Página Correio Esportes

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BIG BROTHER BRASIL: UM PROGRAMA IMBECIL.

Acesse a AGECON, no espaço Poesia e Luta e leia o Cordel: "BIG BROTHER BRASIL: UM PROGRAMA IMBECIL", de autoria de Antonio Barreto,cordelista natural de Santa Bárbara-BA,residente em Salvador. Clique em: http://www.agecon.org.br/ADM/ET/AED/pgPoesiaIntegra.asp?cod=1207

Cartolas

Sem dúvida alguma, um dos problemas do futebol brasileiro são os cartolas, que mandam e desmandam, muitas vezes sem conhecimento de causa. Um exemplo disso são as contratações furadas de jogadores, listo abaixo jogadores que foram contratados a peso de ouro, no último ano e que não deram certo. As razões são simples: contusões crônicas, má fase sem fim e/ou problemas extra-campo. Somália no Figueirense, Ricardinho, Jobson e Carlos Alberto no Bahia, Kleberson no Atlético-PR, Keirrison no Cruzeiro e Adriano no Corinthians. Creio que esta na hora dos cartolas brasileiros aprenderem com os bons exemplos do futebol. Ainda que brevemente analisemos dois casos. O Barcelona campeão mundial em 2011, do time que disputou, venceu e deu um verdadeiro baile de bola no Santos, 09 jogadores foram formados no próprio time catalão. Ou seja, eram pratas da casa. Inclusive o Méssi, que foi eleito recentemente pela terceira vez o melhor jogador do mundo. No Brasil, podemos citar o Santos como modelo na formação de jogadores, na ultima década formou jogadores como: Robinho, Diego, Ganso e Neymar, para citar apenas os mais famosos.

Mudanças

Creio que é hora dos cartolas brasileiros, pararem de fazer essas contratações furadas, e resgatar a vocação do futebol brasileiro em ser um formador de atletas. É o momento de deixar de lado os altos investimentos para contratar medalhões, e investir em Centros de Treinamento para as categorias de base nos clubes brasileiros. A lógica é muito simples, é preciso ver o custo/beneficio de formar atletas e o mesmo dessas contratações erradas! O que dá mais retorno a um clube? Os clubes de futebol precisam utilizar o esporte com um meio, para incluir socialmente a vários meninos e meninas que estão pelas periferias desse país continental. Sei que vários clubes brasileiros têm categorias de base. Jogadores e ex-jogadores têm fundações e equipes de base, porém a quantidade que existe não é suficiente, é preciso ampliar esse trabalho. Além disso, é preciso investir na formação de atletas, porque formar jogadores é muito fácil, pelo talento nato que nosso povo tem para o futebol. Atleta é aquele que além de ser um bom jogador dentro das 04 linhas, é preparado para viver em sociedade, teve acesso à escola, a cursos diversos, ou seja, foi aparelhado para ser cidadão. Pois, caso o menino não consiga se firmar como atleta profissional, ele terá toda a condição de incluir-se na sociedade, e também terá como se sustentar e construir uma família mesmo longe do futebol.