Página Correio Esportes

sexta-feira, 20 de abril de 2012

1ª Mateada da Solidariedade

Programação 10 anos do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e do projeto Esporte Bemlegal

Horários de funcionamento dos Projetos da APAFEC

Horários de funcionamento dos Projetos da Associação Vital

Apafec e Associação Vital Fraiburgo comemoram dez anos de existência de projetos sociais

Educador Marcial Luiz Coelho, fazendo saudação
com Karateca durante treinamento fundamentos do Karatê-dô 

Sala de Inclusão Digital da APAFEC, por lá ja pasaram mais de
900 pessoas que fizeram um dos 05 cursos de informática oferecidos
Durante esse mês, dois projetos sociais completam uma década de existência em Fraiburgo. O Projeto Esporte Bemlegal (PEB) desenvolvido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec) e o Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro, organizado pela Associação Vital Fraiburgo. Para comemorar, as duas entidades estarão promovendo vasta programação alusiva aos aniversários.
 
No total, serão nove atividades, sendo que a primeira acontece no sábado dia 28 de abril e contará com a participação dos profissionais de jornalismo da Rádio Fraiburgo, quando o Programa de Entrevistas será apresentado ao vivo do dojô do Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel.
 
A segunda atividade será na sexta-feira dia quatro de maio, com uma palestra que terá como tema: “As organizações sociais e a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos como cidadãos plenos”, ministrados pelos educadores João Ademir Cancilier, mestre em História da Educação e Juliano Alexandre de Oliveira, mestre em História da Educação.
 
Já no sábado dia cinco de maio, acontece a 1ª Mateada da Solidariedade, marcando o lançamento da Ação Solidaria Entre Amigos 2012 da Apafec. O evento será no terminal urbano de Fraiburgo. Durante a mateada, acontecerão várias apresentações culturais, produzidas por integrantes das duas entidades e da Igreja Batista.
 
No mesmo dia, haverá celebração de uma missa, às 19:00 horas na Igreja Católica bairro São Miguel. Momento de agradecimento das entidades e homenagem ao campeão brasileiro de karatê assassinando em 2011, Pablo Henrique do Nascimento. Após a celebração religiosa, no dojô haverá uma sessão gratuita de cinema com a exibição do filme Mãos Habilidosas.
 
No dia seguinte, domingo dia seis de maio, os estudantes que compõem os projetos estarão realizando apresentações culturais, com exposição com os trabalhos de artesanato do Projeto Artesanato Cidadão no dojô. Acontecerá ainda uma palestra sobre “Os Direitos dos Cidadãos”, com presidente da subseção da OAB Fraiburgo João Rudinei Belotto. Logo após, acontece a entrega dos agasalhos da Apafec para os alunos.
 
Para finalizar as atividades, os integrantes da Apafec e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô estarão promovendo uma partida de futebol suíço no campo da Associação Recreativa Renar com alguns convidados. No fim do dia acontecerá uma celebração de Culto na Igreja Batista, bairro Santo Antônio.
 
Para o coordenador da Apafec, Jilson Carlos Souza, está foi uma maneira que as duas entidades juntas encontraram para comemorar a primeira década de existência desses projetos. “O objetivo maior é contar com a participação dos nossos estudantes e apoiadores e sabemos que nessa programação eles estarão presentes, isso nos alegra muito e motiva para darmos sequencia nesses projetos”, comentou.
 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (16/04) a lei 12.612, que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.

O projeto de lei, que teve como relator na comissão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é de autoria da deputada Luiza Erundina, que nomeou Freire como seu secretário de Educação, quando foi prefeita de São Paulo, a partir de 1989. Segundo a deputada, Freire, falecido há 15 anos, provocou então uma “verdadeira revolução educacional na cidade de São Paulo”.
Paulo Freire - patrono da educação no Brasil, lei 12.612


Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ficou órfão aos 13 anos e enfrentou uma “infância difícil”, como observa a deputada na justificativa de seu projeto. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a advocacia. Foi em 1960 que desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.

O criador da “pedagogia da libertação” chegou a ser preso em 1964, exilando-se no Chile e depois percorreu diversos países, sempre levando o seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil, em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.  A partir da década de 60, observou o relator do projeto, a “pedagogia da libertação” passou a simbolizar a contribuição de Freire ao pensamento pedagógico mundial. Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.

"Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Um brasileiro que tem bustos em praças e é nome de rua em países da África e América Latina. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado", disse Cristovam.

Promessa cumprida

Claudinei Oliveira - superintendente da FME 
Na sexta-feira (13/04), fiz uma conversa com o superintendente da Fundação Municipal de Esporte de Fraiburgo, Claudinei de Oliveira, ele me disse que tinha compromisso com todos os esportes no município, então o questionei, se o compromisso é com todos os esportes, porque a modalidade do Karatê, não tinha recebido apoio algum da FME nos ultimo dois anos, para organização de eventos, exames de faixas e cursos técnicos.

Inclusive questionei a total falta de apoio financeiro ao Gashuku, realizado em fevereiro ultimo, com grande participação e brilhantismo pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. A resposta do Sr. Claudinei foi a seguinte: “O problema do Karatê é com o alto escalão da administração municipal, eu entendo que o Karatê deve ser apoiado pela municipalidade”. Disse também: “Vou procurar desatar as amarras que impedem o apoio concreto a essa modalidade”.  

Para minha supressa hoje (19/04) foi informado que o educador marcial Luiz Coelho viajará a São Paulo, para fazer curso técnico e para participar de competição com parte de suas despesas custeadas com recursos públicos da FME, estão sendo repassados ao sensei Luiz Coelho R$ 600,00, para custeio de passagens (ida e volta), alimentação e inscrições nos eventos.  

Assumi o compromisso com o Sr. Claudinei, que caso o Karatê passasse a ter apoio da FME, divulgaria em minha coluna e no blog Esportes em Debate e em outros espaços, o referido apoio. Parabéns ao superintendente da FME, e que o próximo nó a ser desatado seja o fretamento de um ônibus, a ser utilizado pelos meninos, meninas, jovens e adultos da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, para se deslocarem até Blumenau para participarem de uma Etapa do Campeonato Estadual de Karatê, representando Fraiburgo muito bem, como sempre fizeram.  


Por Jilson Carlos Souza – Educador Popular e Conselheiro Tutelar.




Imagem:



 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Lançada programação dos festejos de 10 anos de dois Projetos Esportivo-Sociais

Durante o mês de abril do ano corrente, o Projeto Esporte Bemlegal – PEB desenvolvido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo - APAFEC e o Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô , organizado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, completam 10 anos de atividades.

Para comemorar a primeira década de atividades desses dois projetos esportivo/sociais, as coordenações das duas instituições prepararam 09 atividades. Toda a comunidade fraiburguense está convidada, em especial os moradores e moradoras dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida. A programação sera a seguinte:

Sábado dia 28/04/2012
Programa de Entrevistas Rádio Fraiburgo (ao vivo do Dojô do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô no bairro São Miguel, das 10h00min às 11h30min;
Local: Dojô do Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel. A atividade é destinada a integrantes da APAFEC, da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô,  parceiros e convidados em geral.

Sexta-feira dia 04/05/2012
Palestra: “As organizações sociais e a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos como cidadão plenos”, às 20h00min;
Local: Dojô do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô no bairro São Miguel;
Palestrantes: João Ademir Cancilier, mestre em História da Educação e Juliano Alexandre de Oliveira, mestre em História da Educação.

Sábado dia 05/05/2012
1ª Mateada da Solidariedade, com lançamento da Ação Solidaria Entre Amigos 2012 da APAFEC, das 8h30min às 12h0min, no terminal urbano de Fraiburgo.
Acontecerá durante a Mateada várias apresentações culturais, produzidas por integrantes da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Artista do Espaço Caboclo e da Florada da Canção e Músicos da Igreja Batista. A erva mate, sera por conta da Ervateira Viola de Ouro.

Celebração de Missa, às 19h00min, na Igreja Católica bairro São Miguel. Pelos 10 anos de ações e conquistas do Projeto Esporte Bemlegal – PEB e do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e também pelo desaparecimento físico de Pablo Henrique do Nascimento, brutalmente assassinado em 29/11/2011. Celebrante: Padre Pedro Baldissera.

Sessão de Cinema
Filme: Mãos Habilidosas, às 20h30min (depois da missa);
Local: Dojô do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô no bairro São Miguel.

Domingo dia 06/05/2012
3ª Sessão Cultural Popular às 9h00min;
Com apresentações do Grupo de Dança Pense e Dance e Fundamentos do Karatê-dô, apresentado por estudantes do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô;
Exposição dos artesanatos produzidos nas oficinas do Projeto Artesanato Cidadão;
Palestra: “Os Direitos dos Cidadãos”, com o Dr. João Rudinei Belotto, Presidente da OAB/Fraiburgo às 10h00min;
Entrega dos Agasalhos da APAFEC às 10h45min;
Local: Dojô do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô no bairro São Miguel.

Futebol Suíço Amistoso, entre integrantes da APAFEC, da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e mais convidados às 16h00min;
Local: Campo da Associação Recreativa Renar (próximo ao Lago).
Celebração de Culto às 19h3Omin, na Igreja Batista, bairro Santo Antônio.
Aos 10 anos de ações e conquistas do Projeto Esporte Bemlegal – PEB e do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô e também pelo desaparecimento físico de Pablo Henrique do Nascimento, brutalmente assassinado em 29/11/2012.

Fonte: APAFEC e Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô

Festival Catarinense da Juventude - FECAJ 2012


Aconteceu neste último final de semana na cidade de São Bento do Sul, o Campeonato Estadual de Xadrez das categorias sub 16 e 18 anos, o FECAJ. A competição reuniu 127 enxadristas, praticamente todos os melhores jogadores do estado nessas idades.


Nosso município foi representado por 8 atletas da ACXF - Associação Clube de Xadrez Fraiburgo/FME - Fundação Municipal de Esportes obtendo excelentes resultados.

Equipe ACXF/FME
Parabéns a todos os participantes Fraiburguenses pelo empenho, dedicação e trabalho, em especial ao Ruan Lucas Alves Vice-Campeão Estadual sub 16 anos (que é o atual Campeão Catarinenese sub 14 anos), Eduardo Dresch 4º melhor do estado na categoria sub 18 anos e Nayele Manfioletti 4ª melhor do estado na categoria sub 16 anos feminino.

Nayele Manfioletti Straginski (15 anos) - 4º lugar sub 16 fem.
Gabriela Carolina Frigotto (14 anos) - 15º lugar sub 16 fem.
Mylena Rocha de Souza (13 anos) - 23º lugar sub 16 fem.

Ruan Lucas Alves Gonçalves (14 anos) - 2º lugar sub 16 masc.
Matheus Lara Bardella (14 anos) - 18º lugar sub 16 masc.
Wesley Bennert (14 anos) - 21º lugar sub 16 masc.

Eduardo Farina Dresch (18 anos) - 4º lugar sub 18 masc.
Elias Souza dos Santos (17 anos) - 13º lugar sub 18 masc.

RESULTADO COMPLETO

Armagedon - Bruno Starke, Joinville x Eduardo Dresch, Fraiburgo
Torneio Sub 16 feminino

Torneio Sub 16 absoluto

Torneio sub 18 feminino

Torneio Sub 18 absoluto




Você poderá conferir todas as fotos da equipe de Xadrez Fraiburguense no FACEBOOK.
Matheus Bardella x Thiago Dobuchak, Blumenau (atual Campeão Catarinense sub 12 anos)
Carine Campestrini, São Bento do Sul x Nayele Manfioletti
Gabriela Frigotto x Ane Carolina Costa, Navegantes
Wesley Bennert x Gulherme Engelberto
Ruan Gonçalves x Lucas Machado, Lages
Jaison Kirchner, Blumenau x Eduardo Dresch
Otávio Belegarde, São Bento do Sul x Elias Souza
Mylena Rocha de Souza x Mariana Neves, Concórdia
Nayele Manfioletti 4º lugar Torneio sub 16 feminino
Sub 16 fem. 4º ao 10º lugar
Ruan Lucas Alves Gonçalves (atual Campeão Catarinense sub 14 anos), foi Vice-Campeão Estadual no sub 16 anos.
Sub 16 masc. 1º ao 3º lugar.
Torneio Sub 18 anos 4º ao 10º lugar.
Eduardo Farina Dresch 4º melhor do Estado!

Com estes ótimos resultados, os enxadristas Ruan Gonçalves, Eduardo Dresch e Nayele Manfioletti conquistaram vaga e estarão representando Fraiburgo e Santa Catarina no Campeonato Brasileiro Sub 16 e 18 anos (FENAJ - Festival Nacional da Juventude), em São Paulo - SP nos dias 29 de abril a 01 de maio.
 
Tomado do blog da ACXF - Associação Clube de Xadrez Fraiburgo

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Coluna número 50

Na ultima sexta-feira (14/04) completei 50 (cinquenta) Colunas Esportes em Debate produzidas, para o Jornal A Coluna, importante veiculo de comunicação de nossa região. Tenho muito a agradecer a todos do Jornal a Coluna em especial ao Jornalista Renato de Souza.

São vários motivos para celebrar, entre os quais: os leitores que me encontram na rua e fazem comentários sobre os assuntos lidos, a fidelidade de vários leitores que leram todas as minhas colunas até então (não citarei nomes para não esquecer ninguém, pois, da outra vez que fiz isso, cobraram-me por não mencionar alguns nomes), a quantidade de assuntos que tratei e a total liberdade oferecida pela direção do Jornal.

Tenho muito a agradecer a várias pessoas, porém vou destacar apenas duas: a educadora Fabiane Guedes minha companheira de todas as horas, inclusive com interferência direta em vários dos temas tratados e o educador João Ademir Cancilier amigo de longa data e um parceiro frequente que traz sugestões de temas e forma de aborda-los, meu carinho aos dois.

Obrigado também, aos leitores e leitoras, parceiros, amigos, que acessam o Blog Esporte em Debate, que já completou mais de 5000 (cinco) mil visitas. Que venham as próximas 50 Colunas Esportes em Debate e os próximo 5000 acessos do Blog.  

Imagem: