Eduardo:
Jorge completaria 16 anos uma semana após o dia da sua morte. Nascido na cidade de Além Paraíba, na fronteira de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, chegou ao Flamengo com 12 anos. Passou dois anos morando na casa de amigos na capital carioca, até se mudar para o CT do Flamengo aos 14 anos. Era volante, e capitão do clube nas categorias de base. Foi campeão do carioca sub-15 em novembro de 2018.

Pablo Henrique:
Pablo chegou ao Flamengo no meio de 2018. Passou pelas escolinhas do Galo, e da Inter de Milão no Brasil antes de chegar ao Flamengo. Tinha apenas 14 anos, mas já se destacava muito pelas boas atuações. Natural da cidade de Oliveira, em Minas Gerais, era primo do zagueiro Werley, jogador profissional do Vasco da Gama.

Rykelmo Viana:
Rikelmo era o mais velho de todos os garotos, com 16 anos, e completaria 17 no dia 16 de fevereiro de 2019. Foi à última vítima identificada pelos bombeiros após o incêndio. Nasceu em Limeira, cidade do interior de São Paulo, próxima de Campinas. Jogou na Portuguesa Santista, time tradicional do estado de São Paulo, e se destacou no Campeonato Paulista de 2016, chamando a atenção do Flamengo. Era capitão do sub-17 do Flamengo. Era volante de origem, e seu nome era uma homenagem ao craque argentino do Boca Juniors, Juan Román Riquelme.

Samuel Thomas Rosa:
Samuel era lateral-direito, e tinha 16 anos. Era um jovem alegre, conhecido pelos companheiros por estar sempre sorridente. Foi campeão da Copa Nike e vice-campeão da Copa Votorantim em janeiro de 2018. Faria aniversário no dia 4 de abril, e despertou a ira de seu tio, Sebastião Rodrigues. "Um clube como o Flamengo não pode colocar crianças pra dormir dentro de contêiner. Deveria ter um cuidado especial com os meninos. Essa tragédia poderia ter sido evitada", disse o tio.

Vitor Isaías:
Vitor era natural de Florianópolis, Santa Catarina. Era conhecido pelos colegas como Vitinho. Atacante, camisa 9 do sub-15 do Flamengo, tinha apenas 14 anos. Começou a trajetória nas categorias de base no Figueirense, passou pelo Athletico Paranaense, e como Bernardo Pisetta e Gedson, pelo Trieste. Chegou ao Flamengo em 2018.

Com informações extraídas de matéria do El País, de 10 de fevereiro de 2019.
Fonte: Esquerda Diário
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates - COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!