Página Correio Esportes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Esporte e Lazer em Fraiburgo II

Repercussão
Gostei muito da repercussão da ultima coluna, publicada no Jornal A Coluna, edição de 17/02, quando o assunto foi o espaço voltado a pratica de esporte como forma de lazer e a saúde. Precisamente a Praça do Capão das Araucárias, no bairro Jardim América. Recebi e-mails, foi parado na rua por moradores do bairro me elogiando pela qualidade da coluna. Por isso, resolvi seguir com os comentários sobre este assunto, nessa edição, tratarei de outro espaço e na próxima encerro essa série de três colunas escrevendo sobre este tema. A seguir o conteúdo da coluna publica em 24/02.

Quantidade e qualidade
Fraiburgo tem um dos melhores espaços da região para pratica de esporte como forma de lazer, o Lago das Araucárias (no centro), com pista para corrida/caminhada, parquinho, quadra de areia, academia ao ar livre e ciclo faixa. Porém este é insuficiente, parte da população fraiburguense se vê impossibilitada de fazer uso do mesmo, por viveram em bairros distantes, tais como: São Miguel, Nossa Senhora Aparecida, Liberata, São Luiz, Macieira... Por isso, quanto maior a quantidade de espaços para a comunidade praticar esportes para ter lazer e qualidade de vida, melhor. Certamente à medida que forem ampliados espaços assim, menores serão os investimentos com saúde, segurança pública e etc.
Lago das Araucárias centro de Fraiburgo

São Miguel I
O bairro São Miguel, o maior de Fraiburgo em termos populacionais, tem pouquíssimos espaços para as crianças, adolescentes, jovens e adultos praticarem esporte e terem lazer. Por exemplo, não tem campo de futebol. Porém, este bairro é dotado de dois espaços físicos excelentes (na minha avaliação) para área de lazer e esportes, os quais comportam vários ambientes, trata-se do Lago do bairro São Miguel e do Capão de Araucárias (localizado a rua Batista Rui).
Vista parcial do encontro dos bairros São Miguel e
Nossa Senhora Aparecida
Infraestrutura I  
No Lago do bairro São Miguel, é necessário fazer investimentos para urbanizá-lo. Construir calçamento ou asfalto na rua de acesso ao local. Instalar iluminação publica, fazer uma boa limpeza e despoluição do lago e arredores, por fim construir pista para caminhada/corrida. 
Vista parcial da av. Michelle Simonetti, na extrema esquerda o
Capão de Araucárias próximo ao Lago do bairro São Miguel
   
Infraestrutura II
No Capão de Araucárias no bairro São Miguel, tem um campinho de areia, construído pela comunidade, longe do ideal. Neste espaço os investimentos da municipalidade, deveriam ser no sentido de tornar o espaço uma quadra de areia, construir uma academia ao ar livre e iluminação para que este espaço possa ser utilizado também no período noturno. Nos dois espaços, o custo/beneficio dos investimentos, será grande, pois todo investimento na qualidade de vida para a população, o retorno é garantindo.   

Direito
Nunca é demais lembrar, esporte e lazer são direitos sociais, previstos no artigo 6º da Constituição Federal de 1988. 

Criticas e sugestões: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Apresentação Cultural na Festa de 09 da APAFEC II

Apresentação da Oficina de Viola da PJMP/PJR e Oficina de Percussão "Guerreiros do Batuque" de São Miguel do Oeste, no Aniversario de 09 anos da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) de Fraiburgo - SC. A festa aconteceu em novembro de 2011, música Chote 07 Voltas, percussão e viola!

Clique no link para assistir:

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Apresentação Cultural na Festa de 09 da APAFEC I


Apresentação da Oficina de Viola da PJMP/PJR e Oficina de Percussão "Guerreiros do Batuque" de São Miguel do Oeste, no Aniversario de 09 anos da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) de Fraiburgo - SC. A festa aconteceu em novembro de 2011, música Nego Nagô, percussão e viola!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Campeonato Interno da ART, na reta final!

A Associação Recreativa Trombini – ART, promove o Campeonato Interno da ART de Futebol Suíço 2012. Estão participando 10 equipes, são elas: Manutenção, Papel, Vaga-lume, Caldeira de Recuperação, Equipe 2012, Picador, Expedição, Montagem e Os Metralhas. O numero de jogadores/trabalhadores envolvidos é de 150.

O objetivo da competição é desenvolver entre os associados da ART, que são trabalhadores da Trombini, o interesse pelo esporte e ao mesmo tempo promover a integração entre os participantes de todos os departamentos da empresa.

O certame começou no dia 07/01 e se encera no dia 25/02/2012, com os jogos das finais, nos seguintes horários:

Horário
Time 01
Time 02
Disputa
15h30min
Vagalume
x
Picador
7° e 8°
16h20min
Papel
x
Expedição
5° e 6°
17h10min
Montagem
x
Equipe 2012
3° e 4°
18h00min
Manutenção
X
Recuperação
Final 1°e2°

Os jogos acontecem no campo da ART, localizado na 10 de Novembro. Todos estão convidados para prestigiar os jogos das finais.

Segundo o diretor esportivo da ART, Silvio da Silva Muniz, “O campeonato cumpriu seu objetivo, pela quantidade de atletas envolvidos e por tornar-se um momento de lazer, a todos”.

Fonte: Blog Esportes em Debate

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aconteceu palestra no Gashuku

Mais de 150 pessoas participaram da palestra
Foi realizada ontem (20/02), as 19h30min, no Dojo do bairro São Miguel, pelo Shihan Paulo Mota e pela Sensei Simone Mota uma palestra com o tema "Motivação para a Vida". A palestra serviu para orientar pais, mães e karatecas para sempre buscarem o melhor no esporte e na vida. Mais de 150 pessoas estiveram presentes.

"Ser campeão no esporte é muito fácil, para isso basta dedicação diária nos treinos. O que queremos, e este é o principal desafio do karatê-dô, formar campeões na vida, por isso, a participação da família é fundamental”, comentou Shihan Paulo Mota.   
Luiz Coelho, Shihan Paulo e Sensei Simone
Ao final da palestra, que foi uma das atividades do Gashuku 2012, o educador marcial Luiz Coelho prestou homenagem ao campeão brasileiro de karatê-dô Pablo Henrique do Nascimento, assassinado brutalmente no dia 29/11/2011. Todos os presentes, se emocionaram quando Maria do Nascimento (mãe do Pablo) fez uso da palavra.

Mãe do Karateca Pablo, fazendo uso da palavra
      

Retorno da entrega de lanches no PEB


Oficina de Cidadania do PEB - 19/02
No domingo (19/02) a coordenação do Projeto Esporte Bemlegal – PEB voltou a oferecer lanche as crianças e adolescentes que participam e ajudam a construir este projeto. Cada menino ou menina, do PEB recebe um lanche composto por uma fruta (banana, maça ou laranja), uma bebida (suco, achocolatado ou iogurte), e dois tipos de bolachas (doce e salgada). Cada um dos itens é oferecido em porções individuais com toda a higiene possível.  

Este lanche voltou a ser oferecido, devido à aprovação de um projeto de captação de recursos, encaminhado a Secretaria de Desenvolvido Regional – 9ª SDR e aprovado pelo Sistema de Incentivo ao Esporte, Educação e Cultura – SEITEC, o projeto foi encaminhado em outubro de 2010 e a liberação dos recursos ocorreu no final do ano passado. 

Crianças, adolescentes com o kit de lanche - PEB 19/02 
A APAFEC conserva o Projeto Esporte Bemlegal em atividade desde abril de 2003, de domingo a domingo com oficinas esportivas, culturais e de cidadania. Ou seja, em abril do ano corrente, este projeto completa 10 de atividades ininterruptas, tornando-se um dos projetos sociais/esportivos mais antigos, organizado e mantido pela sociedade civil organizada.

A colaboração da municipalidade nesta ação da APAFEC, consiste na liberação do auditório e do ginásio do CAIC, das 9h00min as 12h00min, utilizados nas oficinas desenvolvidas a cada domingo.

Fonte: APAFEC

Contatos:
apafec@apafec.org.br fones: (0**)49 – 9111 – 6453 ou (0**)49 – 9931 – 6598 com Jilson


Congresso Técnico da 3ª Copa Salto Veloso de Futsal

Aconteceu na ultima sexta-feira dia (17/02), o Congresso Técnico (CT) da 3ª Copa Salto Veloso de Futsal. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade de Salto Veloso e reuniu aproximadamente 30 pessoas de toda região, que buscaram saber e/ou tomar conhecimento sobre a forma de disputas e regulamento da maior competição de futsal da região em termos de premiação e qualidade técnica das equipes.

A reunião se estendeu por aproximadamente uma hora e meia, foram confirmados alguns artigos do regulamento da competição, assim como as formulas de disputas que foram colocadas em votação e todas sem exceção foram aprovadas por unanimidade.

Aconteceu também os sorteios das chaves nas três categorias em disputa: Livre Feminino, Veterano Masculino e Livre Masculino.

No futsal veterano masculino, participarão 12 equipes, duas a mais que no ano de 2011, e ficaram assim dividas:

Chave A                                                                      
San Pólo (Arroio Trinta)
Zanatto Martelli (Joaçaba)
Bairro do Salto (Salto Veloso)
Transportes 5 Irmãos (Ibicaré)

Chave B
A.D. Agua Doce (Agua Doce)
Primos (Treze Tílias)
Linha Consulta (Salto Veloso)
Luiza Tintas (Ibicaré)

Chave C
Barília (Arroio Trinta)
Farmácia Geremias (Videira)
Associação de Master de Salto Veloso “A”
Associação de Master de Salto Veloso “B”

O futsal feminino contara este ano com a participação de 13 equipes, quatro a mais que em 2011, e foram assim sorteadas em 3 chaves:

Chave A
Treze Tílias (Treze Tílias)
FME Fraiburgo (Fraiburgo)
Moretti Futsal /CME Ouro (Ouro)
San Pólo (Arroio Trinta)


Chave B
Só na Raça Futsal (Irani)
Olímpicos (Salto Veloso)
CME Salto Veloso (Salto Veloso)
Farmácia Nossa/CME Tangará (Tangará)


Chave C
CME Iomerê (Iomerê)
Rio das Antas (Rio das Antas)
Big Brother (Herval D’Oeste)
A.D. Agua Doce (Agua Doce)


O sorteio mais esperado do o Congresso Técnico da 3ª Copa Salto Veloso de Futsal, foi mesmo o do futsal livre masculino, que neste ano contará com a participação de 35 equipes, seis a menos que no ano de 2011, mas contando com cidades que em edições anteriores não participarão.

 Chave A
Linha Consulta (Salto Veloso)
FME Fraiburgo (Fraiburgo)
Real Pesca (Caçador)
Trans Terci (Arroio Trinta)
Monte Carlo (Monte Carlo)


Chave B
Transelpe (Concordia)
Johnnie Walker (Salto Veloso)
Construtora PP (Videira)
Auto Elétrica Impact/CME Tangará (Tangará)
Napoli Futsal Caçador (Caçador)


Chave C
Supermercado Castor/Farmácia do Gian (Treze Tílias)
Os Tigres (Salto Veloso)
Marcos Esportes (Campos Novos)
San Pólo “B” (Arroio Trinta)
Eletro Correa (Herval D’Oeste)


Chave D
Os Parentes (Salto Veloso)
CME Iomerê (Iomerê)
Hervalense Esporte Clube (Herval D’Oeste)
Olímpicos (Salto Veloso)
Primos (Treze Tílias)


Chave E
Magnabosco (Catanduvas)
Rio das Antas (Rio das Antas)
VDA/Miotto Artefatos de Cimento (Videira)
Ronaldo Piscinas Futsal (Videira)
NOB (Salto Veloso)


Chave F
CME Salto Veloso (Salto Veloso)
San Pólo “A” (Arroio Trinta)
A.D. Agua Doce Sub-15 (Agua Doce)
Mercado Rizzolli/Transcoelho (Fraiburgo)
Supermercado Rancho Bom (Caçador)


Chave G
Davel Agropecuaria (Salto Veloso)
Compersom (Lebon Régis)
Rede Calce Mais (Irani)
A.D. Agua Doce (Agua Doce)
ADV/Unoesc (Videira)


Os jogos já tem data marcada para iniciarem, na sexta-feira que vem dia 24/02, a tabela será disponibilizada no máximo na quinta-feira de manhã (dia 23).
Lembrando que no Congresso Técnico ficou acertado que não é obrigatório o uso da caneleira, mas o uso de uniforme de jogo (vestimentas), devera ser completo (Calção, meia e camiseta), também foi confirmado que cada equipe poderá conter no máximo 5 atletas federados/ativos no ano de 2011.

 A premiação será em dinheiro, troféus e medalhas, sendo:

Futsal Livre Masculino
1º Lugar– R$ 5.000,00 + Troféu e Medalhas;
2º Lugar– R$ 2.000,00 + Troféu e Medalhas;
3º Lugar– R$ 1.000,00 + Troféu e Medalhas;
4º Lugar– R$ 500,00 + Troféu e Medalhas;


Futsal Livre Feminino
1º Lugar– R$ 1.000,00 + Troféu e Medalhas;
2º Lugar– R$ 500,00 + Troféu e Medalhas;
3º Lugar– R$ 300,00 + Troféu e Medalhas;


Futsal Veterano Masculino
1º Lugar– R$ 1.000,00 + Troféu e Medalhas;
2º Lugar– R$ 500,00 + Troféu e Medalhas;
3º Lugar– R$ 300,00 + Troféu e Medalhas;


Então a partir do dia 24 todos os rumos esportivos apontam para Salto Veloso, para os admiradores do bom futsal. Compareçam.


Atenciosamente
Paulo Eduardo Gonçalves da Silva
CCO 3ª Copa Salto Veloso de Futsal

APAFEC participa na 4ª FECAUVA

Integrantes do Projeto Artesanato Cidadão na 4ª FECAUVA 
Aconteceu ontem (19/02), a 4ª edição da Feira Catarinense da Uva – FECAUVA, que ocorre em Tangará. 12 integrantes da coordenação da Associação Paulo Freire de Educação Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC e do Projeto Artesanato Cidadão, participaram da exposição e comercialização de artesanatos.

Segundo a educadora Fabiane Guedes: “A participação na FECAUVA foi importante, pois espaços de feiras como este servem para divulgar regionalmente o trabalho que vem sendo realizado pela APAFEC, e principalmente expor a qualidade dos artesanatos produzidos coletivamente nas oficinas do Projeto”.
Parte dos artesanatos expostos durante a 4ª FECAUVA

Os artesanatos são produzidos, durante as oficinas do Projeto Artesanato Cidadão que acontecem as quintas-feiras das 19h00min as 22h00min, que hoje conta com a participação de 15 mulheres. Este projeto é mantido pela APAFEC e pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, desde junho de 2011. Para os próximos dias a coordenação do Projeto, estará abrindo inscrições para novas participantes.  



Fonte: APAFEC


Fones: (0**49) 9111 – 6453 e 9931 – 6598 com Jilson.