Página Correio Esportes

sábado, 4 de julho de 2015

Novo desafio - 1ª Corrida da Integração de Concórdia


Aconteceu neste domingo (05/07) a 1ª Corrida da Integração de Concórdia, organizada por atletas concordienses corredores de rua. A largada será às 8 horas na Praça Dogello Goss. A categoria adulto terá percurso de 5 e 10 kms e os menores de 600 metros até 2 kms. 

Já estão confirmados atletas de Concórdia, Chapecó, Irani, Fraiburgo, Campos Novos, Erechim, Tangará, Carlos Gomes, Arabutã, União da Vitória, Capinzal, Ouro, Joaçaba, Ipumirim e Piratuba entre outros.

A previsão de temperatura no horário da prova é de 3 a 5 graus, portanto esse será um grande obstáculo a ser vencido por todos os participantes.

De setembro de 2013 até o momento essa será a 9ª (nona) prova que participo, a expectativa é completar a prova com um tempo abaixo de uma hora, e ainda menor que o resultado obtido na prova em Joaçaba no mês de maio.  

Acompanhe abaixo quadro de corridas realizadas até maio de 2015:
Data
Nome da Prova e local
Tamanho do percurso
Tempo realizado
Setembro de 2013
Corrida da Primavera – Fraiburgo.
3,5 km
32’22’’
Fevereiro de 2014
Corrida Rustica de Tangará.
4,5 km
27’40’’
Outubro de 2014
Circuito Unimed etapa de Fraiburgo.
5 km
31’38”
Dezembro de 2014
Circuito Unimed etapa de Rio do Sul.
10 km
64’20’’
Fevereiro de 2015
Corrida e Caminhada 5 km BRF – Videira
5 km
27’10”
Março de 2015
22ª Meia Maratona de Joinville
21 km
2:31’27”
Março de 2015
1ª Corrida Rustica de Brunópolis
3 km
Não foi informado pelos organizadores
Maio de 2015
1ª Etapa Circuito Unimed de Corrida e Caminhada em Joaçaba
10 km
58’27”
Total de provas realizadas: 08.
Total de quilômetros percorridos: 62 km.

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dicas para correr no inverno

É fato: o frio não pode ser desculpa para você deixar de se exercitar. Pelo contrário. De acordo com Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto da disciplina de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), esse é o melhor período do ano para praticar corrida, já que o desempenho nesse esporte depende muito da temperatura ambiente. “Correr no forte calor, além de ser mais cansativo, aumenta a chance de desidratação”, alerta. Porém, no frio também são necessários cuidados para evitar prejuízos aos músculos do corpo. Isso porque há um risco maior de problemas por causa do enrijecimento muscular que a baixa temperatura provoca.

Segundo Beny Schmidt, a reposição de líquidos é fundamental. Apesar de a sensação de perda líquida ser baixa, porque você sua menos com o tempo frio, o ar costuma ser mais seco no inverno, elevando o risco de desidratação.

Outro alerta: no frio, é comum também exagerar nos alimentos calóricos e gordurosos, aumentando o risco de ganhar quilos extras. Assim, a atividade física torna-se ainda mais importante.

Escolher a roupa adequada também é fator determinante, pois o tecido pode ajudar a controlar a temperatura corporal. Isso quer dizer que você até pode começar a correr com várias camadas de roupas, mas deve ir retirando uma a uma de acordo com a elevação da temperatura corporal, tomando o cuidado de não ficar muito exposto ao vento. Nos dias mais gelados, o especialista recomenda proteger as extremidades com luvas, gorros e meias grossas.


Beny Schmidt também explica que, ao contrário do que muita gente pensa, pessoas que não estão acostumadas a temperaturas muito baixas, como os brasileiros, gastam menos calorias ao correr no frio. “A temperatura favorece o metabolismo e não temos tanta perda de energia”, explica.

Por fim, o especialista alerta que, na maioria dos esportes, incluindo a corrida, o alongamento deve ser feito somente após a atividade física, já que proporciona um relaxamento das fibras musculares, responsáveis pelas contrações que ocorrem na prática esportiva.

Tomado do Portal Sua Corrida

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

Dia 18/07 acontece o campeonato municipal de tênis de mesa

Sábado dia 18/07, o Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos será palco do 1º Campeonato Municipal de Tênis de Mesa, o horário para iniciar as disputas será às 8h30min. Os jogos acontecerão nas seguintes categorias: pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e livre.

Não será cobrado taxa de inscrição e as mesmas podem ser feitas na Fundação Municipal de Esporte de Fraiburgo, até a sexta-feira 17/07, véspera da competição. A premiação será medalha do primeiro ao terceiro colocado de cada categoria. Mais informações pelo fone: (0**49) 3908 – 2036 com a professora Edimara.



Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mudando de vida com a corrida!

Evelin antes e depois da pratica regular de corridas 
Ficar acima do peso é uma das coisas que mais podem trazer problemas de saúde. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 16 de abril de 2015, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso. Não estar nessa triste estatística é algo que depende de uma mudança vida impulsionado por uma ordem médica ou até mesmo a partir do próprio indivíduo. O certo é que não é tão simples e tudo passa por um processo lento e de superação.

Ultrapassar obstáculos e conseguir conquistar um objetivo sonhado é o que Evelin, de 30 anos, conseguiu: eliminar o excesso de peso. Com 1,63 de altura e 84kg, a carioca resolveu mudar de vida, em 2013, e conquistar metas inimagináveis até então. Contendo o índice de massa corporal de 31.61 (primeiro grau de obesidade), seu peso ideal para a altura ficaria entre 50 kg e 66 kg. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice normal é entre 18.5 e 24.9.

A carioca casou-se em 2013 pesando 60 kg e em 8 meses engordou 15 kg. Nos meses seguintes, o peso foi aumentando cada vez mais e a perda de controle sobre ele foi eminente. Ela vivia depressiva e desanimada. “Claro que a culpa era minha por não ter coragem de enfrentar a verdade. Já nem tinha mais vontade de tirar fotos e nem de me arrumar e me maquiar”, desabafa.

A mudança iniciou-se quando em uma consulta médica foi indicado obesidade de grau um. Impressionada com o diagnóstico, alguma atitude teria que ser tomada. “Sempre estive com o peso relativamente ideal até os meus 25 anos, mas sedentária. O problema é que nosso metabolismo muda com o passar do tempo e quando menos eu esperava, estava obesa”, diz Evelin.

Sair do sedentarismo poderia ser algo impossível, mas para ela não foi. Começou a praticar exercício com uma leve caminhada e cortou alimentos calóricos que prejudicavam o emagrecimento. Outra medida foi começar a se alimentar a cada três horas, como é tradicionalmente indicado por nutricionistas.

A evolução física começou surtir efeito. Começou a intercalar corrida e caminhada por 40 minutos todos os dias. A regularidade foi recompensada com a perda de 5 kg no primeiro mês e já corria 2 km. Orgulhosa da primeira conquista, Evelin não parou mais de praticar atividade física.

“Continuei e no segundo mês me desafiei ainda mais. Corria 3,5 km sem parar. No terceiro mês 4 km, até chegar aos 5 k e menos 10 kg em apenas sete meses”, conta.

Atualmente, corre provas de longa distância e consegue correr de 10 a 15 k.  Evelin encontra-se com 20 kg a menos. Dos 84 kg em 2013, hoje em dia são 64 kg – e quase dentro do seu peso ideal. Com alegria no rosto e com muito bom humor, a carioca brinca: Certa vez, meu marido disse para eu ir com calma, pois não sou atleta e eu respondi: ‘Licença, a atleta amadora esta passando’.

Tem uma história de superação com a corrida? Conte tudo para nós! Envie seu depoimento para redacao@iguanasports.com.br.

Por: Fernando Rocha - São Paulo - 01/07/2015

Tomado do Portal Sua Corrida

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate


Acabou!!!

Tudo da infância acaba.

Às vezes, acaba aos poucos. Às vezes, nem percebemos. Às vezes, de supetão. Às vezes, não esquecemos. Mas sempre acaba. Tudo.

A camisa do time. O retrato do craque. A bola número cinco. O kichute. O meião. O pessoal que jogava na rua. O time da escola. A turma do futebol de salão.

A lembrança de um gol de placa. A vergonha por uma furada. A briga por causa de um passe. O esfolado no joelho. A chuva que abençoa o rachão.

Com a idade me acostumei, aprendi a lição.

Tudo. Tudo acaba. Da infância não há mais nada. Tudo acabou.

Mas, por escolha ou ilusão, só não pensei que acabasse a seleção.

Sempre achei que ela era eterna, que ela era sempre ela, sempre azul e amarela, a mesma sempre, sem nada tirar nem pôr.

Mas vejo – meus Deus, como é claro! – que ela também acaba.

Que dela não sobrou nada.

Ela também acabou.

Por Luiz Guilherme Piva – ator

Tomado do blog do Juca Kfouri
http://blogdojuca.uol.com.br


Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

“Não represento quem aplaude Feliciano, Bolsonaro e Cunha”, diz nadadora Joanna Maranhão

A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto neste mês, desabafou em seu Facebook sobre a aprovação da redução da maioridade penal na Câmara dos Deputados e as manobras de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para passar a matéria. Em vídeo postado em seu perfil pessoal nesta quinta-feira (2), ela se diz contra a medida e afirma: “Vou defender o meu país, mas não vou estar representando essas pessoas que batem palma para Feliciano, Bolsonaro, Eduardo Cunha, Malafaia. Não são vocês que estou representando. A torcida de vocês não faço questão nenhuma de ter.”

“Hoje acordei para trabalhar, para treinar, porque o Pan-Americano está chegando aí e estou indo representar o Brasil pela quarta vez. Mas não consigo simplesmente dissociar a representatividade de eu estar vestindo a camisa e a bandeira do Brasil em um evento da América e a política do meu país – acho que são coisas entrelaçadas. Já é a segunda vez que amanheço e tomo conhecimento dessas manobras criminosas que Eduardo Cunha tem feito no Congresso, e sinto um desgosto muito grande”, considerou Maranhão.

A nadadora ainda questionou a efetividade da redução da maioridade penal. “Vou fazer um outro vídeo daqui a uns dez, quinze anos, para perguntar a vocês se essa medida de hoje, de redução da maioridade penal, resolveu alguma coisa. Tenho certeza que não”, finalizou.

Assista o vídeo clicando no link abaixo:

Tomado do Portal da Revista Forum:

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate