Página Correio Esportes

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que é o dia do desafio e quem Fraiburgo enfrentará?

Com uma área de 861 Km2, Ipubi está localizada na região do sertão pernambucano, situada na microrregião do Araripe. Está a uma distância 662 quilômetros da capital Recife. A população é de aproximadamente 28.120 habitantes, de acordo com o IBGE, distribuídos na zona urbana e rural. Esses são alguns dados do município que Fraiburgo estará desafiando no próximo dia 28/05.

Saudável desafio
No Brasil o Dia do Desafio é promovido pelo SESC, foi criado no Canadá, e se espalhou pelo mundo através da The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade sediada na Alemanha. O evento procura fazer com que cidades do mesmo porte estabeleçam um saudável desafio, ou seja, busquem mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes para praticar uma atividade física. É um dia para incentivar à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, promovida por meio de ações comunitárias. Vale qualquer atividade física, abraços simbólicos, artes marciais, brincadeiras, caminhadas, cavalgadas, corridas, danças, dinâmicas de integração em grupo, ginástica, gincanas, jogos diversos e passeio de bicicleta...

Estadistas e gestores
Aos desavisados e despreparados que estão em um cargo comissionado por indicação politico/partidária e talvez não por competência, seja no primeiro, segundo ou terceiro escalão de um governo municipal, estadual ou federal, saber receber criticas, tratar com respeito quem pensa e age diferente é uma das qualidades fundamentais dos verdadeiros estadistas e gestores públicos.


Pois, é como diz o ditado popular: “Quem esta na chuva á para se molhar”.


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Megaeventos esportivos e o legado?

Faltando poucos dias para a Copa do Mundo o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina, lança o livro "Megaeventos esportivos: suas consequências, impactos e legados para a América Latina", organizado pelo professor Paulo Capela e pela jornalista Elaine Tavares.

O trabalho, reúne as conferências e debates realizados durante a Nona Edição das Jornadas Bolivarianas, é uma reflexão profunda sobre a política e a lógica dos megaeventos que começaram a se consolidar nos anos 80, tornando o esporte uma mercadoria bastante valiosa.

A leitura é indicada para todas as pessoas que procuram ver além do senso comum incensado promovido pela grande mídia, de que os eventos são promotores de progresso e riqueza. Em certa medida, essa assertiva é uma meia verdade, porque, afinal, os megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, geram muita riqueza, mas é para um pequeno e seleto grupo de empresários.

O livro é encerrado com o texto de Eddie Cottle, Paulo Capela e André Meirinho, com uma pesquisa referente aos cartéis da construção civil que estiveram envolvidos na construção dos estádios novos e nas reformas. Uma importante contribuição que mostra, com números e casos reais quem lucra com a organização dos megaeventos esportivos. 

O livro é como uma colcha, que, a partir dos mais variados artigos e pesquisas, vai se fazendo e mostrando uma importante análise desses eventos. Muitas das consequências já se fizeram visíveis nos despejos, na destruição de comunidades inteiras, nas mortes de operários, na descaracterização das cidades. Mas, outras tantas ainda estão por vir, depois que passar toda a “festa esportiva”.

O livro é uma provocação de outra leitura dos megaeventos esportivos, com lentes claras para ver e não se juntar ao otimismo cego propalado pela grande mídia. O livro pode ser comprado pelo correio eletrônico: iela@contato.ufsc.br

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate