Página Correio Esportes

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Futebol brasileiro se afundou na lama de Brumadinho!

Cruzeiro comemora o gol de Fred: Caju acha um descaso, um sintoma de loucura!
O Blog Esportes em Debates, abre o ano, reproduzindo emocionante artigo de Paulo Cezar Caju, um dos gênios do futebol brasileiro e, agora, um expoente do jornalismo esportivo do Brasil, que se dedica a "analisar tabela". O Artigo também foi reproduzido pelo Conversa Afiada.
O clássico do descaso em Belo Horizonte, Atlético x Cruzeiro entrará para a história do futebol como o clássico do descaso. Na verdade, toda a rodada do campeonato mineiro aconteceu normalmente. Enquanto isso, em Brumadinho, ao lado, bombeiros tentavam localizar corpos soterrados pela lama tóxica em mais um crime ambiental, que provavelmente ficará impune.
Como os clubes toparam entrar em campo? Como a federação não se sensibilizou? Os próprios jogadores tiveram oportunidade para se posicionar, trocar seus videozinhos toscos e fúteis nas redes sociais por um manifesto contra a realização da partida. Não, preferiram brigar pelos três pontinhos, subir algumas casinhas na tabela.
Os cartolas devem ter corrido para contabilizar a renda, e que se dane o mundo! Milhares de torcedores também compareceram, vibraram, gritaram! A tv transmitiu, os locutores narraram, os comentaristas analisaram e os árbitros mostraram seus cartões. Vida que segue.
A poucos quilômetros dali, pessoas clamando por ajuda, famílias destroçadas. As imagens na tv são chocantes e destroçam nossos corações. O esforço e a dedicação dos bombeiros aliviam nossas almas. No estádio, muita polícia, bombeiros, ambulância. Vai que algum “craque” torce o dedinho ou as torcidas quebram o pau. O espetáculo deve ser impecável, um primor de organização!
Como adiar esse jogo??? Para que adiar esse jogo??? E o nosso calendário ultra bem organizado como fica??? Vem aí a Libertadores, Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil!!! Brumadinho já já se esquece. A tragédia de Mariana foi outro dia e ninguém se lembra mais.
Ouvi dizer que o Atlético não queria entrar em campo, mas foi vencido pelas argumentações do rival. Que não entrasse! Seria lindo, um gesto humano, sensível, e ficaria para sempre na história do futebol. Porque o futebol é não entrar em campo quando necessário, o futebol deve ser exemplo, atitude, posicionamento.
Não basta os dirigentes pedirem doações aos torcedores, não basta o jogador fazer um gol, correr em direção ao cinegrafista e gritar “Brumadinho!”. Que gritasse “eu não queria estar aqui!”.
A bola deve ser um instrumento de paz, união, solidariedade e conscientização. Nunca de alienação! O grande problema é que perdemos a sensibilidade, os mendigos nas calçadas não nos incomodam mais, a pobreza é banalizada, favelas crescem, crimes ambientais são tratados como acidentes ambientais.
Os valores inverteram-se, os bandidos viraram heróis e a bagunça é generalizada. Vivemos o salve-se quem puder ou o último a sair que apague a luz! Em Brumadinho, as famílias estão acuadas e as sirenes continuam tocando. Tocam alto, mas não ouvimos porque estamos cegos, surdos, loucos e sós.
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem o apoio do BED
Blog Esportes em Debates 
08 anos fazendo Comunicação e Esportes em Coletivo!