Página Correio Esportes

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Serie Reflexões!


Reflexão IV - Critica e elogios
Não tenho compromisso de nenhum tipo com partidos políticos, pessoas ou instituição. Defendo um conjunto de idéias para o esporte amador, que foram sendo moldadas coletivamente em quase 10 anos atuando na área de educação e na construção de várias entidades esportivas, que procurei e procuro fazer parte, colaborando na construção das mesmas. Nesse blog, publico notícias e informações de quem eu quiser e faço os elogios e as criticas que creio que sejam pertinentes. Não faço elogios para fazer média com nenhuma pessoa, partido político ou instituição. As criticas que faço são no sentido de promover o debate e a confrontação de idéias, pois, sem o conflito de idéias não ha crescimento, mudanças e a construção de novas formas de fazer esporte. Espero que isso fique claro. Esse recado é para algumas pessoas, que se crêem donos do esporte amador fraiburguense ou para outras pessoas que querem calar a minha voz, meu único compromisso é com a construção de outro modelo esportivo, portanto de outra sociedade, onde não existam oprimidos e opressores.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Assassinato de Pablo: Mais suspeitos se apresentam

Os três integrantes que estavam no interior do veículo Voyage na noite da terça-feira (29) no Bairro São Miguel, quando aconteceu o assassinato do campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento de 18 anos, se apresentaram no final da ta (5) na Delegacia de Policia de Fraiburgo.
Os outros três suspeitos, mãe, pai e adolescente de 15 anos que estavam no veículo gol já haviam se apresentado na última quinta-feira (1), ocasião em que o menor de idade assumiu a responsabilidade pelo assassinato. Todos os suspeitos estão em liberdade e estão sendo representados pelo advogado Dalvi Rudeck.
A delegada da Comarca de Fraiburgo, Beatriz Ribas Dias dos Reis preferiu não repassar informações coletadas na tarde de segunda-feira quando interrogou os outros três suspeitos, porém afirmou que existem muitas mentiras e controvérsias nos depoimentos, os quais já estão sendo todos desvendados.
“Por isso eu oriento, muito cuidado com o que se fala no depoimento, as mentiras acabam vindo a tona, já sabemos que muita coisa que nos foi dita não é verdade e agora essas pessoas vão responder por falso testemunho”, afirmou.
Beatriz voltou a contestar a versão do menor de idade de que ele teria desferido os golpes de faca, ela firmou que sabe que ele não agiu sozinho. “Ele assumiu a responsabilidade por ser menor e ter penas brandas, no entanto não é isso que já sei sobre o crime, o menor não agiu sozinho”, explicou.
A delegada informou que aproximadamente 20 pessoas já prestaram depoimento sobre o caso, porém mais pessoas serão ouvidas, pois a conclusão do inquérito deverá demorar pelo menos 15 dias. “Estou me debruçando nesse caso e vou levar o tempo necessário para concluir o Inquérito, o que não podemos permitir é que crimes bárbaros fiquem impunes”, disse.
A família de Pablo Henrique do Nascimento e mais duas entidades as quais o jovem possuía ligação contrataram Mario Vicente e Rodrigo Riegert Advogados para atuarem no caso. De acordo com Vicente, os advogados estarão nesse primeiro momento se inteirando sobre a investigação junto a autoridade policial e judicial e após isso darão assistência de acusação ao Ministério Público.
Os advogados deverão solicitar nas próximas horas algumas diligencias apresentando nomes de novas testemunhas e requerendo a produção de algumas provas. Vicente completou dizendo que a família não esta em busca de vingança, mas que a justiça seja feita e os culpados paguem pelo crime.


A REVOLTA DA COMUNIDADE


O motivo fútil, os quais seriam brigas de adolescentes na escola, apontado pelo menor de 15 anos como o fator que levou a morte Pablo Henrique do Nascimento, tem causado grande revolta entre os moradores do Bairro São Miguel, local que possui cerca de 12 mil habitantes.
A própria delegada que esta cuidando do caso, Beatriz Ribas Dias dos Reis, afirmou na última semana, que os três envolvidos, mãe, pai e menor de 15 anos relataram que estão com medo de represálias da comunidade e que esse teria sido o motivo que os incentivou a fugirem após o crime.
Diversas manifestações solicitando a prisão dos acusados estão sendo organizadas por amigos, colegas, familiares e entidades das quais o jovem pertencia. No final da tarde de ontem (6) um grupo com cerca de 50 pessoas, entre eles, pai, mãe e irmãos da vítima, entregaram para o Promotor de Justiça do Ministério Público, Átila Guastalla Lopes um abaixo assinado.
O documento que possui mais de 690 assinaturas solicita que providências sejam tomadas em relação o assassinato e que seja decretada a prisão dos suspeitos. O Promotor afirmou que não pode se manifestar sobre o caso, pois não teve acesso ao Inquérito Policial, porém disse que percebe que o crime causou uma grande comoção entre a população.
“Por se tratar de uma cidade que não é grande e ter quase 700 assinaturas colhidas em relação a esse homicídio, realmente demonstra que o caso deixou as pessoas muito revoltadas e causou grande comoção, então deve ser dada a máxima prioridade para que possamos definir o mais rápido possível e dar uma conclusão a esse caso, disse.

tomado do blog da Jornalista Juciele Baldissarelli - http://jucielebaldissarelli.blogspot.com

Comunidade fraiburguense se manifesta pela paz e por justiça





O pátio do fórum da comarca de Fraiburgo foi palco nesta terça-feira (06/12), de uma manifestação ordeira e pacifica mais de 50 pessoas, entre as quais: familiares do Pablo Enrique Nascimento, integrantes da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Pais , Professores e Estudantes da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio e moradores em geral do bairro São Miguel, entregaram ao promotor de justiça, Sr. Atila Guastalla Lopes, um documento composto por cinco pontos, subscrito por 691 pessoas, sendo que a principal solicitação do documento, é que sejam presos preventivamente os assassinos do jovem Pablo Enrique Nascimento.

As assinaturas foram coletadas da noite da ultima quinta-feira (02/12), até as 12h00min de hoje (06/12), ou seja, em 04 dias foram coletas quase 700 assinaturas, isso demonstra que os moradores do bairro São Miguel, repudiam com veemência todo e qual tipo de violência e não aceitam a forma brutal como o jovem Pablo foi assassinado, além disso, estão se sentido inseguros em função dos assassinos estarem soltos. O total de assinaturas coletas nesse curto espaço de tempo, representa quase 10% da população moradora do bairro São Miguel se manifestando.

Ao final da manifestação foi realizado um momento de oração ecumênica, em celebração os sétimo dia do falecimento do jovem Pablo, com a presença do pastor Jonatam da Igreja Batista “Confiamos no judiciário, por isso, resolvemos fazer essa manifestação pacifica e ordeira, para exigirmos justiça, acreditamos que nas próximas horas, a justiça vai se manifestar pela prisão preventiva dos acusados”. Comentou o educador João Ademir Cancilier, um dos presentes no ato.

Abaixo cópia do oficio entregue ao promotor Atila.


Fraiburgo, 06 de dezembro de 2011.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR
ATILA GUASTALLA LOPES
PROMOTOR DE JUSTIÇA DA COMARCA DE FRAIBURGO
Nesta;

Maria do Nascimento e João do Nascimento, pais de Pablo Enrique Nascimento, a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, através de seus representantes legais e associados, estudantes do educandário supracitado e moradores em geral do bairro São Miguel abaixo firmados, vimos respeitosamente perante Vossa Excelência, expor e ao final requerer:

1. Vimos por meio desse documento manifestar nosso mais profundo repúdio ao ato violento que ceifou a vida do exemplar karateca Pablo Enrique do Nascimento. Seja pela morte brutal, como pela artimanha dos suspeitos, que atropelaram a vítima com veículo e depois, assassinaram barbaramente, em plena via pública.

2. O sentimento em toda comunidade é de insegurança porque o crime foi cometido em plena via pública, na presença de inúmeras pessoas e principalmente, porque cometido por mais de 6 pessoas contra apenas 1.

3. Teme-se que os suspeitos soltos provoquem ainda mais o sentimento de injustiça e impunidade nos moradores do bairro, gerando mais revolta porque o jovem assassinado era muito bem visto, tinha muitos amigos.

4. Há um sentimento de revolta latente nas pessoas, porque os suspeitos estando em liberdade e sendo libertados poderão sofrer retaliações de outras pessoas, através de inúmeras ameaças anônimas que tem chegado ao nosso conhecimento.

5. Neste sentido, exercendo a plena democracia e confiando plenamente no Poder Judiciário e, estando convictos que será dada a devida solução ao caso, a fim de garantir a ordem pública e a incolumidade das pessoas.





Fotos cedidas gentilmente por Cesar Malinoski - http://wcesarmalinoski.blogspot.com