Página Correio Esportes

sábado, 15 de dezembro de 2012

Rápidas do Esporte Fraiburgo...


A FME de Fraiburgo tem novo superintendente, trata-se do sr. Antonio Almeida, popularmente conhecido como Billy, desejo êxito nessa empreitada!

Ano difícil para o esporte amador fraiburguense, por falta de bons resultados em modalidades coletivas, em todas as competições organizadas pela Fesporte, pela falta de um plano municipal de desenvolvimento do esporte, mas principalmente pelas mortes trágicas ocorridas, esteja em paz Preta Savian.

Apenas 31% dos internautas, que acessaram o portal de informações da Rádio Fraiburgo, querem o Corinthians, bicampeão mundial no próximo domingo 16/12.

Siga no twitter: @esportesemdebates 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Apafec vale o registro, vale conhecer.


Apafec, um exemplo de organização social. E sem o jogo rasteiro de intervenções e interesses políticos partidários. Feita e mantida com a colaboração de moradores de bairros de Fraiburgo. Parabéns pelos primeiros 10 anos de atividades. Vale o registro, vale conhecer.


Renato de Souza – Jornalista!

Aos integrantes da APAFEC e toda a comunidade fraiburguense!


Comemoramos 10 anos!!! E isso é motivo de grande orgulho para cada um de nós que de alguma forma ajudou, colaborou, se esforçou, suou, chorou, riu, acertando ou errando colocou algum tijolo na construção deste muro chamado Apafec.  Iniciamos com o Projeto Esporte Bemlegal. Não sabíamos muito bem o que queríamos, mas sabíamos bem o que não queríamos. Não queríamos aulas no sentindo tradicional e essa talvez seja uma das marcas da Apafec não fazer as coisas do modo tradicional. 

E aí assim foi, muita pesquisa, muito estudo para montarmos o projeto. Na formatação inicial Jilson com as oficinas de espanhol, Jean com as oficinas de voleibol e Emerson com as oficinas de xadrez. Hoje chega ser engraçado, mas na época não tínhamos nem bola, nem computador, nem tabuleiro de xadrez, ou seja, não tínhamos nada e nem sabíamos direito como começar. Mas tínhamos uma ideia fixa na cabeça e um sonho no coração.

Pouca gente sabe disso, mas durante muito tempo para fazer pesquisas e o uso da internet o Jilson ia até Videira no ônibus dos acadêmicos.  A maneira que encontramos para ter acesso de graça a computador com internet.

Vários momentos de turbulência, muita gente criticando, muita gente querendo comprar e cooptar os projetos, ou encontrar um dono da Apafec. Mal sabiam eles, acredito que hoje eles sabem. Que não existe dono na Apafec.  Ela é de todos. De cada criança, de cada jovem, cada adulto, homem ou mulher que se engajou na construção coletiva.

E hoje comemoramos, celebramos 10 anos de atividades de muitas conquistas, de muitos avanços e de alguns retrocessos é verdade. Nesta caminhada muita gente passou pela Apafec deu a sua contribuição e foi embora. Entretanto alguns ficaram e estes sim são os verdadeiros heróis e heroínas que este país precisa.  Pessoas que não se acomodam que recusam esta sociedade pequena. E por isso, temos que celebrar esses malucos no melhor conceito da palavra que hoje formam a Apafec.

Existem vários momentos que são marcantes pra mim e sem duvida poderia apontar vários, mas na Festa do município deste foi um grande exemplo do que é ser Apafec.  Em alguns momentos o frio era de menos 5 graus e o povo lá! Peliando ao melhor estilo caboclo! Sem se entregar, sem esmorecer... Um brincando com o outro se divertindo, sem esquecer do compromisso de contribuir com a Apafec.

No momento que finalizo esse texto tem varias pessoas trabalhando para realizar essa comemoração dos 10 anos e me aperta o coração não poder estar aí pra colocar a mão na massa com vocês.

Que venham mais 10 anos, que venham mais 100 de anos de Apafec para continuarmos construindo um mundo melhor, justo, humano, solidário e igualitário.

Me orgulho em poder dizer que sou Apafec, que faço parte deste grupo. Enfim, AMO CADA UM DE VOCÊS. 

Com carinho Emerson Souza, educador físico!

APAFEC Dimensões Inimagináveis


O trabalho da APAFEC é brilhante com dimensões inimagináveis, pois, esta organização segue a metodologia de Paulo Freire, que liberta as pessoas da situação de oprimidos e explorados. Observando a APAFEC, eu me vejo mais jovem. Mas do que isso, vendo eles, tenho mais vontade de lutar. Parabéns a todas as mulheres, meninas, homens e meninos que ajudaram a construir a APAFEC nesta ultima década, sigam em frente.

Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera 

APAFEC: uma laranjeira que dá frutos!


Minha mãe me ensinou um ditado muito sábio: “só recebe pedrada a laranjeira que produz frutas”. E a partir desta frase quero refletir sobre três posições que as pessoas adotam diante dos problemas sociais que acontecem cotidianamente.

Uma primeira é de ignorar os fatos, e seguir a confortável ou desconfortável vida. Uma segunda saída é não ignorar, perceber os problemas, e falar, e quem sabe atirar pedras. E a outra possibilidade, a que é aderida por um contingente menor de pessoas, é de arregaçar as mangas e trabalhar, encontrar a causa dos problemas e buscar resolver, e receber pedradas!

Temos no Brasil diversas iniciativas populares que buscam resolver os problemas sociais. Quero chamar a atenção para o trabalho que desenvolve a APAFEC, no município de Fraiburgo/SC.

Desde sua fundação em 2002, essa entidade já capacitou 950 pessoas com informática e acesso a internet. Envolveu 500 crianças, adolescentes e jovens em atividades esportivas.

Além de todas essas atividades louváveis, há um outro feito que merece destaque: o fato de elevar a auto estima de uma população. O São Miguel, um bairro que era considerado como a Galiléia; um gueto; um lugar problemático; um lugar perigoso; um lugar de “bárbaros”, em relação aos “civilizados” do centro de Fraiburgo; hoje tem uma das mais exitosas experiências de organização popular de Santa Catarina.

No Bairro São Miguel, há uma alternativa solidária de capacitação e inserção cidadã para diversos jovens. Há alguém que está ali o tempo todo, ouvindo os problemas, aprendendo com os menos favorecidos, formando lideranças. Há alguém que não espera a época de surrupiar votos, ou que vive lá do centro falando que os problemas da cidade vêm do São Miguel.

Esse alguém é um ator coletivo. A APAFEC é uma rede construída por várias mãos, e que nessa construção tira correntes de preconceito, para semear esperança. Nesse caminhar vai derrubando as sentenças imobilistas que saem das bocas elegantes e bem alimentadas, que dizem que a vida é “assim mesmo”, se organizar é “perder tempo”.

Oxalá que mais laranjeiras do tipo da APAFEC nasçam e produz destes saborosos frutos de cidadania e inclusão social.  Parabéns pelos 10 anos! E que venham as pedradas nesta próxima década!

Por Maciel Cover (*) Doutorando em Ciências Sociais Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, viveu na região do Contestado de 2007 e 2008.

APAFEC 10 anos; Sonhos, Utopias e Avanços!


Um dia, um sonho. Outro dia, a realização da conquista. Emerson Souza, João Ademir Cancilier, Jilson Carlos Souza e João Leandro e tantos outros e outras da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – APAFEC. Pessoas que ousaram não ficar paradas, vendo uma realidade triste e sem perspectiva.

No inicio uma prancheta, uma caneta, algumas folhas de papel... Mas um coração do tamanho da felicidade que Deus quer para todos nós. Escrevo no singular "um coração", por que sinto que o objetivo era, e é o mesmo. Criar cidadania através do esporte e utilizando-o como fator de inclusão social.

Guerreiras/os da APAFEC, obrigado pela utopia do princípio, que está tornando nosso mundo melhor. Obrigado e peço perdão às famílias de vocês pelas ausências, em momentos importantes, para estarem junto à comunidade, construindo pedra a pedra um mundo diferente e melhor.

Ouso, dizer "melhor", por que tenho a convicção de que sem a APAFEC (com erros, loucuras, e muitos acertos), o bairro São Miguel e adjacências não estariam no nível intelectual e organizacional que temos hoje.

Obrigado pela parceria com o Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro. Sem dúvida nenhuma a APAFEC, é um dos "pilares" de sustentação do Karatê-dô em Fraiburgo/Santa Catarina e no Brasil. Parabéns pelos 10 anos, e que Deus nos motive e abençoe conforme a Sua vontade... 

Por Luiz Coelho educador marcial.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Seminário técnico com Rafael Aghayev


Acontece neste final de semana (15 e 16/12), em Magé, interior do Rio de Janeiro, um dos eventos mais esperados pelos praticantes da mais nobre das artes marciais – o karatê-dô. Pela primeira vez na América Latina, o Tetra Campeão Mundial e 10 vezes campeão da Europa, Rafael Aghayev, do Azerbaijão, para ministrar o Curso Técnico, que contará com a participação de karatecas de todos os estados do Brasil.

Fraiburgo será representado por Mariane Santos, faixa preta 2º Dan, que coordena escolinhas em Videira, Rio das Antas e Tangará, além de treinar e Coordenar treinamentos também no Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro de Fraiburgo, e por Luiz Coelho, Faixa Preta 4º Dan, coordenador do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e escolinhas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Fraiburgo.

O Objetivo principal é a atualização de técnicas de Shiai-kumite (combate), já que Aghayev e especialista nesta modalidade, sendo um dos principais expoente da modalidade em todos os tempos.

O Karatê-dô deve ser modalidade olímpica em 2020, por isso, seminários técnicos como esse, fortalecerá o trabalho de base que precisa ser feito com muita dedicação, pois, serão os estudantes mais jovens que darão sustentabilidade à modalidade e estarão representando o Brail nessa modalidade.

“Estou ansiosa para estar frente a frente com o melhor do mundo (apesar de ter ficado com o vice-campeonato 2012, em Paris, perdendo para Luigi Busa da Itália, na categoria até 75kg), também estou muito empolgada com o curso e com a modalidade mais praticada no Brasil, o Karatê-dô. Precisamos pesquisar, ler, treinar e nos dedicarmos à modalidade que amamos”. Comenta Mariane que é pós-graduada em Educação Física.

Agradecemos a Motosserras Husqvarna, Sr. Paulo da Eletrônica Cinco, Rio Verde Materiais de Construção, Fischer S/A , Trombini Embalagens, APAFEC, e todas a comunidade fraiburguense que adquiriu cartelas da ação entre amigos 2012, para a viabilização da viagem, que terá um investimento total na ordem de R$1.600,00 (um mil e seiscentos reais).

Deus nos abençoe.
Por Luiz Coelho - Educador Marcial

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Jogo entre ADV e UDL marca a inauguração do Centro de Eventos


Domingo (16/12), às 21h00min, com entrada franca acontece o jogo inaugural do Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos. Certamente essa partida de futsal entre a ADV (equipe profissional de Videira) e a UDL (campeã municipal de futsal 2012) será inesquecível, pois, marca a inauguração do Centro de Eventos, que foi projetado para ser palco de grandes atividades esportivas, sociais e culturais.




Festa de 10 anos da APAFEC - Você é nosso convidado especial!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Venda das cartelas da Ação Entre Amigos da APAFEC entra na reta final


Últimos dias para você adquirir as suas cartelas da Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012 e concorrer aos 10 prêmios e colaborar com os projetos sociais da APAFEC e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. O sorteio será ao vivo pela Rádio Fraiburgo, no próximo sábado 15/12/2012 às 16h40min, durante a Festa de 10 anos da APAFEC!

Serão sorteados 10 prêmios (conforme imagem abaixo)!  O 1º prêmio é uma Moto Sundown Max ano 2007, o ganhador leva a moto com tanque cheio e capacete.


A cartela é apenas R$ 3,00 e podem ser compradas nos seguintes pontos de vendas:
  • João Cabeleireiro na av. Arnoldo Frey centro;
  • Mercado Rizzolli no bairro São José;
  • Hot Dog do Sapuca;
  • Loja Sul 2000, no bairro São Miguel em frente ao CAIC;
  • Estudantes do curso de Recursos Humanos da Unoesc Fraiburgo;
  • E pelos fones: 9113 – 2959 com Luiz Coelho e 9931 – 6598, 8418 – 3450 com Jilson.

Além dos pontos de venda a Ação Solidária Entre Amigos da APAFEC 2012, conta com os seguintes apoios: Erva Mate viola de Ouro, Faella Lopes, Lojas Benoit, Cantelli Autos, Rádio Fraiburgo e Produtora Julio Santos.

Fonte: APAFEC