Página Correio Esportes

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Secretária da educação volta atrás depois de pressão popular em redes sociais

Especialistas afirmam que o Facebook foi lançando em 2004, o Youtube um ano depois, 2006 marcou o iniciou das atividades do Twitter, e quatro anos depois surgiu o Instagram e Watsapp essas redes sociais virtuais entre outras vem sendo utilizada para fazer pressão popular sobre detentores de mandato publico e cargos comissionados, seja na esfera municipal, estadual ou federal. 
É fato que as redes sociais virtuais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção da sua força? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros? Ou elas permitem uma nova maneira de participação da e na sociedade?
Não se pode mais ignorar o “poder” das redes sociais virtuais e as possibilidades de participação e a velocidades de divulgação e alcance muito rápido, das noticias vinculadas nelas, um exemplo disso, foi protagonizado por estudantes do IFC-Videira que moram em Fraiburgo, acadêmicos da UNOESC, mães e pais que se utilizaram de uma rede social virtual nos últimos dias, para denunciar a secretária municipal de educação e o prefeito de Fraiburgo que haviam cortado o transporte escolar para Videira no período matutino e não queria nem receber os acadêmicos e estudantes para dialogar sobre o assunto.
Na sexta-feira (29/01), os estudantes prejudicados com a medida aproveitaram o facebook para denunciar o corte do transporte e a falta de dialogo dos gestores, e no sábado e domingo a repercussão foi muito grande, varias curtidas, comentários e compartilhamento das postagens sobre o assunto, forçaram a gestora da pasta da educação de Fraiburgo a convidar os pais, mães e estudantes para uma reunião, realizada na segunda-feira (31/01), no encontro a secretária voltou atrás também sobre o corte do transporte, e no inicio das aulas terá transporte tanto para os acadêmicos, bem como para os estudantes do IFC-Videira, o qual deixará de ser gratuito.   
Com as redes sociais virtuais, temos a impressão a cada dia que passa, que vivemos em um mundo menor e interligado, porém a mobilização não pode ficar apenas nos espaços virtuais/digitais, precisamos ocupar também as praças, ruas, prefeitura, câmara de vereador para exigirmos nossos direitos.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Xadrez de Fraiburgo conta com um Mestre Fide

A participação do Xadrez de Fraiburgo na 2ª edição do Floripa Open Internacional, conquistando ótimos resultados foi motivo de vários elogios por parte de pais, mães e professores de todos os cantos do Brasil, direcionados aos enxadristas da terra que é considerada um dos berços do Contestado. “Nosso xadrez evolui e fica cada dia mais conhecido em Santa Catarina, no País e até Internacionalmente”. Afirmam os coordenadores da modalidade.
Quem entrou nessa caminhada, e vem fortalecendo o xadrez fraiburguense é o MF-Mestre Fide Lucas Aguiar Cunha (foto ao lado), brasiliense que está morando em Fraiburgo e auxiliando no aperfeiçoamento dos xadrezistas do município.
Além do Floripa Open, Lucas ainda disputou mais três eventos em janeiro. Jogou o Torneio Fechado Magistral Cordioli também em Florianópolis, depois foi para Nova Petrópolis/RS disputar os Abertos do Brasil de Xadrez Rápido e Blitz. No total foram 16 dias em competição, representando e levando o nome de Fraiburgo.
No Magistral Cordioli, com apenas 10 enxadristas, valendo norma para MI-Mestre Internacional, Lucas conquistou a 3ª colocação com 6 pontos em 9 rodadas (5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), ficando atrás de dois Mestres Internacionais, um argentino e um sérvio. Cunha, lutou muito pela sua 1ª norma de Mestre Internacional até a última rodada, porém ainda não foi dessa vez.
Já no Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, o Mestre Fide Fraiburguense conquistou o vice-campeonato, empatado com mesmo número de pontos com o campeão, o Mestre Internacional mineiro Roberto Molina, ambos fizeram 8 pontos (7 vitórias e 2 empates), porém Lucas perdeu nos critérios de desempate. Disputou 9 partidas com duração máxima de 40 minutos cada. Na versão Blitz do mesmo torneio, Aguiar foi vice-campeão novamente, disputou 11 partidas com duração máxima de 10 minutos e conquistou 9,5 pontos (9 vitórias, 1 empate e 1 derrota).
O Mestre Fide, já tem um novo compromisso marcado, dias 13 e 14 de fevereiro disputará o XIV Torneio Internacional Festa da Uva em Caxias do Sul/RS, evento que oferecerá R$ 22 mil em premiação e contará com a presença ilustre do 2º melhor jogador do mundo, o Grande Mestre Veselin Topalov.
“Na lista de 1º de fevereiro do ranking da FIDE, Lucas aparece com 2327 pontos. Que essa longa e persistente caminhada do Lucas rumo ao título máximo do xadrez, título de Grande Mestre, inspire os enxadristas Fraiburguenses em busca de títulos de Mestre Nacional, Fide, Internacional e Grande Mestre”. Finaliza a coordenação da ACXF - Associação Clube de Xadrez Fraiburgo.

Curiosidades
Um mestre de xadrez nada mais é que uma graduação do esporte. Ao passo que toda organização tem suas hierarquias, como em um ensino acadêmico, por exemplo, (bacharelado, mestre, doutorado etc.) no xadrez não é diferente. Desde 1970 existe a classificação abaixo:
MN-Mestre Nacional: 2200 pontos ranking Internacional (Fide);
MF-Mestre Fide: 2300 pontos;
MI-Mestre Internacional: 2400 pontos, mais 3 normas;
GM-Grande Mestre: 2500 pontos, mais 3 normas. 

Fotos: Perfil do atleta no Facebook

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Comunidade está mobilizada para ampliação de biblioteca comunitária

São Miguel do Oeste 
A biblioteca é uma idealização da estudante Sabrina Crescêncio Cardoso, 12 anos, e de seu avô, Adriano Crescêncio, 71 anos. Ela funciona no espaço utilizado para realização de cultos e missas, encontros da pastoral da criança e também festas da comunidade e aniversários, no entanto, a comunidade sente a necessidade de construir um lugar exclusivo para a biblioteca, devido à quantidade de livros que foram doados.

O espaço hoje utilizado para a efetivação de uma biblioteca comunitária na comunidade Vila Nova II, em São Miguel do Oeste/SC, já está pequeno demais mediante as doações de livros que chegam a cada dia. Algumas estantes foram colocadas em uma pequena sala, utilizada também para realização de cultos e missas, encontros da pastoral da criança e também festas da comunidade e aniversários. “Seria necessário um lugar maior. Não temos dinheiro para fazer, mas quero ampliar o espaço só para a biblioteca daí”, preocupa-se o padrasto da menina Sabrina, que deu início ao projeto, Vanderlei dos Santos, 38 anos.
O Avô de Sabrina, Adriano Crescêncio, 71 anos, conta que a pequena sala foi construída inicialmente para ser uma igreja, mas que a comunidade precisou adaptar o espaço para suas várias necessidades. “A gente não tinha nenhum lugar pra fazer um velório quando morria alguém, daí fizemos essa igreja, o padre Reneu é quem vem rezar a missa uma vez por mês e hoje, virou biblioteca também”, conta ele.
Sabrina Crescêncio Cardoso, de 12 anos, mantém a biblioteca, idealizada pelo avô da menina, o seu Crescêncio. “Às vezes eu aprendo mais nos livros. A mesma coisa que aprendo aqui aprendo na escola”, diz ela.

Comunidade precisa de doações para ampliar o projeto
A pedido da comunidade, divulgamos nesta semana, uma nova campanha para doação de materiais para ampliação da biblioteca. Maria Carmen Viero, que é uma das pessoas que acompanha esse trabalho, relata que a comunidade necessita construir um espaço exclusivo para a biblioteca. Por ser uma comunidade periférica, Carmen salienta que uma parcela da sociedade acredita que “lá nada acontece”. “Bem pelo contrário, muita coisa acontece e está sendo feito, mas muitas vezes falta oportunidade e esbarram na questão ‘dinheiro’ para aquisição do que é necessário para concretizar as iniciativas/ projetos. Estamos lançando, a pedido da comunidade, uma campanha, pois receberam muitos livros para a biblioteca, mas o espaço da igreja hoje é pequeno”, argumentou.
Carmen explica que o problema pode ser resolvido com a ampliação do espaço. “Para que se concretize o projeto que é o sonho de todos\as, estamos fazendo uma campanha de doações para a construção. Já conseguimos areia, mas está faltando três sacos de cimento, 1000 tijolos e algumas folhas de brasilite, pode ser usada. A mão de obra é com a comunidade. Se alguém tem outra forma de doação, entre em contato com a gente”, destacou.
O telefone para contato e doações é o (49) 3621 – 3946, com a Secretaria Paroquial de São Miguel do Oeste.

Texto e Fotos: Claudia Weinman PJMP\PJR-SC


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Paulo Mota Junior e Simone Yonamine coordenarão o 5º Gashuku em Fraiburgo

Entre os dias 5 a 8 de fevereiro, acontecerá a 5ª Edição do Gashuku de Carnaval em Fraiburgo, o evento é organizado pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô e será coordenado pelo Shihan Paulo Miguel da Mota Junior e pela Sensei Simone Hatsumi Yonamine Mota.
Serão realizados exames de graduação inferior (para karatecas até faixa marrom) e superior para faixas preta, também acontecerão cursos técnicos e palestras voltadas ao autoconhecimento.
Segundo Luiz Coelho, coordenador da modalidade em Fraiburgo, a experiência e nível técnico dos dois instrutores e a realização do Gashuku nos últimos quatro anos tem contribuído de maneira decisiva para colocar o karatê-dô da Região do Contestado entre os melhores de Santa Catarina, porém a contribuição da maior e nobre das artes marciais, não é apenas essa, pois as vivencias e motivação do Shihan Paulo e da Sensei Simone, procuram contribuir na formação de cidadãos e cidadãs comprometidos/as com a melhora das comunidades em que estão inseridos.
Estão convidados karatecas da Região do Contestado em especial os moradores de Fraiburgo, Lebon Régis, Videira, Tangará e Timbó Grande, também estão convidados atletas/karatecas das outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e Paraná.
Mais informações podem ser obtidas com o educador marcial Luiz Coelho pelos fones: (0**49) 9952 – 4410 (tim) e 9113-2959 (vivo), ou ainda pelo e-mail: luizcoelhoshitoryu2000@yahoo.com.br.

Conheça mais sobre Paulo Mota Junior e Simone Yonamine:
Shihan Paulo Miguel da Mota Junior: Presidente do Estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai do Brasil – 7º Dan;

Sensei Simone Hatsumi Yonamine Mota: Atual Técnica da Seleção Brasileira de Karatê-dô, pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Apafec protocola solicitação de convênio com a municipalidade

Na tarde da última terça–feria (02/02) a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) protocolou oficio solicitando celebração de convênio junto a Prefeitura Municipal de Fraiburgo. O requerimento baseia-se na legislação vigente que versa sobre as parcerias entre o poder público e as organizações da sociedade civil.
Segundo a coordenação da instituição outro motivo para que o requerimento fosse protocolado é que a celebração de convênio com a prefeitura de Fraiburgo foi uma das promessas de campanha do atual prefeito quando ainda era candidato no segundo semestre de 2012.
Os recursos solicitados são para manter e ampliar as seguintes ações e atividades: Projeto Esporte Bemlegal; Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes; Projeto Artesanato Cidadão; Projeto de Cultura Itinerante Mário Lago; Biblioteca Comunitária Alisson Zonta; Projeto Amigos da Natureza; Ampliação e Reforma do Centro de Educação Cultura e Arte Popular; e Outras Campanhas Cidadãs desenvolvidas.  
Para executar o portfólio de projetos, ações e atividades elencadas acima, a instituição solicitou a municipalidade, o montante mensal no valor de R$ 3.520,00 (três mil, quinhentos e vinte reais), correspondente a 04 (quatro) salários mínimos nacional. “Aguardaremos resposta positiva ou negativa do executivo municipal, o que não aconteceu em anos anteriores”. Comenta Emerson Souza da coordenação da entidade.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Comunicação popular é discutida durante encontro da juventude

Jovens discutem sobre a importância da comunicação e o que e de que maneira o coletivo precisa comunicar para a construção e fortalecimento de suas lutas.
“Uma rede de comunicação comunitária popular. Um sonho só, que já não se sonha só. Caminha-se e... Quem sabe? Basta que as gentes de toda a América do Sul se ponham a andar”! A citação é do texto da Jornalista Elaine Tavares, intitulado: “A batalha da comunicação”, o qual foi trazido e debatido durante a tarde de sábado, 30, no encontro de formação, avaliação e planejamento da Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural, que ocorreu no Salão Paroquial em São Miguel do Oeste/SC.
No primeiro momento, como coletivo que procura produzir a sua própria comunicação para dar vez àqueles que frequentemente são esquecidos pela grande mídia, o encontro evidenciou aquilo que o coletivo vem comunicado nos últimos anos, buscando entender de que maneira e em qual proporção a imprensa tradicional tem alienado e interferindo na vida das juventudes que compõem as organizações. É o que afirma a Jornalista Popular, Claudia Weinman. “Realizamos um trabalho em grupo discutindo um texto escrito pela Jornalista Elaine Tavares, o qual mostra a organização da comunicação na Venezuela, que nos serve de inspiração, e em seguida, colocamos alguns questionamentos procurando entender o que a juventude tem lido, ou então, porque é tão difícil fazer com que os jovens leiam e escrevam sobre suas pautas, suas lutas dentro das organizações. O que nos serve de estratégia para avançarmos nesse processo, tomando como base as realidades dessas pessoas”.
A discussão trouxe à tona a importância da construção da comunicação pelas/os jovens das pastorais, de forma que esta seja parte fundamental no fortalecimento das lutas. “Acreditamos que trabalhar a comunicação em nossas organizações, seja na base, com as coordenações, ou a nível nacional da PJMP e PJR, é discutir a forma de nos organizarmos, uma vez que a comunicação é um todo que se completa. É a fala, é a escrita, são as imagens, e tem poder de mobilizar, de articular, de fazer acontecer os trabalhos em nossas bases”, ressalta Claudia. A Jornalista ainda destaca a importância de o coletivo saber o que comunicar para que todos e todas possam participar do processo de construção do Socialismo: “É preciso comunicar a luta do povo e assim, vice-versa. A comunicação popular é também uma forma de educar, de transmitir e disseminar saberes, por isso torna-se tão importante e necessária”.
Ainda durante o dia 30, os jovens compartilharam suas histórias de vida com seus companheiros\as militantes. O encontro seguiu no dia 31 com avaliação e planejamento das ações para o ano de 2016 e distribuição da última edição do Jornal Comunitário, que será entregue pelos jovens nas comunidades do interior e da cidade de seus municípios, no Extremo-oeste Catarinense.


Texto e Fotos: Julia Saggioratto. PJMP\PJR-SC.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Fique de olho na hidratação antes, durante e depois dos exercícios físicos

Veja como calcular a quantidade ideal de água antes, durante e depois de correr.

Por mais bem condicionado que um atleta esteja, é difícil conseguir bom rendimento em uma corrida sem regular a hidratação durante um treino ou prova. Para Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro, beber a quantidade certa de líquido vai assegurar performance melhor e segurança ao longo dos quilômetros rodados. “A desidratação pode antecipar a fadiga, além de aumentar o risco de sentir cãibra e dor de cabeça”, comenta.
Confira as indicações do especialista para se manter abastecido durante o dia todo, mas também antes, durante e depois de correr.

Hidratação diária
O total de líquido recomendado é sempre entre dois e três litros. “O cálculo mais preciso é 35 ml de água por quilo de peso (ou seja, uma pessoa com 70 kg precisa beber aproximadamente 2,5 litros)”, afirma Helton.

Antes do treino
O ideal é tomar cerca de 500 ml de água entre uma e duas horas antes do início da atividade. Quando faltar meia hora, beba mais 200 ml.

Durante o treino
O ideal é tomar entre 200 e 300 ml a cada 15 minutos, aproximadamente. Em uma hora, isso representa de 1 litro a 1,5 litro.

Depois do treino
Suba na balança antes do início do exercício e depois e repare quanto peso perdeu. “Um quilo a menos representa mais ou menos 1 litro de líquido eliminado”, afirma Finocchio. Compense essa perda bebendo água aos poucos após a corrida. Se ela durou mais do que uma hora, é importante repor também o sódio e demais eletrólitos com uma bebida isotônica.

Mais cuidados
O calor do verão acaba provocando transpiração maior nos atletas e, por isso, é preciso ficar de olho na hidratação. “O estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal, prejudica as respostas fisiológicas e coloca a saúde em risco, além de atrapalhar o desempenho físico”, completa o nutricionista.


Por: Olavo Guerra

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Apafec recebe visita da Jornada Vocacional em preparação à ordenação de Idlauson Pitt

Idlauson Pitt, será ordenado padre no sábado 06/02
A Jornada Vocacional preparatória para à ordenação presbiteral de Idlauson Pitt, teve inicio em 24 de janeiro, é composta por visitas às famílias, celebrações nas comunidades, encontros específicos com as pastorais e organismos da igreja católica, além de reuniões com organizações e movimentos sociais.
Dando continuidade à jornada preparatória, nesta segunda-feira (01/02) às 14h30min no Cecap (Centro de Educação Cultura e Arte Popular) no bairro São Miguel, os integrantes da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) recebem o diácono Idlauson Pitt.
Na oportunidade será apresentada ao futuro padre, os projetos, ações e trabalhos de educação, cultura e arte popular desenvolvidos pela Apafec há 14 anos no bairro São Miguel e comunidade circunvizinhanças. “Estamos felizes com a visita, e bastante satisfeitos pela nossa entidade ter sido uma das organizações escolhidas para serem visitadas”. Comenta Mariza Apª Fidelis Ribeiro Rodrigues da coordenação da Apafec.
A celebração da ordenação do diácono Idlauson Pitt, acontecerá no sábado (06/02), as 18h00min no Centro de Pastoral, junto a Igreja Matriz.



Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

domingo, 31 de janeiro de 2016

Fraiburguense estreia neste domingo na Serie A do Catarinense 2016

O Campeonato Catarinense 2016 de futebol profissional teve sua abertura ontem (30/01), com o jogo Chapecoense e Inter de Lages, na Arena Condá. A 'Chape' manteve o favoritismo e fez o placar da vitória de 2 à 1 sobre o Inter ainda no primeiro tempo do jogo. Na etapa seguinte, o Colorado da Serra diminuiu após marcar um gol de pênalti.
Neste domingo a primeira rodada do 1º turno segue com outros jogos, entre os quais Figueirense e Brusque, a partida marca o retorno da equipe da capital têxtil à elite do futebol catarinense, e também a estreia de um fraiburguense na serie A do Catarinão 2016.
Trata-se do comunicador Jonatam Cordeiro que atualmente integra a equipe de esportes da Rádio Clube AM 1190 de São João Batista, ele vai contar todos os detalhes do jogo. O narrador esportivo iniciou sua carreira na Rádio Fraiburgo, na equipe esportiva da emissora o locutor revolucionou o jeito de narrar os jogos e abriu espaços para divulgar todos os esportes no Programa Bate Bola, programa diário que tornou-se um dos lideres de audiências da emissora sob o comando do mesmo.
Cordeiro imortalizou no meio esportivo fraiburguense o bordão: “Esporte é vida, droga é morte”! Parabéns Jonatam, você enche de orgulho a comunidade fraiburguense, continue sendo um grande incentivador do esporte amador e profissional.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate