Página Correio Esportes

sábado, 7 de setembro de 2013

Karatê fraiburguense na OLESC 2013

Quinteto de karatecas fraiburguenses
participantes da 13ª OLESC
Entre os dias 31/08 a 02/09, aconteceram na cidade de Caçador, as disputas do Karatê-dô, nos Jogos da Juventude Catarinense – OLESC. Participaram estudantes com idades entre 13 e 16 anos, nos naipes feminino (23 municípios) e masculino (30 municípios) respectivamente.

Fraiburgo foi representado por 05 (cinco) estudantes: Adriana Domingues do Nascimento, Alex Alves da Silva, Karine Aparecida França dos Santos, Karoline da Silva Pires e William Pereira, todos iniciantes nessa competição.

A classificação geral masculina, a cidade de Tubarão sagrou-se tricampeã, e Blumenau foi campeã geral no feminino. Agradecemos a F.M.E. Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Prefeitura Municipal de Fraiburgo, pelo apoio neste importante evento. Parabéns aos estudantes de Fraiburgo pela participação.

Deus nos abençoe.

Luiz Coelho – Educador Marcial

Perigos dos exercícios físicos!?

Você que acompanha semanalmente o blog Esportes em Debate, sabe que tratamos o esporte e as atividades físicas de forma diferente. Esporte e atividades físicas para nós, são  direitos de todas/os. Outro aspecto que temos abordado com frequência é o esporte e atividades físicas como promotores de qualidade de vida.

Por isso, caso você seja daqueles que passa a semana inteira atribulado e só tem tempo para fazer alguma atividade física nos finais de semana? Cuidado! “O risco de fazer exercício uma vez por semana é maior do que não fazer nenhum, porque você força a 'máquina' que não está preparada para aquele esforço, e pode provocar até enfarto. Se uma pessoa é hipertensa e não sabe, por exemplo, uma simples pelada no domingo pode ser fatal.” Essa afirmação é do cardiologista Nabil Ghorayeb.


O cardiologista também afirma: “Praticar atividades físicas mais do que cinco vezes por semana, não traz mais benefícios e pode aumentar a tendinite e lesões nas articulações”. Contudo, a atividade física é a principal forma de retardar o desenvolvimento das DCNT (doenças crônicas não transmissíveis). Devemos encontrar um ponto de equilíbrio, pois, a falta e o excesso de atividades físicas são prejudiciais à saúde. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as atividades físicas devem ser realizadas de 03 a 05 vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos, com exercício que vão de moderado as mais vigorosos, conforme faixa etária e devidamente acompanhada por profissionais de saúde e educação física.

Imagem:

2º Prosa, Cultura e Gastronomia da Rádio Comunitária Tangaraense!

Acontece no dia 13/09, às 19h00min no Sitio São Pedro, Linha Bracatinga – Tangará, o 2º Prosa, Cultura e Gastronomia da Rádio Comunitária Tangaraense. Com a presença do educador Jilson Carlos Souza e outros integrantes da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), tema da conversa será: “Organização e Estruturação de Entidades Sociais e sua Sustentabilidade”.



A base da prosa será a experiência do trabalho realizado pela APAFEC nos últimos 11 anos em Fraiburgo na área da Cultura e Educação Popular. O Prosa, Cultura e Gastronomia é uma promoção da ACCT - Associação Cultural, Comunitária Amigos de Tangará, mantenedora da Radio Comunitária Tangaraense FM e do Sitio São Pedro. Conta com o apoio da Agência Comunidade, Jornal Vitória, APAFEC e Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Todas as escolas da educação básica deverão ter biblioteca

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta terça-feira (03/09), substitutivo ao projeto que obriga a criação e a manutenção de bibliotecas em todas as escolas públicas da educação básica federal, estadual e municipal. Além disso, a proposta exige a contratação de bibliotecários.

O relator da proposta (PLC 28/2012), senador Cássio Cunha Lima, lembrou que as bibliotecas escolares auxiliam no aprendizado. “As bibliotecas escolares são um importante recurso auxiliar ao aprendizado, à consolidação do conhecimento acadêmico e geral e, ao cabo, ao exercício da cidadania”.


Para o relator, a questão é ainda social já que para muitos estudantes das escolas públicas de educação básica, essas bibliotecas são um dos poucos meios de contato com a leitura fora da sala de aula.

O parlamentar apresentou um substitutivo ao projeto do deputado Sandes Júnior para que a implementação das bibliotecas aconteça não só nas escolas públicas, mas também nas instituições particulares. O prazo para aplicação da proposta também foi alterado: três anos a partir da publicação da lei e não cinco anos como previa o projeto original.

Como foi aprovado o substitutivo, a proposta deverá ser apreciada na próxima reunião em turno suplementar, conforme o Regimento do Senado Federal.


Fonte: O Repórter.com - 03/09/13

Fraiburgo e Videira sediarão etapa do JASC E OLESC?!

A 13ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense – OLESC, que é a maior competição para jovens de Santa Catarina começou no dia 31/08 e se estende até dia 07/09, na cidade de Caçador.

São 88 delegações inscritas, totalizando 3700 atletas de 13 a 16 anos. São 12 modalidades em disputa todas no masculino e feminino: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez.


Segundo informações da prefeitura de Caçador, durante os oito dias de OLESC, o comércio local será agitando pela vinda de aproximadamente R$ 10 milhões, números expressivos, e bem parecido com os alcançados durante a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) no ano passado.

Algum dia Fraiburgo terá condições de sediar competições desse porte? Quem sabe?

Propomos que os gestores públicos de Fraiburgo e Videira sigam o exemplo de outras cidades e manifestem interesse em sediar em conjunto, uma edição dos JASC e no ano seguinte a OLESC, movimentando assim vários setores da economia dos dois municípios, além do esporte amador por dois anos consecutivos.

domingo, 1 de setembro de 2013

Conquista internacional

O caçadorense Daniel da Rocha conquistou no ultimo final de semana, a medalha de bronze na categoria de 72 a 80kg, no Campeonato Internacional Mega Open de Taekwondo, em Itajaí – SC, que reuniu centenas de atletas de várias países.

“Quero agradecer todos que estiveram comigo na recuperação das lesões, amigos, familiares, equipe de treinamento, dando força para que eu pudesse retornar bem”, disse o atleta.


A partir de uma conquista dessa natureza, podemos fazer perguntas, tais como: Quanto tempo de treinamento para uma conquista desse nível? Qual foram os apoios dos órgãos públicos e entidades privadas de Caçador? Forma-se um medalhista mundial, sem formar o cidadão primeiro?

Reflexões e mais reflexões, que só o esporte permite faze-las, por isso, a importância do esporte em nossas vidas.

Valores esportivos!

O esporte e a cidadania devem andar sempre juntos, seja na pratica de atividades físicas como direito de cada cidadão, na busca por saúde e qualidade de vida, seja em competições em nível municipal, regional, estadual, nacional e internacional.

A busca de conquistas (troféus e medalhas) deve ser fruto da organização social e trabalho gerado pelas atividades desenvolvidas com as pessoas, grupo ou time, por isso o esporte amador de baixo e médio rendimento não pode estar centrado na questão pódio.


Pois, os esportes de forma geral, em especial os coletivos devem contribuir para que sejam desenvolvidos valores, como a tolerância, respeito ao próximo e a si mesmo, apreendendo a aceitar os erros alheios, afinal são necessários estes valores para que possa existir progresso e melhora da qualidade do jogo e da convivência em grupo.

Porém, quando o esporte é utilizado apenas como fim em si mesmo (busca a qualquer custo da vitória), ele pode gerar a violência, e ser um instrumento para a construção de anti-valores sociais, educacionais e culturais.