Página Correio Esportes

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Fraiburgo está preparado para sediar evento de MMA?


Com todas as denúncias de doping do Anderson Silva, ou dos maiores expoentes do MMA (Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas). Será que este é o melhor momento de trazer para Fraiburgo um evento dessa natureza?

O MMA é um tipo de luta relativamente novo. A sigla surgiu em 1993. Tem origem no famoso Vale Tudo, com juiz, categorias e algumas regras. Apesar disso, a violência do MMA ainda impressiona.

Pela modalidade ser recente tem poucas estatísticas, mas nos EUA há registro de pelo menos duas mortes em eventos regularizados. Conheça o drama do lutador estadunidense Jeffrey Dunbar de 20 anos (foto abaixo) que ficou paraplégico depois de um nocaute no MMA, clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=YSFzyARRcPU
 

Jeffrey Dunbar, 20 anos, ficou paraplégico após se lesionar a coluna vertebral em evento
amador de MMA no dia 17/12/11, quando lutava na cidade de Joliet, no estado do Illinois, nos EUA.
Nesse evento de MMA, que a municipalidade de Fraiburgo, vem noticiando que está buscando trazer para o município: Os lutadores terão as condições e a infraestrutura necessária para possíveis acidentes que possam acontecer? Quem irá se responsabilizar, caso aconteçam acidentes com morte ou que os lutadores tenham fraturas sérias?

Cabe esclarecer que os escritos acima, não são criticas infundadas, os mesmos tem por objetivos promover uma ampla reflexão e debate, sobre: O que é esporte? O que é violência? O que é espetáculo? E o que é arte marcial?   


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

As ‘máscaras’ do carnaval

Acabou a folia, acabou o carnaval ou o ‘Adeus a Carne’ como trata a origem da palavra que antecede com festa a quarta-feira de cinzas. Respeito todas as opiniões sobre a data, mas existe um ‘MAS’ na minha vida para todas as coisas. Para o carnaval não é diferente. Os mais antigos devem lembrar de como essa festa poderia um dia ter sido bonita, ou pelo menos interessante. Desfile de máscaras, fantasias contextualizadas.

Não gosto do carnaval, nunca gostei e prefiro pular a data do calendário, mas vou explicar o porquê. O carnaval se tornou uma festa de aparências, estética, produção de fantasias, vendas, egoísmo. Se tornou uma atração tão valorizada pela mídia que acaba alimentando a cegueira do país diante de tantos problemas sociais que o Brasil enfrenta hoje. Parece que o ano começa somente depois do carnaval. A televisão mostra apenas mulheres ‘bombadas’, nuas, como troféus, mas se nega a mostrar a corrupção, a lavagem de dinheiro que isso gera não tão longe, mas bem perto, onde vivemos.

Além da questão cultural, a política de repasse de recursos para essa data, é corrupta ao extremo. O carnaval realizado em nossa região não chega a tanto, mas todos os anos serve de ‘laranja’ para desvios que nem se comparam ao que é feito nas grandes cidades, mesmo assim, é desvio, dinheiro sujo, portanto, é corrupção onde nossos representantes políticos, esbanjam ‘beleza’ e falsos sorrisos. Lógico, quando se é beneficiado com dinheiro fácil, ‘tem que sorrir’ para não deixar a mostra as falcatruas. Esta é a maior fantasia do carnaval: A corrupção que se esconde por trás das máscaras das pessoas sem caráter.

Quem dera se o carnaval pudesse ser uma festa para mostrar nossas culturas, valorizá-las. Se pudesse ser uma festa de inclusão. Mas a partir do momento que divide a classe, passa ser uma festa exclusiva para exibir o que não temos, o que não somos. Fantasias milionárias vestem os “artistas” burgueses, enquanto milhões de pessoas, são exploradas, passam fome e eu, não gosto de comemorar isso. Para muitos, pensar assim parece radical, pois então que seja, não posso ser leviana com aquilo que não é certo. Não sou contra o carnaval, sou contra tudo o que o compõe hoje, desvios, corrupção, exibicionismo. E se isso é o carnaval, então, o repudio, junto a todas as suas falseadas máscaras.  

Por Claudia Weinman, jornalista e militante da PJR/PJMP.


Tomado da Coluna Oeste de Fato, publicada Jornal Expresso d' Oeste de Palmitos\SC - edição número 984 , sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015. 

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Projeto Esporte Bemlegal reinicia atividades no domingo 22/02

O próximo domingo (22/02) marca o reinicio das atividades do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, o encontro acontecerá no auditório da Escola Antônio Porto Burda – CAIC, esse projeto é desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), há quase 13 anos.

Durante o primeiro encontro do PEB, serão apresentados os modelos de camiseta para o Grupo Pense, Dance e Balance e também será feito os preparativos para a retomada das ações do Projeto Esporte Bemlegal para todo o ano de 2015.

O PEB teve inicio em abril de 2003, portando neste ano o PEB completa 13 anos de atividades ininterruptas. Foi essa ação social que deu origem a Apafec.

Neste projeto é desenvolvido o chamado esporte comunitário ou social, que é um canal de socialização, de resgate e promoção da cidadania de crianças e adolescentes. A prática regular desse tipo de esporte apresenta benefícios claros, na formação integral e na personalidade dos seus praticantes.

O Esporte comunitário/social tem como finalidade primeira, garantir acesso ao esporte como direito social, pois, a pratica esportiva não é um fim em sim mesmo, apenas um instrumento para a educação integral das crianças e adolescentes.

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Macieira: Organização que o esporte amador merece!

Material esportivo devidamente preparado no vestiário antes
da partida de domingo 
O Departamento de Esportes de Macieira, esta diferenciando-se na 5ª Copa Regional dos Campeões, a organização fora de campo é exemplar e deveria ser seguida pelas 10 equipes que integram o certame. A maneira do pessoal de Macieira, fazer esporte foge do tradicional e da triste realidade da maioria dos municípios que participam de competições regionais.

As ações que diferenciam a equipe da Macieira, das demais na 5ª Copa Regional dos Campeões, são:

1º - Escalação na porta do vestiário trinta minutos antes do jogo (com nome completo, apelido, número de camisa e município de origem do atleta). Além de sempre contar com grande número de atletas a disposição no banco de suplências;

2º - Vestiário com uniforme organizado (veja na foto como as camisas são organizadas);

3º - Ficha de inscrição de atletas preenchida com maestria (nome e dados completos dos atletas, ordem alfabética);

4º - Ônibus a disposição da equipe e comissão técnica.
 
Equipe de Macieira em 2015
A configuração profissional das ações fora de campo, podem até não ganhar jogos, mas ajuda, e motiva os jogadores a se dedicarem mais dentro das quatro linhas e enche de orgulho os moradores de Macieira.

Esse é o estilo do educador físico Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Tico-Tico fazer esporte, digo isso por que o conheço desde 2004, sei de sua dedicação e empenho em tudo que faz, em especial quando o assunto é esporte amador.

O Tico-Tico, não é diferente! Só faz o correto, diferente é quem não faz esporte com essa qualidade. Parabéns Paulão e demais coordenadores do Departamento de Esportes de Macieira, pelo show que estão dando na organização dentro e fora de campo!

Com informações e fotos do Blog La Pelota.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 


Festival de Karatê-dô acontece no domingo 22/02 em Lebon Regis


Acontece neste domingo (22/02), no Ginásio Municipal de Lebon Régis, o 1º Festival de Karatê-dô, que deveria ter acontecido em dezembro passado, adiado devido a falecimento de familiares de karatecas.

O festival contará com a presença de estudantes de Ibiam, Tangará, Videira, Timbó Grande, Fraiburgo e do município anfitrião. Segundo os coordenadores do evento “a participação dos karatecas e seus familiares é muito importante, pois fortalece o esporte amador da região”.

O 1° Festival de Karatê-dô de Lebon Régis é uma promoção da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, em conjunto com a Cáritas e conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Lebon Régis, da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e do Blog e da Coluna Esportes em Debate. 

Mais informações e inscrições pelos fones: (0**49) 9952 – 4410 e ou (0**49) 9113 – 2959, ou ainda pelo e-mail: luizcoelhoshitoryu2000@yahoo.com.br


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Apoie e divulgue essas iniciativas da comunidade fraiburguense!


A comunidade de Fraiburgo vem desenvolvendo três campanhas cidadãs. Uma para construir uma Escola Estadual no bairro São Miguel, lançada em abril de 2011. Você poderá ter mais informações acessando o blog da campanha clicando no link: http://escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br e também na fanpage no facebook: https://www.facebook.com/escolaestadualsaomiguel

Outra ação popular é a Campanha pela Redução dos Salários do 1º Escalão da Prefeitura de Fraiburgo, essa mobilização social teve inicio em julho de 2012, as informações estão disponíveis na fanpage do facebook: https://www.facebook.com/reducaosalariosprefeiturafraiburgo

A terceira ação popular é a Campanha que visa à construção de quadras de areia (futebol e vôlei), parque infantil, pista de skate/roller, pista de caminhada e corrida, além de concha acústica para apresentações culturais nas proximidades do Ginásio de Esportes e da Escola São Miguel, na entrada do bairro. Acesse a fanpage do https://www.facebook.com/culturaeesportenobairosaomiguel

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TV Tchô faz cobertura do 4º Gashuko


O 4º Gashuko de Carnaval acontece entre os dias 13 a 16/02, em Fraiburgo no Dojô Cidadão do Futuro bairro São Miguel, com o objetivo de fortalecimento técnico e atualização com as novas regras da modalidade.

A TV Tchô fez a cobertura do 4º Gashuko, clique no link abaixo e confira as imagens e entrevistas: http://www.tvtcho.com.br/programas.html

Leia também: 4º Gashuko de Carnaval acontece na próxima semana




Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate