Página Correio Esportes

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Entidades comercializarão Maça do Amor na 23ª Romaria ao Santuário Nossa Senhora de Fátima

No dia 17/05, será realizada a 23ª Romaria ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo. O evento religioso é tradicional na região, reúne milhares de fiéis para celebrar o dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima, conhecida como mãe dos pobres, em 13 de maio de cada ano.

A programação tem início às 8h30min, com acolhida dos romeiros. A missa será às 10h00min, coordenada pelo bispo diocesano Dom Frei Severino Clasen e concelebrada por demais padres da diocese. O almoço será servido a partir do 12h00min e a partir das 13h30min haverá extensa programação destinada aos romeiros.

A Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) participarão da romaria, as entidades estarão responsáveis pela barraca da Maça do Amor, além disso, a Apafec também vai expor os artesanatos produzidos no Projeto Artesanato Cidadão para serem comercializados.

Cada Maça do Amor custará R$ 2.00 (dois reais), os recursos arrecadados com as vendas, serão investidos no Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô mantido e organizado pela Associação Vital e na reforma e organização do Centro de Educação, Cultura e Arte Popular (CECAP) desenvolvido pela Apafec.


As duas instituições contam com o apoio da Paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo, Claudir Zago e Família (doaram palitos), Frutipak, Castel Frutas e Fischer (doaram as maças) e também com o apoio de vários integrantes que estão envolvidos na preparação e na comercialização das Maças do Amor.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

Boa participação marca a aula inaugural dos cursos de Informática da Apafec

Boa participação marca a aula inaugural dos cursos de Informática da Apafec
O Dojô Cidadão do Futuro (bairro São Miguel), foi palco na terça-feira (13/05) da aula inaugural da 12ª turma do curso básico e 10ª turma do curso avançado de informática, oferecidos através do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes. Mais de 70 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos estiveram presentes.

Este projeto social é mantido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) desde outubro de 2006, até o momento, mais de 1250 pessoas já foram incluídas digitalmente, através de um dos cinco cursos oferecidos.

Boa participação marca a aula inaugural dos cursos de Informática da Apafec
Para as aulas deste ano foram registradas até o momento 65 (sessenta e cinco) matriculas, sendo 15 para o curso avançado e 50 para o curso básico, o número de matriculados deve aumentar, pois o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do bairro São Miguel encaminhará alguns estudantes para fazer o curso.

Quem ainda não se matriculou, poderá fazer a sua inscrição até sábado 16/05, quando os cursos completarão a primeira semana de aula. Mais informações, pelos fones: (0**49) 9111 – 6453 e 9931 – 6598.

Fotos: Jesié da Rosa.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Construção de praça de esportes, cultura e lazer comunitário no bairro São Miguel é pauta da sessão da câmara de vereadores


A construção de uma praça de esportes, cultura e lazer comunitário no bairro São Miguel foi pauta da 13ª sessão ordinária da câmara de vereadores de Fraiburgo, realizada na segunda-feira (11/05).

A indicação nº 13/2015 de autoria do vereador Gerson de Matia foi aprovada por 9 (nove) votos e solicita ao chefe do poder executivo municipal que promova os estudos necessários e elabore os projetos técnicos para instalação de praça de esportes, cultura e lazer comunitário no bairro São Miguel, em terreno do município localizado entre as ruas Alberto Wengranth, Guido Brandt e Arcangelo Marafon, em torno do Ginásio de Esportes e da Escola São Miguel.


A indicação é uma das seis reinvindicações de instituições fraiburguenses entregue ao presidente do legislativo em encontro realizado no inicio do março. Participaram da reunião, 14 representantes da Associação de Pais e Professores da Escola Eurico Pinz de Ensino Médio, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) do bairro São Miguel, Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) e do Coletivo de Educadores da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz.

Mais informações sobre a Campanha pela Construção de Praça de Esportes, Cultura e Lazer no São Miguel, acesse: www.facebook.com/culturaeesportenobairosaomiguel

Foto: Wilson Cesar Malinoski – jornalista.

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

Acontece nesta terça-feira (12/05) a primeira aula dos cursos de informática básica e avançada do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes

Nova fachada da Sala de Inclusão Digital da Apafec
Acontece nesta terça-feira (12/05), no Dojô Cidadão do Futuro – bairro São Miguel, a aula inaugural para a 12ª turma do curso básico e 10ª turma do curso avançado de informática, oferecidos pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes.

Este projeto social é mantido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) desde outubro de 2006, até o momento, mais de 1250 (mil duzentas e cinquenta) pessoas já foram incluídas digitalmente, através de um dos cinco cursos oferecidos.

Mais de 65 (sessenta e cinco) pessoas se matricularam divididas da seguinte maneira: 50 (cinquenta) no curso básico e os demais no curso avançado. Estão matriculadas crianças (nove anos completos), adolescentes, jovens e adultos. Os cursos são desenvolvidos em 100 horas começam amanhã e se estendem até dezembro, ao final do curso o estudante recebe certificado devidamente registrado.
 
Nova fachada da Sala de Inclusão Digital da Apafec
Segundo Paulo Freire: "A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade", esse pensamento resume a base pedagógica e a importância desse projeto para a comunidade fraiburguense e para a nossa entidade, finaliza Fabiane Aparecida Guedes da coordenação da instituição.

Plantão de matricula
Devido a inúmeros pedidos nesta terça-feira (12/05) das 14h30min até as 18h00min a Apafec fará um plantão de matriculas na Sala de Inclusão Digital da Apafec, em anexo ao Pavilhão da Igreja Católica no bairro São Miguel. Mais informações, pelos fones: (0**49) 9111 – 6453 (vivo) e 9931 – 6598 (tim).

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 

Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate