Página Correio Esportes

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Mães, Pais, Karatecas e Apoiadores do Karatê-dô fraiburguense participam de reunião no Paço Municipal

Integrantes do karatê-dô fraiburguense na sala de audiências do
Paço Municipal. Foto: ASCOM Fraiburgo 
A sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Fraiburgo recebeu nesta manhã de sexta-feira (03/11), mães, pais, karatecas e apoiadores do Karatê-dô fraiburguense, no total 12 pessoas organizadas pela Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô participaram do encontro.
Durante o encontro Luiz Antonio Laudelino Coelho, um dos coordenadores da Associação Vital apresentou e entregou pauta de reivindicações com os seguintes itens:
1 – Convênio entre o município e a entidade representativa dos karatecas fraiburguenses, para repasse do terreno localizado em anexo ao Estádio Macieirão, medindo 3.200 m2, para a construção do CEPEN (Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento), caso não seja possível à liberação do terreno supracitado, os karatecas aceitam outro imóvel na parte central do município que comporte a construção do CEPEN, essa solicitação foi realizada com base na Lei orgânica municipal, a qual prevê modalidades de parceria tais como cessão de uso ou comodato e também a Lei 13.019/2014;
2 – Liberação de Transporte para participação em competições estaduais e nacionais:
2.1 – Final do Estadual, no dia 02 de dezembro, na cidade de Urussanga (Sul do Estado), podendo ser um ônibus com 44 lugares, ou dois micros ônibus de 21 a 25 lugares cada um, ou ainda 04 vans com 14 lugares;
2.2 – Transporte para as 04 (quatro) Etapas do Campeonato Estadual de Karatê-dô o ao vindouro de 2018;
2.3 – Liberação de Transporte, Estadia e Alimentação dos 25 (vinte e cinco) estudantes que participarão do Campeonato Brasileiro – Classificatório 2018;
3 – Construção do Campo de Futebol nos Bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, para que os moradores/as desses bairros tenham mais opções de lazer e esporte comunitário;
4 – Parceria para a realização do Campeonato Internacional de Karatê-dô, durante o mês de Dezembro 2018, em Fraiburgo, com a participação de Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo), Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile;
5 – Parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, para liberação de um automóvel, para o deslocamento do Instrutor, até a Escola Agrícola 25 de Maio, uma vez por semana desde já;
6 – Parceria efetiva da Prefeitura para as visitas dos Técnicos da Seleção Brasileira de Karatê, Sensei´s Paulo Miguel da Mota Junior e Simone Hatsumi Yonamine Mota, no mês de Fevereiro de 2018, para a realização de Cursos Técnicos e Exames de Graduação com os Estudantes das Escolinhas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer;
7 – Parceria para a realização de Workshop, no mês de julho de 2018, visando a qualificação técnica de karatecas de Fraiburgo e região;
8 – Aquisição de 120 (cento e vinte), Kimonos destinados a karatecas iniciantes, para efetuarmos empréstimo, aos Estudantes;
9 – Aquisição de 120 (cento e vinte), protetores bucais destinados a karatecas iniciantes, para efetuarmos empréstimo, aos Estudantes;
10 – Liberação de recursos financeiros para construção do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP) no bairro São Miguel, tendo em vista que o mesmo beneficiará crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores/as dos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e Assentamento São João Maria. Para tanto, solicitaram os karatecas que a prefeita receba integrantes da coordenação de nossa coirmã Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), para construir acordo referente à emenda parlamentar nº 28550005 do Fundo Nacional de Saúde a qual tem função programática nº 10.122.2015.4525.0042 no valor de R$ 150.000,00, emenda essa conquistada por várias entidades do bairro São Miguel.
“Cumprimos nosso objetivo com o encontro com a senhora prefeita, entregamos um rol com 10 pleitos, os quais são necessidades a curto, médio e em longo prazo para o fortalecimento do karatê-dô e do esporte amador fraiburguense, a pauta de demandas apresentada foi amplamente debatida com os integrantes de nossa instituição, esperamos em breve resposta formal do poder executivo”, comenta Jocimar Subtil, vice-campeão brasileiro, integrante da comissão de mães e pais do Karatê-dô. 
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Dançarinos fraiburguenses promovem pastelada para participarem de festival de dança na Argentina

O Grupo Fraiburgo Dance Company – FDC busca o apoio da comunidade fraiburguense, para que possam estar participando e representando nosso município e estado no Torneo Dance Universal que acontecerá em Córdoba na Argentina no mês de novembro, o FDC conquistou o direito de participar no festival interacional, após os ótimos resultados conquistados no Dança de Canoinhas no ultimo mês de setembro.
O coletivo de dançarinos fraiburguenses já realizou um pedágio, têm uma campanha via internet, intitulada Vakinha a qual pode ser acessada clicando no link: www.vakinha.com.br/vaquinha/grupo-de-danca/contribua e espalhou caixinhas para coleta de dinheiro no Studio Apple, João Cabelereiro e na Unopar, nas quais podem ser deixadas contribuições de qualquer valor.
Grupo Fraiburgo Dance Company foto de divulgação
Além dessas três formas, amanhã (04/11), acontece a 1ª Pastelada do Fraiburgo Dance Company, no Pavilhão Comunitário da comunidade Bela Vista, das 10h00 às 21h00, o valor de cada pastel é de apenas R$ 3,00 e serão servidos três sabores: carne de gado, chocolate preto e pizza, conforme destaca material de divulgação acima. 
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Kindermann e Napoli são finalistas do Catarinense Feminino 2017

O Catarinense Feminino 2017 começou no dia 10 de setembro com quatro clubes na disputa: Kindermann e Napoli de Caçador, Fluminense FC de Joinville e Pé na bola Cabeça na Escola de Criciúma.
Depois de turno e returno o Campeonato Catarinense Feminino 2017 já tem suas finalistas e são as duas equipes de Caçador. Conforme tabela abaixo:
Finais
A fase final ou 3ª fase da competição será disputada em dois jogos e promete muito, pois durante as duas primeiras fases as duas equipes Caçadorenses se enfrentam duas vezes, com uma vitória para cada lado. 
Associação Esportiva Kindermann - foto de divulgação 
Associação Napoli Caçadorense - foto de divulgação

Os jogos acontecerão nos dias 12 e 15 de novembro. A partida de ida será no dia 12 de novembro, às 16h00min, no Estádio Edir Prestes Valin o Macieirão, em Fraiburgo com o mando de jogo da equipe do Napoli. Já a segunda partida da final será no dia 15 de novembro, às 16h00min, no Estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador.
Publicidade/BED

Essa Instituição tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Por que as ideias de Paulo Freire ainda incomodam?

Após abaixo-assinado promovido pelo MBL, o título de Patrono da Educação Brasileira do educador será rediscutido.

Paulo Freire
Por Rute Pina - Brasil de Fato

Educador ficou exilado durante 16 anos, durante a ditadura militar, devido seus métodos inovadores de educação, com foco na transformação.
"Evidentemente, eu fui preso e exilado por causa da ditadura. A ditadura militar de 1964 não só considerou, mas disse por escrito e publicou que eu era um perigoso, subversivo internacional, um inimigo do povo brasileiro e um inimigo de Deus", diz Paulo Freire em entrevista dada à TV Cultura em 1989, quando relembra a perseguição sofrida durante o regime militar.
O educador e filósofo foi preso e ficou exilado durante 16 anos por causa de seus métodos inovadores de educação, com foco na transformação social.
"Meu gosto é que nós todos, brasileiros e brasileiras, meninos e meninas, velhos, maduros tomemos um tal gosto pela liberdade, pela presença no mundo, pela pergunta, pela criatividade, pela ação, pela denúncia, pelo anúncio que jamais seja possível no Brasil a gente voltar àquela experiência do pesado silêncio sobre nós", afirma Freire.
Após duas décadas da morte do educador popular, as ideias dele voltaram a ser consideradas perigosas. O título de Patrono da Educação Brasileira de Paulo Freire vai ser colocado em discussão no Congresso Nacional.
Desde 2013, nos protestos liderados por grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL), manifestantes vestidos de verde e amarelo ostentavam faixas pedindo fim à “doutrinação marxista” e um basta a pedagogia de Freire nas escolas.
O ódio contra o educador culminou em um abaixo-assinado online pela revogação da lei 12.612, de 2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que concedeu o título a Freire. O documento atingiu as 20 mil assinaturas necessárias para se converter em sugestão legislativa e vai ser debatido no Senado Federal.
Para o professor da USP, Dennis de Oliveira, a rejeição ao legado do educador pernambucano reflete o aumento do conservadorismo no Brasil: “Há toda uma ação de extrema direita conservadora muito forte e o campo da educação, nesta situação em que vivemos hoje, tem sido o campo em que ainda há resistência progressista. Uma parte dos meios de comunicação de massa, infelizmente, aderiu a essa visão golpista e direitista, enquanto na educação a gente ainda tem iniciativa de professores e educadores que tentam formar o pensamento crítico”, opina.
Em 1963, Paulo Freire elaborou um projeto inédito e ousado: alfabetizar jovens e adultos em 40 horas. O novo método aplicado em Angicos, no Rio Grande do Norte, era baseado na experiência de vida e nas distintas realidades das pessoas. Para o educador, aprender sobre o mundo coexiste com a aprendizagem das palavras.
Em vez de cartilhas, ele trabalhava conceitos da realidade. Para um trabalhador rural que pouco cultivou as letras, mais do que juntar as sílabas e compreender que está escrito ‘tijolo’, por exemplo, era necessário entender quem faz o tijolo, quem são os que constroem as casas e quem são os donos delas.
O professor Oliveira trabalhou com Freire em 1989, quando o educador pernambucano foi nomeado secretário de Educação no Município de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina.
A frente da pasta, Freire vinculou o EJA, projeto de educação de jovens e adultos, à secretaria da educação. A preocupação do professor era com uma educação emancipadora, libertadora e de consciência crítica.
"Suas obras são reproduzidas em várias línguas, é uma referência internacional no campo da educação, da pedagogia e do pensamento filosófico. Ele propõe você pensar em uma estratégia de ação, junto com os movimentos sociais, em que você respeite a diversidade de saberes e conhecimentos", diz.
Os ensinamentos de Paulo Freire reverberam ainda hoje nos movimentos populares pelo Brasil e pelo mundo. Um deles é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que tem a educação popular como uma das bases da militância, segundo a coordenadora do setor de educação, Rubneuza Leandro.
"Paulo Freire foi um dos grandes sistematizadores da educação popular, é uma concepção de educação em que ele coloca que a libertação do oprimido está com ele. Não é um iluminado que vem para libertá-lo, é no próprio oprimido que está a chave para a libertação e dentro dessa perspectiva de problematizar o que traz a opressão. E nisso, ele traz o elemento de classe: se tem um oprimido, é porque tem um opressor", expõe.
No Senado, a sugestão legislativa será debatida na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A relatoria está a cargo da senadora Fátima Bezerra (PT - RN).
Educadores e entidades de todo o país já se movimentam para manter o nome de Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira. O manifesto de defesa, organizado pelo Instituto Paulo Freire, também angariou mais de 20 mil assinaturas na Internet.
Publicidade/BED
Essa Instituição tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras – JTT edição 21

A Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato apresentam: A edição 21 do JTT, com imagem e conteúdo de qualidade...
Confira nesta edição:
- Discussão da PL da privatização da Educação Infantil de Floripa tem sessão tumultuada. A votação será nesta quarta-feira, 1 de novembro;
- 1 ano e 6 meses do Golpe no Brasil. O que ele trouxe de benefício pra você? Fala pra Mayara pergunta
- e muito mais...
Valorize a produção independente catarinense! Apoie o Jornalismo Solidário Internacionalista. Assista o JTT#21, clicando acima. 
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Após participar em audiência pública liderança comunitária é ameaçada por pai de vereador

Clique acima e assista o vídeo
Na última quinta-feira (26/10), aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores uma audiência pública para debater os excessos de pedidos contidos no protocolo de exigências para a realização de eventos comunitários e beneficentes em Fraiburgo, quase 600 pessoas lotaram a Câmara de Vereadores.
            Uma das várias lideranças comunitárias que fizeram uso da palavra foi a Bacharel em Direito Tatiane Bartolomeu, representando a Afraidef (Associação Fraiburguense das Pessoas com Deficiência e Familiares).   
            Na manhã seguinte a Audiência Pública, por volta das 12h00min da manhã o pai de um vereador, invadiu a casa dos familiares da Tatiane, realizado ameaças a mãe e as filhas da liderança comunitária.
           Em vídeo distribuído via rede sociais virtuais, intitulado: Não aceito ameaças! Clique no link anterior e assista ao vídeo, o qual Tatiane relata como aconteceu a invasão da residência e as ameaças.
            Nos próximos dias lideranças religiosas e comunitárias realizarão um ato de repúdio a essa tentativa de ameaça e de calar a voz da comunidade.
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais:

População lota Câmara de Vereadores de Fraiburgo e pede alteração de protocolo que inviabiliza eventos comunitários

Padre Vilmar fazendo uso da palavra. Foto: Cassio Giovani Turra 
Quase 600 pessoas lotaram a Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (26/10), para questionar o excesso de exigências para a realização de eventos comunitários e beneficentes em Fraiburgo. As entidades e comunidades religiosas afirmam que os critérios não consideram o tamanho das promoções e que a lista de obrigações não existe em qualquer outro município do Estado.
Entre os questionamentos apresentados pela comunidade está a diferenciação entre cobranças feitas a comunidades e ao próprio Poder Público municipal. “As escolas municipais não estão adequadas às exigências, no entanto, a prefeitura não é notificada a cumprir”, disse a bacharel em Direito Tatiane Bartolomeu, representante da Associação Fraiburguense das Pessoas com Deficiência e Familiares (Afraidef). 
Ótima participação de publico. Foto: Cassio Giovani Turra 
O representante da Associação Paulo Freire de Educação Popular (Apafec), professor Jilson Carlos Souza, seguiu na mesma linha. “As exigências são as mesmas para uma comunidade com 10 famílias e um bairro como o São Miguel. Tivemos eventos promovidos pela própria prefeitura sem socorristas, sem segurança e sem nutricionista ou engenheiro de alimentos. Para as comunidades, isso significaria o fim da atividade. No entanto, para alguns e para o próprio município, isso é natural. São dois pesos e duas medidas”, questionou o educador.
O Padre Vilmar Gazaniga, que representou comunidades e entidades religiosas, lembrou que há um esforço conjunto das entidades pela regularização dos espaços e das promoções, no entanto, se as atividades continuarem inviabilizadas, ficará impossível construir qualquer processo de avanço. “Não somos contra a lei, muito pelo contrário, nós queremos sim regularizar, estamos num esforço para isso há cinco anos. Hoje na grande maioria das nossas comunidades conseguimos chegar com um cadeirante, coisa que não se consegue em muitos órgãos públicos. Mas não vemos apoio e além da burocracia e correria para organizar todas as exigências, não vemos apoio do poder público a entidades que muitas vezes cumprem o papel que é da prefeitura, na assistência social e apoio às comunidades”, afirmou. 
Padre Pedro fazendo uso a palavra. Foto: Cassio Giovani Turra 
O deputado Padre Pedro Baldissera reuniu-se com representantes do  comando do Corpo de Bombeiros do Estado, que admitiu a existência de excessos nas cobranças para realização de eventos em Fraiburgo. “A lei aprovada em 2013 surgiu a partir da tragédia na Boate Kiss, num momento de justificada comoção que tomou conta do País. Passamos a criar uma série de questões importantes à luz daquele fato, no entanto, não vemos adequação à realidade dos municípios. Aqui em Fraiburgo são duas páginas de exigências, algo que não vemos no restante do Estado”, explicou o parlamentar. Padre Pedro se colocou a disposição para os encaminhamentos junto ao Estado e sugeriu que seja formado um grupo de trabalho com todos os órgãos públicos e representantes das comunidades, para que seja traçado um plano construído com diálogo e coletivamente.
A audiência pública foi uma verdadeira aula de cidadania protagonizada por parte das lideranças das comunidades outras denominações religiosas entidades e organizações. “Com os encaminhamentos apontados será possível contribuir para que tenhamos uma legislação que atenda de fato às nossas comunidades com a participação do legislativo Estadual e municipal. Comenta Alindro Oliveira liderança comunitária.

PROPOSTAS DE ENCAMINHAMENTO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA:
Criação de um novo protocolo de exigências para realização de evento em Fraiburgo, com a participação de integrantes das entidades na elaboração, tendo como base a lei 17.071/2017;
 Criação de um grupo de trabalho com a participação do corpo de bombeiro, policia civil, policia militar, prefeitura, vigilância sanitária, conselho tutelar e representantes dos diversos setores que promovem eventos comunitários e beneficente;
Criação de uma lei estadual específica para a realização de eventos comunitários em Santa Catarina, separando os eventos em Comunitários, beneficentes, e privados. Com o escalonamento de tamanhos de eventos;
Imediata regulamentação da lei 17.071/2017 no município de Fraiburgo por parte dos vereadores.

Texto: Cássio Giovani Turra e Blog Esportes em Debates
Publicidade/BED
Essa Ação Social tem o apoio do BED
Siga o blog nas redes sociais: